QUADRINHOS

Jonathan Hickman fala sobre o boicote dos X-Men na Marvel

Jonathan Hickman falou sobre o boicote que os X-Men sofreram na Marvel em uma entrevista para o podcast Jay & Miles X-Plain the X-Men. O idealizador de Dinastia X, Potências de X e Inferno contou que as histórias da equipe foram as únicas que acompanhou fielmente durante toda a sua infância, por causa da complexidade e profundidade. Por conta disso, sempre foi seu sonho escrever as histórias dos mutantes. Ele chegou até mesmo a apresentar um plano para corrigir a Linha X anos antes de deixar a editora, mas foi recusado.


“Eu apresentei um documento sobre tudo o que estava errado com os X-Men e o que poderíamos fazer para arrumar. Eu pedi pelo trabalho todos os anos até que eu saí. Depois que eu escrevi Guerras Secretas eu achei que nunca voltaria para a Marvel.”

Ao falar sobre o seu retorno à Casa das Ideias em 2019, Hickman confirma que a edtora estava colocando as histórias dos mutantes de lado por conta dos direitos cinematográficos e que por isso suas ideias foram recusadas:

“O acordo com a Fox tinha sido fechado, então nós podíamos fazer coisas dos X-Men de novo.


O boicote silencioso dos X-Men é um assunto antigo. Os fãs foram notando, ao longo da última década, que os mutantes, que eram um dos principais símbolos da editora, estavam desaparecendo dos jogos, animações, brinquedos, produtos licenciados de forma geral e também dos quadrinhos. O ponto mais marcante foi a tentativa de substituir os Filhos do Átomo pelos Inumanos.

Com o retorno dos direitos cinematográficos em 2019, “coincidentemente”, os X-Men voltaram ao seu lugar de protagonismo nas HQs e passaram também a ganhar materiais licenciados. A editora nunca falou oficialmente sobre o assunto, por isso é chamado de boicote silencioso, e por isso também algumas pessoas negavam que isso estava acontecendo e alegavam ser teoria da conspiração dos fãs, afinal, por que a Marvel boicotaria a si mesmo, não é? Mas agora Jonathan Hickman confirmou que, de fato, a Marvel estava proibindo histórias conta de uma disputa no cinema.

Se você quiser entender melhor sobre o assunto, temos um texto sobre isso: