QUADRINHOS

Como Charles Xavier fez sua fortuna e se tornou o homem mais rico da Marvel

Ao longo do Universo Marvel, Charles Xavier sempre foi considerado um dos homens mais ricos. Hoje, com sua fortuna adquirida ao longo do Alvorecer do X, Charles se tornou então o homem mais rico da Marvel!


Charles Xavier sempre foi motivo de curiosidade para os fãs dos X-Men. Não só por sua ideologia de convivência pacífica entre humanos e mutante, mas também pela origem “misteriosa” de sua fortuna.

Afinal, Charles bancava não só centenas de estudantes no Instituto, como também patrocinava as missões dos X-Men, comprava equipamentos novos para eles e ainda sobrava dinheiro para reformar as constantes explosões que o Instituto sofria.

Então reunimos uma série de curiosidades sobre o dinheiro do Xavier, desde a sua exorbitante fortuna como também o que ele fez para se tornar o homem mais rico da Marvel.

IMPORTANTE! É bom ressaltar que a informação dele ser o homem mais rico da Marvel apareceu em X-FORCE #4 (2019), com roteiro de Benjamin Percy e arte de Joshua Cassara.


⊗ 1. HERANÇA DE FAMÍLIA

Charles Francis Xavier nasceu em uma rica família aristocrata, tendo sido o único filho de Sharon e Brian Xavier, um pesquisador de energia nuclear. Não só isso, mas como todos os membros de sua família são compostos por cientistas que por anos foram acumulando patrimônios e alimento suas fortunas.

Charles perdeu seu pai ainda quando criança, e mais tarde sua mãe casou com Kurt Marko, um colega de trabalho de seu falecido pai. Dessa união, Charles ganhou um irmão, Cain Marko. Mas Cain sempre teve inveja de Charles e acabou se tornando, anos mais tarde, o vilão Fanático.


⊗ 2. APLICAÇÃO DA FORTUNA

Xavier com 10 anos despertou sua telepatia, e como ocorre em todo telepata, isso fez que naturalmente a sua inteligência se tornasse maior e muito mais aplicada que a de pessoas comuns. Charles cresceu como um jovem prodígio e repleto de sonhos, com menos de 17 anos já entrara na faculdade e aplicava a sua fortuna em ações certeiras. Ele era um verdadeiro investidor – mas fica a duvida se ele não usava a sua telepatia para avaliar de especialistas de economia quais ações iriam vingar.

Após a sua faculdade, Charles também se aventurou pelo mundo para adquirir conhecimento sobre várias outras áreas, como robótica, economia e gestão. Conhecimentos esses que mais tarde foram necessários para ele poder construir as primeiras versões do Cérebro e projetar a Sala do Perigo


⊗ 3. CHARLES QUASE FOI A FALÊNCIA

Quando Xavier ficou paraplégico após um acidente, ele passou aplicar o seu tão sonhado sonho e reuniu os X-Men da Primeira Classe: Jean Grey, Ciclope, Homem de Gelo, Anjo e Fera respectivamente. Além é claro, se intitulando agora como Professor X. Para a preparação deles Charles investiu e MUITO em equipamentos eletrônicos de última geração, chegando a ir quase a falência.

Mas como um excelente acionista que era, ele conseguiu investir o que lhe tinha e com os meses foi recuperando a sua fortuna novamente. Charles ficou famoso no mundo dos negócios por sempre ter um “bom palpite” sobre quais investimentos lhe trariam lucros


⊗ 4. BANCANDO OS X-MEN

Por anos o Professor X foi capaz de manter e bancar os gastos dos X-Men. Mesmo quando o X-Jato era abatido ou quando a Mansão X era atacada ou explodida por um vilão, Charles se mantinha firme. Mas ele não foi o único a investir nos X-Men.

Conforme alguns novos mutantes agregavam ao time, alguns deles também com suas riquezas investiam a fundo na ideia de Xavier e patrocinava os mutantes, até porque muitos deles até mesmo moravam no Instituto. Como exemplo temos mutantes como Warren Washington lll, Roberto da Costa, Monet St. Croix, Xi’an “Shan” Coy Manh, Emma Grace Frost, Erik “Magnus” Lehnsherr e vários outros.

O interessante é que boa parte das famílias que contribua para a existência financeira dos X-Men participavam ou tinham ações dentro do Clube do Inferno, organização essa que além de ter mutantes como fundadores, seus membros também eram de escala bilionária.


⊗ 5. O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO

No mais novo ALVORECER DO X, Charles Xavier e os mutantes do mundo passaram a viver sob o solo de Krakoa e agora fazem parte de um país aceito inclusive pela ONU. E como nação, Krakoa agora tem por dever exercer a sua diplomacia. Como tal, à ilha-nação passou a comercializar remédios que não funcionam para mutantes, mas que tem um alto teor de eficiência em humanos.

Krakoa passou a produzir três diferentes tipos de remédios: Um para curar doenças mentais, outros para prolongar o tempo de vida e o último para curar doenças terminais. Isso por si só deu a Xavier uma alta renda bruta em sua conta. Se antes ele tinha 3,5bi avaliados segundos o Fantomex, hoje Charles é creditado como o homem mais rico do mundo, como revelado em X-FORCE #4.

É revelado também que Xavier criou a moeda digital Xcoin, algo pra ser comercializado em conjunto com os medicamentos produzidos em Krakoa e que no total a sua riqueza é inteiramente incalculável.


⊗ 6. KRAKOA É UMA NAÇÃO COMUNISTA

Apesar de Charles Xavier ser creditado como o homem mais rico do mundo, isso é somente um título que ele ostenta para se apresentar aos humanos como vimos ele fazer durante a sua reunião em Davos ao Fórum Econômico Mundial. Charles e Magnus se apresentaram como capitalista na reunião, dizendo que entrariam no “jogo comercial” dos humanos apenas para tomar o lugar deles no mundo.

No entanto a real política de Krakoa é uma nação comunista! O Conselho Silencioso de Krakoa deixa bem claro isso ao longo das histórias; se um mutante quiser ter uma casa, comprar um carro ou fazer qualquer ação fora de Krakoa, eles terão total direito a qualquer quantia.

E o maior exemplo disso é que várias empresas foram criadas em cima de nomes de mutantes ou em referência a projetos que o Xavier já tinha. Charles mesmo por exemplo tem seu nome atrelado em várias de suas ações, seja anônimas ou não. confira abaixo:

  • Produtos Farmacêuticos Xavier
  • Tecnologia Mentes Dotadas
  • Fazendas do Vale Fabuloso
  • Notícias e Mídia Summers
  • Energias Evoluídas
  • Mineração Ponto X
  • Filmes Cerebral
  • Escritório de Advocacia Fênix
  • Salem Center Leilões
  • Pássaro Negro Motores
  • Escritórios de Contabilidade Drake
  • Gestão de Resíduos Wolverine
  • Sua Fundação Filantrópica dos Sonhos


Mas e então mutantes, gostaram desse mais novo status quo para os nossos heróis? Xavier é de fato um mutante rico. E os mutantes estão realmente definindo o jogo político, cultural e também econômico de Krakoa para o mundo. Deixe seu comentário abaixo!

E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!