OUTROS

10 Cantores que citam mutantes em suas músicas -Parte 2

Há cerca de 1 mês atrás, nós fizemos um artigo falando sobre 10 cantores que citavam os X-Men em suas músicas. No entanto, os mutantes certamente são referencia em muito mais do que 10 canções. Por isso, trazemos hoje a segunda parte do artigo, com outros 10 cantores citando mutantes em suas músicas.


⊗ 1. Wolverine Blues – Emtonbed

A primeira música dessa lista não cita um dos X-Men diretamente em sua letra, ainda assim, temos o nome de um dos mais populares mutantes como título de música e album. A canção Wolverine Blues está presente no album da banda Sueca de death metal Emtonbed. O álbum é marcado por afastar-se das raízes do death metal e aproximar-se do hard rock e do heavy metal; isso acabou criando um estilo musical novo conhecido hoje como death ‘n’ roll. 

Embora não fosse de interesse da banda, uma versão do álbum foi lançada com o personagem Wolverine na capa. A Earache Records, sem a permissão da banda, fez um acordo com a Marvel a fim de usar o Wolverine para promover o disco à um público mais mainstream. Essa edição incluiu uma mini HQ do Wolverine dentro do encarte do CD. 

A música não cita Logan em sua letra, e a bem da verdade, não é possível saber se o Wolverine da qual a letra fala é realmente o Carcaju. No entanto, o estilo niilista da banda, se encaixa muito com o estilo de vida do mutante.

Enamorado da paixão
Um saco luxuoso da vida
Você nunca irá ganhar
Minha confiança
Sou uma raça misantrópica


⊗ 2. Rei da Montanha – Facção Central

O grupo de Rap Facção Central é conhecido por suas letras pesadas falando sobre a realidade das pessoas da periferia. Inclusive da necessidade de escolher o crime como meio de sobrevivência dos marginalizados. A canção deles nesta lista também não cita nenhum dos super heróis especificamente, mas a referência a eles está bem presente.

Na canção Rei da Montanha, temos o apontamento de um homem que, da sua forma, conseguiu atingir o sucesso. Que embora ele não tenha nascido com super poderes, ele se tornou uma espécie de herói, um ídolo.

Nunca gravei CD, mas sou ídolo
Mito tipo Senna sem McLaren, de Astra
Dando pinote na Força Tática
Cheguei, no nível Marvel sem origem mutante


⊗ 3. Move Ya Hips – A$AP Ferg feat Nicki Minaj

Na nossa lista anterior, Nicki apareceu com a música Chun-Li, onde ela cita a mutante Tempestade e os X-Men. Agora, ela aparece aqui novamente e citando uma outra mutante, a Vampira.

Na musica Move Ya Hips do rapper americano A$AP Ferg, música em que Nicki faz uma participação, ela se elogia falando de sua própria beleza, e como usar joias e adereços ajudam a realçar seu estilo. Assim, ela fala sobre ter uma mecha no cabelo como a da Vampira.

I’m gettin’ that dough, my neck and my wrist really glow
My model bitch all up in vogue
All up in vogue, pardon my Versace robe
Streak in my hair like I’m Rogue


⊗ 4. Berlim – Andrade

Com partição da cantora também de rap e hip hop Malibbre, o rapper Andrade usa sua canção para falar de amor. Visto que está falando deste tema, citar um dos casais mais amados dos X-Men faz completo sentido.

Na canção, o rapper conversa com sua amada, apontando as coisas boas do relacionamento deles. Ele comenta que haverá um momento em que eles poderão partir para outros países juntos, formando o casal Scott Summers e Jean Grey.

Vamos juntos pra Berlim, vem
Foda-se tudo, o que é que tem?
Eu sou Scott cê é Jean Grey
Juntos somos invencíveis


⊗ 5. Dark Knights – Rapsody

A rapper americana nomeada ao grammy, Rapsody, também possui uma canção que utiliza os quadrinhos como metáfora. Nela, a cantora fala não apenas dos X-Men, como toda a música Dark Knights utiliza referências do universo do Batman para passar sua mensagem, inclusive maquiada como Coringa em seu clipe.

Na canção de 2014, Rapsody fala sobre os tempos difíceis em que vivemos, os preços abusivos as violências. Ela explica que utiliza o seu sofrimento como canalizador para suas letras, se comparando a Bruce Wayne. Além disso, ela aponta que em seu nível de qualidade como MC, nem o vilão Bane poderia derrotá-la. Mas ainda assim, ela se sente como Kevin Bacon (ator que interpretou Sebastian Shaw em X-Men: Primeira Classe), e os X-Men (homens) ao redor não querem se juntar a ela em parcerias.

To cleanse my soul bands like grams we raising
Reaching for better, it’s whatever I’m Kevin Bacon
X-Men out that want none a part of my making why
Bane ain’t a match for this emcee
And Dark Knight bat wings need a M3


⊗ 6. Pass the Dutch – We are the Young Money (Short Dog, Lil Wayne, Gudda e Drake)

We Are Young Money é o primeiro álbum de compilação da gravadora americana de hip hop Young Money Entertainment, lançado em 21 de dezembro de 2009. Nele, uma série de artistas da gravadora participaram de suas músicas, isso inclui Short Dog, Lil Wayne, Gudda e Drake.

O trecho da canção onde os mutantes são citados, aparece quando o Rapper Short Dog entra na canção. Como grande parte dos raps americanos, as letras costumam falar sobre as habilidades e as qualidades dos cantores. Nesse caso, Short Dog faz um trocadilho elogiando a própria roupa, posteriormente segue apontando que se a garota que ele está interessado está vestindo a marca “Jubileu”, então ele será para ela um X-Man.

