QUADRINHOS

DESTINO DE X! Confira todos os 18 títulos mutantes para 2022

A mais nova Era de Krakoa, DESTINO DE X, está a um passo de se iniciar. Mas antes, conheça os novos títulos mutantes que virão em 2022!


Desde o início da “Era de Hickman”, era de conhecimento geral que as histórias se desenvolveriam em três grandes atos escritos por Jonathan Hickman, a cabeça pensante do X-OFFICE.

Porém, o rumo que as histórias tomaram foram grandes demais para as ideias que Hickman havia planejado — além de todo o sucesso que a “Era Hickman” trouxe aos mutantes após o boicote —, e por causa disso, seu planejamento teve que ser desmembrado.

No fim, Hickman acabou saindo do X-OFFICE em 2021, ao concluir a sua minissérie INFERNO. E dentro dos novos planos, a trama entre Moira, Mística e Sina encerrava todo o primeiro ato executado durante DINASTIA X, POTÊNCIAS DE X, AURORA DE X, X DE ESPADAS e por fim o REINADO DE X, que se concluiu em INFERNO.

Agora, com a saída de Jonathan Hickman dos X-Men, a Era de Hickman foi rebatizada como Era de Krakoa (ou Era Krakoana), e abriu também as alas para o próximo grande capítulo dessa história, o DESTINO DE X.

Nesse exato momento, muitos títulos mutantes estão em hiatos programados para serem finalizados até o fim de março. E com toda essa espera a frente, decidimos trazer todos os títulos mutantes atuais (semelhante ao que fizemos no passado) que estarão presentes no DESTINO DE X.

Confira todas as HQs abaixo!


⊗ X-MEN IMORTAL

Sendo escrita por Kieron Gillen e trazendo o talentosíssimo (e brasileiro) Lukas Werneck como desenhista principal da HQ, X-MEN IMORTAL será uma série política focada exclusivamente nos 12 membros do Conselho Silencioso de Krakoa.

Kieron já revelou em entrevistas que mutantes como Emma Frost, Sr. Sinistro e o próprio Exodus ganharão mais destaque inicialmente, mas que todos os membros ocasionalmente ganharam seus respectivos destaques também.

Essa HQ estava sendo esperada pelos fãs desde o início da AURORA DE X, então de certo modo, está chegando atrasada para os leitores. Porém, após seu anúncio ela foi muito bem recebida.

A conclusão de INFERNO aumentou ainda mais as chamas de tensão do Conselho Silencioso, o que tem deixado os X-Fãs bem ansiosos e apreensivos por essa HQ. Já é uma das mais esperadas do DESTINO DE X.

Além dos já citados, Professor X, Magneto, Mística, Sina, Sebastian Shaw, Tempestade, Kate Pryde, Noturno e Colossus serão os principais personagens da série.


⊗ X-MEN VERMELHO

Se tem uma personagem que mais ganhou holofotes ano passado, definitivamente essa mutante foi a Tempestade.

Sendo escrita pelo queridinho da Marvel, Al Ewing, e com artes belíssimas do Stefano Caselli, a mais nova HQ será X-MEN VERMELHO, dando continuidade aos eventos pós-ESPADA.

Dentre os membros fixos da HQ, temos Tempestade, Magneto, Vulcanos e Mancha Solar. Por ser uma HQ sucessora da ESPADA, é esperado que o conflito principal dela envolva os mutantes de Arakko. Por isso o nome “Vermelho”, de “Planeta Vermelho”, um dos nomes de Marte.

Mas claro, o autor deixou bem evidente que uma parte do roteiro do próprio Hickman para o Gabriel Summers, o Vulcanos, foi readaptado para X-MEN VERMELHO.

Além dos membros citados, em entrevistas Ewing comentou sobre outros membros fixos, além de podermos esperar alguns membros da ESPADA também.

