QUADRINHOS

X OF SWORDS: Traição, Morte e Espadas! Conheça a mais nova saga dos X-Men

O lançamento de X OF SWORDS aconteceu; saiba o houve nesse título que trouxe muita traição, morte e espadas às histórias dos mutantes!


Desde o início do ALVORECER DO X há cerca de um ano, o lançamento de X OF SWORDS tem sido preparado aos poucos em cima de todos os títulos lançados. E não mais que há três semanas finalmente esse lançamento aconteceu. No texto abaixo você terá os pontos mais importantes que decretaram o início de uma história repleta de traição, morte e espadas.

Mas antes, sugerimos que você leia a matéria no link acima para entender o contexto por trás de tudo o que aconteceu até aqui.

ATENÇÃO: O TEXTO CONTÉM SPOILERS DA EDIÇÃO #1 DE X OF SWORDS: CREATION


⊗ O CERCO DE AMENTH: A QUEDA.
X OF SWORDS CREATION TRAIÇÃO SANGUE MORTE ESPADAS

O início da HQ é em clima de guerra! Os exércitos de Aniquilação finalmente chegam as últimas cidades de Amenth, não só hordas de demônios, mas também mutantes que decidiram se aliar aos inimigos para se vingarem daqueles que o deixaram para morrer naquelas terras, entres eles, os filhos do Apocalipse e Gênese: Morte, Fome, Peste e Guerra. A traição de quem foi mais pertinente?

Eles além de aniquilarem a última cidade da resistência, também devastaram todo o povo que ali vivia. Não antes o Rei Amaldiçoado (infértil) manda a sua única esperança de salvação para o povo da resistência de Amenth, um mensageiro que tinha a obrigação de levar o recado até a Cidadela de Luz Estelar onde a Majestrix Omniversal Opal Luna Saturnyne habitava. Um palácio nos céus que funcionava como um verdadeiro núcleo central do multiverso.

Tudo e qualquer um que queira atravessar uma dimensão, deve passar primeiro pelos portões de Saturnyne – inclusive os portais de Krakoa. Infelizmente, o mensageiro é infectado com a praga mortal da Peste, que morre um pouco depois de entregar a mensagem a Majestrix. Ela prevendo o que estar por vim, consulta em suas Cartas de Tarô e prevê o início de um sangrento confronto e muita traição.


⊗ O RETORNO DOS ANDARILHOS. A SACRIFÍCIO DOS JUSTOS.

Na dimensão normal, em Krakoa, o Invocador que outrora havia partido pra Amenth na presença de Banshee e Unus – O Intocável, retorna aos prantos em uma criatura invocada por ele mesmo dizendo que Banshee estava ferido e morrendo, ao mesmo tempo em que assume que Unus havia sido capturado pelo exército inimigo. Nesse momento Apocalipse – seu avô – o acolhe e leva o problema de Amenth pela primeira vez ao Conselho Silencioso de Krakoa.

Ao mesmo tempo Prestígio (Rachel Summers), leva Banshee aos jardins de cura para tentar ser salvo pelo Curandeiro. Ela que desde o início sentiu uma sinergia estranha vindo da mente estonteante do Bashee, se viu inquieta e curiosa pra saber o que ele tanto gritava. No plot do Conselho, pela primeira vez todos os membros estavam reunidos – Kate Pryde nunca havia participado de uma reunião. Nos jardins de cura, o Jovem Cable se aproxima de Rachel, e ambos decidem investigar telepaticamente a mente do mutante irlandês.

O Conselho é implacável contra o Apocalipse, que o condena por ter aberto o Portal X-Eterno usando mutantes como ferramenta. Eles sugerem fecha-lo, mas a própria Krakoa decide deixar aberto – afinal, é uma passagem que o aproxima de sua outra metade, Arakko. Nesse momento o Conselho se diz contra qualquer atitude de convocar mutantes ao Extramundo, dimensão de onde se encontra Amenth. Apocalipse sugere então pedir voluntários que queiram ir, e o Conselho aprova.


⊗ UM PAI. SEUS FILHOS. A MENTIRA.

Dentre o seleto grupo de voluntários, temos: Destrutor, Arcanjo, Fera, Monet, Syrin, Polaris, Pedreira, Rictor, Invocador e o próprio Apocalipse liderando a equipe. A missão é entrar no campo inimigo, salvar o Unus, e sair de lá com todos vivos para depois pensarem em algo maior.

Nesse momento ao atravessarem o portal, Apocalipse vai diretamente ao encontro com seus filhos. Ele fica impressionado com quão longe eles foram, fica feliz e emocionado por estarem todos unidos e principalmente, perpetuando a força evolutiva do pai. Vemos Apocalipse se desonrar em lágrimas e se ajoelhar perante aos seus filhos. Apocalipse sente a paz que tanta desejara por anos em poucos segundos, antes de ser duplamente golpeado tanto por sua filha Guerra quanto por seu neto Invocador. Era uma armadilha. Uma traição.

