QUADRINHOS

Conheça a história da primeira e pré-histórica hospedeira da Fênix

A Força Fênix criada por Chris Claremont e Dave Cockrum se tornou uma das mais marcantes, poderosas e constantes entidades cósmicas a aparecerem nos quadrinhos. Jean Grey é a hospedeira mais famosa da entidade, mas uma coisa foi estabelecida nos quadrinhos, ela não é a primeira. Mas então quem seria?


Segundo os quadrinhos, essa primeira hospedeira seria Firehair (Cabelo de Fogo), uma mutante de 1 milhão de anos antes do nascimento de Cristo. Ela apareceu na HQ Vingadores 1.000000 AC, onde fez parte dessa equipe, ao lado das versões pré-históricas de personagens conhecidos. Em Vingadores (2018), tivemos o prólogo para a Saga da Marvel, “Enter The Phoenix”, os leitores puderam conhecer um pouco mais sobre essa hospedeira. Conheça abaixo a história da mutante. Spoilers da edição 39 de Vingadores abaixo.

⊗ Abandonada ao nascer

Quem narra a HQ é a própria Firehair, que conta sobre sua vida desde o nascimento. Ela relata que, ainda recém-nascida, foi abandonada em um local que futuramente chamaria de “Local Queimado” (Burnt Place). Lá, urubus observavam esperando o momento certo para se alimentarem dela. A pequena foi abandonada por seus pais naquele local para ser comida pelos urubus ainda suja do sangue do parto.


Muitas pessoas foram abandonadas no mesmo local, por terem cores diferentes do “comum”, alturas diferentes, alguma inabilidade física ou até mesmo decidir seguir uma religião diferente. No caso de Firehair, como seu nome indica, a jovem nasceu com seus cabelos ruivos como fogo.

“Minha primeira memória é o farfalhar de penas e olhos famintos. Olhavam profundamente para mim, em minha medula. Eu era uma recém-nascida, mas ainda me lembro do cheiro de morte daquele dia. A mudança parece sempre árdua, mas o medo sempre vem fácil. As vezes só o que é necessário é um pouco de vermelho”

Antes que os urubus conseguissem matá-la, uma matilha de lobos salvou a bebê, levando-a para viver com eles. Assim ela viveu entre os lobos, por 10 anos.


⊗ A Tribo sem Medo

Já como uma pré-adolescente, a pequena ruiva retornou para o Local Queimado, lá encontrou outro bebê deixado como alimento para os urubus, um mutante de um olho só. Quando a menina se aproxima do bebê, é interrompida por uma voz em sua mente, um homem que flutua e a deixa muito assustada.


Ao se livrar do medo, a jovem se aproxima do homem, que telepaticamente diz a ela que a viu no dia em que os lobos a levaram, mas não teve coragem de salva-la. O homem pede desculpas e a convida para se juntar a ele e sua família. A menina não entende as palavras, mas compreende o significado do que é dito e aceita.

Lá, Firehair encontra a Tribo sem Medo, formado por diversos mutantes que vivem escondidos daqueles que os discriminavam. O Andarilho Alto (Highwalker), como a menina passou a chamar o mutante telepata, ajudava todos os exilados a viverem melhor. Pacifista nato, ele tentou unir humanos e mutantes até o dia em que foi brutalmente assassinado.


⊗ O despertar da mutante

Certo dia, de repente, os poderes telepáticos de Firehair despertaram. Ela sentiu que as pessoas da tribo que a abandonou descobriram sobre os exilados e estavam a caminho para matá-los. Nesse momento, ela percebe que também pode conversar telepaticamente, mas não há tempo para entender esse dom, o Andarilho pede para que ela se afaste junto com os outros mutantes.


A jovem então relata que o Andarilho Alto era um mutante poderoso, com telecinese e telepatia, que poderia destruir os cérebros dos invasores ou esmagar completamente o corpo deles, mas aquela não era sua intenção, pois era um pacifista.

