QUADRINHOS

6 vezes que o Professor X foi um idiota nos quadrinhos

Professor Charles Xavier, uma das figuras mais respeitadas dentro do Universo Marvel, a figura calma, serena e pacifista dos X-Men, que lidera pelo exemplo, esperando que um dia os mutantes possam viver ao lado da humanidade em paz e harmonia. Um homem verdadeiramente notável, gentil e sábio, o Martin Luther King para o Malcolm X de Magneto em uma comparação do mundo real freqüentemente repetida e ofensiva. Um cara totalmente legal, no geral. Certo? Errado! Como Kitty Pryde tão memoravelmente colocou em Uncanny X-Men # 168, “o professor Xavier é um idiota!”


Ao longo de sua história de décadas, ele manipulou seus alunos, encobriu inúmeras atrocidades pelas quais é inteiramente responsável. Não deixe aquele suave Patrick Stewart te enganar, Xavier as vezes pode ser sim um idiota. Aqui estão 6 exemplos que provam isso:

⊗ 6. Fingir perder seus poderes

No início dos X-Men, o Professor fingiu ter perdido suas habilidades mentais após um confronto inicial com Magneto. Obviamente, o grupo recém-recrutado de alunos mutantes fica bastante perturbado ao descobrir que seu mentor de repente fica impotente. Mas eles nem precisavam ter se preocupado, porque ele estava apenas mentindo.

E logo em seguida a equipe enfrentou seu maior desafio na época (e que poderia ter resultado na morte de muitos civis se eles tivessem falhado) sem a ajuda de seu líder, mas o que eles não sabiam é que aquilo era o exame final da equipe! Como Xavier os informa no quadro acima, enquanto presunçosamente acende seu cachimbo com o maior sorriso debochado que você já viu.


⊗ 05. Fingir sua morte (diversas vezes)

No caso de você estar se perguntando “como o Professor Xavier escondeu sua morte de Jean Grey?” então … Não sei, pergunte a Stan Lee. Isso se tornou um problema mais tarde, quando os escritores se lembraram das habilidades dos personagens que estavam escrevendo, e também tiveram em mente que Xavier foi um idiota. Porque quando ele decidiu fingir sua morte, ele se certificou de que Jean não descobrisse.

Não apenas o fato de que ele fingiu estar morto por um tempo é bastante desprezível, e não apenas forçou um membro dos X-Men a mentir para seus companheiros de equipe durante o período de luto, mas também seu raciocínio por trás do fingimento, pois ele apenas precisava de um tempo sozinho para trabalhar em alguma coisa.


⊗ 04. Escravizar a sala de Perigo

Na era Surpreendentes X-Men foi revelado que a Sala de Perigo era na verdade um ser senciente e atacou os X-Men. Isso porque Xavier há muito tempo atrás estava ciente de que a máquina estava se tornando autoconsciente, mas decidiu simplesmente não mencionar isso a ninguém. Afinal, ele ainda estava fazendo um bom trabalho no treinamento de sua equipe de mutantes, então qual é o problema de escravizar uma máquina por décadas? Não é como se alguém estivesse se machucando, certo? Esse foi o raciocínio do Xavier.


⊗ 03. Esconder um time de X-Men que morreram

Sim, sobre isso … A maioria dos X-Men como você os conhece hoje – incluindo Tempestade, Wolverine e Noturno – foi apresentada em Giant Size X-Men # 1, um relançamento da série que (acredite ou não) foi declinando em popularidade naquela época. A equipe também é relançada na própria história, com Ciclope sendo o único membro dos X-Men originais convocado para fazer parte da nova equipe de Xavier.

Exceto que foi revelado que o Giant Size # 1 realmente introduziu a segunda tentativa de uma equipe de X-Men totalmente nova e diferente! Antes dela, Xavier havia montado uma outra formação, que conseguiu deixar que todos se morressem. Exceto por Ciclope, é claro, mas felizmente Charles usou seus poderes para limpar as cenas horríveis – junto com qualquer culpa que ele pudesse ter por ter um monte de crianças inexperientes assassinadas – de sua memória. O idiota.


⊗ 02. Se apaixonar por Jean Grey (ainda adolescente)

Entre as várias outras atrocidades cometidas quando Xavier enlouqueceu e se tornou todo-poderoso vilão Massacre, foi a revelação de que o professor paternal tinha alguns sentimentos menos que paternais por um de seus alunos, a Jean Grey. Xavier recrutou e ensinou Jean desde criança, ao contrário dos outros X-Men originais.

Na verdade, houve um monte de referências a Xavier tendo pensamentos românticos com a Garota Marvel, e (o mais assustador de tudo) durante o casamento de Jean com Ciclope, quando ela diz que pensa nele como um pai – mas foi durante o desastre Massacre que Jean, tentando chegar ao são Xavier por trás de toda a angústia dos anos 90, se deparou com o fato de que sua figura paterna queria totalmente ter algo com ela. Mais uma vez um idiota.


⊗ 01. Manipular Wolverine

Uma das coisas mais gentis que o professor Xavier já fez foi pegar o selvagem e violento Wolverine – que já havia sido submetido a experimentos científicos bárbaros por uma obscura organização governamental – e reabilitá-lo. Mas na verdade não foi muito bem isso que aconteceu. Wolverine e Xavier se conheceram antes do que todos presumimos ser o encontro inicial, como visto no já mencionado Giant Size X-Men # 1.

Naquela história em quadrinhos, o professor não estava realmente recrutando Logan do exército canadense; ele havia garantido que Wolvie faria parte do time. Porque, naquela época, o antigo Arma X sofreu uma lavagem cerebral e foi enviado para matar Xavier, que por sua vez fez uma lavagem cerebral em Wolverine.

Não só para se salvar, mas também porque – em suas próprias palavras – o Professor X “precisava de uma arma”. Então, todo esse tempo Wolverine pensou que os X-Men eram sua chance de escapar de seu passado violento, quando era exatamente para isso que Xavier o queria. Que idiota colossal.


E você? Qual momento dos quadrinhos o Xavier agiu como idiota além dos citados acima? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

Fonte: WhatCulture