QUADRINHOS

Descubra como foram todas as mortes de Jean Grey!

Jean Grey é uma das personagens mais míticas dos X-Men, é de longe super conhecida por todos e idolatrada por muitos. Seja por seus poderes de capacidade ilimitada, sua beleza natural ou simplesmente, por causa de sua personalidade gentil e filantrópica.


A mutante de nível Ômega ficou bastante conhecida por se tornar a primeira humana-mutante a ser a Fênix Branca da Coroa, um poder infinito e bastante poderoso, que controla basicamente toda a Essência da Vida e da Destruição em todo o Universo, afinal, a Força Fênix é uma das 10 Entidades mais poderosas do Mundo Marvel!

Jean Grey (ou Fênix, como ela foi conhecida por anos) foi uma das personagens que teve a personalidade mais trabalhada na Marvel Comics, assim como suas mudanças constantes de uniforme quando assumia o manto da Fênix, que representava os “status” da Entidade.

⊗ OS UNIFORMES DA FÊNIX
A Força Fênix | A Fênix Negra | A Fênix Branca da Coroa

traje verde da Fênix significa que o hospedeiro (geralmente) está mais ou menos no controle de si mesmo e da Força e pretende usá-lo para o bem. O verde representa a bondade, a vida e o renascimento.

traje vermelho significa que o hospedeiro sucumbiu à Força e aos seus próprios instintos mais sombrios internos, como a Fênix Negra. O vermelho representa o fogo, a morte e a destruição.

No entanto, há outro traje muito mais raro e que foi visto apenas algumas vezes: o traje branco da “Fênix Branca da Coroa“, que é efetivamente a forma final da Fênix. O branco representa o equilíbrio, a soberania e o controle.

⊗ A FÊNIX É MUITO MAIS!

Antes de mais nada, saiba que a Força Fênix NÃO É apenas uma Ave Flamejante, e sim, uma deusa. Uma Entidade humanoide que controlava toda a Vida/Renascimento e a Destruição/Morte no Universo Marvel criada pelo próprio One-Above-All, só que ela foi atacada por um inimigo conhecido como Lord Nekron, e como a Fênix não pode morrer, teve seus poderes fragmentados por todo o Universo.

Isso significa que existe inúmeros seres servindo como Avatares da Fênix, mas somente Jean Grey teve toda confiança da Fênix (grande parte disso por causa dos seus sentimentos humanos) pra se tornar uma espécie de “Avatar Master” – também chamada de Fênix Branca da Coroa – da Entidade e reconquistar todos os fragmentos perdidos da Fênix. A Forma de Pássaro é somente o lado “Destruição” com muita raiva em busca de suas partes fragmentadas.

Chega de enrolação, conheça então todas as mortes da Jean Grey!


⊗ 1. PRIMEIRO CONTATO COM A FORÇA FÊNIX


Os X-Men estavam no espaço em uma missão de resgate da própria Jean Grey que havia sido sequestrada por uma Sentinela, só que durante a viagem de volta à Terra, o escudo protetor da nave estava com problema e quem pilotasse a aeronave não poderia se proteger da radiação cósmica.

Jean telepaticamente absorveu o conhecimento do Dr. Peter Corbeau de como pilotar a aeronave e disse que seus dons telecinéticos poderia protegê-la da radiação mais que qualquer um ali (uma desculpa criada pela mesma, já que ela sabia que não era verdade).

Ciclope foi contra a ideia, mas Jean com uma rajada mental o deixou inconsciente. Durante o caminho, seu corpo começa a ser destruído pela radiação e em seu ultimo suspiro, a Força Fênix aparece lhe oferecendo ajuda, mas não sem cobrar um preço.

Pensando no bem estar de seus amigos, Jean Grey que naquela momento poderia ser dada como morta por qualquer médico pela quantidade de tempo exposta a radiação. Ela teve seus poderes, sua resistência e imunidades ampliadas ao máximo por aquele gigantesco poder cósmico, além claro, de ser “revivida” pela Força Fênix.


⊗ 2. JEAN SE SACRIFICA PELO BEM DO UNIVERSO


Após os acontecimentos brutais cometidos pela Fênix Negra, o Império Shiar vê a Jean como uma possível ameaça universal, mesmo estando sobre controle. Então eles partem em direção a Terra atrás da execução de Jean Grey.

Xavier que conviveu por muito com o Império como consorte de Lilandra e profundo conhecedor de suas leis, convocou um duelo entre os X-Men e a Guarda Imperial Shiar, pela vida da suposta Jean (já que havia-se descoberto que a verdadeira Jean estava no lago sobre a proteção do casulo telecinético).

Sendo o campo de batalha a área azul da Lua, os X-Men lutaram bravamente, mas foram derrotados um a um. Com Ciclope caindo inconsciente, os bloqueios mentais de Xavier se desfizeram e a Fênix Negra ressurgiu em Jean Grey.