Rachel e Cable descobrem quase que de imediato que o plano do Invocador era matar o Apocalipse e levá-lo a deixar o Portal X-Eterno aberto para os inimigos de Amenth invadirem Krakoa. Caídos na armadilha do inimigo, o pequeno grupo de En Sabah Nur é rapidamente desfalcado: Pedreira é morto, Rictor é atingido pela praga da Peste, Apocalipse é abatido. A retirada é a melhor decisão.

Nesse momento Anjo, Syrin, Polaris, Monet e Destrutor tentam segurar as pontas sozinhos, enquanto Fera leva os feridos para Krakoa. Dos céus, Saturnyne presenciava com louvor o confronto que se iniciara. Monet e Polaris cobram dela uma posição, sem respostas Polaris decide levar o palácio flutuante dela ao chão sobre os inimigos. Saturnyne se vê incomodada e finalmente faz o seu movimento.


⊗ UM PROFETA. UMA PROFECIA. UMA VITÓRIA.

Saturnyne entra em campo de batalha e revela possuir um incrível poder do omniverse, sua Cidadela de Luz Estelar é muito mais que um palácio, é também a fonte principal de sua mana, sua energia. Ela detém as leis vigentes do tempo e do espaço no Extramundo, parando todos os combatentes dos grupos, ela quer entender o que fez ambos os lados iniciarem um confronto.

Morte, que se mostra implacável, confronta a Saturnyne dizendo que todos serão mortos por Aniquilação. Ela por outro lado, transforma-o em uma criança novamente, revelando que se quisesse poderia acabar com todos ali. Ela então pergunta se eles (o exército de Amenth em geral) gostaria de fazer isso formalmente, pelas leis da Cidadela, e Morte confirma que sim.

Na mesma instância, Saturnyne questiona ao Destrutor o que eles estavam fazendo ali, e Alex retruca que estava salvando e protegendo o seu povo. A Majestrix então pergunta se eles (os krakoanos), também gostariam de fazer isso formalmente, e Alex diz que sim. E no mesmo instante Lorna, possuída pela magia do omniverse, cita as 10 Espadas que foram convocadas pra defender Krakoa, enquanto que a Peste do mesmo jeito, cita a 10 Espadas para defender Arakko (Amenth).


⊗ X DE ESPADAS. 10 DE ESPADAS. A ESPADA.
TRAICAO-ESPADAS-MORTE-X-OF-SWORDS 4

Em Krakoa, enquanto todo o confronto acontecia, Cable, instruído por sua irmã, decide alertar seus pais (um deles é o Capitão Comandante de Krakoa e a outra uma dos membros do Conselho Silencioso) da traição que estava acontecendo. Com a visão que conseguiram do Banshee, eles foram levados a uma antiga estação da SHIELD, a SWORD.

Ali naquela estação existia uma estrela adormecida com seu núcleo apagado, ela só seria reativada com uma forte fonte de energia. Cable então usando sua recém adquirida espada Luz de Galádor, capaz de terraplanar planetas, reativa o núcleo da estrela e consequentemente ativando novamente a antiga estação da ESPADA (SWORD).

A equipe de Apocalipse que estava em Amenth consegue voltar para Krakoa, com baixas e feridos, uma profecia, traição e um aviso de que uma batalha estaria para se iniciar. E assim, se inicia o torneio. E assim, se inicia o X OF SWORDS;


⊗ CONSIDERAÇÕES DO UX

O início de X OF SWORDS idealizado por Jonathan Hickman é ambicioso e ganancioso, mas entrega tudo aquilo que vem sendo orquestrado a mais de um ano de construção ao longo de todo o ALVORECER DO X. O roteiro é excelente e a cada diálogo temos novas informações sendo agregadas as histórias.

Um dos pontos importantes dessa primeira edição é sem dúvidas nenhuma arte e a pintura de Pepe Larraz e Marte Gracia respectivamente, que entregam páginas que poderiam facilmente ganhar vida diante de uma tela iMAX nos cinemas. No só isso, mas Larraz parece transmitir com maestria a história que Hickman queria tanto contar.

Como pontos fortes dessa edição temos alguns diálogos que outrora se tornarão posts aqui no UX, mas o diálogo e a reconciliação entre Apocalipse e Arcanjo é uma das coisas que os fãs mais esperavam nessa fase. Ver Rictor atrelado ao Apocalipse graças ao run de Excalibur assim como entre Rachel e Cable só nos revela que muitos laços ainda serão estendidos.

No entanto mesmo com os Protocolos de Krakoa ativos, a morte do Pedreira foi algo totalmente tenebroso de se ver, afinal como revelado em X-MEN #12 a sua defesa estava exposta e sua desvantagem também, e o próprio Invocador aproveitou disso para marcar sua traição. Veremos como isso se resolverá na edição seguinte: X-FACTOR #4.

Por hora, é um grande início para os X-Men. X OF SWORDS de imediato tem muito potencial a entregar e muita tensão a ser construída. Esperamos que Hickman nos entregue a história dos X-Men que estamos a anos esperando.



Estas são apenas algumas das coisas que aconteceram nessa edição. Alguém já teve a oportunidade de ler? Caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!