QUADRINHOS

Conheça 5 MANIPULADORES DE REALIDADE que são totalmente diferentes

Mutantes com a habilidade de alterar a realidade são raros e bem distintos. Conheça a diferença entre diferentes manipuladores de realidade.


No universo dos quadrinhos é possível presenciarmos diferentes personagens capazes de manipular a realidade, e isso não poderia ser diferente com os mutantes, apesar de serem raros. Geralmente sendo classificados como ômega, esses representam uma parcela única capaz de criar todo um novo universo — ou alterar um já existente.

E dentre os capazes de manipular a realidade temos dois poderosos ômega: Monarca (Jaime Braddock) e Proteus (Kevin Mactaggert). Usina (Franklin Richards) também fazia parte da lista, mas como deixou de ser mutante, foi removido — Franklin inclusive precisou fazer terapia para lidar com isso. Porém, os três representam diferentes tipos de manipulação de realidade ômega: O quântico, psiônico e universal respectivamente. E apesar de não existir um Manipulador de Realidade (Onírico) ômega, também existe essa categoria. Sabendo disso, reunimos as principais coisas que os diferem em seus próprios tipos de manipulação.

Confira então abaixo as diferenças!


⊗ MANIPULAÇÃO DE REALIDADE: QUÂNTICA

A manipulação de realidade quântica talvez seja a mais diferente das presente nessa lista. Sendo a fonte de todo o poder do Monarca, ela é sentida por ele através de fios que conectam todas as coisas do universo. Para o Jamie, esse poder foi extremamente danoso para ele. Afinal, em sua infância ele não conseguia entender a natureza do mesmo e com isso causava inúmeros danos acidentais. Porém seu poder se tornou mais bruto quando adulto.

Então toda vez que ele puxava um dos fios, acontecia uma alteração na realidade onde ele achava que fazia isso porque estava vivendo dentro de um sonho lúcido. Mesmo hoje, com o Jamie nos quadrinhos da EXCALIBUR e KNIGHTS OF X, é possível ver ele um pouco perturbado entre a realidade e o que de fato ele vê — felizmente a sua irmã Capitã Britânia (Betsy) consegue colocar um certo equilíbrio em sua mente.

Para melhor esclarecer, Monarca consegue puxar esses fios que constroem a realidade. Isso significa que ele pode desconfigurar e reconfigurar tudo ao puxar, cortar, obstruir ou adicionar uma nova amarra a esse fio. Mas vale citar que ele não consegue criar um universo do nada, ele precisa antes de um universo já existente para poder criar um novo.

Alguns exemplos desse seu poder são vistos ao longo da mais recente EXCALIBUR (2019), onde o Jamie já conseguiu trazer o seu irmão Brian de volta a vida ao puxar o fio que “segurava” a vida dele. Outro exemplo foi quando ele esticou o fio da realidade do Extramundo e o duplicou, para fazer um totalmente novo afim de obter mais de uma versão de Capitães Britânia para proteger Avalon.


⊗ MANIPULAÇÃO DE REALIDADE: UNIVERSAL
MUTANTE-OMEGA-E-BANIDO-DE-KRAKOA

A manipulação de realidade universal é algo presente apenas em forças cósmicas — e claramente esse é o poder do Franklin Richards, filho de “pais cósmicos”. Diferente do Jamie que precisa manipular uma realidade existente, o Usina (Powerhouse no inglês) consegue literalmente criar qualquer coisa que quiser — inclusive universos — sendo que até mesmo Jean Grey em posse da Fênix Branca da Coroa já experimentou tal poder.

E esse é um poder que aflorou no Franklin desde o seu nascimento, onde se era possível ver ele aos seus 3 anos criando miniuniversos inteiros debaixo dos lençóis de sua cama. O poder do Franklin é tão intenso e ilimitado, que segundo os Celestiais é dito ser de escala referente a uma entidade. E uma bem específica, o Eternidade.

