QUADRINHOS

Saiba 7 curiosidades sobre o mais novo capacete do Professor X

Desde o início da Dinastia X e ao longo do Alvorecer do X, o Professor X tem usado o seu novo capacete constantemente. Saiba 7 curiosidades abaixo!


Durante a nova fase dos X-Men intitulada de Alvorecer do X, o Professor Xavier tem usado seu mais novo capacete religiosamente tão quanto o Magneto usa o seu.

Para quem conhece os X-Men seja pelos desenhos, filmes ou pelos quadrinhos, sabe que o Cérebro – o capacete de ampliação mental – sempre foi um recurso usado pelo Professor X e outros telepatas (como a própria Jean Grey) para localizar mutantes.

E o Cérebro é um ícone muito presente na mitologia dos X-Men, assim como a Sala do Perigo e a Mansão X. Por isso, reunimos alguns tópicos interessantes sob o mais novo Cérebro do Professor X que você pode não saber.


⊗ 1. A CONSTRUÇÃO DO CÉREBRO

O Cérebro atualmente se encontra em sua 7ª versão, e o primeiro capacete foi construído pelo próprio Professor X. As outras versões foram aperfeiçoadas pelo Fera até a sua 4ª versão, após isso a manutenção e a criação de um novo modelo ficou por conta do mutante Forge.

A partir de sua 6ª versão, Forge deu ao capacete uma modelagem totalmente diferente ao habitual. Além de ele ficar totalmente operacional, sua fonte de energia agora é acoplada diretamente em sua unidade além de ficar totalmente prático para o uso constante.

Em POTÊNCIAS DE #5 por exemplo é dito que partes do Cérebro foi construído usando tecnologia Shi’ar das quais Xavier tinha acesso. E sua fonte de energia vem diretamente de um reator de fusão, ou seja, Xavier carrega pra cima e para baixo em sua cabeça uma verdadeira bomba nuclear.


⊗ 2. LOCALIZAR MUTANTES

A utilização do Cérebro para localizar mutantes é algo muito presente em qualquer mídia dos X-Men. No entanto, durante a nova saga descobrimos que esse recurso é na verdade a sua segunda função (a primeira você saberá logo mais abaixo).

Sabendo disso, qualquer telepata que operar o cérebro terá o acesso a uma vasta capacidade mental para pesquisar qualquer mutante no planeta. Atualmente com suas novas configurações caso haja a conexão com um telepata ômega, o mesmo será capaz de se comunicar inclusive entre altas distâncias – como vimos em DINASTIA X #5 entre Jean Grey e o Professor X.


⊗ 3. AMPLIFICADOR MENTAL

O Cérebro é um excelente amplificador de poderes de origem mental. Com ele, o mutante que o utiliza consegue usar suas habilidades mentais com maior poder possível.

Se um telepata alfa poderoso como Xavier por exemplo utiliza o Cérebro, ele provavelmente chegaria ao poder bruto de um ômega caso tentasse. E não muito que isso poderia causar danos mentais a nível mundial – assim como vimos ele fazer em POTÊNCIAS DE X #6, ao utilizar o capacete pra enviar uma mensagem global a todos os habitantes.


⊗ 4. INTEGRAÇÃO COM KRAKOA

Em POTÊNCIAS DE X #5 é dito que o novo Cérebro foi construído pelo Forge e que o mesmo possuiu diversas conexões com o país mutante. Com o atual Cérebro, o Professor é capaz de administrar algumas funções computadorizadas da ilha graças a sua integração.

Em uma conexão empática, Xavier poderia por exemplo solicitar que Krakoa fechasse ou impedisse o acesso de algum portal, ou até mesmo “baixar” as informações da ilha diretamente em sua interface, um perfeito exemplo de biotecnologia.


⊗ 5. PROTEÇÃO PSÍQUICA

Assim como revelamos no item 2, naturalmente o Cérebro expande as habilidades mentais do seu usuário, mas uma das funções dele também é permitir que as defesas mentais levantadas psiquicamente sejam mais efetivas e robustas.

Sendo assim, telepatas que utilizam o Cérebro recebem um up a mais em suas defesas, impedindo que outros telepatas habilidosos consigam acessar suas memórias e informações. Provavelmente os únicos telepatas que poderiam atravessar as defesas do Cérebro seriam Kid Ômega e Jean Grey, os dois únicos telepatas ômegas existentes.


⊗ 6. UNIDADE DE ARMAZENAMENTO DA MENTE MUTANTE

Após as revelações sobre o Cérebro ocorrida em POTÊNCIAS DE X #5, ficou estabelecido que a principal função do capacete desde a sua 5ª geração era a de copiar e armazenar a psique – sua personalidade, suas memórias, individualidades, desejos, sonhos, falhas e vontades – de todos os mutantes.

De início essa informação pode parecer difícil de se associar à algo positivo, mas para mutantes isso foi o que permitiu alcançar o status quo da imortalidade, graças aos Protocolos de Ressurreição realizados em DINASTIA X #5.

A atual versão do Cérebro contém 5 backups para armazenar todo esse montante de informação – 1 para uso principal, 3 reservas e 1 como unidade de emergência – escondido em Krakoa. No entanto, todos eles precisam estar operantes mediante o Cérebro Principal, existente no Berço 1 de Krakoa, como revelado em X-FORCE #3.

Toda semana o Professor X faz um backup geral de todos os mutantes existentes, podendo assim atualizar seus dados caso seja necessário ser utilizado para ressuscitar um mutante.

Apesar dos Cinco serem peças primordiais para os mutantes terem alcançado esse status quo, sem o Cérebro e um operador potente para utilizá-lo, a única coisa que eles teriam seria um corpo mutante clonado – sem memórias, sem vivência e experiência para operar aquele corpo.


⊗ 7. A ESPADA CÉREBRO

Com a assassinato do Xavier ocorrido em X-FORCE #1, logo na segunda edição Jean Grey foi obrigada a operar o capacete para trazer o Professor X de volta. E como o aparelho que o Charles usava havia sido danificado, Magneto transformou os destroços do Cérebro em uma lâmina – A Espada Cérebro.

Dado por Magneto ao Professor, a Espada Cérebro carrega em si uma mensagem muito importante. Ela representa o sonho de Xavier, que foi quebrado e destruído, mas reformado e forjado com um sonho totalmente novo – revelado em X-FORCE #6.

De imediato não sabemos qual a importância da Espada Cérebro, provavelmente será revelado na mais nova saga X OF SWORDS que se iniciou recentemente. Porém na edição #12 de X-FORCE vimos o Mikhail manipular a espada e dela foi emitida uma forte rajada psiônica.

Apesar da sua real existência permanecer um completo mistério, os inimigos fizeram o máximo possível para roubá-la – enquanto os mutantes fizeram o possível para tentar protege-la.



Mas e então mutantes, gostaram de saber esses detalhes sobre o novo Capacete do Cérebro? Caso tenha sentido falta de mais alguma informação que não foi constado aqui, deixe nos comentários que iremos atualizar o nosso post.

E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!