QUADRINHOS

Franklin Richards começa a fazer terapia após perder sua identidade mutante

O filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível, Franklin Richards, começou a fazer terapia após perder sua identidade mutante.


Desde que recebeu o retcon perdendo sua identidade mutante em QUARTETO FANTÁSTICO #25 (2018), escrita por Dan Slott, Franklin se tornou um jovem muito abalado.

Acontece que o garoto estava se acostumando com a ideia de buscar mais suas raízes mutantes em Krakoa, inclusive após os eventos da QUARTETO FANTÁSTICO + X-MEN, onde os membros do Quarteto Fantástico com medo de perder o Franklin para os mutantes, iniciaram um confronto ideológico contra os krakoanos.

O sentimento de reclusão piorou quando Franklin foi impedido de entrar em Krakoa pelo próprio Professor X, com o mesmo informando que ele não era mais mutante e que não poderia ser tratado como um.

Mas talvez a pior coisa que poderia ter acontecido com o Franklin é o fato dos universos que ele criou começaram a morrer, e as espécies que nasceram desses universos começaram a buscá-lo como seu “deus salvador”, mas o jovem Richards não tinha mais seus poderes para ajudá-los.

Essa rejeição total e o sentimento de perdido o fez ficar deprimido, enfurecido e muito irresponsável. Sue e Reed concordaram em levá-lo a um terapeuta, então Ben sugeriu que levassem o garoto ao Trauma, um antigo terapeuta de heróis.

Trauma é conhecido por usar suas habilidades psico-metamórficas para se transformar naquilo que o seu paciente mais teme em vida, e com isso ajudá-lo a entender o porquê daquele sentimento.

E o terapeuta acaba se transformando no próprio Franklin, sendo ele em si a origem de seus próprios traumas e temores.


⊗ A TERAPIA DO JOVEM RICHARDS

Durante a edição #39, Franklin leva seus pais para a sessão familiar, já que eles precisavam entender o que estava acontecendo com o jovem.

E durante o início da sessão, Franklin começa a se transformar nas diferentes versões dele mesmo. Primeiramente com ele se descobrindo um mutante manipulador de realidades e de toda a pressão que ele passou a receber por ser o garoto mutante de potencial ilimitado.

Depois na versão adulta, momento em que o Franklin decidiu se envelhecer para atuar logo como o “deus que ele deveria ser”, como todas as Entidades já relataram.


Após veio a sua versão limitada, onde Franklin se transformou novamente em uma criança mas com suas habilidades programadas para evoluir conforme a sua idade avançava.

E então veio o Psi-Lord, a versão adolescente do Franklin de outra linha do tempo — a de Dias de um Futuro Esquecido, que é casado com a Rachel Grey-Summers. Ele atuava com o Quarteto Fantástico da realidade Marvel Prime, e tem a mesma idade do Franklin atual. O que deixa o Franklin atual mais frustrado, pois ele não consegue fazer o que o Psi-Lord fazia.

Para piorar, ele conheceu a versão suprema de si, o Powerhouse — ou Usina pela editora Panini, seu nome mutante — a Entidade humana, a versão escrita por Jonathan Hickman, o Franklin Richards perfeito e o responsável por salvar e conservar a vida dos universos.

O fato do Franklin não ter mais poderes, não ser mais um mutante, e ter conhecido o Usina, que é justamente quem ele deveria ser, o deixou mentalmente fragilizado e perdido.


⊗ QUAL O FUTURO DO FRANKLIN?

Pois se ele não é quem supostamente deveria ser, então o que ele é agora? Essas sobrecargas sobre quem ele deveria ou não ser, fez ele questionar seu papel não só como herói, mas também como filho de um dos maiores casais da Marvel, o Reed e a Susan Richards.

Os pais do Franklin o abraçam após o fim da sessão, e o tranquiliza a respeito sobre quem ele deveria ser. Algumas passagens reveladas pelo jovem Richards são comprovadas por outros momentos em histórias antigas.

Quando Franklin soube da morte do Tocha Humana, o garoto havia se fechado para todos e precisou fazer terapia também, justamente porque um dos cernes de sua frustração era sobre ele ser poderoso mas não ter conseguido salvar o tio.

Dan Slott ainda não finalizou a sua jornada nas HQs da primeira família da Marvel, então fica difícil identificar qual o destino que o Franklin seguirá agora sem poderes e sem sua identidade mutante.



Mas e vocês, caros leitores, o que esperam do Franklin nos próximos meses? Vale lembrar que foi o próprio Reed que esgotou os poderes do Franklin com uma criação sua, e o garoto não disso ainda… Será que teremos mais conflitos familiares aí?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!