QUADRINHOS

Confira os mutantes que ficaram de fora da lista de classe ômega

Já ouvir falar da atual lista dos mutantes de classe ômegas? Em 2019 tivemos o lançamento de Dinastia X e Potências de X, e hoje estamos vivendo o Alvorecer do X com inúmeras séries dos mutantes. Junto com isso houveram inúmeras alterações do que sabíamos sobre os X-Men e sobre os mutantes em si. 


Krakoa se tornou um país exclusivo para mutantes (confira aqui), todos os mutantes vivendo sob o mesmo teto e com anistia política, ou seja, todo mutante é um cidadão de Krakoa e por reparação histórica devem ser protegidos. E com todas essas novidades, foi oficializado a lista (confira aqui) dos 14 mutantes ômegas que hoje estão presentes ao longo das histórias dos mutantes desde então, agora sendo tratados como os deuses da nova era!

#XDICA
Caso ainda não saiba por onde começar a ler essa nova fase dos X-Men, você pode conferir aqui o nosso copilado dos melhores momentos dos mutantes nos últimos 7 anos até os dias de hoje.

Muitos mutantes que estavam – ou até mesmo tratados ou alguma vez citados como tal, na lista de classe ômega anterior foram ignorados ou reconfigurados para uma nova classe, enquanto que outros dois em específico foram finalmente oficializados – Magneto e Tempestade.  Confira então a lista dos excluídos da classe ômega:


Pastor, Apocalipse e Tempus respectivamente.

Gabriel Shepherd (Pastor):

Embora tenha sido pouco trabalhado nos quadrinhos, Gabriel Shepherd pertence a uma raça bem antiga de mutantes, a dos proto-mutantes. Tratam-se de mutantes primordiais e extintos que foram exterminados pela raça humana há milhares de anos, antes do surgimento dos mutantes atuais.

Ele conseguiu sobreviver ao genocídio, em parte por conta de sua aparência mais humana, e em partes também por conta de seus poderes. Ele possui um controle completo sobre todas as células de seu corpo, e pode transmutá-las à sua vontade. Assim sendo, ele pode virar uma entidade de energia pura, ou tornar-se qualquer material existente. E como se não bastasse, ele também tem super-força, telepatia e outros dons sobre-humanos.

Seu poder mutante é a Manifestação de Poder: Células Metamórficas.


En Sabah Nur (Apocalipse) 

Sendo um dos mutantes mais antigos já catalogados pela Marvel Comics, Nur outrora sempre havia sido tratado como um mutante de classe ômega. Não só pelo seu enorme leque de habilidades, mas também por ser um dos homos capazes de conseguir usufruir da tecnologia dos Celestiais, seres cósmicos e arquitetos do Universo Marvel.

É até uma surpresa ele não ter sido catalogado oficialmente durante essa nova fase do Hickman, apesar de que, o personagem durante as suas aparições em Krakoa apresenta um auto nível de conhecimento mutante, além de mostrar grandes feitos de poder e respeito a população de Krakoa, protagonizando até mesmo um dos melhores plottwists até então. Talvez tenhamos algumas surpresas sobre a classificação do Apocalipse até lá…

Seu poder mutante é a Manifestação de Poder: Células Metamórficas, assim como Gabriel Shepherd.


Eva Bell (Tempus):

Apesar de ter sido uma das mutantes mais exploradas durante a fase dos Fabulosos X-Men (2017) na Marvel NOW e de ter ganhado a edição anual de Fabulosos X-Men (2017) só para ela, Eva permaneceu desaparecida desde então, tendo a sua última aparição nas HQs ao final de Fabulosos X-Men, após ter apagado Matthew Mallow – um dos mutantes ômegas a ter tido seus poderes despertados pós eventos do Dia M e ter sido escondido pelo Professor, da existência. Em seu último diálogo ela teria dito que de agora em diante ficaria de olho no Ciclope caso o mesmo quisesse causar novamente uma nova revolução pró-mutante. Hoje, a Tempus desempenha um papel extremamente importante nas HQs durante esse Amanhecer do X. Ela faz parte Dos Cinco, um grupo de mutantes composto por Elixir, Bolas Douradas, Esperança, Proteus e ela. Sendo eles os responsáveis por reviver qualquer cidadão mutante de Krakoa.