Assim como X-MEN IMORTAL, X-MEN VERMELHO segue sendo como uma das mais esperadas pelos fãs em DESTINO DE X.


⊗ CAVALEIROS DE X

CAVALEIROS DE X (KNIGHTS OF X), é uma continuação da EXCALIBUR, HQ em que Betsy Braddock, a nova Capitã Britânia, divide suas obrigações em proteger Krakoa, por ser uma mutante, o Reino Unido, por ser britânica e também o povo do Extramundo, devido ao seu juramento.

A história se passa logo após os eventos da EXCALIBUR, onde Betsy impede uma invasão do exército de Arthur e Merlin em Krakoa e sozinha, decide voltar para o Extramundo e cortar sua conexão com a nação mutante, com o intuito de  proteger toda à Terra.

Para alguns fãs, a história da EXCALIBUR não foi cativante o suficiente para manter o título. No entanto, outros consideram que a história progrediu muito após X DE ESPADAS e o retorno definitivo da Capitã Britânia.

De qualquer forma, CAVALEIROS DE X vai acontecer, e para o elenco fixo da HQ além da já citada Betsy, teremos Rachel Grey-Summers, Gambit, Bei – A Lua Sangrenta, Rictor, Shatterstar, Drogo (Shogo-Dragão) e Meggan. Jubileu não apareceu na divulgação, mas ela é esperada de aparecer também.

Além do cast de mutantes igual ao de EXCALIBUR, a escritora Tini Howard voltará também para dar andamento a sua obra. Ao lado dela, dessa vez, estará Bob Quinn, que será o artista responsável pelas artes da HQ. Quinn foi responsável pelas artes de WAY OF X.


⊗ LEGIÃO DE X

Apresentando problemáticas krakoanas através da visão dos mutantes, WAY OF X trouxe o Noturno, um dos membros do Conselho Silencioso, como um grande questionador dessa forte e poderosa nação mutante.

A história também traz o poderoso mutante ômega Legião, filho do Professor X, em uma narrativa onde o mesmo percebe que Krakoa está sendo influenciado por Massacre, uma poderosa entidade psíquica que se originou da energia negativa do Charles Xavier e do Magneto.

A HQ apresenta muitos questionamentos sérios sobre romance, identidade mutante, sociedade, cultura, julgamento e perdão. A história de WAY OF X se conclui em uma one-shot chamada de A REVELAÇÃO DE MASSACRE, onde alguns mutantes recorrentes retornam em uma história para dar um fim definitivo ao Massacre.

Dentre esses membros, alguns retornam em LEGIÃO DE X como fixos para a história, como Noturno, Legião, Pó, Fada e Doutor Nemesis. Além disso, temos a apresentação de novos personagens para a equipe, como Olhos Vendados, Fanático e também um relativamente novo para uma equipe X, o LongedosOlhos. Uma das mutantes ômega de Arakko, Ora Serrata, também será apresentada no título.

O escritor Si Spurrier volta em seu terceiro título para a Era de Krakoa, e a artista Jan Bazaldua será a responsável pelos desenhos. Será o primeiro título X fixo dela, mas a mesma já desenhou algumas edições de X-FORCE. Eles prometem abordar questões intrigantes na sociedade krakoana, como por exemplo, se o perdão realmente é abordado na mutandade.


⊗ CARRASCOS

A tripulação da Capitã Kate Pryde sofreu uma reformulação, assim como o seu time criativo. A primeira versão da CARRASCOS trouxe Gerry Duggan como escritor fixo, onde o mesmo apresentava os membros salvando mutantes de países que proibiam a extradição de mutantes para Krakoa ao mesmo tempo em que resolviam conflitos internos da Companhia do Inferno.

Porém, no caminho, eles se perderam. CARRASCOS acabou se tornando um dos títulos mais fracos da Era de Krakoa, cheio de notas baixas, e por mais que o título precisasse existir, sua existência foi bem questionada. Mas com a nova reformulação, ao que tudo indica a Carrascos voltará a velejar livremente pelos sete mares em busca do seu principal cerne: salvar mutantes que precisam ser salvos.

