QUADRINHOS

Conheça o Calvário (Sacrifício) e sua importância para os mutantes

O Calvário é a importante cerimônia onde todo mutante afetado pelo Dia M deve passar pra ter seus poderes de volta. Um verdadeiro sacrifício!


Anos atrás, Wanda Maximoff usou seus poderes de manipular a realidade junto com o seu dom de magia do caos e lançou um feitiço poderoso com uma única frase – “Chega de Mutantes” – causando a remoção total dos poderes de quase todos os mutantes na Terra (embora alguns mais tarde tenham recuperado seus poderes de volta).

Mas nem todos os mutantes tiveram o privilégio de ter algum conhecido que pudesse recuperar seus poderes após os efeitos do Dia M, mas tudo isso mudou com a chegada da ilha-nação mutante Krakoa e dos seus Protocolos de Ressurreição realizado pelos Os Cinco.

Sendo apresentado em X-Men (2019) #7, o Calvário — batizado como Sacrifício pela Panini — é uma cerimônia onde o mutante alquebrado pela Feiticeira Escarlate passará por um processo de autoencorajamento, de aprendizado e de autoaceitação. Mas para que antes ele possa gozar de toda a sua plenitude tendo seus poderes retornados, o mutante deve morrer.

Mas não é qualquer morte.


⊗ O CERNE DO CALVÁRIO

O Calvário é uma referência bíblica que representa o local onde Jesus Cristo foi crucificado, além de simbolizar a aliança entre Deus e o homem – onde por meio do sacrifício de Jesus na cruz, foi consumado.

No caso dos mutantes, “se consumado”, o mutante alquebrado acaba que assumindo o compromisso – ou podemos chamar também de aliança – em proteger Krakoa e os outros habitantes da ilha após passar pela cerimônia.

No Calvário apresentado nos quadrinhos, a primeira mutante que passou pela cerimônia foi a Melody Guthrie, antigamente conhecida como Aero – tendo a habilidade de manipular correntes de ar ao seu redor o que faz com que ela voe.

O mutante que estiver passando pela cerimônia deve enfrentar o Apocalipse em uma luta brutal de espadas dentro de uma arena – sendo assistida por vários outros mutantes mais velhos e experientes.


Apocalipse não tem piedade aqui, ele é bruto, carrasco, mortal. Fere o mutante não apenas fisicamente, como também mentalmente. Ele quer fazer com o que mutante sinta inveja dos outros presentes por estar naquela posição, ele quer que o mutante queira um lugar em Krakoa, ele quer que o mutante queira proteger o seu país, e se necessário, dê a sua vida por esse lugar.

Além o fato do mutante lutar para viver é uma solução muito mais “regular” do que um tenebroso suicídio assistido. Isso mostra mais uma vez – afinal uma das leis de Krakoa é não tirar vidas humanas – que a nação mutante ainda respeita a vida, mesmo a de humanos, e que ninguém deve descartar a sua tão facilmente.

Todo esse processo é importante não só pela necessidade de querer fazer com que o mutante deseja viver e prosperar em Krakoa, mas também porque Os Cinco tem a habilidade de trazer qualquer mutante dos mortos e isso pode ser considerado um problema – como visto em X-Factor #1.

Pois seria muito prático se todos os mutantes que perderam seus poderes pós Dia-M simplesmente se matassem e fossem ressuscitados. E isso também é abordado nas páginas dessa edição quando é dito pelo Noturno, onde uma ação massiva como essa sobrecarregaria o sistema dos Protocolos de Ressureição e aumentaria ainda mais a longa lista de mutantes que precisam ser ressuscitados.


Novamente voltamos aqui a uma referência bíblica. Apocalipse é o nome dado ao último livro presente na bíblia, ele é claramente dito como “o livro das revelações”. E é interessante notarmos que En Sabah Nur não foi colocado aqui por acaso. Apocalipse representa a seguinte mensagem durante O Calvário: “eu irei te revelar mutante novamente“. E isso acontece lindamente ao fim da cerimônia, com a recém renascida Aero, voando entre mutantes e sendo contemplada pela mutandade.

“Vocês tem novos deuses agora.”


⊗ “PRECISAMOS DE UMA RELIGIÃO

É importante citarmos que o Calvário não significa apenas o renascimento de um mutante alquebrado, ele também agrega a cultura que já estamos vendo sendo apresentado em Krakoa desde o início do Alvorecer do X – o da aceitação, mas nessa edição em si vemos vários questionamentos sendo abordados em um diálogo entre Noturno e Ciclope presenciando O Calvário da Aero.

Como exemplo, é citado que, agora que Os Cinco podem reviver qualquer um em sua melhor versão tanto de corpo quanto em mente, porque então não reviver um mutante de classe épsilon no corpo de um Magneto?

Ou melhor, porque não reunir características de diversos mutantes e criar a melhor versão da espécie?


Todos os questionamentos levantados por Scott e Kurt são lacunas ainda não preenchidas pelas ações que a nova sociedade mutante ainda não executou. E elas podem surgir mediante novas ações dos mutantes em Krakoa.

E isso leva a uma constatação final que o Noturno acabou percebendo após assistir ao Calvário e a várias outras cerimônias de mutantes que ressuscitaram dos mortos: Para cada um dos novos deuses, é necessário seguidores; e seguidores precisam de uma religião. Vemos nessa edição então, o surgimento de algo totalmente novo para os mutantes:

As respostas para essas perguntas estão sendo respondidas no titulo WAY OF X (CAMINHO DO X), sendo protagonizada pelo próprio Noturno e com suas novas diretrizes com a religião mutante.


⊗ MUDANÇAS NO CALVÁRIO PÓS X OF SWORDS

Atualmente, após os eventos de X OF SWORDS, Apocalipse deixou a ilha de Krakoa e passou a viver com sua família na amaldiçoada terra de Amenth, sendo os governantes do local. E como ele era o responsável pelo Calvário algumas mudanças tiveram que ser tomadas mediante a sua ausência.

A primeira mudança é que agora os mutantes alquebrados pela Feiticeira Escarlate poderão escolher quem será seu desafiante. Como vimos em CARRASCOS #17, Callisto pediu para que Tempestade fosse sua combatente — e que também fosse ela a lhe oferecer a oportunidade de uma nova vida após sua morte.

A outra mudança é referente a ausência de um combatente. Se o mutante alquebrado não achar alguém com quem ele possa enfrentar, o mestre da cerimônia — que ultimamente vem sendo o Samurai de Prata —, assume a posição de ser o combatente do mutante que anseia pelo Calvário.

De qualquer maneira o Calvário ainda hoje é uma resposta honrosa para os mutantes que desejam recuperar seus poderes. Há mutantes que não vivem em Krakoa justamente porque se sentem desnorteados em pisar em uma nação mutante sem seus poderes, e para aqueles Tempestade tem buscado, oferecido anistia e a chance de retornar com novas vidas e seus poderes.

O Calvário é certamente uma dádiva para a mutandade, um presente de Krakoa — e dos Cinco — para todos os mutantes.



Mas e vocês, o que acham do Calvário? Como se sentiriam caso precisassem passar por essa cerimônia? Deixe suas tensões nos comentários!

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!