QUADRINHOS

Conheça Os Cinco e os Protocolos de Ressurreição de Krakoa

Os Cinco é o grupo responsável por trazer os mutantes de volta a vida através dos Protocolos de Ressurreição executados em Krakoa!


Com o lançamento de Dinastia X e Potências de X (House of X e Powers of X respectivamente) sendo lançado no Brasil através da editora Panini, relembrar um dos momentos mais importantes para essa nova fase dos X-Men nos quadrinhos se faz necessário!

Reunimos então tudo o que sabemos sobre Os Cinco, sobre os Protocolos de Ressurreição krakoanos, influência dos X-Eternos e principalmente, como essas ressurreições implicam nas almas dos mutantes.

Os mutantes descobriram em Krakoa um local para prosperar e viver em sociedade, mas vale lembrar que Quentin Quire – um dos telepatas ômegas – outrora já havia previsto isso em uma visão telepática que teve ao entrar em contato com um “filho” de Krakoa durante sua passagem em Geração X (2017).

E falando em Sociedade, esse é o nome do capítulo em que Os Cinco são apresentados. Nela vemos um diálogo onde Polaris e Magneto discutem o que de bom a humanidade trouxe aos mutantes, Erik cirúrgico com as palavras como sempre é, cita que a maior de todas as benções foi a construção de uma sociedade, a de pertencer a um lugar.



⊗ OS CINCOS


Eis que então surgem eles, aqueles que, segundo Erik, são o firmamento da sociedade krakoana. Os Cinco representam aqui o poder de uma sociedade; como unidade, cada um deles é capaz de realizar seus devidos feitos, uns maiores do que outros, mas juntos, eles fornecem a dádiva da vida, do recomeço e do renascimento.


Como sugere o nome do grupo, Os Cinco foram apresentados em Dinastia X #5, e é composto por cinco mutantes, sendo eles:

Tempus, Proteus, Hope, Elixir e Ovos respectivamente.
  • Ovos – Anteriormente conhecido como Bolas Douradas, se sabia apenas que ele produzia esferas orgânicas douradas. Então descobriram que na verdade ao invés de produzir “bolas douradas” como sugeria seu nome, ele na verdade produzia ovos dourados inférteis e na quantidade que quisesse. Após isso, Fábio decidiu mudar de nome para Ovos;

  • Proteus – Sendo filho de Moira X, Kevin é um mutante ômega capaz de alterar a realidade em nível psiônico;

  • Elixir – Também um mutante ômega, Joshua tem como poder a biocinese, a habilidade de curar, remover ou criar vida;

  • Tempus – Eva Bell, a mutante com a habilidade de manipulação temporal, podendo avançar ou regredir o tempo;

  • Hope – A messias mutante, “Esperança” tem a habilidade de absorver o poder de qualquer mutante ao seu redor e aprimorar ao seu nível máximo.


Apesar de serem cinco mutantes, na verdade são sete: O Senhor Sinistro tem um extensivo repositório de material genético mutante que ele cuidadosamente reuniu nos últimos anos. Nele, há o DNA base de quase todo o mutante conhecido do planeta. Esses são os blocos de construção biológica de cada mutante em especifico – desde sua composição física até o que seu poder é.

E para realizar a restauração do mutante, é necessário a existência de um telepata formidável capaz de operar o cérebro. No caso o telepata Alfa presente é o Xavier, mas Jean Grey – uma telepata Ômega – já chegou a operar o cérebro para trazer o Professor X de volta em X-Force #3



⊗ O PROCEDIMENTO
A iniciação do processo.


No processo de ressurreição mutante, a base genética é introduzida em matéria orgânica e um casulo é gerado. E embora essa não seja a essência de quem ou o que cada mutante é, é o componente essencial que torna a ressurreição mutante possível.

Para iniciar o procedimento, com seus poderes Ovos produz suas esferas douradas orgânicas e inviáveis na quantidade necessária para a ressurreição. Entra então Proteus e seus poderes de manipulação de realidade, com isso ele é capaz de alterar a realidade dos ovos, transformando em viáveis e passiveis de gerar vida.

Logo após é injetado o material genético do mutante via seringa; então o Elixir, com seu toque de vida, iniciasse o processo de replicação celular. Após isso temos então um embrião mutante saudável e que precisaria de um tempo para se desenvolver. E é aqui que entra a Tempus, onde ela avança o embrião para um momento que representa a idade cujo qual o mutante tinha quando faleceu.

Mas todo esse procedimento seria em vão se não tivessem a Hope. Dotada com a habilidade de absorver e aprimorar poderes, Hope entra aqui como uma grande unificadora, fazendo com que os poderes de todos trabalhem ao máximo e em uníssono.