Desde a sua primeira aparição Tempus foi tratada e categorizada como uma mutante de poder ômega – onde inclusive o seu “despertar” mutante causou pani no Cérebro pela enorme quantidade de poder liberado. Tendo a habilidade de Manipular a Realidade (Temporal), onde ela é capaz de avançar ao futuro, regredir ao passado, parar o tempo com bolhas temporais e de isolar as realidades com essas mesmas bolhas. Ela é inclusive capaz de isolar uma parte da realidade em um loop – como visto sendo representado pelo filme do Doutor Estranho. Apesar de toda a importância que recebeu, Eva foi deixada de lado durante a classificação mutante de Jonathan Hickman

Seu poder mutante é Manipulação Temporal.


Magia, Capitã Britânia e Vampira respectivamente.

Illyana Rasputin (Magia) 

Sendo uma das favoritas a se tornar a futura Feiticeira Suprema do atual universo Marvel Prime (atual nomenclatura pós-Guerras Secretas), Magia foi por algumas edições foi referenciada como uma possível mutante de poder ômega pela sua larga escala de poder espaço-temporal estudados pela Dra. Rao durante a Saga Inferno. Suas habilidades mutantes envolvem a capacidade de rasgar o tecido espaço-temporal em forma de discos de teleportes capazes de ir para qualquer lugar: seja esse lugar em outra realidade, outro mundo, no passado, no futuro ou inclusive em outro universo. Magia até então não mostrou-se ter nenhuma fraqueza quanto a extensão de quão longe ela pode ir. Além disso, Illyana é uma habilidosa usuária de magia, tendo poderes tão intensos e vastos capazes de se opor ao do Doutor Estranho.

Além de ser a atual regente do Limbo, Magia também carrega consigo uma espada espiritual capaz de cortar qualquer ser com assinatura mágica, cortar objetos sólidos e de neutralizar corpos orgânicos com sua lâmina. A espada que na verdade é sua alma, só pode ser erguida por ela mesma ou por pessoas que ela ama (e que seja de família). Dentre essas pessoas, temos Kate Pryde, Karma, Colossus e a nova personagem chamada de Rasputin, uma quimera mutante que nos foi apresentada em Poderes do X #3 (2019) que também é capaz de erguer a espada da alma de Illyana.

Seu poder mutante é a Manipulação Espaço-Temporal: Discos de Teleporte


Elizabeth “Betsy” Braddock (Capitã Britânia) 

Recentemente Betsy conseguiu recuperar seu corpo britânico de volta, mas com isso ela também sentiu a necessidade de se dar uma nova perspectiva de vida, e por isso assumiu novamente o codinome de Capitã Britânia – nome esse que ela assumia ao lado do seu irmão gêmeo durante as suas primeiras edições, o Capitão Britânia. Sendo Psylocke agora a ser usado por Kwannon – a atual dona do corpo asiático, a quem anteriormente era conhecida como Revanche.

Capitã Britânia antes da atual classificação mutante conseguiu despertar uma telepatia e telecinese de nível ômega graças a Rachel Grey-Summers e Jean Grey da Era do Apocalipse respectivamente, assim como sendo dotada de juntar as duas habilidades a ponto de formar construtos de energia psiônico poderosos, sendo a mesma referenciada como uma mutante de classe ômega durante os eventos da saga Uncanny X-Force Vol. 1 (2010-2013). Apesar disso, Hickman preferiu deixar fora da lista a mutante inglesa, no entanto Betsy se tornou uma personagem extremamente importante durante a sua nova fase como Capitã Britânia, agora como líder de uma equipe assumindo a liderança das linhas de defesa da mutantade.

Seu poder mutante é a Telepatia e a Telecinese.


Anna Marie (Vampira) 

Assim como a última listada, Vampira havia sido classificada como mutante de classe ômega recentemente durante o run de Fabulosos Vingadores (2017), e ainda mais recente, tivemos o run de Sr. e Sra. X (2018), no que mostrava uma nova manifestação nos poderes da Vampira, onde ela não era mais limitada ao toque para obter o poder (memória, energia vital e vivência) de alguém, apenas precisaria estar em uma proximidade (semelhante aos poderes da Esperança).

