QUADRINHOS

AURORA DE X: Porque todos os fãs de X-Men deveriam acompanhar a nova saga

A Aurora do X chegou para todos os mutantes, e por esse motivo, todos os fãs de X-Men deveriam acompanhar a nova saga.


Há pouco mais de um ano tivemos o lançamento dos maiores títulos dos mutantes até então: House of X e Powers of X – Dinastia X e Potências de X respectivamente.

Esses dois títulos foram capazes de alterar tudo o que sabíamos dos mutantes, de modo que, não só antigos leitores pudessem passar a acompanhar, mas também novos leitores pudessem fazer parte da grade de fã dos mutantes.

House of X e Powers of X foi capaz de não apenas alterar os status quo dos mutantes, mas também de reinventarem toda a história. Se no passado os mutantes batalhavam entre si afim de disputar qual ideologia era a correta, agora, sob o solo da ilha mutante de Krakoa, todos os krakoanos vivem juntos pelo bem maior da mutandade.

Sob o comando de Magneto, Professor X e da mais recém descoberta mutante: Moira MacTargget.

Mas apesar de todas as novas informações, House of X e Powers of X foram só a introdução de algo maior que estava sendo preparado, o início da Aurora de X – Dawn of X.


⊗ MAS O QUE É A AURORA DE X?

A Aurora de X nada mais é que uma biblioteca de todos os novos títulos dos mutantes apresentados nessa fase. Desde outubro de 2019 estamos tendo continuamente novos títulos sendo lançados.

Apesar da pandemia de coronavírus ter atrasado o cronograma de lançamento dos quadrinhos e ter feito alguns títulos se quer serem publicados, felizmente nos últimos meses aos poucos foram se normalizando.

No início 6 títulos foram lançados simultaneamente: X-Men, X-Force, Carrascos, Excalibur, Novos Mutantes e Anjos Caídos. Mais tarde, alguns outros títulos também foram publicados como: Satânicos, Wolverine, Cable, X-Factor e em breve será lançado Fanático, X of Swords (crossover) e também Filhos do Átomo. Além, é claro, dos especiais sob o título Giant-Size.

E é sobre a necessidade e a importância de se ler todos os títulos da Aurora de X que montamos essa matéria. Confira abaixo!


⊗ X-MEN

X-MEN é de fato o título mais coringa de toda a Aurora de X. Ele não carrega em si uma equipe mutante especifica como protagonistas, longe disso, X-MEN é sobre todos os mutantes e qualquer um pode ter seu momento de brilhar aqui.

E justamente por ser o título coringa, podemos dizer também que é um dos mais importantes títulos da Aurora de X.

Foi em X-MEN que os conceitos como o Calvário, o Conselho Silencioso krakoano, os Protocolos de Defesa e de Ressurreição, o surgimento do Rei Ninhada e até mesmo onde a política de Krakoa está sendo aplicada foram apresentados – não só internamente mas também externamente, como uma nação.

Nesse título você vai encontrar muitos momentos políticos, talvez sendo essa a sua principal característica. Mas também é um dos títulos que mais entregam cenas de ação e demonstração de poderes mutantes. Não perca!

Se Dinastia X e Potências de X mudaram tudo o que sabíamos sobre os X-Men, pode ter certeza que a edição #12 de X-MEN muda tudo o que sabíamos sobre os mutantes!


⊗ X-FORCE

Se em X-MEN a política era a principal característica do título, em X-FORCE podemos dizer que ela entra aqui como o item coadjuvante. A principal característica desse título é a de apresentar os inimigos dos mutantes e a de testar seus esforços. É uma HQ sobre conflitos.

Ao longo da X-FORCE veremos sempre um mesmo núcleo de personagens interagindo: Sábia, Wolverine, Jean Grey, Fera, Magneto, Professor X, Dominó, Kid Ômega e o Black Tom Cassidy.

A X-FORCE representa a força e a base militar de Krakoa. Muitos dos conflitos que surgiram ao longo dessa HQ construíram as novas defesas krakoanas. E é muito importante entender esses conflitos porque eles fazem presença ao longo de toda à Aurora de X X.


⊗ CARRASCOS

Em CARRASCOS – ou Marauders – assim como na X-FORCE gira também em torno de um seleto grupo de personagens. Liderados por Kate Pryde, a equipe é preenchida por Tempestade, Homem de Gelo, Bishop e Pyro (o original).

