QUADRINHOS

Conheça 5 mutantes com poderes psiônicos totalmente diferentes

Mutantes com poderes psiônicos existem em grande quantidade na Marvel. No entanto, conheça 5 com habilidades totalmente diferentes.


No universo Marvel diversos são os mutantes com distintas habilidades. Existem aqueles com diferentes habilidades de manipulação de realidade ou até mesmo aqueles que usam a telepatia de formas totalmente distintas e únicas. E hoje falaremos um pouco mais sobre os mutantes dentro da classe dos psiônicos, dotados com a habilidade de liberar a energia psíquica — seja de forma interna ou externa.

Normalmente, poderes psiônicos estão totalmente envolvidos com a força da mente e de como ele se manifestam no corpo — e fora dele. Geralmente mutantes com esse tipo de habilidade passam por inúmeros treinamentos físicos e mentais afim de melhorarem suas próprias resistências perante o uso dos poderes. Considerando que essa talvez seja um dos tipos mais abrangentes de poderes dentre a mutandade, é natural haver inúmeros usuários de tal habilidade, por isso mesmo em nossa lista decidimos escolher apenas cinco mutantes psiônicos para melhor exemplificar suas categorias, sendo eles considerados mutantes com habilidades totalmente distintas — mas oriundas de uma mesma fonte e origem de poder, a mente.

Antes de iniciarmos a lista, gostaríamos de dizer que mutantes naturalmente listados como telepatas ou telecinéticos foram desconsiderados, isso porque mesmo sendo categorizados como psiônicos, dentre os seus próprios grupos possuem diferentes formas de manifestar tais poderes, seja tanto os telecinéticos, quanto os telepatas — vide nossa matéria sobre os mutantes telepatas no link acima. Bom, sem mais delongas, vamos aos nossos mutantes psiônicos.


⊗ 5. ARMADURA

Nada melhor de começar uma lista com mutantes de poderes psiônicos com talvez alguém que seja um dos melhores exemplos dessa categoria. Hisako Ichiki, uma mutante japonesa, também conhecida como Armadura, possui como poder mutante a capacidade de manifestar uma armadura de energia psiônica. Seu poder é muito mais do que uma mera armadura de energia, é um exoesqueleto completo. Por ser uma habilidade psiônica, seu poder é manifestado conforme a sua vontade, mas isso tem um preço.

Por ser um exoesqueleto psiônico, no início manifestar seu poder era extremamente doloroso e pesado, isso porque Hisako aprendeu a manifestar ele através da dor. Após passar por uma série de treinamento mentais com a Emma, táticos com o Ciclope e de corpo a corpo com o Wolverine, Armadura aprendeu a manifestar seus poderes usando sentimentos mais brandos e gentis do que os corrosivos e dolorosos que ela antes utilizava como manivela.

O seu exoesqueleto pode ficar muito mais denso e alto, conforme a sua vontade; resistindo também ao calor, ao frio, a pressão e ao impacto. Inclusive podendo manifestar seu poder seja apenas nos pés, em um braço ou nos punhos, dependendo apenas de sua imaginação. Até hoje o maior tamanho alcançado por Armadura foi ao equivalente a um prédio de 25 andares, onde ela conseguiu tamanho e poder suficiente para enfrentar o dragão mítico Fin Fang Foom. Infelizmente, Hisako aprendeu da pior forma possível que seus poderes ficam mais fortes conforme ela vai perdendo entes próximos de sua família. Ao perder sua mãe e seu irmão, os poderes de Hisako ficaram muito instáveis — sendo que foi nesse momento também em que ela foi possível alcançar a famigerada altura de um arranha-céu de 25 andares — passando não só a gerar mais poder, mas a liberar rajadas de poder psiônico de sua armadura. Mais tarde é revelado que o poder de Hisako vem da memória (o afeto com o antepassado), sendo algo muito cultural no Japão. Logo ser considerado querido e como alguém da família naturalmente fortalece os poderes de Armadura. Logo, quanto maior é o seu exoesqueleto, maior era o seu elo e afeto pelos seus ancestrais.

É certo dizer que conforme os laços de Hisako com outros vão crescendo, isso acaba também se tornando para ela diferentes “fontes” para impulsionar ainda mais seu poder. Wolverine acabou se aproximando bastante da Armadura — quase como um sensei para a garota — e quando seu mestre faleceu Hisako sentiu a dor da perda dele aumentado seu poder, então é natural supor que talvez possa acontecer o mesmo com seus amigos mais próximos como Fada e o Satânico. Por exemplo, em um futuro da Capitã Marvel nos foi revelado que Hisako conseguiu proteger uma cidade com sua armadura, o que é um feito enorme para mutantes detentores de poderes psiônicos! Normalmente suas armaduras se manifestam nas cores avermelhadas, mas assume a cor azulada quando ela se sente pessoalmente ameaçada ou quando alguém que ela tem um elo está em perigo.


⊗ 4. MIRAGEM

Dani Moonstar, também conhecida como Miragem, é uma das líderes dos Novos Mutantes e também uma mutante com poderes psiônicos. Seu poder teoricamente pode ser reproduzido por qualquer telepata completo, como Emma, Jean ou Professor X, mas o que faz ela extremamente habilidosa com sua habilidade são seus traumas e a experiência de uso.

Por ser uma indígena da tribo Cheyenne, Dani passou a manifestar seus poderes institivamente em animais que vivia em sua aldeia. Ela naturalmente projetava imagens que os animais adoravam, fazendo-os se aproximarem com ela. Essa vertente do seu poder a classificaria também como uma empata de baixo nível, justamente por conseguir manifestar o desejo dos outros e entender, seja seus medos ou desejos — sendo dessa mesma forma que ela conseguiu se comunicar com o Ventania, uma das montaria das Valquírias e tornando-se literalmente uma.

Quando Dani passou a manifestar seus poderes em sonhos, seu nível psiônico começou a expandir fazendo com ela conseguisse manifestar também os piores pesadelos de alguém. Preocupado, seu avô decidiu entrar em contato com Charles Xavier para cuidar da mutante. Agregando-se ao grupo dos Novos Mutantes, Dani inicialmente adotou o apelido de Psiquê, mas logo depois trocou por Miragem mesmo. Após tantos traumas vivenciados, seu poder também passou a ganhar uma manifestação física — incialmente era apenas miragens. Com isso veio também a projeção de construtors, como adagas psiônicas, arcos e flechas; Dani era naturalmente um prodígio na arte da arquearia, conseguindo até mesmo atirar flechas usando seus pés e uma uma mira cirúrgica. Suas armas psiônicas são usadas como canal para estabelecer um elo mental com seu alvo, podendo causar também inconsciência, paralisia total, induzir ao coma e aplicar miragens a alvos distantes e com resistência psíquica.

Miragem é muito pacífica e por vezes prefere a diplomacia do que o combate, mas isso não significa que ela seja menos capaz de lutar. Muito pelo contrário, com suas habilidades físicas, seus poderes psiônicos quase que não são requeridos. Ela foi uma das vítimas do Dia M e perde seus poderes, sendo que por anos mostrou o quão boa combatente era sem a necessidade deles. Sendo seus poderes manifestados


⊗ 3. KARMA

Xi’an “Shan” Coy Manh cresceu no Vietnã, devastado pela guerra enquanto sua família viajava pelo país onde seu tio, o general Nguyen Ngoc Coy, era o oficial chefe. Suas primeiras manifestações do seu poder mutante foram em cimas de traumas extremamente pesados;  Ela descobriu seu poder mutante quando um vietcongue (a força de guerrilha vietnamita) estava prestes a matar seu irmão gêmeo Tran Coy Manh. No desespero de salvar a vida do irmão, ela possui a mente do soldado e ordena que o corpo dele se afastasse do irmão. No entanto, Tran percebeu que ele compartilhava o mesmo poder mutante e possuiu o soldado depois que Xi’an o libertara. Em vez de afastar o soldado, Tran ordenou que o vietcongue esmagasse sua própria cabeça repetidamente contra um poste de madeira, matando-o. Xi’an ficou horrorizada e imediatamente se recusou a usar seus poderes de forma tão violenta como seu irmão.

Mais tarde, enquanto seguia para América em um navio cargueiro estando escondida com sua família, Shan se viu em outro dilema ao presenciar o estupro de sua mãe. Aterrorizada, ela tentou usar seus poderes novamente mas não conseguiu; sua mãe acabou falecendo e sendo jogada ao mar. Essas experiências fizeram com que ela amadurecesse muito rápido para sua idade, tornando naturalmente a primeira líder dos Novos Mutantes. Adotando agora o nome de Karma, Shan era a mutante da equipe que tinha mais habilidade, porque ela forçava exaustivos treinos afim de compensar todas as falhas em sua vida que poderiam ser resolvidas se ela pudesse ter o controle de seus poderes.

O principal poder de Shan é a capacidade de possessão mental em criaturas conscientes, conseguindo assim controlar o corpo de pessoas, robôs (I.A) e animais. Ela consegue projetar ondas de poder psiônico que superam a consciência do alvo, fazendo com que este entre em estado de inconsciência mental. Assim, Xi’an assume o controle da mente e, consequentemente, do corpo da pessoa. Quando foi possuída pelo Rei das Sombras, outras habilidades foram desenvolvidas, como uma telepatia básica e a capacidade de possuir diversos corpos simultaneamente.

Com a ajuda de Emma, Shan conseguiu estabelecer um padrão telepático mediano, mas bem trabalhado. Como Emma sempre dizia pra ela, se você não pode derrubar alguém com como um míssil mental, tire tijolos por tijolos que assim causará um efeito em cadeia de efeito equivalente”, ou seja, para Emma o uso de técnicas telepáticas pode ser tão efetivo quanto um dano único e massivo mental, comum em telepatas ômegas. Karma também passou a ser capaz de controlar multidões de pessoas, a combinação de sua telepatia com seus poderes de possessão mental ampliava os efeito que um tinha sobre o outro, tornando uma mutante extremamente habilidosa no que se dizia o uso de poderes psiônicos.


⊗ 2. DRA. CECILIA REYES

Cecilia Reyes é uma mulher porto-riquenha que com 6 anos viu o seu pai levar um tiro enquanto dirigia. Desesperada e sem saber o que fazer, tentou salvar a vida do seu pai ao estancar o sangramento, mas foi em vão. Desse dia em diante, ela jurou pra si mesma que nunca mais perderia uma vida que estivesse a sua frente, pois faria de tudo para evitar que isso acontecesse. Com esse pensamento e convicção, decidiu seguir na área da medicina e se tornar uma médica.

Ela se formou na faculdade de medicina de Boston, como Clínica-Geral, e mais tarde se especializou em Cirurgia Geral, fazendo sua residência no Hospital de Nossa Senhora da Misericórdia, no Bronx – mesmo local onde ela nasceu. Seu poder mutante é a capacidade de criar biocampos de força usando energia psioplásmatica, que é nada mais que escudos de energia que se são expostos a partir de sua epiderme, e sem mantém tão quanto a sua resistência permitir.

Apesar dos escudos se originarem de sua pele, eles são alimentandos e fortalecidos de forma psiônica. Seus escudos se formam em torno de seu corpo o que proporcionam uma resistência a energia e também a ataques físicos; podendo moldá-lo ou expandi-lo para proteger os mais próximos; no entanto, os impactos no campo de força causam dor em Cecília, porque estão intimamente ligados ao seu sistema nervoso. Por forcar mais nas áreas médicas do que nas habilidades mutantes, Cecília detém ainda uma certa dificuldade em controlar seus poderes por um longo período de tempo. No entanto ela também já mostrou a capacidade de exercer com seus escudos psiônicos uma força contundente e cinética — semelhante aos poderes da Mulher Invisível —, empurrando inimigos e objetos para fora do seu caminho.

Embora seu poder lhe dê vantagens defensivas, ofensivamente Cecília só se mostrou apta a combate quando estava sob efeitos de drogas mutantes ou sobre aprimoramento de outros poderes. Geralmente ela fica mais no suporte geral, seja com seus escudos psiônicos ou com suas habilidades médicas. Seus poderes também não parecem ter a capacidade de proteger diante de ataques gasosos, afinal o próprio Colossus já conseguiu nocauteá-la usando altas doses de gases soníferos que facilmente atravessaram seus escudos.


⊗ 1. M | MONET

Talvez essa seja a mutante mais “polêmica” da lista, mas é que para entender a natureza dos poderes da M primeiramente devemos entender quais são os seus poderes. Monet vem de uma família onde todos os seus irmão são mutantes. Eles dividem entre si uma habilidade que geralmente irmãos mutantes dividem, que são a simbiosidade. Essa característica permite que familiares fiquem mais fortes perante o outro ou elas ganham certas imunidades quando lutam entre si. No entanto na família St. Croix isso é levado um pouco mais a diante. Tanto Monet, suas irmãs mais novas as Gêmeas M e seu irmão mais velho Sangria possuem a incrível habilidade de unificarem seus poderes e se fundirem em uma entidade psiônica capaz de absorver outros mutantes e viajar entre dimensões.

Essa característica já entrega um breve vislumbre de qual fonte os poderes da família St. Croix vem. E a mutação da M não podia ser diferente. Ela é um mutante com uma ampla variedade de poderes mutantes que representam um ser humano perfeito, logo, sua mutação é a perfeição. Seus poderes incluem força sobre-humana (que lhe permite erguer 10 toneladas), velocidade, agilidade, imunidade biológica, intelecto avançado, resistência (físicas e mentais), reflexos, coordenação e equilíbrio sobre-humanos e balanceadamente perfeitos, vôo auto propelido, semi-invulnerabilidade, visão noturna e audição aprimorada, um fator de cura aprimorado, sendo ainda telepata e sensitiva, e não menos importante detentora de telecinese, como visto em X-FACTOR #218. E como se não bastasse todos esses poderes, ela é esteticamente perfeita.

A polêmica de M ser uma mutante psiônica se dá pela variedade de poderes que ela consegue manifestar, mas essa é justamente o coringa da questão. Desde muito nova Monet sabia que suas habilidades beiravam a perfeição, e ela se gabava disso perdidamente, ainda mais diante do seu irmã Sangria. Mesmo quando desmotivada sua mutação fazia com que ela encontrasse motivação. Quando estava aos prantos sua habilidade lhe concedia conforto e quando estava exausta lhe era concedido vigor. Suas habilidades são intimamente de fonte psiônica, e assim como Isca, a Invencível — e recém revelada como de nível ômega — não tem controle sobre como seu poder funciona, com Monet é a mesma coisa. E então, sentido inveja e exausto das provocações, Sangria amaldiçoa sua irmã na forma de Suplício, um ser que consome poder psiônico para se fortalecer — sendo oriundo de uma dimensão psiônica.

Ela já teve inúmeros problemas com essa forma, mas suas habilidades de perfeição por vezes a livraram de qualquer sofrimento a longo prazo. Hoje Monet assume esse seu lado e o manifesta principalmente em combate, afinal Suplício é inteiramente mais poderoso em movimentos físicos. Inclusive em Krakoa, durante o run de Hickman ela assume e mantém o codinome de Suplício.


⊗ BÔNUS: PROTEUS
MANIPULACAO-DE-REALIDADE-PSIONICA-UNIVERSAL-E-QUANTICA-6

Não podíamos deixar de citar o mutante Proteus, filho de Moira e detentor do poder ômega de manipulação de realidade a nível psiônico. Nós já destrinchamos tanto o Kevin quanto o seu poder em uma outra postagem explicando sobre a diferença dos vários tipos de manipulação de realidade, onde você pode conferir de antemão no link abaixo.



Mas e então caros leitores, gostaram de saber um pouco sobre os mutantes com poderes psiônicos? Eles claramente estão espalhados dentre a mutandade sendo representados por diferentes tipos de poderes, dos mais físicos aos que são manifestados. Você conhece outros psiônicos para agregar a lista? Deixe nos comentários!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!