QUADRINHOS

CONSELHO DE KRAKOA: Entenda como funciona a política do país-mutante

O Conselho Silencioso de Krakoa é uma das criações mais importantes para o país-mutante, e nessa matéria você entenderá suas políticas.

Enquanto vocês dormiam, o mundo mudou. Agora, os X-Men vivem no seu próprio país: Krakoa. Mutantes de todos os cantos do mundo são considerados cidadãos de Krakoa e podem se mudar para a ilha se quiserem.

Todo país possui um governo e um sistema de leis, e não poderia ser diferente nesse caso. Abaixo, explicamos como funciona a política de Krakoa.


⊗ O CONSELHO SILENCIOSO DE KRAKOA

O Conselho Silencioso de Krakoa é o grupo responsável por criar o sistema de leis da ilha-mutante, reger as políticas internas (e externas) e julgar as infrações. Doze mutantes de diferentes alianças fazem parte do círculo, que se divide em 4 grupos diferentes, nomeados de acordo com as estações do ano.

Eles foram definidos exclusivamente por Moira, baseando-se em todas as suas 10 vidas sobre quais mutantes mereciam um cargo, exceto por Mística, Senhor Sinistro e Kate Pryde.


Moira teme que Sinistro venha a trair Krakoa, como em uma de suas vidas passadas, e também não gosta de Mística no cargo – apesar de ter sido escolhida pra fazer ela ficar mais atarefada e não pedir pela ressurreição de sua esposa Sina. Kate Pryde foi uma decisão da própria Emma Frost.

Cada grupo além de serem separados pelas estações do ano, trazem consigo dilemas representando alguns aspectos de Krakoa como política, cultura, economia e defesas (ou ataques).

⊗ OUTONO

Uma combinação bastante interessante. É formado pelo Professor Xavier, Magneto e Apocalipse. Três grandes lideranças que tinham visões bastante diferentes sobre o futuro da mutandade no passado.

O grupo é a representação da política e do renascimento dos mutantes. Moira teve relacionamentos diferentes com cada um dos três ao longo de suas vidas. Ela reconhece que eles farão de tudo para proteger os habitantes de Krakoa.


⊗ INVERNO

Os vilões reunidos! Senhor Sinistro, Mística e Exôdus. A divisão de Inverno é um tanto quanto problemática – e eles até tiram sarro disso ao longo do Alvorecer do X.

Essa divisão trás consigo os dilemas bélicos do país-mutante. Sinistro como representante da ciência, acessando ainda mais dados mutantes; Mística sendo uma especialista em disfarces, além de ser uma excelente combatente; e Exôdus, um mutante ômega, trazendo o que há de melhor para Krakoa: poder e energia.


⊗ PRIMAVERA
Conselho

Formado por representantes da Companhia Comercial do Clube do Inferno, temos a Rainha Branca (Emma Frost), Rei Negro (Sebastian Shaw) e Rainha Vermelha (Kate Pryde). Eles são responsáveis pela distribuição dos medicamentos de Krakoa, por recuperar mutantes e também alimentar a economia da nação.

A divisão da Primavera é também um grupo problemático devido à influência negativa que o Rei Negro tem por conta de suas ações ambiciosas. No entanto, Emma e Kate tem conseguido evitar maiores desastres ao longo de suas relações.


⊗ VERÃO
conselho krakoa

Formado por Garota Marvel (Jean Grey), Tempestade e Noturno. É a única divisão inteiramente formado por membros clássicos dos X-Men. Eles representam o acolhimento do Verão, agregando com a cultura dos mutantes.

E assim como a divisão do Outono, são os mais pacíficos entre si, justamente pela intimidade familiar que eles têm uns com os outros.


⊗ CIFRA E KRAKOA

Krakoa não é apenas um lugar, mas algo vivo. Os mutantes e a ilha-viva possuem uma relação cooperativa. Dessa forma, Krakoa participa das deliberações do Conselho. Cifra, o mutante com a habilidade de se comunicar e reconhecer qualquer linguagem, age como intérprete, possibilitando a comunicação da ilha com o Conselho.

⊗ OS GRANDES CAPITÃES

O Conselho Silencioso de Krakoa é a autoridade governante, mas em tempos de ameaças que afetem a nação, os Grandes Capitães de Krakoa assumem a responsabilidade de proteger o estado. São os generais de guerra. O capitão comandante é considerado o líder, por isso é o primeiro a ser chamado pelo Conselho. O grupo é composto por quatro mutantes: Ciclope (capitão comandante), Gorgon, Bishop e Magia.

Ciclope também tinha o direito de se sentar junto ao Conselho, mas negou o convite e preferiu assumir um cargo não-político. Não sabemos dizer quem de fato assumiu o seu assento.


⊗ AS LEIS

FAÇA MAIS MUTANTES: Gerar mais mutantes para o novo lar e assim garantir a prosperidade e a longevidade da ilha.

NÃO MATE HUMANOS: Os mutantes não estão mais sujeitos à morte permanente, mas os humanos, sim. Além de manter valores antigos dos X-Men, também é um modo de evitar conflitos políticos com outras nações.

RESPEITE ESSA TERRA SAGRADA: O novo lar dos mutantes lhes dá tudo o que precisam para sobreviver, mas a ilha é um ser vivo e precisa ser respeitada. Os mutantes são os seus visitantes, não donos.

⊗ O JULGAMENTO DO DENTES DE SABRE

A primeira reunião do Conselho Silencioso definiu o conjunto de leis da ilha, mas também o futuro do Dentes de Sabre. Durante uma missão, ele matou humanos. Devido à anistia política, ele só poderia ser julgado em Krakoa. O Conselho definiu que a punição pelo assassinato de humanos seria exílio ao Poço. O mutante foi preso nas profundezas de Krakoa, em estado de dormência, por tempo indeterminado.

O julgamento gera controvérsias. Como alguém pode ser julgado por contrariar uma lei que ainda nem existia?


⊗ A CRIAÇÃO DOS SATÂNICOS

Alex Summers, o Destrutor, quase matou humanos durante uma missão dos X-Men. Ele foi julgado pelos seus atos. A princípio, a sentença seria a mesma de Dentes de Sabre, porém, o Senhor Sinistro interveio. Ele sugeriu que Destrutor e outros mutantes com problemas de raiva e sociabilidade fossem utilizados para missões mais perigosas e que necessitam de violência. Eles formaram os Satânicos. A equipe recebeu um título próprio, com o mesmo nome. Psylocke age como supervisora do grupo. Você pode saber mais sobre grupo clicando aqui.

⊗ O CASO KATE PRYDE

Emma Frost selecionou Kate Pryde como um dos membros do Conselho Silencioso. Sebastian Shaw discordou da ideia e queria que Shenobi Shaw, seu filho, ocupasse a cadeira de Rei Vermelho.

Pryde não consegue atravessar os portais de Krakoa, por conta disso, assumiu a função de capitã do navio responsável por traficar os remédios para os países que não reconhecem a soberania de Krakoa.

Esse caso é o principal enredo de Marauders (Carrascos), equipe liderada por Pryde. Para saber mais o sobre o que acontece na série, clique aqui.