Sendo escrita por Steve Orlando e desenhada por Crees Lee, a nova CARRASCOS já foi apresentada no primeiro anual da Era de Krakoa — que já foi lançada inclusive. Além da Capitã Kate Pryde, teremos Bishop, Psylocke, Daken, Aurora e Somnus como membros fixos da HQ, podendo aparecer também Emma Frost e Sebastian Shaw. E um nome que pegou todo mundo de surpresa, Cassandra Nova, voltará agora como uma “heroína” em busca de redenção…

Veremos se nas mãos do Orlando a CARRASCOS finalmente encontre sua glória no DESTINO DE X.

CONFIRA TAMBÉM: Cassandra Nova retornará as HQs como membro dos CARRASCOS


⊗ NOVOS MUTANTES

Sendo um dos títulos que mais centrados em Krakoa em si, NOVOS MUTANTES de Vita Ayala e Rod Reis apresentaram uma das HQs mais surpreendentes até então. Com artes que simulam o traço do incrível Bill Sienkiewicz, Reis tem nos apresentado verdadeiros quadros artísticos na HQ. E com o roteiro humanizado de Vita, o título ganhou ainda mais profundidade em uma sociedade que busca cada vez mais buscar sua própria identidade, apresentando problemáticas do ponto de vista das crianças e dos jovens em si.

Apesar de ter sofrido sérios atrasos, NOVOS MUTANTES não teve uma finalização de fato entre o REINADO DE X para o DESTINO DE X. Em seu último ato, a HQ apresentou a redenção do vilão Amohl Farouk, onde o mesmo deixou de ser um avatar para o Rei das Sombras.

A HQ se encerraria na resolução de “INFERNO 3.0” entre Madelyne Pryor e Magia lutando pelo direito ao Limbo, mas essa história ficará para ser finalizada agora com o retorno da próxima era.

Até o momento, Vita e Rod ainda serão os responsáveis tanto pelo roteiro quanto pela arte respectivamente.

Além das duas já citadas Illyana e Maddie, está previsto para voltar também a Miragem, o Apache, a Lupina, a Karma, Warlock e a Texugo de Mel.


⊗ X-FORCE

Assim como foi em CAVALEIROS DE X, X-FORCE entrará na nova era com quase 97% do seu cast fixo original. Sendo a representação do FBI mutante, a X-FORCE de Benjamin Percy deixará de lado um pouco dos vilões plantas e entrará nos vilões criados pela própria Era de Krakoa.

Mas antes antes, Percy voltará para escrever uma X-FORCE ANUAL onde ele contará porque Dominó, Wolverine e Ômega eram enviados em missões suicidas contra o Nimrod em INFERNO. Após isso, a nova X-FORCE terá a apresentação de um novo vilão, o Cerebrax, um cérebro senciente que se unirá ao Forge, um tecnopata, em busca de sua liberdade. Se você se lembrou da Perigo aqui como foi em SURPREENDETES X-MEN, então fica a dica.

Além dos já citados Forge, Wolverine, Dominó e Ômega, teremos também o retorno da Sábia, do Fera e da Tommy, que teve sua estreia na X-FORCE em INFERNO de Jonathan Hickman.

Apesar de Benjamin voltar como escritor, uma das revelações da AURORA DE X,  Joshua Cassara, não voltará para X-FORCE. Dessa vez as artes ficarão por conta do Robert Gill, que antes era o responsável por desenhar as capas de algumas edições da X-FORCE.


⊗ X-MEN VERDE

Sendo uma HQ exclusiva do clube de assinatura Marvel Unlimited, a X-MEN VERDE é uma história paralela em que a mutante Natural se rebela contra a humanidade e parte em busca de uma revolução.

