QUADRINHOS

Confira os maiores feitos dos mutantes ômegas em 2020

O ano de 2020 certamente trouxe inúmeros feitos dos mutantes ômegas, alguns brilharam mais do que outros, mas no fim foram bem representados.


A AURORA DE X foi a fase em que os X-Men estavam após os eventos de DINASTIA X e POTÊNCIAS DE X. E apesar de muitos mutantes terem aparecido nessa era fazendo feitos incríveis, o que mais se espera é ver mutantes ômegas realizando grandiosidades; afinal, é o que esperamos deles. No entanto muitos mutantes ômegas fizeram grandes feitos também, e é deles que viemos falar!

Vale lembrar que apesar da AURORA DE X ser o ponto central das histórias dos mutantes, muitos deles apareceram em outros títulos realizando feitos grandiosos, então é capaz de alguns personagens terem momentos citados em tais histórias. Atualmente, a lista de mutantes ômegas é grande! Temos ao todo 27 mutantes ômegas, 13 listados por Krakoa, 14 listados por Arakko. Mas como os mutantes arakkoanos chegaram a pouco tempo nas histórias, não temos registros de seus feitos.

Então nossa lista estará preenchida pelos mutantes listados em Krakoa. Sendo assim, confira abaixo os maiores feitos dos ômegas no ano de 2020.

#XDICA: Esteja no desktop ou no smartphone, clique nas imagens abaixo para elas se expandirem e você conseguir ver com mais detalhes.


⊗ TEMPESTADE

Tempestade é uma mutante que foi confirmada de nível ômega em DINASTIA X #1, junto com o Magneto. Ela possui a habilidade de manipular o clima e possui um vasto potencial mágico — mesmo que não utilizado —, mas as habilidades de Ororo se mostraram um verdadeiro cataclismo a um nível galáctico!

Em PANTERA NEGRA (2018~20??) #16, Tempestade interrompeu uma invasão da Tropa Intergaláctica em Wakanda sozinha, usando seu vasto poder Elemental para derrubar inúmeras espaçonaves. Já no mesmo título em sua edição #21, Tempestade forneceu suporte para todos os wakandanos ao se conectar com as forças climáticas presentes em diferentes locais do universo para impedir o avanço da Tropa Intergaláctica, removendo deles o oxigênio, aumentando o calor climático e aumentando a quantidade de hidrogênio; ela reuniu um exímio e grandioso controle sobre as energias que até mesmo a flora que estava ao seu redor ressoou em um crescimento avançado.


Mas se você acha que PANTERA NEGRA foi a única HQ que forneceu momentos incríveis para a Deusa do Clima está totalmente errado. Em EXCALIBUR #15 — ou X OF SWORDS #21 — Tempestade sozinha segurou o avanço do infinito exército de demônios de Amenth, enquanto atacava os desfalcados que conseguia atravessar usando suas vastas habilidades de combate e ainda atacou diretamente outra mutante de nível ômega, Gênese, sob a possessão do deus Aniquilação!

O momento mais recente da Tempestade foi quando precisou segurar — novamente sozinha — a invasão do exército de simbiontes de Knull. Ororo aniquilava com gosto os inimigos usando seus poderosos relâmpagos até que precisou ser impedida pelo próprio Rei da Escuridão, algo que anteriormente apenas o Surfista Prateado havia feito. Certamente um verdadeiro deleite para os fãs da Ororo vangloriarem!


⊗ JEAN GREY

Antes da Era de Jonathan Hickman se iniciar, Jean Grey era tida como uma mutante de nível ômega em duas de suas mutações: telecinese e a telepatia; no entanto após os eventos de DINASTIA X #1, tivemos a correção de que a Grey é somente ômega de sua telepatia, tendo sua telecinese no nível alfa — e sim, mutantes de nível alfa são tão poderosos quanto mutantes de ômega, a única diferença entre eles é o alcance exorbitante dos ômegas que não pode ser alcançado, nem por tecnologias ou outras fontes.