Pass me the dutchy wit ya left hand
I got the whole club noddin like the yes man
Im in my polo tee, cooji sweat pants
She on dat Jubilee i’ll be dat X-Man


⊗ 7. Superstar Remix – Lupe Fiasco

A canção “Superstar” de Lupe Fiasco foi bastante aclamada no ano de 2007 quando foi lançada. A música é um grito de guerra contra ansiedade, apontando que se você é realmente bom no que faz, você deve persistir sem medo. No mesmo ano, Lupe lançou a versão Remix da música, que contou com as participações dos rappers Young Jeezy e T.I. É nessa versão que temos os X-Men sendo citados.

A versão remix de Superstar mantém a essência da original, apenas contando com versos diferentes. Ao citar os X-Men, o rapper fala sobre cair para manter a humildade diante da fama. Mas que mesmo após a queda ele ainda frequenta a escola dos X-Men, e que assim que ele coloca sua capa (trocadilho com boné) e seu traje, ele quebra tudo.

I fell on purpose to stay a freshman
I lose, but Lu attend the school for X-Men
So when I get my cap and gown and put the rapping down

I’ll only know half my powers, but I spent half an hour.”


⊗ 8. Kill Us All – The Neighbourhood

The Neighbourhood É uma banda americana de rock alternativo formada em Newbury Park, Califórnia, em 2011. Dentre suas diversas letras, é possível ouvi-los falando sobre drogas, sobre amor, sobre saúde mental e até mesmo política. Para isso é claro, eles usam diversas referências, e isso inclui uma X-Woman em particular.

Na música Kill Us All, que tem participação do rapper Denzel Curry, temos ao mesmo tempo uma aparente reclamação contra os governantes em geral, como também a forma ruim como nós humanos lidamos com o planeta. Neste ponto, é citado que talvez nossa forma de viver tenha feito o céu queimar, e que caso você queira se reerguer como uma Fênix, primeiro você precisa fazer o papel de Jean Grey.

Treading on a heatwave
I think we set the sky on fire
Breathing in every day
Before you rise like a phoenix
You gotta play Jean Grey


⊗ 9. Sidekick – Rancid

Se na lista passada tivemos o forte protesto do grupo de rap Public Enemy com Raise Roof, dessa vez, temos a banda Punk Rancid. Levando em conta que os protestos fazem parte da cultura Punk, não é uma surpresa que até mesmo uma música que fale sobre super heróis tenham essa temática.


Na canção, temos um garoto chamado Tim, que diz ter sonhado que era um ajudante de um super herói. Nesse sonho, Tim e o herói lutavam contra o crime, davam alimentos aos pobres, no entanto, o governo tentou impedir essas ações. Assim, Wolverine apareceu e matou o agente do governo. Posteriormente, ele fala do momento no sonho em que estavam em um prédio abandonado que sem tetos estão utilizando como moradia. Contudo, a polícia e a SWAT são chamadas para fazer a desapropriação. Wolverine entra de novo em ação e extermina aqueles que estão contra os pobres.

Government agency said be afraid of me
I’ll shut your doors down and it won’t phase me
Wolverine came through left the agent for dead
Put the doors back up, everyone was fed
Can’t have people living for free call the cops
Here come the swat team and the M-16
Shoot the walls in and destroy the building
Wolverine was sad and it made him mad
Every single cop got a bullet in the head


⊗ 10. Skylar Diggins – Azealia Banks

A única coisa que é unanimidade quando se trata de Azealia Banks, é todos concordarem que ela é uma cantora polêmica. Durante os últimos anos, vimos a rapper tanto elogiando quanto xingando os brasileiros dependendo de seu humor. No entanto, foi antes das polêmicas com o Brasil que Azealia citou Jean Grey em Skylar Diggins.

A música foi lançada em 2016 e é do segundo mixtape de Azealia. Com a aclamação do primeiro mixtape, Skylar Diggins aponta o retorno. Para isso, a cantora cita a produtora de videogames EA para falar que “está no jogo”, e diz que está se sentindo poderosa como Jean Grey.

Algo interessante, é que o começo da música lembra muito o nosso tecnobrega.

Make shit move, I’m making moves,
I’m feeling like Jean Grey
Feeling like EA, it’s my way,
I’m in the game


Menção Honrosa

⊗ Deadpool Rap – Teamheadkick

Se na lista passada nós flexibilizamos um pouco os requisitos para colocar a trilha sonora do Fanático, nada mais justo que fazer isso novamente com uma nova música. Afinal, Fanático não é o único com sua própria trilha sonora, visto que embora apareça por pouco tempo, a X-Force também é citada em uma música de Deadpool 2.

Isso acontece no Rap do Deadpool, canção que é usada como trilha da X-Force. Nela, temos Deadpool descrevendo o que fará com os vilões, mencionando inclusive que derrubará vilões como se Colossus tivesse peidado. Tudo isso enquanto o nome X-Force é citado em couro num refrão.

Nuts for luck, get the party started
Knock you out like Colossus farted
X-Force
Time to make noise!
(Bad guys)
Leave us no choice


E aí, qual das músicas você já conhecia? Gostou de alguma que ainda não conhecia? Se conhecer mais alguma que acha que deveria estar na lista, diga nos comentários.

LEIA TAMBÉM: Novos Mutantes ganham uma playlist oficial no Spotfy