QUADRINHOS

REIGN OF X: 17 coisas que podemos presumir da nova era dos X-Men

A nova era dos mutantes chegou, e com ela novas possibilidades para nossos personagens. Confira 17 coisas que podemos presumir de Reign of X!


Com o fim de X OF SWORDS, uma nova era para os mutantes da Marvel foi anunciada. Dando continuidade diretamente aos eventos de DINASTIA X, POTÊNCIAS DE X, AURORA DE X e o já citado X DE ESPADAS*, surge então a REIGN OF X, anunciada recentemente pela própria Marvel – onde você pode conferir logo abaixo em primeira mão do que se trata.

Além de um mero teaser animado, a imagem principal do anúncio parece expor as principais tramas que podemos esperar ao longo da nova era. A própria Marvel divulgou (como vimos no link acima) alguns dos pontos que serão abordados, mas fomos mais cirúrgicos e deciframos 17 coisas que podemos ver sendo abordadas ao longo do REINADO DE X*.


REIGN-OF-X-NOVA-SAGA-DOS-X-MEN-1

Para melhor aproveitamento da imagem, seguiremos explicando e presumindo os personagens listados da esquerda para direita, assim como de cima para baixo. Dada as orientações, seguimos!

⊗ 1. MAD JIM JASPERS RETORNA!

Um dos maiores vilões do Capitão Britânia, Mad Jim Jaspers, deu as caras como um dos regentes de realidades das terras do Extramundo comandadas por Saturnyne. Para quem não se recorda – ou não conhece -, Mad Jim é um mutante com a habilidade de dobrar a realidade – sendo considerado um mutante ômega, mas não sabemos hoje como ele seria classificado, visto que o próprio Mister M foi classificado como ômega mas ele não. Seu papel de desenvolvimento na saga foi totalmente semelhante ao de um coadjuvante, mas parece que teremos mais dele nessa nova era.

Em X OF SWORDS #17, uma das mutantes da ilha de Arakko, Redroot, foi capturada e mantido presa por ter danificado o reino comandado pelo Sir Jim Jaspers acidentalmente. Usando seus poderes, Redroot foi encolhida, capturada e colocada como um artigo de sua coleção de espécimes raros. É certo dizer que, agora com as duas ilhas reunidas novamente, muitos mutantes de Arakko sentirão a falta dela. Afinal, assim como o Cifra para Krakoa, Redroot servia como tradutora para a ilha mutante outrora perdida.


⊗ 2. EMMA FROST E O CONVITE!

Esse aqui é mais avulso, mas talvez tenha uma resolução simples. Durante as páginas de CARRASCOS, Emma Frost cita diversas vezes a ideia de dar um baile para celebrar e tornar mais amistoso as relações da Companhia Comercial do Inferno e de seus fornecedores. Mas talvez tenha algo mais por detrás disso. Em GIANT-SIZE: Magneto, Emma Frost pediu ao Rei do Magnetismo para conquistar pra ela uma ilha. Magneto cumpre sua parte no trato e ainda constrói um palácio para a Rainha Branca. Ao final, Emma aparece dizendo “agora é hora de requisitar os convidados”.

Com os acontecimentos dos CARRASCOS, e com a possível expulsão do Sebastian Shaw como Rei Negro vindo em direção (após assassinar a Rainha Vermelha Kate Pryde), é correto supor que talvez Emma esteja procurando novos candidatos para os cargos de Rei Negro, Bispo Negro, Cavalo Negro e Torre Negra para a Companhia do Inferno.

⊗ 3. O RETORNO DE LEGIÃO!

Legião, o mutante classificado de nível ômega com a habilidade conhecida como manifestação de poder fará sua entrada na nova era de Hickman. Ele que está sumido desde a saga Era do X-Man, se encontrará com a novíssima nação de Krakoa e suas mais novas políticas. É curioso citar que David sofre de um distúrbio dissociativo de identidade, e suas manifestações de poder costumam se manifestar em diferentes personalidades que ele libera. Então potencialmente, a depender de como sua personalidade comportará (e qual poder ela manifestará), ele potencialmente pode ser considerado uma verdadeiro relógio bomba.