Apesar de não fazerem parte da equipe, Emma Frost, Christian Frost, Sebastian Shaw, Shinobi Shaw e Calisto fazem parte dos mutantes recorrentes desse título… Que, por falar nele, é a que mais conversa sobre economia.

Durante as edições de CARRASCOS nos é apresentado não só como funciona a economia de Krakoa – afinal, agora como nação os mutantes também tem o dever ter contribuir como uma sociedade – mas também em torno de quê ela gira (apesar disso ter sido “pincelado” durante Dinastia X e Potências de X).

Mas além de explicar sobre economia, no título você vai encontrar muitas manobras de interesses, vai entender que a Companhia Comercial do Inferno – uma versão krakoana e funcional do Clube do Inferno – é também um porto seguro para mutantes perdidos em outros países e que precisam ser salvos.

É por vezes também um dos títulos favoritos dos leitores, não só pela trama envolvida mas por ter um dos núcleos de personagens mais interessantes dentre os times apresentados. Mas vale você conferir!


⊗ EXCALIBUR

Em X-MEN tivemos a expansão política de Krakoa, em X-FORCE a expansão das defesas e o aumento dos conflitos, em CARRASCOS a apresentação de uma economia e de protocolos para salvar mutantes em cárcere, EXCALIBUR por outro lado introduz o lado místico e a expansão territorial de Krakoa.

Sob a liderança da mais nova Capitã Britânia, a Betsy Braddock – que deixou o codinome Psylocke para a Kwannon, a equipe de EXCALIBUR é composta por Vampira, Gambit, Apocalipse, Monarca, Jubileu, Shogo e não menos importante o Rictor – que ganhou um excelente status quo em seu desenvolvimento.

Movidos a proteger o Extramundo, a Capitã Britânia de Betsy e sua equipe se vê envolvida em conflitos para além de Krakoa, justamente por conta da ações ousadas do Apocalipse ao procurar expandir as terras krakoanas.

É uma dos títulos mais densos para leitura justamente pela introdução de inúmeros conceitos, além de trazer de volta alguns outros que não eram utilizados pela a Marvel desde os meados dos anos 80 e 90.

Mas não subestime esse título, é um dos mais ricos em informação além de ser um dos mais importantes para a construção e expansão de Krakoa.


⊗ NOVOS MUTANTES

O interessante dos NOVOS MUTANTES é porque eles entregam sem prometer. É uma equipe voltada apenas para a diversão dos jovens no espaço – literalmente um besteirol mutante no espaço; E é isso que a torna um título especial.

Por serem jovens e mutantes, eles se envolvem em inúmeras confusões ao longo de suas edições, mas também são os que estão mais suscetíveis a exemplificar toda a carga de preconceito e racismo que os mutantes sofrem.

Apesar de termos a icônica equipe dos Novos Mutantes nesse título: Mancha Solar, Miragem, Magia, Karma, Lupina, Cifra, Câmara, Mondo e o Míssil agindo no espaço; temos também uma segunda equipe na Terra, agindo e sendo liderada pela Armadura, tendo como membros a Dinamite, o Glob, e os gêmeos Maxine e Manon.

NOVOS MUTATES apesar de ser bem divertida, nos lembra o cerne principal por trás dos mutantes e os motivos que fizeram eles serem queridos pelos leitores. Não espere muita coisa dos NOVOS MUTANTES, mas também não se assuste caso seja surpreendido.


⊗ ANJOS CAÍDOS

Dos até então listados, ANJOS CAÍDOS – ou Fallen Angels – foi o único que até então se encerrou. A história gira em torno da Kwannon – agora vestindo o manto da Psylocke – e de como ela se tornou a mutante ninja.

A história contém o seu próprio vilão, lida com seus próprios “demônios” e se encerra colocando um “okay” em todos os conflitos gerados.

Apesar da história ser contada sob um mesmo nicho, ANJOS CAÍDOS se destaca por colocar um “ponto” entre Kwannon e Betsy, o enredo também envolve X-23 e Cable, que estão buscando sua própria identidade em meio as suas próprias sombras.

É importante dizer também que de alguma forma, ANJOS CAÍDOS influência na criação da X-FACTOR, dos SATÂNICOS e da aventura solo do CABLE.


⊗ SATÂNICOS

Em uma sociedade repleta de mutantes – dos mais sociáveis aos mais problemáticos, muitos de natureza agressiva estavam causando problemas a Krakoa. Pensando em solucionar esse problema sem ter que mandar os mutantes infratores ao Poço – o equivalente à “prisão perpétua”, foi então montado a equipe dos SATÂNICOS.