MANIPULACAO-DE-REALIDADE-PSIONICA-UNIVERSAL-E-QUANTICA-4

No entanto para tentar controlar seus poderes com exatidão, é dito que sua versão mais velha e do futuro bloqueou o surgimento dos seus poderes, para torná-lo mais forte a medida que crescesse — dando tempo a ele controlar esse poder. Mais recentemente, em QUARTETO FANTÁSTICO + X-MEN, é dito que o Sr. Fantástico havia construído “por engano” um aparelho capaz de nulificar o gene x, e ele fez esse teste no próprio filho.

Com o desgaste desse poder, Franklin acabou perdendo seu gene x, deixando inclusive de ser um mutante — você pode conferir isso aqui. Antes o Franklin era usado pela Marvel como um verdadeiro Deus Ex-Machina para crossovers — sempre que algo ia além demais da realidade, Usina era usado para reiniciar tudo e colocar como era antes. Inúmeras histórias da Marvel já foram usadas tendo o Franklin como o “seu salvador”, a mais recente foi em Guerras Secretas (2015).


⊗ MANIPULAÇÃO DE REALIDADE: PSIÔNICA

A manipulação de realidade psiônica por outro lado é uma totalmente diferente das listadas. No universo Marvel é estabelecido que a telecinese é nada mais é que a “mente sobre a matéria”. Sobre qualquer molécula de matéria existe um tipo de “aura” que “prende” essa partícula. Essa aura é chamada de energia psiônica. E é uma aura existente em tudo, seja nos seres vivos ou em objetos sólidos.

Normalmente para alcançá-la os mutantes psíquicos costumam unificar a telepatia e a telecinese, afim de alcançar esse tipo de poder bruto. Mutantes psíquicos naturalmente conseguem manipular essa energia e moldá-la no que bem preferir. Psylocke, Capitã Britânia, Kid Ômega, Jean Grey e Miragem são alguns dos mutantes psíquicos capazes de usar essa energia.

No entanto, o nosso mutante ômega de exemplo, o Proteus, consegue não só manipular esse tipo de energia como também alterar as propriedades do que de fato ele é, podendo assim alterar também a realidade do que aquele aglomerado de moléculas de fato representa. O poder do Kevin, em tese, talvez seja o que mais daria desvantagem a ele (comparado as outros da lista), porque para usufruir de seus poderes ele precisa consumir uma enorme quantidade de energia psiônica, e geralmente ele consome seu corpo e o de outros no processo.

Em Krakoa, Proteus usa os seus poderes como parte do milagroso grupo conhecido como Os Cinco. Ele e os outros quatro membros são os responsáveis por trazer os mutantes de volta a vida. E citando sua parte no grupo como um dos exemplos do uso de seus poderes, Kevin é o responsável por transformar os inférteis casulos de Ovo (antigamente chamado de Bolas Douradas) em férteis, sendo assim passíveis de gerar vida mediante o uso dos poderes de Elixir.

Proteus e Hope (usando os poderes de Proteus) refazendo a paisagem de Marte durante a terraformação.

Resumindo: Proteus tem a habilidade de moldar a energia psiônica que existe em toda a matéria, e com isso, sendo possível não só manipular ela como também alterar a natureza do que ela representa. Mas claro, consumindo uma enorme quantidade de energia no processo. Nos dossiês de Krakoa é dito que Kevin costuma consumir até 2 “cascas” vazias (aka clone sem consciência) por semana do próprio Professor X.


⊗ MANIPULAÇÃO DE REALIDADE: ONIRICA

Como falamos no início do texto, para essa categoria não existe — ainda — nenhum manipulador de realidade onírico que seja ômega. E para melhor exemplificar o potencial desse tipo de manipulação, em NOVOS MUTANTES fomos apresentados à jovem Natashia “Tashi” Repina, que em Krakoa recebeu o nome mutante de Cosmar, sendo uma alfa da categoria.

Cosmar, como a categoria já sugere, é capaz de alterar a realidade por meio dos sonhos ou pesadelos das pessoas. O próprio corpo da jovem é resultado do descontrole dos seus poderes, que deu a ela uma aparência “monstruosa” pois a garota usou inconscientemente suas habilidades durante um pesadelo.

