SÉRIES

Conheça ‘MARVEL ANIME: X-MEN’ e os mutantes em sua versão japonesa

Contendo de 12 episódios, Marvel Anime: X-Men entrega uma versão melhor dos personagens dos filmes da FOX, mas com uma roupagem das HQs.


Em 2010, a Marvel Entertainment em parceria com o estúdio japonês Madhouse firmou um acordo para a criação de 4 animes. Cada um deles contaria com 12 episódios, sendo exibidos no Japão pela Animax, e no canal G4 na América do Norte. Dentre as quatro séries escolhidas, havia Blade, o Caçador de Vampiros e Homem de Ferro como animações que não contavam com mutantes sendo protagonistas. Por outro lado, os X-Men ganharam uma animação da equipe e o mutante Wolverine ganhou um anime solo para ele.

MARVEL ANIME: X-MEN foi o terceiro anime de 12 episódios lançado conforme o projeto. Ele chegou ao ar no Animax de 1 de abril de 2011 à 24 de junho de 2011. O enredo se apresenta numa perspectiva após a Saga da Fênix Negra, depois que a Jean morreu. Ela estava sendo controlada pela entidade Fênix após a interferência do Clube do Inferno. No processo os X-Men perturbados pela perda da amiga se separam. No entanto uma série de acontecimentos no Japão fazem com que os X-Men sejam reagrupados pelo Professor X para viajar ao Japão após o sequestro da mutante Hisako Ichiki, a Armadura. Eles precisam enfrentar os U-Men que estão abduzindo jovens mutantes para colher seus órgãos.

Abaixo tem uma pequena prévia do combate entre Jean Grey e os X-Men.

Durante a luta com os U-Men, os X-Men descobrem que alguns dos mutantes no Japão sofrem da “Síndrome de Damon Hall”, que causa problemas para os mutantes durante o surgimento de sua segunda mutação. Além do problema com os U-Men, o próprio Clube do Inferno volta a aparecer ao longo dos episódios. Abaixo você vai encontrar todos os mutantes presentes no anime dos X-Men e como ficaram suas caracterizações. 


⊗ JEAN GREY/FÊNIX NEGRA

É a personagem que dá o pontapé inicial no anime. A Jean Grey aqui já aparece possuída pela entidade e bastante destrutiva; e a cena lembra bastante o momento “Fênix Negra” em X-Men: O Confronto Final. Infelizmente a personagem após o primeiro episódio fica reclusa a memórias ou em fluxos telepáticos, mas os efeitos dos seus poderes assim como seu uniforme estão perfeitamente adaptados.

⊗ CICLOPE

O Ciclope do anime está bastante perturbado com a perda da Jean, e foi o primeiro a deixar os X-Men — assim como nos quadrinhos. Ele inclusive ostenta um cabelo mais longo e com a barba por fazer, dando a ideia de que não ligava mais para si. Sobre seus poderes e sua personalidade, é sem sombra de dúvidas a melhor adaptação do personagem fora dos quadrinhos. Ele atua como um líder cirúrgico e bastante a frente da causa mutante, lembrando bastante o Ciclope da fase Utopia.. Um de seus melhores momentos inclusive é quando ele treina a Armadura, nos mostrando de fato uma faceta do Scott que os não-leitores dos quadrinhos talvez não conheciam. E sim, vale a pena conferir!


⊗ FERA

A versão anime do Fera usou a fase do Grant Morrison para construir seu personagem, com sua aparência se aproximando mais um “felino”. O personagem é bastante erudito, não muito distante do Fera dos quadrinhos, mas ele é também um dos personagens mais apagados do anime. No entanto, suas interações com a Tempestade, com o Wolverine e com o Professor são muito legais de presenciar, porque o Hank costuma citar diversas obras literárias em seus diálogos.

⊗ WOLVERINE

Falando em Wolverine, como relatamos acima ele ganhou mais de uma versão em anime (aparecendo em 3 dos 4 projetos lançados). No entanto no anime principal de X-Men o Wolverine adaptado é o mesmo pós Cisma e Wolverine e os X-Men (quadrinhos). Novamente a dinâmica — de sucesso — “pai e filha” é aplicada aqui também aqui entre Logan e Hisako, mas em menores sequências. Outro fato interessante sobre o Wolverine é que ele é muito mais ameno que o Ciclope, sendo até estranho para leitores antigos dos X-Men — e que não vivenciaram a modernização no personagem — reconhecem o Carcaju no anime. O personagem também é o que mais se distância do Wolverine dos filmes — apesar de manter uma altura igual a do Ciclope, quando o personagem originalmente é baixo.


⊗ TEMPESTADE

Certamente esse anime não foi feito para os fãs da Tempestade. Apesar dela ter muito volumetria em questão de uso de poderes — assim como nas diferentes formas criativas de se usá-lo — a Ororo em sua versão anime abraça totalmente o lado cinematográfico abraçado por Halle Barry, tanto em seu visual como também em suas falas. Os fãs da Deusa não conseguirão reconhecer a personagem aqui, e o anime não chega a entregar nem 1/4 do que a personagem representa nos quadrinhos, o que é uma pena, porque visualmente seus poderes estão lindos de serem vistos em ação.

⊗ EMMA FROST

Se os fãs da Tempestade ficariam frustrados, os fãs da Emma ficariam irritados! O anime adapta a fase onde Emma desenvolve a sua mutação secundária, seria interessante de assistir se a personagem não fosse totalmente apagada na narrativa. Apesar da Emma aparecer em bastante sequências, sua telepatia é extremamente mal utilizada — isso quando a personagem usa — no entanto, a coisas a se elogiar. Emma assume o posto de ensinar a Hisako a controlar seus poderes, e é muito bom ver esse seu lado professora sendo explorado. Além disso, as cenas de ação em sua forma de diamante contém sequências muito boas. Como o anime veio justamente em um período onde a Tsunade (de Naruto) já havia sido apresentada no anime de Naruto, boa parte das sequências de luta foram inspiradas nos golpes da Hokage de Konoha. Só é uma pena não termos a Emma sarcástica e astuta tão bem preservada nos quadrinhos.


⊗ ARMADURA

Essa é a primeira vez que a personagem apareceu adaptada fora dos quadrinhos, então para uma primeira aparição Hisako foi até muito bem explorada — até porque, o anime tinha ela como protagonista. Sendo instruída constantemente pelos X-Men veteranos, todos eles contribuem para o crescimento da personagem, seja em seu físico, no treino mental ou até mesmo em seu poder, que, aliás, é muito bem apresentado e tem um visual incrível.

⊗ PROFESSOR X

Por estar mais como um suporte, Xavier quase não aparece — apesar dele ter uma trama muito boa no anime e um plottwist interessante — seu papel aqui é muito mais do que reunir o time, é apresentar nesses 12 episódios o que faz os X-Men serem uma equipe tão essencial para o mundo, seja dos mutantes ou dos humanos. Um detalhe interessante é que sua cadeira foi adaptada diretamente da animação de 92.

⊗ OUTROS PERSONAGENS

Além dos nossos protagonistas, somos apresentados a uma versão anime do Mestre Mental e também da Moira, que é readaptada como Yui Sasaki. Outros personagens como Vampira, Colossus, Arcanjo, Noturno e Deadpool e o Capitão Britânia aparecem como cameos, sendo apenas essa a contribuição desses personagens.



O enredo não é muito cativante e por isso a animação como um todo é no máximo mediana. Contudo, a qualidade dos traços é tão bonita, que vale muito a pena dar uma conferida. Nem que seja no primeiro episódio onde há uma recapitulação da destruição da Fênix Negra. E como os personagens são uma versão melhorada da adaptação dos filmes do FOX, fica o gostinho e a curiosidade de entender como eles poderiam ser.

Mas e vocês caros leitores, conheciam a versão anime de X-Men? Já assistiram? Deixa aí nos comentários o que você achou. E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!