QUADRINHOS

QUADRINHOS: Tudo o que você precisa saber para ler House of X e Powers of X!

Com o lançamento de House of X e Powers of X no Brasil pela Panini, talvez você possa ficar um pouco perdido no início. Então reunimos tudo o que você precisa saber antes de iniciar a nova fase mutante!


“Mutação, é a chave para a nossa evolução […]” (X-Men, 2000).

Assim como na citação dita por Xavier em X-Men – O filme, a fase atual dos mutantes tem se encaminhado para um novo estágio evolutivo. Apesar dos altos e baixos dos últimos anos em várias mídias, os X-Men sempre permaneceram como um dos pontos altos em termos de criação e enredo para a Marvel, e como iremos ter uma nova abordagem em termos de filmes nos próximos anos – tendo em vista que a Marvel Studios passará a produzir os filmes dos mutantes – o renascimento das histórias em quadrinhos não poderia ficar para trás, e ele acontecendo!

Depois ter ficado a frente do run dos Vingadores destruindo e reconstruindo todo o Universo Marvel, Jonathan Hickman assumiu a direção de ideias do universo x-men com os novos lançamentos: Dinastia X (House of X) e Potências de X (Powers of X), duas minisséries de seis edições feitas por Pepe Larraz e RB Silva, que nos levam diretamente ao Alvorecer do X (Dawn of X).

Esse é o começo de uma nova era para os X-Men- quase um reboot, e você provavelmente pode estar perdido e precisando recapitular qual a estado da equipe atual dos mutantes. Quem está vivo? Quem está morto? Quem está no time e quem voltou para os vilões? E felizmente vocês poderão ter algumas respostas sanadas nesse texto!


⊗ OS X-MEN QUE VOLTARAM DOS MORTOS

Como muitos super-heróis, os X-Men não são imunes à morte (ou talvez sejam), mas entre os anos de 2013 e 2018 a equipe teve muitas baixas: Wolverine, Ciclope, Jean Grey e Professor X estavam todos mortos e/ou desaparecidos, alguns deles por anos. Mas no início de 2019 todos eles retornaram.

Depois de ter permanecido morta por 15 anos, Jean finalmente retornou ao mundo dos mortais em 2018, em “A Ressurreição da Fênix: O Retorno de Jean Grey“.

A Força Fênix até tentou convencer Jean a se fundir com ela e de juntas continuarem como deusas, mas Jean preferiu tentar viver sem a entidade e descobrir mais de si e não apenas da divindade que eram. Agora reunida com os X-Men novamente, ela decidiu ajudar a mudar o mundo formando sua própria equipe, “X-Men: Vermelho.

Wolverine, que morreu em “A Morte do Wolverine” em 2014, voltou à cena em “O Retorno do Wolverine“, depois que uma mulher chamada Persephone usou seu poder de ressurreição para controlar sua mente e mandá-lo ao espaço.

Como todo mundo que tentou controlar a mente de Wolverine, isso não acabou bem, provando que o espaço é apenas mais uma coisa que não pode matar o Wolverine.


O retorno mais recente, o do Ciclope, que morreu em 2016 em “Morte do X #1“, como uma das primeiras vítimas da Nevoa Terrígena que mata mutantes e desperta Inumanos – uma forma de boicote aos mutantes na época.

Ele foi trazido de volta no início ano de 2019 por uma versão adolescente de seu filho Cable, que voltou no tempo para impedir que a sua versão mais velha estragasse ainda mais o futuro. Com um dispositivo contendo a energia da Força Fênix, Cable foi capaz de ter trazer o seu pai Ciclope de volta a vida.

Falando em viagem no tempo, os cinco X-Men originais que foram deslocados no tempo em 2012 e que estavam convivendo com suas versões modernas desde então, foram todos realocados de volta ao passado.

No entanto todas as sua memórias e lembranças do tempo que passaram no futuro/presente foram bloqueados para não atrapalharem o fluxo do tempo, apesar de quê todos as suas versões do presente desbloquearam essas memórias mais tarde.


⊗ EM “ERA DO X-MAN“, OS X-MEN PUDERAM TER A CHANCE DE SEREM FELIZES – MAS A QUAL CUSTO?

No início deste ano, os X-Men foram eliminados da realidade. Uma guerra psíquica envolvendo Legião (David Haller), filho de Charles Xavier, e o mutante chamado X-Man (Nate Grey), filho de Jean Grey e Scott Summers da realidade Era do Apocalipse, resultou na fusão dos dois e, subsequentemente os X-Men foram limpados da face da Terra.

A população mutante do mundo que não era X-Men se viu erradicada graças a uma vacina mutante, com poucos remanescentes da espécie. O verdadeiro clichê para os mutantes, no entanto, as coisas não foram tão previsíveis quanto isso.

A explosão psíquica de Nate trouxe todos os membros do X-Men para “um novo plano existencial” – uma realidade – que ele foi capaz de criar a partir do zero. Esse universo serviu de cenário para a história da Era do X-Man.

Neste mundo, todas as pessoas são mutantes, os X-Men são celebridades no mesmo nível dos Vingadores, e todos vivem em uma utopia livre de perseguição, doenças e dificuldades, onde após ter ocorrido um confronto final contra a humanidade, o mundo inteiro foi dominado por mutantes.

Ou, pelo menos, é assim que parece no prólogo. Na verdade, o amor – seja familiar, platônico, romântico ou de outra forma – é uma ofensa punível, e qualquer um que busque relacionamentos ou conceba um filho pode acabar na cadeia e/ou com suas memórias apagadas.

O único disposto a fazer uma posição pública de amor era o guru En Sabah Nur, mais conhecido como Apocalipse.