A mutante inicialmente manipulava a realidade só enquanto inconsciente, mas rapidamente aprendeu a usar suas habilidades como um onironauta, ou seja, capaz de manipular sonhos enquanto acordada — lembra do filme Sharkboy e Lavagirl e do protagonista Max, que mais tarde se descobre um onironauta? Nessa mesma ideia.

Por ter um controle da parte inconsciente, ela naturalmente desenvolveu fortes defesas psíquicas. E qualquer telepata desavisado sofrerá os danos de sua habilidade levando pesadelos aos invasores.

Até o momento, Cosmar recebeu bastante desenvolvimento durante a HQ atual dos NOVOS MUTANTES, e foi um dos pilares responsáveis por salvar o telepata Amouk Farouk, conhecido antigamente por Rei dos Sombras, da própria entidade.

Mesmo tendo o controle de suas habilidades, Cosmar ainda tem muito a aprender sobre o uso em si, pois até o momento não conseguiu desfazer o dano causado em seu próprio corpo. Porém o mutante Masque foi capaz de dar uma nova identidade a garota, ao remodelar o corpo da jovem para algo mais humanoide.


⊗ MANIFESTAÇÃO DE PODER: MANIPULADOR DE REALIDADE (TEMPORAL)

David Haller, também chamado de Legião, é o filho do Professor X e tem a habilidade mutante de manifestar poderes. O problema é que David nasceu com transtorno dissociativo de identidade, no geral, sua mente cria novas identidades conforme a necessidade ou o trauma. No entanto, David aprendeu que a cada manifestação de identidade que ele tinha, essa identidade surgia com um novo poder.

Desse modo, David mesmo sendo um mutante ômega nessa categoria, as habilidades que ele pode gerar podem ser ômegas ou não. E é o caso da sua identidade conhecida como “The Legion”, que é um manipulador de realidades ômega oriundo dessa manifestação de poder.

David sendo protegido por Xorn e Zorn enquanto criava o Altar

Não sabemos confirmar de fato qual o tipo de manipulador de realidade o “The Legion” é, mas ele parece indicar ser da categoria temporal, por conseguir também influenciar não só no espaço, mas também no tempo.

Quando David assume a forma de Gestalt — que é quando ele tem o controle do corpo principal —, uma das identidades de poder que ele mais usa é justamente a do The Legion.

Dentre os feitos criados por ele, está o Altar, que é nada mais que uma realidade de bolso alternativa com entrada física em Arakko que leva para o consciente de sua mente.


⊗ BÔNUS: MISTER M (MANIPULAÇÃO DE MATÉRIA)

O Absolon Mercator, ou Mister M, está um pouco sumido dos quadrinhos, mas tanto em X OF SWORDS quanto em KNIGHTS OF X ele já foi referenciado — talvez indicando o seu retorno, agora usando o nome mutante de Mercator . Ele foi um dos poucos mutantes que conseguiram manter seus poderes após o Dia M, e utilizava seu dom de Manipulação de Matéria para devolver os poderes daqueles que queriam.

Descrito com o nível de poder de um deus, Mister M é capaz de moldar a forma e a existência de muitas coisas. Em tese (e até mesmo na prática) seu poder poderia ser utilizado para reescrever muitas leis do universo, então também não foge muito da manipulação de realidade.

Em explicação seus poderes seriam parecidos com os do Franklin Richards, mas diferente dele que consegue criar sem uma fonte específica, o Mister M por outro lado precisa até mesmo da menor molécula de oxigênio para poder criar uma explosão nuclear, por exemplo.



É fato dizer que, apesar desses poderosos mutantes terem poderes idênticos — manipular a realidade — na prática suas naturezas são bem diferentes. E mesmo sabendo que eles podem executar uma mesma tarefa no final, é importante entender que a forma como chegarão ao resultado são bem diferentes.

Mas e então leitores, gostaram desse conteúdo mais cirúrgico explicando a forma como esses poderes funcionam? Existem outros mutantes manipuladores de realidade pelas histórias, como Mad Jim Jaspers (e até mesmo a Feiticeira Escarlate), consegue se lembrar de mais algum?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!