QUADRINHOS

Mutantes nível Ômega que criaram seu próprio universo

No ano passado, com a chegada da era Dinastia X, os X-Men seguiram para uma nova direção. Com ela, diversas mudanças aconteceram nos quadrinhos dos mutantes, dentre elas, o status de mutante Nível Ômega que anteriormente era mais subjetivo, agora é melhor explicado.


Diversos tipos de mutantes, com os mais variados tipos de poderes podem atingir o nível Ômega. No entanto, existe uma categoria de poder cujos detentores dela certamente são designados como Ômega quase automaticamente, os manipuladores da realidade. Estes são mutantes que são capazes de mudar ou alterar a realidade como bem entenderem. O Universo X-Men separou uma lista com 4 desses “monstros” ômega que já criaram seu próprio universo.

1. X-Man

Nate Grey, ou X-Man, é o único nome nesse artigo que não aparece na lista confirmada de mutantes ativos no nível Ômega que foi revelado no ano passado. Acredita-se que seja porque ele vem da realidade alternativa chamada “Era do Apocalipse”. No entanto, o mutante já provou muitas vezes que está na mesma classe de poder que outros mutantes no nível Ômega que distorcem a realidade. Nate Gray é o filho geneticamente criado de Scott Summers e Jean Grey, uma versão incrivelmente poderosa de Cable, visto que os poderes deste são diminuídos devido ao vírus tecnorgânico que habita seu corpo.


Depois de escapar de sua realidade distópica para o universo principal da Marvel, Nate passou anos tentando encontrar seu lugar no mundo. Após anos de fracassos e mortes dos X-Men, o mutante usa o poder do artefato celestial a “Semente da Vida” para criar uma nova realidade feita a sua imagem. Um mundo cheio de esperança e completamente oposto realidade sombria da onde ele veio. Esse evento nos quadrinhos foi chamado de a “Era do X-Man”. Nesse mundo sem ódio, todos eram mutantes, e Nate implantou memória na mente das pessoas para que elas esquecessem o mundo de onde vieram. No entanto, as memórias de alguns mutantes retornaram causando rachaduras em sua aparente utopia, fazendo com que seu mundo se desfizesse.

Os X-Men foram devolvidos à sua realidade natal, embora Nate tenha decidido permanecer em seu universo ao lado da versão de Magneto pertencente a “Era do X-Man” para tentar criar outra realidade melhor.


2. Legião

David Haller é o filho do professor Charles Xavier é o mutante nível Ômega conhecido como Legião. A mente fragmentada de Legião apresenta várias personalidades diferentes, cada uma delas conta com uma habilidade poderosa, embora sejam suas habilidades de distorção da realidade que lhe renderam seu status no nível Ômega. Legião foi responsável pela criação da realidade da Era do Apocalipse, além disso, seus poderes causaram o evento “Era do X”, uma realidade alternativa que reimaginou os X-Men como sobreviventes em um local chamado Fortaleza X, condenados a lutar em uma guerra pela sobrevivência.

Enquanto os mutantes da Fortaleza X lutavam contra as forças da humanidade, Magneto e seus X-Men investigavam seu novo mundo. Assim, descobriram que Legião havia manifestado uma nova personalidade poderosa que assumia a forma de Moira MacTaggert. Moira tentou criar um mundo onde Legião pudesse ser o herói que ele sempre quis ser. Ao fim de tudo, David foi capaz de reabsorver a persona perigosa e devolver os X-Men à realidade principal. Isso apagou a Era de X da existência, embora as memórias dos acontecimentos ainda ficaram na cabeça de alguns dos X-Men.


3. Franklin Richards

Franklin Richards é o filho mutante de Reed e Sue Richards do Quarteto Fantástico. Seus poderes de mudança de realidade estão presentes desde que Franklin era bem pequeno, embora ele tivesse pouco controle sobre suas poderosas habilidades. Quando os heróis do Universo Marvel ( incluindo o Quarteto Fantástico) se sacrificaram para deter o monstro psiônico conhecido como Massacre, Franklin, sem saber, criou uma realidade alternativa onde os personagens foram temporariamente reiniciados durante a saga “Heróis Renascem”.

Franklin continuaria a criar novos mundos e realidades em uma dimensão de bolso onde praticava suas habilidades sob a tutela de sua versão do futuro. Habilidades que ele demonstrou ainda melhor depois que os eventos de Guerras Secretas dizimaram o multiverso da Marvel. Após Reed Richards ganhar acesso as habilidades cósmicas do Beyonder e do Homem Molecular, ele usou os poderes de moldar a realidade de Franklin para ajudar a imaginar e esculpir o novo multiverso da Marvel, mostrando exatamente porque Franklin Richards é geralmente considerado um dos, se não o mais poderoso mutante nível Ômega da Marvel.

OBS: Esse artigo foi postado antes do retcon que removeu o status de mutante de Franklin


4. Jamie Braddock

A família Braddock possui membros poderosos já conhecidos na comunidade de super-heróis, já que Brian Braddock e Elizabeth “Betsy” Braddock serviram como Capitão e Capitã Britânia, defensores da Grã-Bretanha e do multiverso, além disso, os feitos de Betsy como Psylocke são muitos. No entanto, eles possuem um irmão mais velho não tão mencionado, Jamie Braddock. Jamie é um mutante nível Ômega com a capacidade de ver e manipular fios ligados a própria realidade do universo a nível quântico. Esses fios quando puxados distorcem a realidade da forma que Jamie bem entende, algo que já ameaçou o universo e até causou sua própria morte.

  • Spoilers de Excalibur #10 de Tiny Howard abaixo

Graças aos atuais protocolos de ressurreição de Krakoa, Jamie Braddock voltou à vida e quase imediatamente assumiu o reino de Avalon. Quando a equipe “Excalibur” enfrentou Jamie, ele alterou a realidade e criou novos universos fragmentados para cada membro individual da equipe. Isso fez com que Gambit, Jubileu, Rictor e Vampira, que nunca haviam servido como protetores do Omniverso, recebessem o poder do “Otherworld”, resultando em novas e instáveis realidades, nas quais cada um se tornou um Capitão Britânia.


Isso aconteceu na edição 10 de Excalibur lançada em junho. Como essa história continuará, não é possível saber até o lançamento da próxima edição em setembro. Mas segundo Jamie, ali os mutantes são cavaleiros em um tabuleiro de xadrez para ele manipular.

Acha que faltou alguém na lista? Diga nos comentários.

Fonte: CBR