Apesar de toda a evolução na perspectiva dos seus poderes, Vampira foi mais uma das mutantes deixadas de fora da classificação ômega. E não sabemos o que Hickman tem preparado para ela ainda, mas a Vampira está presente como uma das subordinadas da Capitã Britânia atuando na linha de defesa mutante ao lado de mutantes como Apocalipse e Gambit, seu esposo.

Seu poder mutante é a Manipulação de Poder.


X-Man, Prestígio e Cable respectivamente.

Nate Grey (X-Man):

Nate voltou fortemente a atuar nas HQs na última saga Era do X-Man (2019), e apesar ter sido tratado como um mutante de classe ômega desde a existência do termo, dessa vez o X-Man foi deixado de lado da classificação oficial. Ele que divide a mesma história genética de Cable (outro membro da nossa lista) e história narrativa da Rachel (outro membro também da nossa lista), foi esquecido possivelmente por não ser um mutante original da nossa realidade. Assim como Prestígio, Nate veio de outra realidade para a nossa e fez dessa seu lar.

Seus poderes mutantes envolvem a capacidade de manipular a realidade a níveis absurdos, além de telecinese, telepatia (poderes de sua mãe, Jean Grey) e também capaz de disparar rajadas de energia psiônica do seu olho direito (semelhante ao seu pai, Ciclope). Nate aparentemente ficou em uma realidade criada por ele liderando os mutantes existentes do local e não sabemos se ele voltará a dar as caras nessa nova fase do Hickman.

Seu poder mutantes é a Telepatia, Telecinese e a Manipulação de Energia.


Rachel Grey-Summers (Prestígio):

Assumindo agora o codinome de Prestígio desde X-Men: Dourado #1 (2017), Rachel assim como Nate são oriundos de outras realidades, mas também foi deixada da fora da nova classificação mutante. Apesar de ser uma mutante extremamente poderosa e dotada de um poder psiônico massivo, uma telepatia extremamente rara e de uma telecinese bruta, inclusive o fato de ser uma avatar sucessora da Fênix depois de sua mãe, Prestígio agora não é mais considerada uma mutante ômega.

Seguia-se uma regra (não dita) nas HQs da Marvel de que todos os filhos de Scott com Jean sempre geravam mutantes ômegas, e por anos caçar o DNA dessas duas linhagens sempre foi o hobby do Sr. Sinistro, ao tentar criar o mutante perfeito. E apesar de não ser genuinamente um mutante, Sr. Sinistro se tornou um cidadão de Krakoa após o combinado dele de se tornar um mutante usando os genes X do primeiro Pássaro Trovejante, fazendo dele então um aliado da mutandade e ajudando o Professor a armazenar todos os genes mutantes existente.

Seu poder mutante é a Telepatia, Telecinese e a Manipulação de Energia.


Nathan Christopher Charles Summers (Cable):

Cable foi outro mutante deixado de fora da lista do Hickman. Geneticamente falando, ele tem os poderes semelhantes ao X-Man e a Rachel, a diferença entre ambos é que Nathan passa 95% usando seus poderes para neutralizar o avanço do vírus legado de consumir o seu corpo, os outros 5% são usos moderados de telepatia (apenas para leitura de ambiente), telecinese (para escudos rápidos de segurança) e disparos concentrados de energia psiônica do seu olho direito.

Caso o Cable usasse seus poderes mutantes de forma massiva como sua genética lhe permite, o mesmo seria capaz de realizar grandes feitos, mas infelizmente ao mesmo tempo o vírus legado passaria a tomar controle sobre seu corpo. Hoje nas HQs o Cable que previamente conhecíamos não existe mais, ele foi morto pela sua versão mais jovem após o mesmo desaprovar as ações do seu mais velho.

Não sabemos ainda o que fez Hickman “cancelar” esse entrelaço ômega entre os DNA’s dos Summers e dos Grey’s, quem sabe ao longo do Amanhecer do X tenhamos finalmente alguma resposta.

Seu poder mutante é a Telepatia, Telecinese e a Manipulação de Energia.


Maddie, Câmara e Mancha Solar respectivamente.

Maddie:

Maddie foi uma das mutantes criadas recentemente onde na mesma edição que apareceu já havia sido catalogada como mutante de classe ômega em Deadpool & Velho Logan (2017)Ela foi uma personagem criada para a história da HQ em si, mas sua personalidade e aparência agradou bastante aos leitores da run.

