QUADRINHOS

4 mutantes com mutações secundárias que você não sabia

Mutantes podem passar por mais de um estágio evolutivo, manifestando então mutações secundárias. Conheça 4 mutantes que você não sabia!

Ao longo dos anos alguns mutantes conhecidos já manifestaram mutações secundárias, como Jean Grey e Fera por exemplo. No entanto tem mutantes que já manifestaram mutações durante uma run e que quando outra equipe criativa pegava aquele personagem, esse poder ou não era trabalhado ou se quer lembrado.

Pensando nisso decidimos reunir 4 mutantes que manifestaram outras mutações mas que não tiveram essas habilidades sendo exploradas. Vamos a lista!


⊗ EMMA FROST: TELECINESE

Emma Frost é talvez uma das X-Women mais famosas da Marvel e com um leque incrível de histórias e momentos importantes já trabalhados ao longo das HQs. Ela é uma das mutantes que já protagonizou momentos únicos em que suas habilidades secundárias eram extremamente úteis, tanto a telepatia quanto a sua forma de diamante orgânica. Mas o que talvez você não saiba, é que Emma Frost também é uma mutante telecinética!

Como o primeiro poder da Emma é a telepatia – e uma extremamente forte – é muito comum com a mutação que ela tem ter outras habilidades psíquicas a serem manifestadas… E foi exatamente isso que aconteceu. Sua telecinese se manifestou em uma época nos quadrinhos em que Emma vivia em um nível de estresse altíssimo. Ela tinha noites mal dormidas e vivia tendo pesadelos, e durante esses momentos ela tremia os móveis do quarto e até mesmo levitava.

O esforço causado por esses momentos de estresse geralmente fazia com que seu nariz sangrasse e causava nela muito cansaço mental. Hoje, Emma é oficialmente confirmada como uma mutante de telecinese latente, onde que, se ela treinasse essa habilidade poderia se desenvolver muito bem. Apesar de ser também telecinética, muitos roteiristas preferem ignorar essa mutação da Emma – assim como outros fãs dos mutantes criticaram na época o fato dela ter 3 mutações -, mas caso ela tivesse essa habilidade ao menos aperfeiçoada para fazer com que ela levitasse, talvez já fosse uma vitória pra personagem – e para seus fãs, que clamam por isso a um bom tempo.


⊗ PROFESSOR X: TELECINESE

Charles Xavier é outro psíquico da lista que também manifestou telecinese nas histórias dos X-Men. Ele assim como a Emma, é confirmado como um mutante alfa de alto nível e com uma telepatia extremamente poderosa. E por ter tal mutação, também desenvolvei uma telecinese latente ao longo das histórias.

O Professor X diferente da Emma – que não teve tanta sorte assim com sua terceira mutação – em histórias recentes tem se mostrado um bom praticante da telecinese. Na atual obra de Jonathan Hickman, podemos ver Charles usando sua telecinese para mover pequenos objetos que estão ao seu redor, como um pen drive, uma caneca e pranchetas.

Ele também já teve essa habilidade sendo trabalhada em outras HQs, mas comumente os fãs dos mutantes costumam esquecer que Xavier é também um telecinético de poder latente. De qualquer forma, fica o registro!


⊗ HOMEM DE GELO: TELEPATIA

Bobby ou também chamado de Homem de Gelo é um dos mutantes de nível ômega que vivem hoje em Krakoa e aparece regularmente nas histórias dos CARRASCOS, sendo liderado pela Kate Pryde. E Bobby, assim como Emma é um mutante que possui 3 habilidades manifestadas. O poder original de Bobby é sua Manipulação de Temperatura Negativa, dando a ele a capacidade de gerar rajadas de gelo, de descongelar ambientes (ou pessoas), criar clones de gelo e produzir uma camada de gelo enrijecido sobre sua pele.

Sua mutação secundária é uma extensão direta da sua primeira, onde ele consegue levar a camada de gelo sobre o seu corpo e compartilhar em todo o seu organismo. Desse modo, Bobby consegue manter uma forma inteira composta de gelo orgânico, onde a partir disso ele consegue se regenerar usando a umidade ou até reconstruir o seu corpo a partir de uma única molécula de água. Mas a sua terceira mutação eleva completamente o seu status quo.

Durante a saga OS DOZE, Apocalipse fala que mutantes de classe ômega costumam manifestar telepatia ao longo de suas vidas, e foi exatamente isso que aconteceu com Bobby. Ele conseguiu manifestar um tipo único de telepatia específica para as suas habilidades, onde a partir de uma única molécula de água ele conseguiria visualizar – e se comunicar – de qualquer lugar do mundo. Sua telepatia também permite que os seus clones tenham personalidades próprias, podendo agir como bem entenderem mas sempre respondendo ao “alfa em comando”.

Como essa é uma habilidade que poucos roteiristas conseguem trabalhar justamente por colocá-lo em um nível “deus” de onipresença, comumente esquecem ou se quer citam que ela exista. Mas ela já foi trabalhada em alguns runs em que o personagem estava envolvido – inclusive em sua HQ solo, HOMEM DE GELO.


⊗ GROXO: LÍNGUA FLAMEJANTE

Ter uma mutação que lhe dar os atributos semelhantes ao de um sapo pode não parecer muito promissor a princípio, mas Mortimer Toynbee realmente tirou o melhor proveito disso. Sendo dono de uma poderosa língua preênsil, reflexos sobre-humanos e uma saliva ácida (ou gosmenta) rapidamente o transformaram em um dos personagens mais famosos da Irmandade de Mutantes.

Mas a pouco tempo nos quadrinhos dos X-Men, Mortimer passou por uma constante atualização nos seus poderes tornando-o mais capacitivo e lhe dando uma força sobre-humana que antes ele não tinha, mas o grande diferencial foi a adição de uma mutação secundária para o Groxo, uma língua flamejante.

Todas as outras características dele são diretamente atribuídas a habilidades que sapos costumam ter, então não temos certeza de como e porque ele foi desenvolver uma habilidade tão ofensiva assim. Uma das explicações dadas nos quadrinhos sobre essa sua nova habilidade secundária é que como seu corpo passou a produzir uma ácido muito corrosivo, em contato com a sua saliva entraria em combustão, dando o aspecto de um fogo espectral esverdeado que surge em sua língua. Se antes a língua do Groxo era algo a ser temido, uma língua em chamas é deliberadamente algo para ser evitado.



Mas e então caros leitores, conseguem se lembrar de mais mutantes que possuem habilidades secundárias – ou até mesmo terciárias – que se quer são explorados ou debatido entre os fãs? Se sim, deixe nos comentários que assim identificarmos mais faremos uma parte dois dessa lista. E caso você não nos siga no INSTAGRAM, acesse e se torne nosso seguidor! E assim ficará sabendo de antemão tudo o que é liberado a respeito dos mutantes.