Um outro ponto interessante é que David e a mutante precognitiva conhecida como Olhos Vendados já tiveram um romance e eles são muito próximos. Antes dos X-Men de Hickman surgirem, Olhos Vendados se suicidou ao perceber que o futuro dos mutantes seria só caos. E como em Krakoa não é permitido videntes, é bem capaz que a mutante se quer será ressuscitada. Sabendo disso, David, como filho do Professor X e um mutante ômega, pode querer exigir o retorno de sua amiga, confidente e amante de volta a vida, gerando possíveis atritos futuros que prometem abalar a fundada base krakoana de Moira.


⊗ 4. MAVERICK NAS HISTÓRIAS DO WOLVERINE!

Outro mutante que fará o seu retorno nas histórias dos X-Men é o Maverick, também conhecido como Agente Zero. Dotado com a habilidade de absorver a energia cinética através do impacto com pouco ou nenhum dano, o personagem voltará como um apoio do Carcaju em sua revista solo.

Não sabemos sob quais circunstâncias esse encontro se realizará, ou se o próprio gostará de viver de Krakoa, mas podemos citar que a missão deles seria em um retorno a Madripoor, país que outrora já foi lar dos mutantes.

⊗ 5. WOLVERINE DE CAOLHO!

Falando em Madripoor, o próprio Caolho – alter-ego do Logan – voltará a dar as caras em REIGN OF X. Wolverine veste o mesmo terno branco e o tampa olho clássico do personagem, mas talvez isso possa significar algo maior do que de fato seja.

Com a morte do Gorgon, um dos postos como Capitão de Batalha de Krakoa está livre. Não só isso, mas o próprio Gorgon tinha o papel de pessoalmente proteger cada um dos membros do Conselho em missões fora de Krakoa. Como Caolho, Wolverine tinha justamente esse papel em Madripoor, então podemos supor que talvez o Carcaju venha a substituir seu amigo e rival morto pelo Espada Branca durante os eventos de X OF SWORDS.


⊗ 6. TARN, O IMPIEDOSO ESTÁ LIVRE EM KRAKOA!

Um dos mutantes dessa nova era nascido no inferno de Amenth, Tarn – o Impiedoso, possui o poder de modificar geneticamente um mutante e torná-lo seu escravo pessoal. Uma habilidade muita perigosa, visto que Tarn divide as mesmas vontades e pensamentos do Sinistro: colocar as mãos em todos os genes x de mutantes e coletar para suas coleções.

Agora com a união das ilhas, Tarn poderia facilmente colocar suas mãos no gene x de diversos mutantes pacíficos de Krakoa. Como sua natureza é reativa, é certo dizer que seu retorno pode causar muitos danos. Provavelmente ele e seus mutantes modificados, os Lócus Vis, serão os vilões recorrentes da SATÂNICOS, então podemos esperar muito sangue e muita mutilação vindo do seu lado.

⊗ 7. ARCANJO E MONET

Uma das incógnitas da lista. Monet e Warren são dois mutantes poderosos que carregam em si dilemas que não são apenas seus. Sendo considerado “os impuros” – por ter uma mista dualidade – é certo dizer que talvez um novo arco seja construído em cima dos dois mutantes bilionários.

Antes da pandemia de corona vírus atacar o mundo em Janeiro de 2020, estava previsto nos planos de Hickman a ideia de lançar uma HQ contando um pouco sobre a X-CORP, uma importante corporação no mundo dos negócios sendo mais uma forma de lucro e arrecadação de fundos para os mutantes. Em EMPYRE: X-Men, tivemos um vislumbre e uma citação da possível reabertura da X-CORP, então talvez Hickman esteja pensando em reintroduzir a ideia não como um título à parte a ser lançado, mas como um arco dentro do REIGN OF X.


⊗ 8. TEMPESTADE E OS FILHOS DA CÂMARA?
TEMPESTADE-RENASCIMENTO-PERSONAGEM-MARVEL-4

Tempestade ao longo de toda a AURORA DE X foi uma verdadeira vítima dos Filhos da Câmara. Em X-MEN #1, ele teve um encontro com Serafina que fugiu e a deixou como alvo. Em X-MEN #5 , foi atacada e infectada pelas defesas da Câmara ao levar a Wolverine, Darwin e Sincro para adentrarem ao local. Em GIANT-SIZE: Emma Frost e Jean Grey, a deusa teve sua mente restaurada pelas duas mutantes psíquicas, infectada por um vírus de origem máquina. E por fim, foi curada em GIANT-SIZE: Fantomex ao ser levada ao Mundo para ter os vírus maquinário removido de seu corpo.

Junto do vírus, uma parcela em energia do poder da Tempestade saiu junto e ambos foram armazenados em um primas distorcido. Não é incorreto dizer que talvez o desenvolvimento da Ororo tão prometido para 2021 seja possivelmente em uma trama envolvida com os Filhos da Câmara, e o que a Deusa segura nas mãos nada mais é que uma parcela do poder que já esteve com ela, mas que se desenvolveu sozinho – como o Cifra bem percebeu ao ouvir a energia tentar se comunicar na última HQ mencionada.

⊗ 9. KID ÔMEGA VAI SURTAR APÓS TANTAS RESSURREIÇÕES?

Essa é uma informação que não foi divulgada, mas foi comentada pelo Jordan D. White, o editor chefe dos X-Men da Marvel, em um podcast para um portal de notícias. Em comentários sobre X OF SWORDS e o que podemos esperar após isso, White comentou sobre a piada interna de matarem o Kid Ômega em quase todas as edições em que ele aparece. Mas do que uma piada, esse é na verdade uma trama que será desenvolvida ao longo do REIGN OF X

Segundo White, uma das consequências de ser ressuscitado por muitas vezes pelos Cinco será um surto psíquico que acontecerá com a mente do mutante, onde ele terá uma “reinicialização” completa. Não sabemos dizer como essa reinicialização será dada, se funcionará como a do Pedreira ou se será um novo aspecto negativo, mas é certo dizer que o Kid será o primeiro mutante a sentir os contras de ter tantas mortes nas costas.


⊗ 10. O MANÍACO ARCADE VS MUTANTES!

Arcade é um antigo vilão dos mutantes, totalmente sádico e maníaco por jogos. No passado ele já foi mais apegado em caçar os mutantes, mas atualmente estava mais envolvido nas histórias do Homem de Ferro e da Viúva Negra. Mas parece que ele voltará caçar os mutantes para seus jogos novamente.

⊗ 11. A LUA DE MEL ENTRE BEI E CIFRA

Sendo resquícios diretos de X OF SWORDS, o casamento arranjado por Saturnyne entre Cifra e Bei para que renderá bons frutos. Ela que durante a saga decidiu abandonar seus aliados para proteger Cifra, terão um momento a sós para se entenderem melhor após as batalhas e confrontos que aconteceram em Extramundo.

Caso não esteja contextualizado, Bei é a única mutante que o poder de Cifra não conseguiu desvendar o que ela pronunciava, e isso o intrigou por querer conhecer mais dela. É certo dizer que após o casamento uma lua de mel vem aí, o que é poético, já que o nome completo de Bei é “Bei, a Lua Sangrenta“. Uma outra hipótese é que talvez, após uma aproximação maior dos dois, a primeira lei de Krakoa seja colocada em prática: faça mais mutantes!


⊗ 12. O CUME SE TORNANDO A ESPADA

A antiga estação espacial da E.S.P.A.D.A, conhecida como Cume, foi reativada em X OF SWORDS e foi uma verdadeira reviravolta ao final de X OF SWORDS. Como já havíamos anunciado aqui, ao final do crossover EMPYRE uma equipe de mutantes foi seria fundada para proteger a Terra de invasões espaciais.

A ESPADA krakoana ocupará justamente esse papel, servindo como as principais portas de defesas contra invasões a Terra. É certamente uma das maiores expansões das terras Krakoanas, e também aos mutantes. Como relatado, a ESPADA também será uma forma de manter os mutantes nos maiores eventos cósmicos da Marvel, sem precisar ser citada em eventos tie-in, apenas por tabela – como geralmente era.

⊗ 13. O RETORNO DA NOVÍSSIMA WOLVERINE, DARWIN E SINCRO

Como citamos no item #8, o retorno do grupo que adentrou à Câmara está marcado para voltarem em Janeiro de 2021. E essa é uma das maiores deixas que Hickman preparou logo nas primeiras edições de X-MEN. Na Câmara, o tempo se passa de forma diferente, então é natural se esperar que uma enorme mudança esteja vindo para Darwin, Sincro e a Wolverine.

Possivelmente podemos ver uma Laura adulta e mais madura, e talvez até o próprio Darwin e o Sincro totalmente diferentes de quando haviam entrado. É certamente uma das traumas que foi mais solicitada para ser resolvida por Hickman, e teremos isso em breve.

⊗ 14. REI DAS SOMBRAS ASSOMBRARÁ KRAKOA

Outro evento que os fãs dos mutantes já estavam esperando. Nem todos os mutantes aceitariam a submissão que Krakoa exige para viver em sociedade. E esse foi o caso do Faruk, o mutante conhecido como Rei das Sombras. Ele sendo um telepata do estilo “vampiro psíquico”, já foi o terror de muitos mutantes, principalmente de Tempestade e Karma. E Faruk sendo totalmente sem escrúpulos, estava óbvio que eventualmente iria começar a assombrar Krakoa.

Certamente ele pode ser apenas um caso isolado, visto que atualmente em Krakoa existem diversos telepatas mais poderosos que ele. Mas por ser um mutante com habilidades vampíricas, os danos causados por ele podem ser percebidos apenas a longo prazo. Mas é obviamente um mutante para se tomar cuidado.


⊗ 15. NIMROD E A ORCHIS

A trama principal de DINASTIA X e POTÊNCIAS DE X envolve justamente os dois núcleos listado no título. Nimrod representando as máquinas e a ORCHIS representado a potência dos humanos. Ambas espécies trabalhando juntas para dar um fim a espécie mutante. Na primeira era, a equipe suicida de Ciclope conseguiu atrasar os planos, e com a ajuda de Moira e de seus conhecimentos, esse atraso seria prolongada por eras.

Mas ao que parece eles voltarão novamente, e talvez seja de forma definitiva. Fato é que essa é uma trama muito complexa para ser pincelada aos poucos, afinal história desses dois núcleos precisa de uma conclusão. Então esperamos de fato que seja o início do fim da ORQUIS e de suas máquinas

⊗ 16. A RESSIGNIFICAÇÃO DOS X-MEN

Ao final de X OF SWORDS, o termo X-Men, que antes estava abolido de Krakoa, foi ressignificado por Jean Grey e Ciclope. A ideia era que Krakoa não representasse nenhum lado ideológico dentro dos mutantes, mas se os krakoanos tem o Conselho Silencioso para governar, os mutantes terão os X-Men como símbolo de heroismo.

Dadas as consequências que esse ato pode causar em uma sociedade construída com tantas personalidades distintas, uma fissura pode se abrir entre aqueles mutantes que nunca se sentiram representados pelos X-Men, como os Morlocks, os Acólitos ou a própria Irmandade. Então a volta do uso do termo pode abalar a sociedade krakoana de uma forma ainda não vista em REIGN OF X.


17. A RELIGIÃO DOS MUTANTES

Durante a edição #7 de X-MEN, onde nos foi apresentado o que era o Calvário e toda a sua importância para os mutantes, Noturno – nosso fiel pastor – se sentiu tocado em fundar uma religião mutante. Ele que representa a parte humana e carente do Conselho Silencioso, buscava diferentes simbolismo ao longo dos acontecimentos, como quando ficou surpreso ao saber que Kate Pryde havia sido ressuscitada 17 vezes, como também ao ficar maravilhado por descobrir que En Sabah Nur estava escrevendo um grimório.

Talvez nosso Elfo azul também começará a escrever sua própria versão da bíblia krakoana e iniciar seus primeiros cultos. Essa é sem dúvidas nenhuma mais um acréscimo a cultura dos mutantes que está sendo construída desde o iniciar de DINASTIA X.



Antes do casal Marvel, existe algumas silhuetas que poderiam nos dar uma dica de uma possível trama. Mas infelizmente não conseguimos identificar, você tem alguma ideia do que possa ser? Deixe nos comentários.

Mas e então, o que vocês acharam? Quais outras previsões vocês acham que podem acontecer partindo da imagem de REIGN OF X? Certamente promete ser uma saga muito mais política do que esperamos, afinal, diversos personagens parecem entrar em sua própria jornada. E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!