“Ele não queria machuca-los ou controlá-los. Ele queria que aqueles olhos ignorantes vissem a verdade. Talvez ele tivesse conseguido, se não fosse por mim.”


A telepata, com seus poderes recém descobertos, sentiu o ódio emanado pelos invasores, e isso fez com que ela se apavorasse. Sentindo que aqueles humanos perseguiriam as pessoas diferentes para sempre, cogita matá-los. Esse pensamento faz com que o Andarilho Alto se distraia por um segundo, para tentar acalmar a menina, essa distração foi suficiente para que os atacantes assassinassem brutalmente o mutante.


O trauma faz com que a menina perca o controle de seus poderes, dominando a mente de todos no local, fazendo com que se matem em um combate sangrento sem sobreviventes, com exceção dela mesma.

Meu despertar psíquico foi uma noite de assassinato, morte e o pior de todos os pensamentos possíveis. Não sei como isso não me matou. Eu fiquei lá por um tempo desejando que tivesse matado.


⊗ Entra a Fênix

Traumatizada, a jovem mutante resolve retornar até o Local Queimado e esperar até que os urubus finalmente a comam, matando-a. Devastada com tantas mortes que presenciou, ela só pensa em morrer. Contudo, enquanto esperava, a mutante se perguntou sobre o evento que causou aquela devastação no local, o que causara o fogo. Nesse momento os urubus próximos são completamente incendiados.


Quem causou o incêndio não foi ninguém menos do que a própria Fênix. É revelado que a Fênix causou aquela marca não apenas ali, mas em diversos mundos, muitos anos antes na necessidade de encontrar um hospedeiro. Os poderes da jovem, junto com sua sede sangue e vingança, fizeram com que a ave retornasse.

Meu poder mutante bruto, junto com meu potencial para a carnificina atraiu a Fênix até mim. Ela viu em mim a chance de fazer aquilo pela qual nasceu para fazer, transformar planetas em cinzas.


⊗ O amor de um lobo

A hospedeira segue seu relato apontando que sua existência era quase como uma justificativa perfeita para a Fênix destruir os planetas. As perdas, a sede de vingança, a crueldade do mundo em que vivia. Tudo aquilo fazia os homens merecerem ser queimados. Antes que prosperassem e se expandissem, deveriam ser queimados.

“Este mundo está infectado. Impuro. A Terra está corrompida, a evolução tem que ser interrompida. Pelo bem do universo como um todo. Seria um incêndio justo, transformando toda a Terra no Local Queimado.”

Contudo, esse pensamento se interrompe, quando Firehair, hospedando a Fênix, vê o lobo que a salvara dos urubus se aproximando. Ver o animal a faz refletir de que ela estava naquele momento agindo justamente como os urubus que estavam prestes a comê-la, que ela poderia ser melhor do que aquilo.


A humanidade nunca saberá o quão perto estiveram da extinção enquanto ainda estavam em seu berço. E que eles foram salvos … pelo amor de um lobo.


⊗ A busca por Odin

Nas páginas finais, temos Odin tentando erguer o Mjolnir, completamente irado com o fato da arma mística se recusar a deixá-lo levantá-la. De repente, uma explosão acontece em Asgard. Não é ninguém menos do que a própria Fênix, que ali surgiu para recrutar Odin para salvar o mundo junto com ela.

Odin de Asgard, você pode me chamar de Fênix. Estou montando uma equipe para salvar o mundo dele mesmo e de pessoas como você e eu. Você está dentro?

Assim acaba a HQ, antes mesmo da resposta do deus de Asgard. Mas sabemos que a entidade fala da equipe dos Vingadores Pré-Históricos apresentada em Marvel Legacy (2017), composta por versões pré-históricas do Punho de Ferro, Pantera Negra e Cavaleiro Fantasma, além do feiticeiro Agamoto (“Dr Estranho”), Estigma (“Hulk”) e Odin (Pai de Thor).


O que você achou da história da mutante? Diga o que pensa nos comentários.