Sendo primordialmente uma equipe sugerida ao Conselho Silencioso pelo próprio Sr. Sinistro, nos SATÂNICOS mutantes problemáticos ganhavam um propósito. Aqui vemos a Psylocke assumindo a liderança novamente e na “primeira geração” temos como membros os mutantes Empata, Caçador de Escalpos, Fazedor de Órfãos, Babá, Selvagem e o próprio Destrutor.

A primeira missão? Investigar e demolir o antigo Orfanato de Órfãos do Sr. Sinistro e de quebra enfrentar a Rainha dos Duendes, Madelyne Pryor.


⊗ X-FACTOR

Em ANJOS CAÍDOS uma das coisas que fez a Psylocke montar uma equipe foi a necessidade de buscar um mutante desaparecido. Em X-FACTOR acontece algo semelhante, uma equipe é fundada sob a função de investigar a morte de uma mutante para ela poder ser ressuscitada, a Aurora.

Estrela Polar – irmão da Aurora, acorda uma manhã “sentindo” que a irmã faleceu. Como ele sabe? “É coisa de gêmeos“. Acontece que para poder ser ressuscitado em Krakoa, é necessário inúmeros protocolos pra identificar o que causou a morte daquele mutante – e principalmente, saber se o mutante está de fato morto.

Sob esse dilema o Estrela Polar reuni uma equipe composta por Polaris, Prestígia, Daken, Prodígio e Ocular afim de descobrir a causa da morte. Eles descobrem, e ao final a pedido dos Cinco, a equipe é levada sob a aprovação do Conselho Silencioso para atuar ativamente em Krakoa e ajudar os Cinco em seus Protocolos.

É um título que agrega e muito a essa nova leva de HQs da Aurora de X. Entender todos os dilemas por detrás das ressurreições de Krakoa é muito interessante, ainda mais sabendo as consequências que se daria caso os Cinco dessem de ressuscitar alguém que não morreu.


⊗ WOLVERINE

A história de WOLVERINE começa em X-FORCE. Logan sabendo que não consegue lidar com equipes, se afasta da X-FORCE e começa a fazer a sua própria caçada longe de pessoas que ele possa machucar.

E apesar do que muitos digam, WOLVERINE é incrível! As primeiras edições lidam com um novo inimigo, mas as seguintes travam uma conflito – pré-existente – entre os mutantes e os vampiros. Wolverine acaba se tornando o mediador.

Sendo um dos títulos que contam uma história totalmente à parte, WOLVERINE revela muitas coisas sobre Krakoa que nos faz refletir sobre como aquela sociedade funciona. Mesmo que, potencialmente, Logan tenha dificuldades em acreditar na nova nação mutante.


⊗ CABLE

O velho Cable morreu. Sua versão mais jovem do futuro o julgou velho demais para o trabalho e decidiu matá-lo. Graças a ajuda da Psylocke em FALLEN ANGELS, o título de CABLE tem dois importantes propósitos: Mostrar o novo Cable para a nova geração e reintegrar toda a mitologia da antiga Galádor à Marvel novamente.

Em CABLE além de nos envolver as aventuras do jovem Cable, somos inseridos ao recente romance entre o filho do Ciclope e as filhas da Emma, as Cuckoos.

De todas as histórias é a menos compromissada a agregar mais em Krakoa, no entanto é o ponta pé inicial para entendermos mais da nova série que virá: X OF SWORDS.


⊗ OS NOVOS PROJETOS

Os títulos X OF SWORDS, FANÁTICO, ESPADA e FILHOS DO ÁTOMO ainda não foram publicados, no entanto devemos alertar que os acontecimentos que ocorrem ao longo de toda a Aurora de X fazem parte a introdução de X OF SWORDS, de modo que, é necessário no mínimo ler os acontecimentos das edições #10 e em diante de cada uma das já publicadas.

Muitos títulos dos X-Men foram e estão sendo publicados, mas essa é uma das poucas vezes em que vemos inúmeros títulos sendo lançados para abraçar uma única campanha. De algo temos certeza, a Aurora de X de Krakoa pode estar a terminar com o lançamento de X OF SWORDS, mas é quando o “Crepúsculo do X” – título provisório de Sunset of X – tomará a sua vez.


Mas e então mutantes, então lendo a nova fase dos mutantes? Quais dos títulos listados vocês estão acompanhando? Deixe nos comentários as suas impressões!

Caso nos não siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes!