QUADRINHOS

Saiba qual a principal diferença entre a TELEPATIA de 7 mutantes

Na Marvel, talvez um dos poderes mais comuns entre os mutantes seja a telepatia. Conheça 7 mutantes que usam a telepatia de forma diferente.


Nas histórias dos X-Men, é comum termos diversos mutantes telepatas. No entanto, apesar de ser um dos poderes mais comuns apresentados nas HQs, desenvolver a telepatia é um trabalho árduo. E mais árduo ainda é entender qual o melhor uso para esse poder e, principalmente, quais os limites que você mesmo se colocaria quanto ao uso.

A telepatia é o ápice de um mutante psíquico. Dentre as classes de habilidades psíquicas temos mutantes capazes de fazer leituras mentais, outros de criar ilusões, alguns de alterar memórias e de manipular vínculos empáticos. No entanto, a telepatia engloba todos esses tipos de habilidades listadas e várias que ficariam até mesmo difícil de se listar.

Pensando nisso, reunimos 7 telepatas que, apesar de apresentarem o mesmo poder, encontraram propósitos e diferentes formas de uso para os seus devidos poderes.


⊗ 7. PROFESSOR X

Charles Xavier, o Professor X, é considerado um dos telepatas mais poderosos da Terra. Hoje, ele é um dos líderes de Krakoa e ostenta uma versão mais prática do Cérebro, que estende o alcance da sua telepatia ao máximo. No entanto, apesar de tamanho poder, esse pode ter sido um fator danoso na vida do Professor.

Xavier desenvolveu a sua telepatia ainda criança, e desde pequeno passou a utilizá-la para expandir ainda mais a sua mente e o seu conhecimento, além de otimizar todas as partes do seu corpo — ele era considerado o melhor atleta da escola por isso. Charles herdou uma herança de seus pais, mas sempre foi considerado um excelente investidorseus palpites eram e ainda são sempre cirúrgicos no mundo dos negócios. Além disso, sua personalidade ambígua o torna um mutante extremamente difícil para leitura, afinal, quais os verdadeiros planos por debaixo de suas ações?

E apesar de ter um sonho nobre, de unificar todas as espécies e conviver pacificamente em sociedade, Charles já se mostrou um homem manipulador e cínico que usava de terceiros para cumprir seus planos. Em uma de suas mais recentes ações, Xavier incentivou que Emma tomasse a decisão de alterar um dos votos da ONU via telepatia, que consequentemente seria o voto que aprovaria ou não a nação mutante. E de forma persuasiva, ainda a parabeniza dizendo que sem essa ação Krakoa não existiria.

Essas ações sempre nos fazem lembrar do homem que no passado já usou sua telepatia para criar bloqueios na mente da Jean, esconder a existência do mutante ômega Matthew Malloy — e de assassiná-lo também —, esconder a morte da equipe criada por Moira e até mesmo de deletar as memórias dolorosas da Dominó, mesmo com ela dizendo que gostaria de viver com aquilo. Caso queira saber mais exemplos, confira a matéria acima.


⊗ 6. CAPITÃ BRITÂNIA & PSYLOCKE

A Capitã Britânia (Elizabeth Braddock) é hoje uma mutante repleta de dúvidas e justificativas. De forma nobre, Betsy não se via capaz de liderar uma equipe, mesmo cumprido esse papel com maestria ao longo da EXCALIBUR. Mas quem vê a Capitã Britânia hoje mal se recorda dos momentos em que ela já usou sua telepatia para fins de combate como Psylocke.

Como uma guerreira ninja no corpo da Kwannon, Betsy aprendeu a usar sua telepatia como uma verdadeira esponja para absorver informações. Além disso, desenvolveu uma forma de manifestar seus poderes sob a alcunha de uma borboleta psíquica de cor purpura ou fúcsia — que mais tarde se tornou a sua marca. Ela é uma referência a deusa grega Psiquè, que tinha como símbolo a borboleta, já que em grego “Psique” significa tanto “alma” como “borboleta”.

Em seu passado como Psylocke, Betsy usava a sua telepatia como uma extensiva rede neural que se estendia ao ambiente em que ela estava, como um radar. Dessa forma, Psylocke tinha todo um mapa mental em sua mente. Um feito incrível de sua telepatia foi mesclar ela a sua telecinese, gerando então uma espécie de adaga psiônica — feita de pura energia — capaz de ferir a mente do alvo e também objetos sólidos. Mais tarde, com o seu desenvolvimento, a adaga passou se manifestar também como arcos, clavas, bestas e chicotes… Sendo hoje uma das principais habilidades entre mutantes psíquicos que consigam usar telepatia e telecinese.

Ao contrário de Xavier, a atual Capitã Britânia não usa seus intensos poderes mentais para persuadir ou manipular alguém para o seu bem prazer. Não é do feitio da personagem tomar esse tipo de atitude, pelo contrário, Betsy sempre foi descrita como uma personagem justa e coerente com seus atos. Porém, não confunda justiça com misericórdia.


⊗ 5. EMMA FROST

Emma Grace Frost sempre foi uma jovem ambiciosa e inteligente que almejava ter tudo aquilo que achava que tinha direito. Antes mesmo de se descobrir mutante, ela já demonstrava ter um vasto conhecimento, o que a colocou como uma das alunas mais inteligentes da sua escola. Emma e seus irmãos sofriam sérios abusos físicos e psicológicos do seu pai, o que fez com que ela aprendesse a cuidar mais de si. Após manifestar seus poderes, Xavier tentou recrutá-la, mas Emma, controlando seu pai, mandou o Professor X ir embora. A partir desse momento, ela passou a ser a cabeça da milionária Família Frost, controlando seu pai e tentando proteger seus irmãos — mesmo que mais tarde isso tenha gerado certos conflitos familiares.

Sabendo do seu passado, fica claro observar quem Emma logo se tornaria. Ao entrar para o Clube do Inferno, usava seus poderes para extorquir dinheiro dos ricos que a procuravam. Emma sempre pregava ilusões mentais de intensas relações sexuais, quando na verdade estava fazendo outras coisas mais importantes. Ela mais tarde se tornaria a Rainha Branca, uma das inimigas dos X-Men, e logo adiante abdicaria de sua vilania para fazer parte da equipe de Xavier.

Apesar da Rainha Branca por vezes se preocupar bastante consigo mesma — e isso a colocaria como uma possível egoísta orgulhosa — na verdade essa é apenas a manifestação que ela teve que aprender a vivenciar mediante os seus passados de abusos. Ela sempre guiou as crianças e jovens mutantes diversos ensinamentos que ela aprendeu sozinha. Boa parte das suas ações são sempre visando o melhor para a mutandade e resguardar um futuro para as crianças; e sua telepatia é parte principal disso tudo.

Sua telepatia geralmente é manifestada na cor azul celeste, e por vezes é possível perceber uma forma psíquica de um capacete que se faz sobre sua cabeça. Emma reconhece os riscos de se usar a telepatia para bagunçar a mente de alguém, mesmo assim, se for necessário para a sua sobrevivência e de quem ela visa, fará qualquer coisa sem se incomodar com as consequências, seja pra obter informação ou manipular alguma decisão. Ela é muito habilidosa e já conseguiu derrotar telepatas mais poderosos do que ela usando apenas técnica. Como ela mesma disse, “não ataque pra derrubar com um único dano, puxe as partes importantes da mente e com o tempo, ela sozinha se fragmentará”. Uma verdadeira estrategista causadora de traumas mentais!


⊗ 4. ÔMEGA

Quentin Quire, ou apenas Ômega, é um telepata de nível ômega extremamente poderoso. Apesar de não ter aparecido em nenhum filme dos X-Men — exceto em um cameo não creditado onde aparece um aluno parecido com ele nos corredores do Instituto em X-Men: Fênix Negra —, seu personagem é muito conhecido nos quadrinhos por ser um dos mutantes que teria um poder bruto para rivalizar até mesmo com Jean Grey.

Quentin é sempre apresentado como um jovem arrogante, egoísta, cínico, muito ácido em suas piadas e dotado de um vasto vocabulário capaz de ofender outras pessoas de diferentes formas. Ele também é dono do melhor guarda-roupa de camisetas do universo dos X-Men, qualquer fã dos mutantes adoraria ter uma coleção de suas camisetas.

Mas por debaixo da imagem de um garoto que se vê como superior a todos — e ele faz questão de pontuar isso —, Quentin também aprecia e muito os seus. Ele é gentil, bem comunicativo e usa a “máscara” do badboy para mostrar aos outros o quanto ele é foda. A sua telepatia é muito avançada, ele é descrito por ter mais de 10 milhões de pensamentos ao mesmo tempo, que são construídos, destruídos e reconstruídos em uma velocidade absurda. Foi graças ao potencial ômega de sua telepatia que Quentin conseguiu despertar uma telecinese latente que cada vez mais tem se mostrado em crescimento. Analisando Betsy Braddock (e a Jovem Jean Grey), conseguiu unificar essas duas mutações para poder gerar armas de energia psiônica também, mas bem diferente da Capitã Britânia — pense nele como o “Lanterna Verde” dos X-Men.

No que se diz respeito ao uso de telepatia, Quentin é extremamente arrogante e passa por cima de qualquer um sem nenhum pudor. Com seu nível de poder, ele consegue acessar inúmeras mentes ao mesmo tempo e causar diferentes tipos de danos. Mas por ser muito bruto no uso de sua telepatia, telepatas inferiores em escalas, mas experientes em combate como Xavier e Emma Frost, conseguiriam facilmente derrotá-lo. Ele é o único telepata da lista que foi treinado pessoalmente tanto por Xavier, quanto por Emma e Jean Grey.


⊗ 3. AS IRMÃS CUCKOOS

As Cuckoos são as filhas clonadas da Emma Frost, e, por consequência disso, elas possuem os mesmos poderes da Rainha Branca: telepatia e a forma de diamante. O nome “The Stepford Cuckoos” é derivado de uma combinação de “The Stepford Wives” e “The Midwich Cuckoos”, dois thrillers psicológicos de ficção-científica. Além disso, os nomes das meninas, Sophie, Phoebe, Irma , Celeste, Esme, nessa ordem, são um acróstico que forma a palavra SPICE, uma homenagem ao grupo Spice Girls. Antigamente eram 1.000 clones, mas apenas 5 sobreviveram. Elas, assim como X-23, Gabby e Fantomex, fazem parte do grupo de mutantes criados geneticamente em laboratório.

A telepatia das Cuckoos é única! Apesar de serem clones diretos da Emma, a telepatia das irmãs se torna demasiadamente forte quando estão unidas. Por questões de escolha, Sophie sempre era vista como a líder do grupo, enquanto Esme era aquela que demonstrava maior astúcia. Com seus poderes, as irmãs conseguem criar uma verdadeira mente neural que funciona como uma colmeia. Podem avançar diversas trincheiras de defesas ao mesmo tempo, assim como telepatas ômegas conseguem. Essa tática é usada bastante por Emma, que com as meninas costuma expandir o nível de alcance e causar um verdadeiro trauma mental.

Como elas estão conectadas a uma única mente, em Krakoa passaram a se dividir entre diversos grupos para manter uma conexão mental tão rápida quanto uma sinapse. Desse modo, é comum ver as Cuckoos separadas em diferentes partes da ilha. Apesar de terem os mesmos pensamentos, elas também conseguem produzir pensamentos únicos e com isso desenvolvem suas próprias identidades, geralmente associadas ao elo em que irmãos gêmeos costumam demonstrar.


⊗ 2. ASKANI (RACHEL GREY-SUMMERS)

Rachel Grey-Summers, ou Askani, é a filha de Jean Grey e Ciclope da era de Dias de um Futuro Esquecido. Ela viajou entre as dimensões e conseguiu se estabilizar na atual realidade dos quadrinhos da Marvel. Assim como sua mãe, Rachel consegue manter uma telepatia de alto nível e possui poderosas habilidades telecinéticas. E como seu pai, consegue liberar fortes rajadas de energia de suas mãos (apesar de que Ciclope libera pelos olhos). Seus poderes geralmente são representados em duas cores, laranja (por ter sido tocada pela Fênix), ou rosa (assim como os de Jean), costuma depender da run em que ela está — atualmente está laranja avermelhado.

Askani é de fato uma telepata poderosa, mas que ainda precisa de disciplina para domar seus poderes. Ela é muito conhecida por ter um poder bruto, mas não ter maestria para controlá-lo, fazendo com que mutantes como Emma Frost e até mesmo Cassandra Nova consigam manipulá-la ou quebrar suas defesas psíquicas. Rachel é bem consciente no que se diz respeito ao uso de sua telepatia. Ela costuma respeitar a privacidade alheia, mesmo tendo poder para acessar tudo aquilo que quiser ver. Outrora, com sua telepatia, ela já foi capaz de vasculhar todas as mentes de uma cidade ao mesmo tempo.

Apesar da telepatia, Rachel aprendeu a desenvolver habilidades únicas com seus poderes: ela consegue enviar sua mente ou a de qualquer um perante o tempo! E essa não é a única característica da telepatia dela com o tempo, afinal conseguiu desenvolver outras camadas semelhantes, como a cronopatia analítica e psicometria — habilidades essas que a fez ser manipulada como uma das Farejadoras.

Com sua cronoanálise, Rachel consegue visualizar tudo o que aconteceu em um local durante um período de tempo, e usando a sua psicometria, consegue analisar objetos que alguém interagiu para rastrear seu rastro temporal. Essas duas habilidades fazem dela uma telepata única da lista e uma tremenda detetive, afinal, ela seria capaz de determinar um caso apenas visualizando uma cena com seus poderes psíquicos.


⊗ 1. JEAN GREY

Jean Grey talvez seja a telepata mais famosa da Marvel depois do Professor X. Seus poderes telepáticos são notórios desde a sua infância, quando eles se manifestaram. Uma das primeiras experiências da Jean como telepata também foi uma das mais dolorosas. Ela vivenciou a morte de uma amiga ao entrar na sua mente segundos antes dela ser atropelada. Esse evento gerou um grande trauma na jovem, que precisou ter aulas particulares com o Professor X para aprender a controlar seus poderes. O encontro fez com que ela fosse uma das escolhidas para integrar a primeira geração dos X-Men.

Desde então, Jean Grey foi desenvolvendo cada vez mais sua telepatia e telecinese, até chegar nos níveis que temos hoje. De tempos em tempos, era possuída pela Força Fênix, que forçava a ruiva a ir por um caminho que não queria, e, por consequência, ela impedia os verdadeiros poderes de Jean de emergirem. Sem a Fênix, o potencial de Jean pode ser muito maior — e vimos isso sendo representado em um futuro não tão distante de X-MEN: EQUIPE AZUL, com ela enfrentando quatro Surfistas Prateados e o próprio Galáctus sem a ajuda da Fênix — embora tenha manifestado uma forma da entidade usando pura energia psiônica.

Quando a jovem Jean Grey veio ao presente, ela aprendeu a desenvolver uma telepatia de forma muito mais poderosa e precisa, muito diferente da Jean de sua época. Mas quando precisou voltar ao seu tempo, suas memórias e aprendizados foram absorvidos pela Jean atual, que até hoje usufrui dessas habilidades adquiridas. Jean também aprendeu com a Rachel a usar sua telepatia como cronoanálise e com Psylocke a usar armas psiônicas para combate, mas sozinha desenvolveu a incrível habilidade de manifestar uma forma pura de energia psiônica, emergindo o seu real potencial.

Como telepata, Jean Grey é justa e respeitosa — apesar de inconscientemente ler a mente de todos e tentar protegê-los com elos psíquicos. Ela entende que as pessoas não são ruins, mas que as circunstâncias da vida as fazem tomar decisões que acabam machucando outros. Tendo isso em mente, Jean costuma mostrar para o opressor a visão e a sensação que uma pessoa oprimida sente. E quando isso não funciona, ela assume uma postura mais autoritária e insere a memória ou a sensação de como é ser atacado por ser diferente em seu opressor. Jean faz isso de forma consciente, a fim de alcançar o seu real propósito: uma coexistência mútua. Ela inclusive já pegou um cão traumatizado pela violência que havia sofrido por alguns garotos, e transferiu a sensação de como é ser mutilado para que eles nunca mais fizessem tal ação com outro animal.

Dos telepatas listados, ela e Quentin são os únicos mutantes capazes de potencializar ainda mais seus poderes. Afinal, como ômegas, seus níveis de poderes estão gradativamente passando limites conhecidos e alcançando patamares superiores. Sua telepatia é tão formidável, que já atravessou todo o sistema solar em DINASTIA X #3. Normalmente suas habilidades psíquicas são determinadas pela cor rosa, e quando manifesta as chamas da Força Fênix, adquire a cor dourada.



Gostaram de saber mais sobre os diferentes manuseios da telepatia? Quais outros tipos de poderes vocês acham que merecem ser analisados, mediante a quantidade de mutantes que os possuem?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!