Abordando assuntos como ecoterrorismo e o papel de mutantes que podem se comunicar com o planeta, a história nos leva ao momento em que Natural assassina alguns humanos e é condenada ao Fosso de Krakoa por isso.

A história foi muito criticada pelos fãs, mas ela voltará a fazer parte do cronograma do DESTINO DE X. Apesar de Gerry Duggan voltar ao roteiro da série, não se tem informações sobre algum artista ainda. Dentre os mutantes presentes, temos a já citada Natural e uma mutante diabinha, a Maldição, que é naturalmente má. Cifra e a própria Krakoa foram recorrentes.


⊗ X MORTES & X VIDAS DO WOLVERINE

Em lançamento, as X MORTES & X VIDAS DO WOLVERINE é um título comercial de 10 edições para abordar duas histórias paralelas: O presente e futuro da Moira X pós-INFERNO e os passados e futuros apagados do Wolverine.

Por estar ainda no início, é difícil falar sobre, porém já tivemos alguns momentos da história sendo alterados pelo Wolverine onde não sabemos como isso será realocado no presente-futuro, como ele realizando o parto do Professor X e possivelmente impedindo o nascimento do seu filho Akihiro.

Com roteiro de Benjamin Percy e artes do Joshua Cassara, a HQ segue Wolverine e Moira X como personagens principais, trazendo alguns mutantes fixos na história como Ômega Vermelho, Jean Grey, Professor X e Mikhail Rasputin.

Acreditasse que X MORTES & X VIDAS DO WOLVERINE seja a HQ solo da Moira X que foi cancelada logo no início da AURORA DE X por causa da pandemia de Covid-19, mas que está sendo continuada agora no DESTINO DE X.


⊗ X-MEN

Com roteiro de Gerry Duggan e artes do fabuloso Pepe Larraz, a X-MEN (2021) seguirá presente no DESTINO DE X como um dos títulos recorrentes da era. Com Ciclope e Jean Grey atuando como líderes da equipe, temos os membros Solaris, Vampira, Sincro, Polaris e a Novíssima Wolverine.

A HQ tem abordado os vilões clássicos de DINASTIA X & POTÊNCIAS DE X, a Orchis, enquanto apresenta vilões conhecidos da Marvel em histórias onde os X-Men salvam o dia.

Na última edição, o Ciclope foi morto durante um confronto ao vivo para todo o mundo. E como os Protocolos de Ressurreição são um segredo de estado krakoano, Scott voltou a equipe agora como Capitão Krakoa. Além disso, novos inimigos crescem nas sombras.

Ao que tudo indica, essa equipe será reformulada ainda esse ano após os eventos do segundo ano do Baile de Gala da Companhia do Inferno. Em entrevistas, Duggan já afirmou que a reformulação acontecerá entre as edições 13 e 16.


⊗ WOLVERINE

Assim como os títulos listados, a mensal do Wolverine voltará a ser publicada também em Abril, continuando a narrativa criada por Benjamin Percy até então. Seja lidando com a nova Nação Vampírica, resolvendo os problemas internos de Krakoa, tentando buscar um direcionamento na vida ou partindo em missões, o Carcaju voltará para a ativa. Mas dessa vez ele contará com apoio.

Deadpool entrará como personagem recorrente de WOLVERINE. Wade não só quer sua “identidade mutante” reconhecida — e não, Deadpool não é mutante — como também fará de tudo para poder morar em Krakoa. Wolverine só quer que ele cale a boca. Mas as coisas mudarão de tom quando Wade falar algo que ele sabe que colocará o bem estar dos mutantes de Krakoa em cheque.

Além do retorno do Percy, as artes da HQ serão do Adam Kubert. WOLVERINE não só é um dos títulos mais bem vendidos da Era de Krakoa, como também é um dos mais bem avaliados, um verdadeiro sucesso para um personagem tão memorável quanto Logan.


