QUADRINHOS

X OF SWORDS: A dor do Luto, Profecias e a Convocação dos 10 Campeões de Krakoa

Muitas informações dadas na segunda edição de X OF SWORDS. As profecias, o luto e a convocação dos 10 campeões fazem parte dessa edição!


ATENÇÃO: A MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DE X OF SWORDS #2 (X-FACTOR #4)

A segunda edição de X OF SWORDS (X-FACTOR #4) não foi tão frenética quanto a primeira, pelo contrário, essa foi uma edição para nos situar de todos os riscos que agora os mutantes sofrem, principalmente os campeões que foram convocados ao final da edição. Se Krakoa e todo o ALVORECER DO X estava nos dando um alívio sobre a boa vida dos mutantes, essa edição serviu justamente para nos avisar que nada está bem em Krakoa.

Mas antes de você ler o resumo e as considerações dessa segunda edição, sugerimos a leitura de nossa matéria abaixo para você se situar de todo o contexto envolvido. Feito isso, segue a leitura!


⊗ A INGENUIDADE DE APOCALIPSE

A ingenuidade de Apocalipse custou caro aos krakoanos. Ele achou que após longos anos sem ver seus os filhos, os mesmos estariam o esperando de braços abertos, acontece que eles estão tão enfurecidos por terem sido esquecidos em Amenth que armaram uma emboscada. No processo Apocalipse e Rictor acabaram sendo feridos pela toxina mortal da Peste, Pedreira foi morto em solo de Amenth e coube a Polaris, Destrutor, Fera, Monet, Arcanjo e Syrin fazerem o resgate não só de sua própria equipe como o de Unus, o Intocável.

Em Krakoa, os feridos foram levados ao Jardim de Cura para serem tratados pelo Curandeiro. Em um momento específico é possível perceber que Apocalipse e Rictor começaram a desenvolver um elo. Um tão forte que nem mesmo Apocalipse conseguiu se livrar. Infelizmente, Rictor acabou morrendo pela toxina antes mesmo de chegar ao local para ser tratado.


⊗ A MORTE VOLTOU A SER UM PROBLEMA REAL EM KRAKOA

Com Rictor e Pedreira mortos, os Cinco foram convocados imediatamente para trazerem de volta os mutantes caídos através dos Protocolos de Ressureição. Acontece que apesar do Rictor ter sido ressuscitado, o Pedreira por outro lado não foi totalmente. Seu corpo em si era o mesmo, mas sua consciência assim que entrou no corpo foi corrompida. Acontece que seu backup estava danificado mediante sua morte que aconteceu no Extramundo (Amenth) – enquanto Rictor apesar de ferido no Extramundo, morreu em sua devida dimensão.

Como o Extramundo nada mais é que o núcleo de todas as dimensões existente, o que o Cérebro captou não foi o backup do nosso Pedreira, mas sim, de todos os Pedreiras que existem em todas as realidades. E essa falha (não esperada) custou tanto aos mutantes, que todos os backups realizados pelo Professor X foram danificados e um pane psicoelétrico aconteceu tanto no Xavier como também nos Cinco, que estavam conectados entre si graças a Hope e seus poderes – que estavam conectado aos do Xavier.

Por conta disso, a consciência do Pedreira foi definitivamente perdida, o que sobrou dele nada mais foi que um corpo com uma mente totalmente alquebrada: Morte! Por consequência dessa questão Xavier ordenou que todos os ovos que estavam fecundados fossem destruídos, afinal corria o risco de que outros mutantes fossem afetados por essa falha. Elixir foi obrigado a entrar no modo erosão – sua pele obscura – e destruir toda a vida ali presente.


⊗ A INOCÊNCIA DE XAVIER E A REVOLTA DO CONSELHO

Com esse problema em evidência, os Cinco levaram o relatório ao Conselho Silencioso dizendo que por um tempo indeterminado, todas as ressurreições estariam definitivamente proibidas. O Conselho indaga por qual motivo e os Cinco respondem que a morte voltou a ser um problema, visto a falha em trazer o Pedreira de volta.

Xavier novamente tenta contornar a situação mas o que vemos é ele sem saber também o que dizer, até porque nem ele mesmo entendia o dano pelo qual aquilo representava. Emma Frost levantou voz para lembrar de todas as vidas mutantes que eles já tinham perdido até ali, de todos os jovens e crianças que foram vítimas e que o Sandro – Pedreira – era apenas mais um na lista. Mais um que dessa vez não poderia voltar.

