QUADRINHOS

Fênix Branca da Coroa: A forma final da Fênix explicada

A Fênix Branca da Coroa pode ser simplesmente o ser mais poderoso do Universo Marvel, mesmo que ela ainda seja um mistério.

A mitologia da Força Fênix evoluiu quase constantemente desde que estreou em X-Men # 101. Ao longo dos anos, a Fênix deixou de ser um fenômeno estritamente relacionado aos X-Men a uma das entidades cósmicas mais poderosas e temidas em todo o Universo Marvel.


Os poucos seres capazes de serem hospedeiros podem aproveitar seu incrível poder e usá-lo para o bem e para o mal, tanto para proteger vidas quanto para destruí-las.

Tradicionalmente, o domínio da Força do hospedeiro da Fênix e sua intenção são marcados pelas cores de seu traje.

O traje verde da Fênix significa que o hospedeiro (geralmente) está mais ou menos no controle de si mesmo e da Força e pretende usá-lo para o bem. O verde representa a bondade, a vida e o renascimento.

O traje vermelho significa que o hospedeiro sucumbiu à Força e aos seus próprios instintos mais sombrios internos, como a Fênix Negra. O vermelho representa o fogo, a morte e a destruição.

No entanto, há outro traje muito mais raro e que foi visto apenas algumas vezes: o traje branco da “Fênix Branca da Coroa“, que é efetivamente a forma final da Fênix. O branco representa o equilíbrio, a soberania e o controle.


⊗ O que é a Fênix Branca?
“Fênix Branca da Coroa”

A Fênix Branca é o poder cósmico final, capaz de manipular o tempo e o espaço em um nível muito além da Fênix Negra. Este estado só é alcançável quando o hospedeiro e a Força são tão compatíveis que podem virtualmente se tornar uma única entidade, e a Fênix Branca normalmente existe apenas por um curto período de tempo, pelo que vimos.

Os únicos hospedeiros da Força Fênix conhecidos que conseguiram se tornar a Fênix Branca são Jean Grey, que, como a ‘Verdadeira Fênix’, é a mais próxima que a Força tem de uma forma física, e Hope Summers, que foi alvo da Força como uma substituta para Jean e desencadeou o evento Vingadores vs. X-Men.

O termo “Fênix Branca da Coroa” e os incríveis poderes que o acompanham foram mencionados pela primeira vez em New X-Men # 154 de Grant Morrison e Marc Silvestri, onde a Fênix Branca de Jean usou seus poderes para consertar a linha do tempo quebrada, incitando Ciclope a prosseguir um relacionamento com Emma Frost no passado. No entanto, a Fênix Branca apareceu pela primeira vez décadas antes.


⊗ A primeira aparição da Fênix Branca

Enquanto Classic X-Men # 43 contou a história da Fênix e o julgamento dos X-Men em combate com o Shi’ar, também apresenta uma história que mostra o que aconteceu com a consciência de Jean.

Nela, Jean se encontra presa em uma estrutura misteriosa com vista para todo o universo, ao lado de um trabalhador da construção mal-humorado que acaba por ser uma encarnação da Morte.

Ela teve uma conversa sincera com a Morte e aprendeu mais sobre sua importância para a Força Fênix, mas o significado por trás de sua mudança de roupa nunca é mencionado.

“…vermelho é o mal…então o que significa este branco?”

Outra aparição de Jean como Fênix Branca foi após o arco de New X-Men em A Derradeira Canção da Fênix # 5. Depois que a Força Fênix desesperada trouxe Jean de volta à vida antes que ela estivesse “pronta” e se fundisse com ela, a entidade cósmica atacou os X-Men enquanto lutava com seu hospedeiro pelo controle.

Eventualmente, o dia foi salvo pelo poder literal do amor e um pouco de telepatia, que acalmou a Força o suficiente para transformar Jean na Fênix Branca antes de se retirar para se curar no Quarto Quente Branco (ou Sala Branca Incandescente).

Em histórias subsequentes, vários dos X-Men às vezes tinham visões de Jean como Fênix Branca, mas raramente ficava claro se eram legítimas ou simplesmente alucinações.


⊗ A última aparição da Fênix Branca

A última manifestação da Fênix Branca foi em Vingadores vs. X-Men # 12 de Jason Aaron e Andy Kubert, durante o confronto final entre Ciclope como Fênix Negra e todos os outros.

Hope Summers foi capaz de usar sua conexão com a Força para se tornar a Fênix Branca, derrotar Ciclope e trabalhar com a Feiticeira Escarlate para criar novos mutantes, mas somente depois de estudar a história da Força e de seus hospedeiros.

Hope Summers como Fênix Branca

Embora a Coroa seja claramente uma parte importante da Fênix Branca, praticamente não há informações sobre o que ela realmente é. Tudo o que sabemos é que é um objeto importante dentro do Quarto Quente Branco, o local de descanso / vida após a morte para a Força e seus hospedeiros.

Também é importante notar que em New X-Men # 154 a Cassandra Nova menciona a importância do chakra da Coroa em um hospedeiro da Fênix. Ao se “desconectar” telepaticamente, ela libertou Jean do controle da mente e permitiu que ela acessasse totalmente suas memórias.

Embora existam muitos mistérios em torno da Fênix Branca, é perfeitamente claro que essa é a forma idealizada de um dos seres mais poderosos do Universo Marvel, e que não há limites para o quão poderosa ela possa realmente ser.


Fonte: CBR