Xavier despertou telepaticamente os X-Men inconscientes que atacaram sua colega e eles a fizeram recobrar um pouco da consciência da verdadeira Jean. Ela não viu outra solução: fugiu para uma caverna, imobilizou telecineticamente Ciclope que tentou evitá-la, e ativou uma arma alienígena que a vaporizou instantaneamente.


⊗ 3. WOLVERINE MATA JEAN GREY

Apesar de ter morrido na Lua, a essência da Fênix que é imortal permaneceu vagando pelo espaço em busca de Jean Grey, quando ela percebe uma cadeia genética vindo da Terra, acreditando que seria da Jean, a Força Fênix acaba entrando no corpo de onde saia essa energia, mas na verdade era da Madelyne, um clone da Jean criado pelo Sinistro.

Os Vingadores em uma missão, acaba descobrindo o verdadeiro corpo da Jean no casulo, estes dão ao Quarteto Fantástico a missão de recuperar Jean Grey, que desperta já com os poderes da Fênix, onde ocorre um conflito de informações e Jean, Madelyne e Fênix Negra entram em um conflito psíquico, a Jean sai como vencedora e apaga as outras de sua mente, incluindo a Força Fênix que já estava com ela.

Então a Jean volta a ativa e assume a posição de diretora do Instituto Xavier, logo ela é visitada pela Força Fênix novamente, mas esta fica inativa em sua consciência.

Logo após um ataque aos X-Men por um mutante chamado Xorn, fazendo-se passar por Magneto, Jean e Logan foram vítimas do vilão controlador do magnetismo, que prendeu os dois no Asteroide M que foi lançado em direção ao Sol.

Não tendo esperança de sobrevivência e querendo poupar sua colega de equipe de mais esse sofrimento, Wolverine mata Jean, desencadeando a consciência da Fênix dentro dela e ressuscitando-a para se salvarem.


⊗ 4. XORN/MAGNETO MATA FÊNIX

Retornando a Terra, Jean, com o poder da Fênix, opôs-se ao falso Magneto, quando é então morta por um golpe enorme causado por um pulso eletromagnético letal, morrendo nos braços do Scott. Se tornando então Fênix Branca da Coroa.


⊗ 5. JEAN GREY E SUA EXPERIÊNCIA NO FUTURO
[IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA JÁ QUE NÃO CONSEGUIMOS A EDIÇÃO DA DESCRIÇÃO ABAIXO]

Como Fênix WC (White Crown/Branca da Coroa) na Sala Incandescente a Jean e a Força Fênix se tornaram um único ser perfeito, então ela pergunta a Jean se a mesma a ajudaria a encontrar todas as suas partes fragmentadas pelo Universo, Jean se nega, irritada a Força Fênix leva Jean para o futuro em um momento onde não existe mais mutantes na Terra.

Sentindo todo o sofrimento de todas as vidas que ali já existiram, Jean se sacrifica voltando então para a Sala Incandescente, descobrindo então que toda vez que ela morrer, é pra lá que ela vai, aceitando ajudar a Fênix e entendo que todo o conhecimento da Força Fênix, é compartilhado entre ambas.


⊗ 6. A MISSÃO SUICIDA DE KRAKOA

Em House of X #4 os mutantes enviaram uma equipe da nação recém-criada de Krakoa em uma missão para lutar contra a Iniciativa Orquídea no espaço. As coisas dão errado quando Xavier ordena que sua equipe possa fazer tudo o que puderem para obter as informações que procuram. Jean é a última da equipe a ser morta quando um grupo de sentinelas esmaga sua nave de fuga do qual ela estava escapando.

Isso tudo acontece como uma pista para revelar que os X-Men não temem mais a morte, já que agora podem trazer qualquer mutante caído de volta à vida graças aos Protocolos de Ressureição e os Cinco. Mesmo que seja uma morte real, ela é essencialmente desfeita na próxima edição.


⊗ 7. WOLVERINE MATA JEAN GREY 2.0

A morte mais recente de Jean veio pelas mãos de seu aliado e amante Logan em Wolverine #1. Embora Logan tenha tentado matar Jean antes, a pedido dela, ou para salvá-la, esta é a primeira vez que ele realmente consegue.

No entanto, isso aconteceu depois que uma misteriosa inimiga chamada Garota Palida usou seus poderes para deixá-lo louco e matar todos ao seu redor. Jean foi, é claro, ressuscitada por meio do novo sistema de renascimento de Krakoa.


Apesar dessa quantidade de mortes, fisicamente ela só pereceu nas mortes 4,6 e 7. Ao aglutinar para si a essência e as memórias de Madelyne Pryor e de Fênix entre os X-Men, é como se fosse sua morte também. Pois tinham um pouco de Jean nelas, afinal, ela sentia a dor de todas elas.

“Ouçam-me X-men, Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para Sempre eu sou a Fênix.” – Fênix Negra.

Jean Grey, Fênix Negra.

Mas e vocês caros mutantes, se recordam de alguma outra morte da Jean no universo Marvel Prime (antigo 616)? Comente abaixo! E caso não nos acompanhe no Instagram, clique aqui e nos siga!