⊗ DENTES-DE-SABRE

Sendo o primeiro mutante condenado ao Fosso de Krakoa pelo crime de assassinar humanos, Victor Creed ordenado pelo Conselho de Krakoa a viver uma vida inerte e imóvel das profundezas da nação mutante.

Porém, Cifra e Krakoa decidem dar ao Dentes-de-Sabre a oportunidade de viver uma vida em um estado comatoso onde Krakoa o permite viver em uma “realidade psiônica”. Victor desbrava todas as possibilidades daquele lugar, e então se considera o Rei do Fosso. Mas como ele se comportará com outros mutantes sendo enviados ao seu novo reino?

Com roteiro de Victor LaVelle e artes do Leonard Kirk, a história será uma minissérie destrinchando o verdadeiro sentido do Fosso de Krakoa. Uma prisão ou um local para ressocialização onde visa reeducar mutantes para viver em sociedade?

Até o momento, o único mutante fixo é o próprio Dentes-de-Sabre.


⊗ GIANT-SIZE: PÁSSARO TROVEJANTE

A história será uma one-shot de um dos mutantes mais esquecidos da Marvel, o Pássaro Trovejante, onde permaneceu morto por mais de 50 anos e voltou as histórias após a criação dos Campos de Elysium em JULGAMENTO DO MAGNETO.

John Proudstar acordou em um mundo totalmente novo, onde muitas das pessoas que ele conheceu já morreram, enquanto outras mudaram completamente. Em um momento para se encontrar dentro da nova nação mutante — e buscar suas próprias identidades indígenas — , a one-shot do Pássaro Trovejante o colocará de volta as histórias dos mutantes.

A HQ contará com o roteiro de Nyla Rose e Steve Orlando, e contará com artes do David Cutler.


⊗ X-MEN SECRETOS

Sendo também uma one-shot, X-MEN SECRETOS será uma história onde os mutantes rejeitados na votação do Baile de Gala da Companhia do Inferno se reunirão em uma missão secreta de um dos seus aliados, os Shi’Ar.

Sendo liderados pelo Mancha Solar e pelo Míssil, Banshee, Fortão, Forge, Armadura, Tempo, Boom-Boom/Dinamite e Medula farão parte da missão também.

Com roteiro de Tini Howard e artes de Francesco Mobili, a história será lançada em 9 de Fevereiro.


⊗ ESPECIAIS

Além das já citadas, teremos também o lançamento da X-MEN 92, onde abordará os X-Men da Série Animada em uma realidade onde Krakoa se iniciou lá nos anos 90. A HQ será uma minissérie e se encaixará como uma “E Se…”.

Alguns fãs teorizam que a X-MEN ’92: HOUSE OF XCII seria uma premissa pra abordar a validação dos X-Men de 92 ainda entre fãs, agora com a abordagem mais moderna da Era de Krakoa. O escritor Steve Foxe e o artista Salva Espin estão responsáveis por esse “crossover” de eras.

E teremos também a continuação das histórias em X-MEN LENDAS, HQ onde artistas e escritores são alternados conforme aborda novos contextos de um passado conhecido, como por exemplo, a canonização do Adam-X como sendo um irmão por parte de mãe do Ciclope, Destrutor e Vulcanos.

Outras histórias como REINADO DO DEMÔNIO: X-MEN e DIA DO JULGAMENTO, que são crossovers editoriais, colocaram os mutantes em contextos de combate nas HQs do Demolidor e dos Eternos respectivamente.

Importante citar também que o design gráfico da Marvel, Tom Muller, responsável por toda a identidade visual da Era de Krakoa, relatou em seu Twitter que está construindo mais uma logo para a franquia X-Men. Logo, provavelmente mais um título está vindo aí!



Com todos os títulos mutantes abordados para 2022 com a inicialização do DESTINO DE X, qual HQ você se encontra mais ansioso hoje? Comente abaixo quais mutantes você gostaria de ver e em quais histórias eles se encaixariam.

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!