A mutante tem uma habilidade um tanto quanto única: Maddie reconhece TODOS os seres, formas, objetos, construções e etc ao redor do mundo, como se estivessem dentro do seu radar. E com base nisso, consegue teleportar o que quiser para um ponto que ela queira. Maddie é capaz de teleportar prédios ou um grão de átomo para onde ela queira no universo, inclusive corpos orgânicos, apesar de um porém, a mesma não tem controle total sobre suas habilidades onde todas as vezes que tentou teleportar corpos orgânicos partiu os mesmos ao meio. Apenas seres com fatores de cura e pele resistente conseguiram sobreviver ao teleporte exato da Maddie. Ela foi uma das mutantes a serem ignoradas nessa nova classificação do Hickman, mas quem sabe ela volte a dar as caras em algum futuro próximo nas edições seguintes…

Seu poder mutante é a Manipulação Espacial.


Jonothon “Jono” Starsmore (Câmara):

Sendo um dos descendentes diretos de Apocalipse, Jono é um mutante cujo corpo basicamente é composto por pura energia psiônica, e sua superfície corporal seria apenas uma casca para quem ele é de verdade. Através disso, ele consegue disparar rajadas de energia psiônica massiva e libera chamas psicocinéticas de sua boca/garganta e peito, que não são cobertos pela pele por causa de um acidente.

Além disso, ele possui uma espécie de telepatia projetada. Isso significa que ele não consegue ler mentes, mas consegue transmitir seus pensamentos e até mesmo criar ilusões desfocadas. Jono não precisa – e não consegue – comer, beber, respirar ou falar. A energia interna lhe dá a sustentação necessária para que ele não precisasse manter essas atividades, e essa mesma energia atua como seus órgãos vitais, tipo cérebro, pulmões e coração.

É dito que Câmara é um dos mutantes mais poderosos que existem sobre a Terra, como a sua descrição sugere, seus poderes seriam o equivalente a um sol, por ter ser um descendente do Apocalipse, foi referenciado como um possível mutante de classe ômega, mas assim como outros da lista, o mesmo não entrou para a classificação. Além disso, Jono havia sido morto durante as edições de Guerra dos Reinos (2019), mas o mesmo voltou a vida como foi revelado em Dinastia X #1 (2019) e atuando dentre as novas edições de Novos Mutantes.

Seu poder mutante é a Manifestação de Energia


Roberto da Costa (Mancha Solar):

Faz mais de 20 anos desde que Roberto foi tratado como mutante de classe ômega, onde após ter sido vítima de experimentos realizados pelo Gideão, no processo Roberto acabou desbloqueando sua mutação a um grau nunca visto ainda. O Mancha Solar se tornou capaz de emitir uma energia plasmática semelhante ao Sol, sendo agora capaz de voar, emitir calor, respirar no espaço ou submerso em águas profundas além de ganhar uma força e resistência sobre-humana quando tem seus poderes ativos, além de poder absorver também diferentes tipos de energia, como quando absorveu a radiação Gamma do Amadeus Cho em USAvengers.

O Roberto foi declarado morto em Guerra dos Reinos (2019) assim como o Câmara, apesar disso o mesmo já está ativo novamente nas novas edições de Novos Mutantes (atualmente). Roberto assim como outros já citados foi deixado de lado da classificação mutante, o que é uma pena, já que deixamos de ter o nosso brasileirinho no panteão dos ômegas mutantes da Marvel.

Seu poder mutante é a Manipulação de Energia


Professor X (no corpo do Fantomex), Feiticeira Escarlate e Rainha Branca respectivamente.

Charles Xavier (Professor X):

Se hoje estamos vivenciado a existência de uma nova realidade para os X-Men, é graças aos Xavier e seu novo “sonho” (e claro, de Jonathan Hickman). E se tem algo que aprendemos ao longo dos anos é que além da classificação mutante, existe também a classificação entre os telepatas, ou seja: além de medir o grau mutante, também existe (existia?) uma escala que media o nível de poder de um telepata. Jean Grey, Psylocke, Kid Ômega, Emma Frost e Professor X eram exemplos de telepatas de classe ômega. Com a nova classificação mutante, não sabemos ainda se esse termo continuará a ser usado, mas era de nossa curiosidade saber se o primeiro líder dos X-Men iria finalmente se tornar um mutante ômega, assim como Magneto se tornou.