Jean Grey sugere impedir que os mutantes ousem a ir para o Extramundo novamente, até que o problema seja resolvido. Magneto por outro lado sugere que todos os mutantes seja convocados para Krakoa mediante essa falha. No entanto o que ficou resolvido é que apenas mutantes que precisassem ir ao Extramundo seria autorizado. E quem quisesse passar por um portal krakoano pra algum lugar deverá notificar a central, Sábia.


⊗ AS PROFECIAS DE POLARIS E A CONVOCAÇÃO DOS 10 CAMPEÕES

Ainda na reunião, após ser pressionada por Magneto, Polaris começou a apresentar um estado de luto e culpa pela morte do Pedreira, afinal, ela sentia que foi uma falha dela a morte de Santo – o que não é verdade. Nesse momento de desespero Lorna começara a narrar profecias em rimas, esse era o chamado para os 10 campeões de Krakoa que estavam sendo convocados para o combate.

Ao término, Polaris pegou metade dos restos mortais do Pedreira – a outra metade estava no “novo” Pedreira que vive agora em Krakoa – e ainda sobre o transe de suas profecias ela criou um altar de pedra para levar os campeões convocados para o Extramundo. Como ela também havia se tornado uma das profetas de Saturnyne, seu sangue também foi preciso para completar o ritual mágico. Aquele local seria um lembrete de que a morte é real, que a vida deve ser preservada, de que a energia flui e que a magia é sagrada. Além de todas as suas áreas, mediante um sacrifício sangue Krakoa também ganhou o seu Sanctus Sacrum (um trocadilho com o nome do Santo, Sagrado Santo).

Então vemos Magia aparecer e empunhando a sua Espada da Alma (ela foi uma das convocadas) dizendo que as trombetas deverão ser tocados, porque uma das campeãs havia chegado. Assim que ela toca o Sanctus Sacrum com a espada, o seu pilar brilha comprovando que de fato ela era uma das convocadas.


⊗ AS PALAVRAS AMARGAS DE MAGNETO E PROFESSOR X CONTRA APOCALIPSE

Por fazer parte do Conselho Silencioso e ser também uma das cabeças pilares da nação, Professor X e Magneto foram pessoalmente dar as péssimas notícias ao Apocalipse. Xavier sendo amistoso, disse que no momento os Protocolos de Ressurreição estavam proibidos e que por consequência disso, a ressuscitação de Apocalipse poderia demorar. Mas Xavier também pontua que a arrogância dele em não pedir ajuda acabou condenado todos ali presentes.

Magneto por outro lado foi mais cirúrgico e rude, dizendo que os joguinhos de En Sabah Nur estavam pedidos, que seus experimentos foram falhos e que a família dele era um câncer. Ele ainda acrescenta que o “destino dele é ficar sozinho e que ninguém sentiria a falta de sua presença”. Pelas palavras ditas por ambos, futuramente talvez isso possa representar uma cisão entre Apocalipse e os líderes de Krakoa, mas teremos que aguardar por mais.


⊗ CONSIDERAÇÕES DO UX

Essa segunda edição deu aos mutantes novamente um tom de urgência. Se a morte no Extramundo é algo permanente, isso significa que todos os 10 Campeões de Krakoa que foram convocados estão correndo sérios riscos de sumir da Marvel por um período de tempo. Claro que futuramente poderão desenvolver alguma forma de trazer o Pedreira e vários outros de volta, mas no momento, mutantes queridos como Tempestade, Magia, Capitã Britânia e vários outros poderão de fato morrerem.

Se na primeira edição tivemos muita ação digna de um blockbuster, essa segunda edição foi muito mais política. Muitos dos diálogos existentes na edição poderão ser usados mais tarde como anúncios de possíveis evento que poderemos ver tanto em X OF SWORDS quanto ao longo do ALVORECER DO X.

Ver o Magneto sendo agressivo em suas palavras – mais do que o normal – só revelou o quanto o Mestre do Magnetismo tem cansado da diplomacia. A rumores de que talvez tanto ele quanto a Polaris seja um dos campeões convocados, mas pode acontecer inclusive de outro mutante ser chamado…

No mais, a edição foi tão boa quanto a primeira. Apesar de ter tido a supervisão de Hickman para orquestrar a saga, o roteiro dessa edição foi da Leah Williams, o desenhista foi R.B. Silva e o colorista Carlos Gomez e ao que sugere, em cada edição pelo qual o crossover passar, será da responsabilidade do roteirista daquele título fazer.



Por hora, é isso. X OF SWORDS tem nos entregado um potencial incrível em história. Estas são apenas algumas das coisas que aconteceram nessa edição. Alguém já teve a oportunidade de ler? Caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!