Nas cinco edições de Era do X-Man, todos os nossos heróis começaram a se lembrar lentamente de suas vidas passadas e do que o X-Man roubou deles. Depois de uma grande luta, eles finalmente o convencem a permitir que todos tenham a opção de retornar ao mundo real, em troca de pouparem a sua vida.

Quando os X-Men retornaram ao seu mundo, eles aparecem durante um dos piores momentos da mutandade. Ciclope e Wolverine foram um dos poucos que haviam ficado no mundo real, acreditando que todos os seus amigos e a maioria dos mutantes estavam mortos em um cataclismo.

Os dois lideraram um grupo de resistência mutante durante um dos momentos mais sombrios da equipe. Esse momento também serviu para reaproximá-los, já que estavam “brigados” desde o Cisma. Ao fim do arco, quase todo mundo saiu da realidade alterada por X-Man, com apenas Nate e uma duplicata de Magneto ficando para trás, decidindo reconstruir sua utopia, mas desta vez sem toda a repressão! 


⊗ A RESISTÊNCIA DE CICLOPE E WOLVERINE

A equipe de X-Men liderada por Ciclope e Wolverine decidiu perseguir qualquer um que ainda fosse uma ameaça à população mutante em declínio, como repúdio final pelo o que havia acontecido – pelo menos eles achavam que havia acontecido algo de ruim.

Mas toda a história acabou sendo revelado em um incrível plottwist causado por Emma Frost, que estava tentando escapar e frustrar os planos da ONE (uma divisão anti-mutante do governo dos EUA). Durante os eventos, Ciclope recebeu um tiro acidental em seu olho direito, deixando o mutante com dificuldade de controlar seus poderes.

Emma usou o Cérebro (equipamento de interface neural que os X-Men usam para ampliar poderes telepáticos e rastrear mutante) para fazer a humanidade esquecer o próprio conceito do que é um mutante – os humanos não podiam mais ver o uso dos poderes, mesmo que eles fossem usados ​​bem na frente deles.

Enquanto que por contrapartida a Capitã Marvel usou sua influência militar e deletou quaisquer arquivo presente nos registros governamentais sobre os mutantes, compreensivelmente, irritou muitos membros da equipe, que viam isso como apenas uma outra maneira de forçar os mutantes a esconderem o que são.


⊗ A UNIÃO DE UMA NAÇÃO

Na última edição dos “Fabulosos X-Men #22” antes de toda a linha X-Men ser reiniciada para Dinastia X e Poderes dos X, os X-Men se uniram para um confronto final desesperado contra as forças da ONE e uma legião de Sentinelas de ouro, que escapou da remoção mental da Emma.

Apenas quando parecia que este seria o fim de todos os mutantes, todos os X-Men que estavam presos na Era do X-Man retornaram no auge da batalha e ajudaram a virar a resistência de Ciclope e Wolverine. Quando a confusão cessou, Scott escolheu destruir o Cérebro, ​​libertando a humanidade do ‘apagão’ mental a respeito dos mutantes.

O sonho dos X-Men foi testado nas páginas de Fabulosos X-Men (2019) e reafirmado na Era do X-Man. Agora, Dinastia X irá forçá-lo a evoluir. Quem melhor para liderar essa evolução do que Charles Xavier, o primeiro líder dos X-Men?


⊗ COMO O PROFESSOR X VOLTOU DOS MORTOS?

Em “Vingadores vs. X-Men” de 2012, Charles Xavier foi morto ao tentar derrubar um Ciclope corrompido pela Fênix Negra. Mas ao invés de descansar, seu corpo foi roubado pelo Caveira Vermelha para que o crânio pudesse ser usado para literalmente fundir o cérebro do telepata ao seu.

Com o poder mental extra, Caveira incitou motins anti-mutantes e até mesmo inverteu as bússolas morais de vários heróis e vilões no evento AXIS/EIXO de 2014. Mesmo depois de sua derrota, um pedaço da psiquê de Xavier permaneceu na mente do Caveira, eventualmente extraída por Fera e imediatamente queimada por Vampira e o Tocha Humana, para que não pudesse ser usada de novo.

No entanto, os eventos em Surpreendentes X-Men (2017) revelaram que a psique de Xavier permaneceu no Plano Astral sob o controle de seu inimigo psíquico, o Rei das Sombras. Com a ajuda de Vampira, Mistica, Gambit e Fantomex, o professor X pôde retornar ao mundo mortal usando o corpo de Fantomex como avatar, após o mesmo tê-lo lhe concedido.

Depois do confronto com o Rei das Sombras, Xavier partiu para terras desconhecidas, mas não antes de dizer a Psylocke que ele agora tinha um “novo sonho”. No entanto as terras desconhecidas na verdade eram as terras da ilha mutante de Krakoa!


⊗ E O QUE XAVIER ESTEVE FAZENDO ESSE TEMPO TODO ENQUANTO ESTEVE DESAPARECIDO?
Xavier no corpo do Fantomex.

A resposta para essa pergunta está nas páginas da Dinastia X, onde Hickman mostrará o que o Professor fez para traçar um novo caminho entre a humanidade e os mutantes. Enquanto isso, Poderes dos X vai cavar o “passado secreto, presente e futuro” dos mutantes, prometendo nos revelar os maiores mitos e fatos presentes na existência da mutandade.

Se isso soa enigmático e ao mesmo tempo curioso, então o Universo X-Men fica feliz em saber que contribuiu para o seu interesse caro leitor. Ao final de sua leitura de Dinastia X e Potências de X, você poderá conferir todos os títulos do Alvorecer do X (conheça todas aqui).

Fonte: Polygon