⊗ OS PROTOCOLOS DE RESSURREIÇÃO


Atualmente, a ressureição mutante leva cerca de 48 horas. Sendo dividido esse tempo em 12h até as amostras do DNA se assimilar ao OVO, e 30h~48h para que o OVO chegue ao amadurecimento desejado.

Entretanto, com receio a cerca da duplicidade de mutantes (e outras questão de moralidade), a menos que a morte seja documentada, alguém que se acredita estar morto não pode ser ressuscitado até que a morte tenha sido confirmada ou que o cérebro fique sem o backup do mutante por 30 dias.

Vale citar que apesar do cérebro atuar com a função de buscar mutantes, a sua função primária é a de fazer backups a cada semana de cada mutante existente.

Durante a tie-in Empyre: X-Men #4 vemos o primeiro caso de duplicidade mutante. Bailey, o Explodey Boy, acaba sendo ressuscitado como um zumbi em Genosha, mas ele já havia sido ressuscitado em Krakoa. Apesar de ambos serem a mesma pessoa, a diferença entre ambos é que o de Krakoa estava com a alma do Bailey.

Afim de evitar essas dificuldades, foi então aprovado a criação da equipe X-Factor. Liderada por Estrela Polar e Polaris, a equipe atua como um grupo investigativo procurando cada vestígio que comprove a morte de um mutante.



⊗ OS X-ETERNOS
Excalibur #11 (2019)


Interessante trazermos isso em debate também, afinal os X-Eternos praticavam a cerimônia de ressurreição como os krakoanos. E em Excalibur #11 isso fica ainda mais evidente quando o Apocalipse começa a narrar o procedimento, se assimilando um tanto com o processo dos Cinco.

Em breve teremos mais detalhes de como funciona para os X-Eternos, afinal eles prometem voltar durante o novo crossover X of Swords, então aguardaremos para maiores conclusões.



⊗ A INFLUÊNCIA DOS CINCO
Contemplem o milagre dos Cinco


Apesar do processo de Ressurreição ser longo e de eles fazerem isso ao longo de todo um dia, é descrito que quanto mais tempo eles passam juntos e usando seus poderes juntos, eles vão se desenvolvendo e ficando mais fortes.

Além disso, é descrito que os Cinco não fazem isso de forma coagida, sob fadiga ou esforço exagerado. Eles gostam de se oferecer e se doar aos mutantes em Krakoa, e a cada novo processo, a experiência é descrita como se eles estivessem em um estado de plenitude.

Os Cinco também parecem ter se unido inseparavelmente como uma família, a ponto de quase nunca conseguem ficar longe um do outro. Além disso se respeitam como um só. Claro que parte disso pode ser psicológico, afinal os Cinco são reverenciado como modelos de perfeição cultural em Krakoa.



⊗ A ALMA DOS MUTANTES


Uma das maiores dúvidas – e que muitos leitores não aceitam – é de como funcionava esse processo para a alma dos mutantes. Afinal, após a ressurreição do mutante Xavier aplica toda a experiência, toda a vivência, toda a história, essência e memória do que seria aquela pessoa.

Para algumas culturas, a alma é uma coisa a parte do seu corpo e da sua essência. E para os mutantes isso não é diferente, afinal o conceito de Inferno e Céu – do cristianismo – existem no universo da Marvel Comics, logo a “explicação ficou no ar”.

No entanto na mesma edição, Magneto diz que o quê Xavier faz é apenas colocar toda essência, vivência e a memória do mutante no corpo, e que após isso, a sua alma é retornada ao novo normalmente ao ressuscitado.

Isso nos leva lá no passado, quando Hela havia combinado em contrato que toda alma mutante iria para Helheim, no entanto, Miragem atuando como Valquíria, mudou o contrato do destino das almas mutantes de Helheim para Valhala.

Logo, toda alma mutante quando deixa o corpo vai para Valhala, mas quando Xavier – ou qualquer outro telepata – faz o backup do mutante em um novo corpo, sabendo que aquela vivência pertencia a alguém que existe, a alma retorna de Valhala até Krakoa.



⊗ SUBSTITUIÇÕES


Em caso de um dos Cinco venha a falecer ou de não estarem disponíveis, é possível que alguns mutantes venham a substituí-lo. Sincro, Vampira e Mímico são mutantes protocolados como possíveis substitutos, mas Legião ou outros com a habilidade de manifestar poderes podem também ser úteis.

Apesar das projeções, não houve ainda testes reais que aplicassem o uso de um possível mutante para substituir um dos Cinco.



Mas então caros mutantes, tem alguma dúvida ou questionamento sobre Os Cinco e seus Protocolos de Ressurreição? Deixe seu comentário abaixo e em breve traremos um extensivo dessa sessão.

Também estamos no Instagram, então caso não seja um seguidor comece a nos seguir e saiba tudo sobre os mutantes diariamente! Acesse AQUI!