FILMES

5 Acertos de X-Men: Fênix Negra que a Marvel deveria repetir no MCU

X-Men: Fênix Negra é possivelmente o filme da equipe que os fãs menos gostam. É inegável que levando em conta a importância da saga adaptada, e o fato de ser o último longa da franquia na Fox, o filme foi decepcionante. Ainda assim, mesmo dentre os filmes mais fracos da franquia, ainda existem pontos positivos a ressaltar. Por isso, hoje o Universo X-Men traz uma lista com 5 acertos de X-Men: Fênix Negra que a Marvel deveria repetir no MCU.


⊗ 1. O lado bélico de Noturno

Como já citamos inúmeras vezes aqui no site, X-Men 2 é considerado por muitos o melhor filme da franquia. Nele há a introdução de um dos mutantes mais queridos, o Noturno interpretado por Alan Cumming. Acontece que, apesar de ser uma adaptação incrível, no filme vemos apenas o lado pacifista e religioso de Kurt, quando nos quadrinhos existe muito mais do que isso. Fênix Negra apresentou um outro lado do personagem.

Antes da batalha contra os D’bari no trem, um dos guardas que está escoltando os X-Men para a prisão diz a Kurt que seu filho era fã dele. Essa informação deixa Noturno afeiçoado ao guarda e ver um dos alienígenas matá-lo faz com que o mutante revele sua verdadeira natureza. Apesar de extremamente religioso, o mutante azul guarda muito rancor dentro de si, ele externa esse ódio contra os inimigos. Nessa cena vemos Noturno combinar seus poderes com sua clássica habilidade de espadachim para ferir e até mesmo matar os inimigos.

Noturno é sim na maior parte do tempo um pacifista, contudo, ele é alguém apaixonado por aventuras, um excelente combatente e as vezes de natureza dúbia. Seria interessante ver o personagem explorado em sua totalidade no MCU.


⊗ 2. O estilo de luta de Magneto

Na trilogia inicial dos X-Men a interpretação de Magneto fica por conta do extraordinário Ian McKellen. Essa é possivelmente a versão favorita da maioria do público, um vilão mais centrado, mais inteligente e debochado, com um tom realmente ameaçador. No entanto, essa versão do mutante também é extremamente dependente de seus poderes e os utiliza de forma muito graciosa. Em X-Men: Fênix Negra, Erik mostra que há uma nova forma de utilizar os poderes.

No último filme dos X-Men, Magneto tem uma cena de combate corpo-a-corpo, utilizando seus poderes não apenas para ataque e defesa, mas também para mobilidade, parar gerar armas que ele utiliza para perfurar inimigos como facas. Na cena do trem o personagem integra o magnetismo com artes marciais, utiliza algemas, pedaços do chão e das laterais do trem para se mover, atacar e defender. Esse é um estilo de combate que deveria se repetir com o personagem.


⊗ 3. A telecinese de Jean Grey para combate

Outra personagem poderosa na franquia cujos poderes até então eram utilizados de uma única forma era Jean Grey. Tanto na trilogia principal com a interpretação de Famke Janssen, quanto em X-Men: Apocalipse com a interpretação de Sophie Turner, a telecinese era simples. Jean levantava suas mãos e utilizava seus poderes para levitar ou mover objetos, felizmente tivemos uma novidade em Fênix Negra.

Ao final do filme, temos a batalha entre a Fênix contra os D’bari, nessa cena Jean utiliza seus poderes de forma semelhante a de Magneto. A mutante não apenas faz da telecinese um poder para parar inimigos, mas a utiliza para se locomover, desviar ataques, se aproximar e é claro, desintegrá-los. Embora nesse caso esses sejam os poderes da Força Fênix amplificando a capacidade de Jean, seria interessante ver a mutante utilizando sua telecinese para combate corpo-a-corpo no MCU.


⊗ 4.Narrativa sobre saúde mental

Essa é uma abordagem que esteve presente primeiramente em X-Men: O Confronto Final e depois se repetiu em Fênix Negra. Isso provavelmente porque Simon Kinberg é o roteirista (e carrasco) de ambos os filmes. Embora o longa como um todo não seja exatamente como os fãs esperam, ele traz uma narrativa e um debate interessante sobre saúde mental que poderia ser abordado melhor em outros filmes.

Jean Grey era uma criança inocente, que sem saber quem era ou o que era, causou o acidente que matou sua mãe e seu pai. Isso por si só já é um fardo pesado para uma criança carregar. No entanto, tudo piora ao descobrir que o homem que a resgatou mentiu para ela toda sua vida, seu pai não havia morrido, mas sim a abandonou pelo fato dela ser mutante. Posteriormente ela é dominada por uma entidade cósmica que a força a sentir de forma extrema seus maiores impulsos emocionais, o que a faz matar Mística. Após essa morte, há discussões sobre a integridade de Jean Grey enquanto pessoa, ela deve morrer ou ser resgatada? Quem matou foi Jean ou foi a entidade? Se Xavier tivesse sido completamente honesto com Jean, ajudando ela a compreender o abandono e ajudando-a com sua saúde mental, ela teria feito o que fez?

Não apenas Jean Grey que foi “possuída” por uma entidade, mas outros mutantes como Legião também podem se beneficiar dessa narrativa em futuros filmes do MCU se ela for bem argumentada e bem feita. Trazer destaque para pessoas neurodivergentes, mostrá-las em sua totalidade e dar voz a elas seria um passo muito interessante dentro da franquia.


⊗ 5. Os X-Men vistos como super-heróis

A essência dos X-Men não é nada mais nada menos do que a luta contra a discriminação. Esse é o único assunto relacionado aos mutantes que todos os fãs sabem que sempre estará ligado aos X-Men. Contudo, de vez em quando é muito bom ver as coisas acontecendo de uma forma diferente, mesmo que por pouco tempo como no caso do filme.

Em Fênix Negra, pelo menos no início do filme, os X-Men estão com créditos com o governo e com a população mundial. Dessa forma, eles são vistos não como mutantes perigosos, mas sim como heróis respeitados. Esse é o tipo de abordagem que não dura muito tempo, afinal, de uma forma ou de outra os humanos comuns passam a odiar os mutantes de novo. Ainda assim, seria interessante ver os X-Men vistos como heróis por algum tempo no MCU e tendo seus feitos pela humanidade exaltados assim como os Vingadores.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com todos os itens apresentados? Acrescentaria ou removeria algum? Diga o que pensa nos comentários.