Sabendo disso, Jean Grey infelizmente como mutante ômega durante a AURORA DE X não foi totalmente explorada — e até fizemos matéria sobre isso clicando no link acima — mas ainda assim tivemos bons momentos com a ruiva! Ambos também em X OF SWORDS #8 e #19.

Jean Grey não foi convocada para os combates, no entanto seu filho Nathan Summers, o Cable, foi. Ele perdeu o combate para a Bei, Lua Sangrenta e só não foi decapitado porque a Majestrix Saturnyne interviu no combate ao dizer que ele já havia perdido em espírito, e isso também contava. Cable que estava no Extramundo — em outra dimensão — conseguiu alcançar a enorme rede telepática aberta por sua mãe, uma poderosa psíquica ômega. Eles tiveram uma breve conversa antes da Majestrix ter cortado o elo mental.


Um outro momento com Jean Grey foi quando ela, Ciclope e Cable foram investigar a instalação abandonada da antiga ESPADA. Eles encontraram ali um portal aberto para o enxame da Vescora poder atravessar uma dimensão a outra sem que Saturnyne pudesse intervir, afinal, estavam migrando de um reino ao outro usando uma fonte externa. Jean Grey tentando compreender a extensão do enxame, entra no plano astral e viaja mentalmente de uma dimensão a outra, mostrando mais uma vez o quão imensurável é o nível de sua telepatia.

Outro momento icônico da ruiva aconteceu em X-FORCE, ao usar a combinação de sua telepatia e telecinese para formar chamas de energia psiônicas que reduziram os inimigos à átomos, mostrando mais uma vez que ela ainda manteve seus ataques de pura energia. Quem sabe agora com Jean Grey participando mais ativamente das missões dos X-Men, podemos esperar mais momentos grandiosos de sua telepatia e até mesmo de sua combinação psiônica.


⊗ MAGNETO

Se tem um grupo de fãs que pode se vangloriar certamente é são os fãs do Magneto. O Rei do Magnetismo demonstrou não só um alto nível de poder em combate como também de extensão dos seus feitos. Magnus assim como Ororo antes da fase de Hickman apenas era “pincelado” como ômega, agora com seu status quo corrigido, seus feitos se tornaram ainda mais surpreendentes.


Um dos momentos mais icônicos do Magneto aconteceu em X-MEN #11, quando os Cotati decidiram invadir a Terra e consequentemente Krakoa. Magneto foi solicitado para entrar em combate, já que Ciclope — o Capitão Comandante — estava contendo a invasão na lua. Antes mesmo de entrar no campo de batalha Magnus moveu uma parte dos satélites mais próximos para caírem sobre o território krakoano. Ao mesmo tempo, solicitou que Magma e Homem de Gelo usassem seus poderes em sinergia para juntos criarem magnésio de ferro oriundos de um vulcão. Magnus literalmente rasgou a tropa inimiga com uma chuva de lâminas de ferro, sobrevivendo apenas um guerreiro em solo e poucos desfalcados no ar.

O guerreiro Cotati que sobreviveu, foi o mesmo esmagado por toneladas de satélites que foram arremessados contra ele, como um plano de segurança pra caso o ataque de sinergia não desse certo. Não podermos nos esquecer que Magneto é um dos homens mais inteligentes da Marvel, e um ótimo estrategista em combate.


5-motivos-do-porque-Magneto-e-o-melhor-arquiteto-da-Marvel-3

Um outro momento que mostrou que o Rei do Magnetismo é um verdadeiro deus escondido entre os homens, foi quando usou seus poderes para transformar um navio de carga em um palácio para Emma Frost em GIANT-SIZE: MAGNETO. Além de mostrar um incrível nível de controle sobre o magnetismo, apenas demonstrou o quão bom arquiteto e engenheiro Erik é.

Outros dois feitos do Magneto aconteceu em ESPADA, o mais novo título dos mutantes. Além de ter feito uma longa viagem da Terra a estação da ESPADA usando seu módulo esférico — igual o personagem usava em X-Men: Evolution —, ficamos sabendo que é ele que tem mantido a gigante estrutura metálica operante no espaço. Magnus inclusive brinca que ele tem feito tudo isso sem demonstrar nenhum esforço e ainda mascando chicletes, afim de saber se de fato ele tem um limite. Poderoso é ele!


⊗ HOMEM DE GELO

Se existe um personagem que todo dia é subestimado por estar na categoria dos mutantes ômegas, esse mutante é o Homem de Gelo. Bobby desde os primórdios dos quadrinhos já se mostrara um mutante extremamente poderoso. Seus bloqueios mentais auto induzidos e sua não aceitação perante a sua orientação sexual por anos limitaram o uso extensivo do seu poder. Homem de Gelo já foi capaz de congelar o inferno, e ainda o subjugam como inferior a Tempestade ou até mesmo a Jean Grey. E sim, ele teve feitos incríveis dignos de um mutante ômega durante a AURORA DE X no ano de 2020.


O primeiro momento grandioso do Homem de Gelo como ômega aconteceu em CARRASCOS #5, quando Bobby e seu ex-namorado Christian Frost foram ao ártico afim de resolver um problema climático: a antropocena — período atual em que o clima do nosso planeta é alterado por funções humanas. Bobby não aceitando o degelo do ártico, usou sua manipulação de temperatura negativa para diminuir ainda mais alguns graus césios a números abaixo de zero e congelar novamente a área.

Ainda se tratando desse título, na edição #8 o Homem de Gelo descobre que Kate Pryde morreu. Bobby fica tão enfurecido, que se deixa levar pelo uso de seus poderes e causa uma verdadeira bagunça climática em um navio. Entenda, o cerne do poder do Bobby é manipular a temperatura negativa, isso significa que ele pode inclusive aumentar a temperatura de algo ou alguém — ao remover a temperatura negativa —, ou seja, criar calor e potencialmente fogo. E é exatamente isso que ele faz; Bobby começa a triturar o metal da embarcação congelar instantemente diversos humanos — com eles quebrando dedos, braços e outros membros — enquanto que ao mesmo tempo aquece o corpo de outro soldado fazendo ele implorar para parar de queima-lo. Esse controle absoluto entre temperaturas poderia ser explorado em outras ideias, onde quem sabe no futuro podemos esperar o Bobby liberando até mesmo rajadas de calor.


⊗ VULCANO

Vulcano é o irmão mais novo do Ciclope e do Destrutor, sendo um mutante de nível ômega capaz de manipular energia — qualquer tipo de energia. Ele é o personagem que apareceu poucas vezes nessa fase, mas já chegou a ganhar três edições focada apenas nele. Gabriel em X-MEN #8, #9 e #10 teve seu passado revelado e também um alerta emitido, nos situando que a qualquer momento o terceiro Summers pode vir a se tornar um problema.

Mas apesar de ter ganhado 3 edições focadas nele, apenas na edição #10 tivemos um breve vislumbre do que ele tinha a oferecer como ômega. Vulcano incendeia a base lunar dos Cotati, eliminando todos eles sem deixar um vivo. Além disso, ele mostrou necessidade de querer causar mais explosões — a ponto de partir a própria lua —, mas preferiu segurar seus instintos. Certamente teremos momentos mais grandiosos do Gabriel; mas infelizmente durante a AURORA DE X, de feitos, só tivemos isso.


⊗ ELIXIR

Elixir é um dos mutantes ômegas que mais ganhou espaço em Krakoa, ao lado dos seus companheiros também ômegas Hope Summers e Proteus. Joshua é um biocinético, sendo doado de manipular qualquer forma de vida seja a nível macro ou micro, podendo construir, reconstruir ou destruir; Um poder extremamente poderoso caso for usado de forma extremista — como bem vimos durante a FABULOSOS X-MEN – ANUAL (2016). Quando ele usa seus poderes para curar, assume uma pele dourada. Quando ele usa seus poderes para destruir, assume uma pele obscura.


Fazendo parte d’Os Cinco, Joshua mostra um exímio controle sobre a produção de vida mediante um material genético. Ele sozinho controla a qualidade de vida dos Ovos e fornece todos os nutrientes que um corpo humano necessita — e a centenas deles no Berçário. Junto de seus companheiros, eles realizam os famigerados Protocolos de Ressurreição, um conjunto singelo de tecnologia e magia mutante em total sinergia. Mas apesar de aparecer em diversos momentos da AURORA DE X, ele ficou limitado a apenas essa função. No entanto tivemos um momento onde nosso garoto dourado pôde de fato brilhar.

Durante X OF SWORDS #2 — ou X-FACTOR #4 — Ovo temendo pelo dano colateral após eles terem ressuscitado o fragmentado Pedreira do Extramundo, pede para Elixir eliminar todos os exemplares de ovos presentes no Berçário. Não sabemos ao certo quantas vidas ele eliminou, mas certamente foram muitas pela quantidade de ovos férteis que estava no local. Apesar de possuir tal poder, Josh não gosta de usar lado de seus poderes. Ainda assim, precisamos de mais momentos do Joshua assim como tivemos na FABULOSOS X-MEN – ANUAL (2016), que consiga trabalhar de forma genial a dualidade de seus poderes.


⊗ MONARCA

Um dos manipuladores de realidade (quântico) de nossa lista, Monarca é um dos irmãos Braddock e atual rei de Avalon, um dos reinos místicos do Extramundo. Com a habilidade de alterar a realidade toda pra si, Jaime alcançou inúmeros feitos ao longo de toda a EXCALIBUR. Jaime nos mostrou inúmeros graus de manipulação de realidade, mas os seus níveis mais altos foram de fato os listados abaixo.


Em busca de sua própria Tropa de Capitães Britânia, Monarca duplicou a sua realidade e criou uma especial de bolso, onde nela ele mesmo causava a morte de sua irmã, Betsy Braddock (atual Capitã Britânia), e desse evento pela bravura demonstrada por Vampira, o Gambit, o Rictor e a Jubileu daquela realidade eles se tornavam Capitães Britânia. Toda essa situação aconteceu sem ninguém perceber — ninguém menos que Saturnyne, é claro, que buscava alcançar o mesmo objetivo.

Saturnyne ao descobrir o que o Rei Jaime havia feito, expressa o seu desconforto por ter Capitães Britânia não britânicos escolhidos e os aprisiona. Ela mais tarde libera eles para que os mesmos fossem assassinar a Capitã Britânia atual — Saturnyne odeia Betsy Braddock nesse cargo. No entanto os falsos Capitães Britânia acabam esbarrando em seu próprio criador, que demonstra alegria em eliminar tais empecilhos após descobrir as reais intenções de Saturnyne. Usando suas cordas quânticas, Jaime nulifica a existência da Capitã Jubileu, na deixa de que a Saturnyne iria agracia-lo por tal feito.



Apesar de termos diversos ômegas em Krakoa como os listados, alguns outros como Kid Ômega, Hope, Proteus e Exodus não realizaram feitos algum. Exodus por exemplo, mal teve cenas de combate ou demonstrações de poder para se quer superar os feitos de Jean Grey, que em X-FORCE já demonstrou até mesmo o uso de telecinese molecular — algo que ela fazia quando ômega dessa habilidade.

Além deles, os mutantes Mister M e Legião apenas foram citados na AURORA DE X, mas não apareceram ainda. De qualquer forma, qual dos feitos da lista você mais gostou de ver? Comente abaixo o seu favorito!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!