QUADRINHOS

Psylocke e Kwannon: Entenda a confusa troca de corpos

Mesmo no Universo Marvel onde existem deuses, mutantes, super-soldados, inumanos, clones, linhas do tempo paralelas e literalmente, milhares de Homens-Aranha, algumas histórias podem ser um pouco difíceis de acompanhar. A trajetória da mutante Psylocke, por exemplo, é conhecida por deixar um nó da cabeça de alguns fãs.


Recentemente, a mutante britânica Betsy Braddock retornou ao seu corpo original, enquanto Kwannon, a ninja japonesa com quem ela originalmente trocou de corpo, também teve seu corpo original de volta. As duas mutantes assumiram novos papéis na era atual dos X-Men em Krakoa, então Betsy virou a Capitã Britânia e Kwannon assumiu o manto de Psylocke. Se perdeu!? Então confira a matéria!

Originalmente apresentada por Chris Claremont e Herb Trimoe em Capitão Britânia #8 de 1976, Betsy Braddock era a irmã gêmea de Brian Braddock, o herói da série. Em grande parte afastada das aventuras dos X-Men, Betsy serviu mais como um membro do elenco coadjuvante para o herói britânico antes de vestir o manto do próprio Capitão Bretanha por um breve período. Betsy acabou migrando para o elenco principal dos X-Men, onde ela era uma telepata que passava por frequentes trocas de roupas.


Capitão Britânia #8 de 1976

Anos depois disso, uma assassina mutante japonesa chamada Kwannon foi apresentada em X-Men #17, por Fabian Nicieza e Andy Kubert. Como uma das assassinas de elite do Tentáculo, ela tinha habilidades mortais com uma lâmina e possuía habilidades mutantes empáticas. O relacionamento de Kwannon com o líder do Tentáculo, combinado com sua reputação e habilidade, fez dela um membro significativo da organização.

X-Men #17

O caminho das duas mulheres colidiram em Fabulosos X-Men #256 de Chris Claremont e Jim Lee, quando o corpo de Psylocke foi encontrado em uma costa japonesa pelo líder do Tentáculo com quem Kwannon compartilhava um relacionamento. Betsy sofreu lavagem cerebral pelo Tentáculo, porém, Wolverine quebrou o controle mental e ela voltou aos X-Men.


Fabulosos X-Men #256

Com a ajuda da vilã Espiral, o Tentáculo realizou uma troca de corpos entre Kwannon e Betsy. Em X-Men #31 e #32 foi revelado que consciência da Betsy caucasiana estava no corpo japonês de Kwannon(que estava gravemente ferida), enquanto a própria Kwannon estava no corpo de Betsy. Além disso, Espiral misturou o código genético das duas, permitindo que Betsy, no corpo de Kwannon, convivesse entre os X-Men sem ninguém estranhar sua nova aparência. Também é interessante notar que após a troca de corpos, os poderes de Kwannon e Betsy ficaram bem parecidos.

X-Men #31

Quando Kwannon chegou à Mansão no corpo de Betsy alegando ser a Betsy original, as coisas começaram a ficar muito confusas. De certa forma, o que complicou a situação foi que o escritor Fabian Nicieza não leu uma edição da história e escreveu outra história em seguida que anulava a troca de corpos. Depois que Kwannon assumiu brevemente o manto de Revanche, Nicieza tentou simplificar a situação matando-a. O corpo original de Betsy contraiu o Vírus Legado e morreu, matando a mente de Kwannon junto com ele. Enquanto isso, Betsy continuou em no corpo japonês de Kwannon e teve uma jornada de super-heroína nas duas décadas seguintes.

X-Men #31

Claro, ninguém nos quadrinhos fica realmente morto para sempre. Na minissérie A Caçada pelo Wolverine: Mistério em Madripoor, em uma batalha com a vilã Estige Safira, a alma de Betsy restaurou de seu corpo original e o retorno de sua mente para ele. Com seu próprio corpo original agora libertado, a própria alma de Kwannon foi ressuscitada em seu corpo original no final da história. Embora um pouco complicado na prática, o resultado final foi bastante simples: Betsy e Kwannon estavam de volta, e ambos em suas formas originais.

A Caçada pelo Wolverine: Mistério em Madripoor #4

Embora grande parte da história envolvendo as aventuras de cada personagem e troca de seus corpos seja complicada o suficiente, o novo status quo deve ser fácil de entender para fãs novos e antigos. Pela primeira vez em muito tempo, Betsy e Kwannon estão de volta em seus corpos originais e, com sorte, as coisas continuarão assim por muito tempo. Betsy atualmente carrega o título de Capitã Britânia na HQ Knights of X, enquanto Kwannon entrou para segunda formação dos Carrascos de Kate Pryde.

Também vale lembrar que fizemos um grande resumo da história, porque se fossemos entrar em detalhes, você terminaria esse texto mais confuso do que quando começou.

Fonte: CBR