QUADRINHOS

Conheça 7 mutantes que praticam magia nas histórias dos X-Men

Na Marvel, muitos mutantes possuem poderes que os classificariam como sobrenaturais, mas poucos são aqueles que de fato praticam a magia.


Nos quadrinhos dos X-Men, as temáticas primárias sobre os mutantes eram tratadas com visões mais científicas e políticas. Desde o início, ao contrário da maioria dos quadrinhos clássicos de sua época, os mutantes da Marvel sempre foram mais sci-fi que o seu habitual núcleo de super heróis, os Vingadores. Isso começou no topo com o Professor X — um geneticista, empreendedor, engenheiro de robótica, historiador, arqueólogo, filantropo e psicólogo.

Depois que Chris Claremont assumiu o controle da franquia em 1975, os X-Men começaram a ser desafiados por mais do que apenas Magneto, a Irmandade, Sentinelas e aberrações da semana como o Arcade. O sobrenatural e a feitiçaria passaram a fazer parte das histórias dos mutantes. Personagens como Fanático e alguns outros praticantes de magia começaram a aparecer com maior frequência. E dentre os mutantes, surgiam aqueles que tinham aptidão a magia. Pensando nisso, reunimos 7 mutantes que além de usufruírem de suas habilidades mutantes, também são praticantes de feitiçaria.


⊗ FERA

Se você iniciou o texto e não está entendendo nada com o Fera presente aqui, é porque você não foi informado ainda que o Hank McCoy andou se aventurado nas terras místicas. Quando o Fera (do presente atual) trouxe as versões jovens dos Cinco Originais para o para o seu tempo, com o intuito de se tornarem uma bússola moral para o Ciclope — que aos poucos estava se perdendo como um terrorista —, ele não tinha entendido o nível de dano que havia causado ao espaço-tempo… E também ao seu próprio futuro.

O jovem Hank McCoy percebeu que a vida de cientista não faria bem ao seu futuro, então ele decidiu consertar os erros que ele mesmo identificou no Fera atual e por sua conta, decidiu aprender o uso de magias. Ele como sempre demonstrara um nível de intelecto altíssimo com a ciência, precisou apenas “abdicar” do seu cérebro processante para aceitar os funcionamentos do fluxo de magias e encantamentos.

O problema é que o Fera é um homem compulsivo, que de certa forma detém uma gula enorme por conhecimento, e foi essa mesma gula que causou o futuro caótico em sua vida. Corrompido pela facilidade de aprendizado e pela falta de compromissos com a magia, Fera no futuro se tornará (ou se tornaria) um demônio que causaria a morte de bilhões de pessoas ao sacrificar vidas humanas para obter mais poderes. Para impedir que isso acontecesse, Tempus alertou a jovem Jean Grey para fazer o Hank McCoy se manter longe da prática de magias e impedir que ele causasse tal dano ao futuro.

Quando voltaram para o passado, a jovem Jean Grey decidiu apagar as mentes de todos do grupo para que eles não fizessem mais bagunças a linha temporal. Mas ao mesmo tempo, ela salvou as memórias em backups mentais, e no momento certo essas memórias despertariam em cada um deles. O Fera atual foi o único dos Cinco Originais que ainda não tiveram uma reação espontânea sobre o retorno das memórias do seu “eu jovem”, mas fica a incerteza se essas memórias já voltaram e o próprio Fera tem escondido isso de todos, pois ele tem agido bastante diferente nos últimos anos. A dúvida é, ele ainda prática seus encantamentos? Esperamos que não.


⊗ FADA

Fada é uma das personagens mutantes que naturalmente assimilamos a uma praticante de magia justamente pela sua aparência semelhante aos seres mágicos de mesmo nome, as fadas. Mas de início não era assim. Megan é um dos casos de mutantes que entraram para o universo mágico “a força”.

Ela assim como Illyana no passado, foi sequestrada junto com seus amigos e no Limbo começou a perder a sua alma para uma versão demoníaca da Magia, que precisava recriar uma nova Espada da Alma e ela era uma das únicas do Instituto que tinha uma alma pura o suficiente para passar pelo processo. No entanto, o ritual foi interrompido por Anole, mas não antes de 1/5 de sua alma ter sido consumida e substituída pela magia obscura e demoníaca do Limbo. E, ao invés de criarem uma Espada da Alma, criaram uma Adaga da Alma usando a fração consumida.

Para saírem do Limbo, Illyana ensinou um feitiço de teleporte para Megan chamado de Sihal Novarum Chinoth, que a permitia rasgar o tecido do espaço e atravessar para outros locais e dimensões. Assim, Megan conseguiu sair do Limbo e levar seus amigos presos consigo. Por consequência, ela aprendeu também a usar a percepção mágica graças a magia que agora emergia de sua alma. Sua Adaga da Alma tem as mesmas propriedades que a espada da Magia e serve para o mesmo proposito: seja para conjurar portais dimensionais ou demônios, refletir feitiços, quebrar encantos e maldições, esconjurar seres mágicos e aumentar potencialmente o seu poder mágico.

Vale citar aqui que Megan é filha do mutante Mestre Mental com a fada “Mrs. Gwynn”, ou seja, Fada sempre teve pré-disposição para aprender magias justamente por já ter sangue mágico.


⊗ APOCALIPSE

Apocalipse é um dos personagens que mais foi trabalhado nos últimos anos. Se você acha que conhece o mutante egípcio que outrora foi um dos maiores vilões dos X-Men, hoje não desconfiaria do homem que ele já foi no passado e no que se tornou hoje. Uma das mudanças que foram aplicadas ao personagem é o fato dele ser um nato feiticeiro antigo. