QUADRINHOS

5 motivos do porque Magneto é o melhor arquiteto da Marvel

Por anos Magneto tem sido o melhor arquiteto da Marvel e aqui nessa matéria listamos 5 motivos. Confira logo abaixo!


Magneto tem sido muitas coisas ao longo dos anos, desde o inimigo mais perigoso dos X-Men a um de seus membros mais poderosos. Ele também provou ter uma das histórias mais tristes do Universo Marvel, e um de seus feitos mais recentes talvez tenha revelado um dos dons que o Magneto mais revela ter: o da Arquitetura.

Em GIANT-SIZE: MAGNETO, o Mestre do Magnetismo em troca de um favor com o Namor, recebe o direito de possuir uma das ilhas que estavam em posse do Rei dos Mares. A ilha havia sido solicitada por Emma Frost, que claramente tem alguns planos futuros pra ele.

Como ele mesmo admite nesta edição, Magnus tem o incrível hábito de coletar ilhas e de refazer elas ao seus luxuosos gostos. Pensando nisso, decidimos reunir 5 obras que o arquiteto Magneto já produziu ao longo de sua estadia no Universo dos X-Men. Confira abaixo!


⊗ 5. A CASA DE M
5 | A Casa de Magnus

A Casa de M é o local onde Magneto vive com sua filha Polaris em Krakoa – atualmente ela está vivendo no Cemitério, o centro de operações da X-Factor. Apesar de Krakoa fornecer toda a moradia habitacional para mutantes, Magneto fez questão de personalizar o seu local ao seu gosto. Em alguns detalhes é possível observar ouro, bismutos e outros tipos de metais cintilantes que a própria ilha produz.

Apesar de parecer extravagante, essa é de longe um dos locais produzidos pelo arquiteto Magneto que menos tem o seu estilo – e muito menos dos seus reais gostos. Mas ainda é elegante o suficiente para entrar para a nossa lista.


⊗ 4. A ILHA M
4 | A Ilha M

Localizada no meio do Triângulo das Bermudas, esta antiga ilha já foi conectada a seres terríveis como Shuma-Gorath há muitas eras esquecidas. No entanto essa característica mística permaneceu mesmo depois de afundar no fundo do mar.

A ilha foi encontrada por Magneto no meio do Oceano Atlântico e rapidamente se tornou uma base escondida para o Mestre do Magnetismo, com Magneto usando seus poderes para erguê-la mais uma vez acima da água. Por se situar no epicêntrodo Triângulo, todos os sinais elétronicos e de navegação se perdem, fazendo com que diversas embarcações e aviões sofram as consequências do local.

Sob os cuidados do arquiteto Magneto, a ilha, que apareceu pela primeira vez em X-MEN #4, pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby, tinha como objetivo fazer tornar aquele lugar como um santuário para mutantes.

A Irmandade foi brevemente iniciada lá, e os próprios X-Men mais tarde usaram a ilha como uma base temporária de operações. Isso continuou mesmo quando Magneto era um líder dos Novos Mutantes, que trouxe o grupo de jovens mutantes para a ilha.

A ilha também é o local do portal para o Limbo que levou Illyana a ficar presa na dimensão demoníaca por sete anos, envelhecer, e se tornar a Magia.

E como ela foi reimaginada durante os eventos de DINASTIA X, percebe tamanho requinte aplicado a sua arquitetura atual. Com bastante uso de mármore branco e ouro – novamente – elementos que já eram presentes na antiga ilha.


⊗ 3. A “ILHA EMMA” (SEM NOME DEFINIDO AINDA)
3 | A “Ilha Emma”

Na edição já citada no início dessa matéria, a Rainha Branca aborda Magneto sobre uma nova ideia que ela teve sobre uma possível base adicional em uma ilha que ela tinha planejado – ainda não revelada.

Como um favor à Emma, Magneto concorda em ajudar a reivindicar a ilha e desenvolvê-la para uso mutante. Indo para as Ilhas Faroe (cerca de duzentas milhas ao norte da Escócia), Magneto acaba ajudando o dono de uma das ilhas – o mutante Namor – a investigar o desaparecimento de exploradores atlantes que aconteceram nas águas ao seu redor. Resolvido, Namor presenteia a ilha a mutandade novamente.

Usando uma embarcação com toneladas de metal que ele mesmo trouxe a costa da ilha – incluindo os restos destruídos de uma Sentinela, Magneto rapidamente moldou o metal e foi esculpindo brilhantemente como um arquiteto a sua mais nova obra de arte. Uma enorme torre para Emma servir como uma base secundária de suas secretas operações estava pronta.

Ficou implícito que apenas algumas pessoas receberão “convites” para acessar a ilha mediante os portais krakoanos – ou outro meio de transporte, e Magneto certamente parece fazer parte desse seleto grupo.


⊗ 2. O ASTEROIDE M
2 | O Asteroide M

O Asteroide M era a estação espacial do Magneto que se localiza na orbita da Terra. O local já foi destruído e reconstruído inúmeras vezes, tão quanto o Mansão X já foi, e por vezes é considerado também um dos monumentos mais icônicos produzidos pelo arquiteto Magneto.

Todas as suas 6 versões tinham vários níveis e inúmeros quartos, a arquitetura incluía um deck de observação, hangares, instalações médicas, salas de tecnologia, cafeteria e área de lazer, afinal o espaço também já havia servido como um lar para mutantes e principalmente para a Irmandade.

Em cada uma de suas versões, Magneto buscava melhorar algo novo ou acrescentar locais que ele sentia necessidade de acrescentar, como o caso de um deck de observação e caminhada citado anteriormente.

E como esse sempre foi um dos espaços mais icônicos do Magneto, assim como a Mansão X era para os X-Men, o Asteroide M já havia aparecido em quase todas as versões e adaptações do Mestre do Magnetismo, exceto talvez nos filmes, que o mais “próximo” que fez foi a sua própria versão da Genosha, que aliás é justamente o nosso próximo item.


⊗ 1. GENOSHA
5 | A Cidade de Genosha (Destruída)

Genosha foi talvez uma das maiores realizações da mutante após Krakoa – mas também um dos piores pesadelos que manteve rachaduras até hoje. Antes de ser bombardeada pelas Sentinelas, a cidade representava um verdadeiro porto seguro para a mutandade. Segundo dados da própria Marvel, um número aproximado de 16.6 mil mutantes viviam ali até o dia do atentado.

A cidade que se localiza a costa sudeste do continente africano, e antes mesmo do Magneto ter sido escolhido pela própria ONU para ser o Embaixador da ilha – assim como ele é hoje em Krakoa – a cidade antes usava uma mão escrava de mutantes a título de pedigree. Até ser então retomada pelos X-Men e ter Magneto como seu líder. Com Magnus agindo com o propósito de fazer a espécie mutante prosperar, ele passou a usar os seus poderes para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão ali presente.

Sob suas ordens a cidade tinha paz e a mutandade tinha um verdadeiro caminho afim da prosperidade. Foram erguidos fábricas e enormes arranha-céus, mutantes tinham um local para viver, trabalhar e construir suas famílias. Era um verdadeiro paraíso de metal e concreto para eles. Infelizmente, a ilha foi alvo mais uma vez – de Cassandra Nova e suas Sentinelas selvagens – e toda a população de Genosha pagou um preço altíssimo em troca.

As ruínas de Genosha têm sido um local consistentemente escuro para o retorno dos heróis do Universo Marvel, sendo o local de grandes conflitos durante a DINASTIA M, NECROSHA, EIXO e mais recentemente em EMPYRE, com a Feiticeira Escarlate tentando trazer a ilha mutante de volta a vida. No entanto, muitos dos 16 milhões de mortos podem em breve ter outra chance de viver suas vidas em paz graças aos Protocolos de Ressurreição que os X-Men desenvolveram.



Mas e então mutantes, gostaram de conhecer mais sobre os talentos do Magneto como arquiteto? É de fato impressionante os seus feitos, o que mais ele não reserva? Fica a dúvida. Sentiu falta de mais alguma coisa ou discorda de nossa lista? Deixe seu comentário logo abaixo; E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!