Mas pelo visto parece que Hickman tem outros planos para o Professor X. O mesmo acabou não entrando para a lista dos classificados, e a muito mistério ainda a ser resolvido sobre esse novo sonho do Xavier e de como suas ações se desenvolverá ao longo do Universo Marvel, mas Hickman quer garantir que esse mistério perpetue ao longo das edições. Só nos basta acompanhar e ver se o Professor fará parte da tão chamada mutante de classe ômega, até porque, Xavier ainda não voltou para seu corpo original, mesmo sendo possível para ele voltar agora usando Os Cinco.

Seu poder mutante é a Telepatia e uma Telecinese latente.


Wanda Maximoff (Feiticeira Escarlate):

Atualmente a Wanda e seu irmão Pietro não são mais considerados mutantes, apesar de quê isso pode mudar (leia aqui para mais detalhes), mas é um desejo de muitos leitores de que a ambos os personagens (principalmente a citada) volte a serem mutantes e filhos do Mestre do Magnetismo. Achávamos que com a nova era dos X-Men isso seria modificado novamente, mas talvez cogitar isso seja cedo demais (ou talvez eventualmente isso não possa de fato acontecer). Mas Hickman tratou de deixar bem claro que a Wanda é na verdade a inimiga dos mutantes, seja chamada até mesmo de a “Usurpadora” pelo Exodus, como quando ele contou para as crianças mutantes em Krakoa uma história sobre um “passado obscuro” dos mutantes causados após os eventos do Dia M.

Wanda anteriormente ao seu retcon em 2015 era tratada como uma mutante extremamente poderosa de classe ômega, hoje ela é tratada apenas como uma humana aprimorada. Mas quem sabe no futuro próximo possamos ver novamente a Feiticeira Escarlate sendo retratada dentro da mutandade como uma mutante ômega como ela deveria ser desde o início.

Seu poder mutante era o Controle de Probabilidades.


Emma Frost (Rainha Branca):

Assim como outros telepatas da lista Emma era retratada como uma mutante de telepatia ômega, apesar de nunca de fato ter pertencido a classificação mutante ômega por conta da sua segunda mutação, a de transformar seu corpo em pele de diamante. Apesar de que, era-se esperado que a Rainha Branca ganhasse finalmente os status de mutante ômega assim como Tempestade e Magneto estavam pendentes à anos e receber. Seu último grande feito foi criar uma ilusão em escala mundial ao fazer o Scott permanecer vivo diante do mundo a ponto de confundir telepatas experientes como as Cuckoos, Quentin Quire e até mesmo a Rachel, e isso tudo sem o uso do cérebro! Infelizmente o seu status ômega não veio, e isso irritou alguns fãs da mutante, principalmente pelo fato da Jean ser considerada uma mutante ômega pela sua Telepatia, mas não pela sua pela Telecinesia. E como previamente sabíamos a Emma é uma telepata de classe ômega também. Mas talvez ela esteja sendo recompensada pelo Hickman, afinal a Emma já protagonizou muitos momentos importantes e memoráveis nesse novo Alvorecer do X, como ele já deixou claro em uma entrevista, ele ama os mutantes, mas tem a Emma Frost como uma das suas personagens favoritas da Marvel Comics, acompanhar a Emma dele é um baita privilégio pra quem gosta da personagem.


Seu poder mutante é a Telepatia, a Pele de Diamante e uma Telecinese latente.

Como podemos ver a nova classificação mutante deixou muito fãs irritados, outros ficaram satisfeitos com as mudanças e novas adições, alguns ficaram extremamente felizes em ter seus personagens favoritos sendo reconhecidos como ômegas, outro reclamaram pelo fato de apenas três mulheres estarem presentes na lista oficial com 14 nomes, e claro, tem aqueles que simplesmente não ligam pra esse tipo de informação. De qualquer forma, todos nós do Universo X-Men estamos simplesmente cada vez mais empolgados com essa nova era do Alvorecer do X, e esperamos que até a conclusão dessa nova fase tenhamos mais amores pela saga do que decepções.

De qualquer forma, fiquem atentos ao Universo X-Men que ao longo dos dias traremos mais curiosidades e novidades dos mutantes. E claro, fiquem ligados aos Mutantes da Semana que são publicados aqui no nosso site, você pode pesquisar pela tag XBIO ou simplesmente clicando no link aqui!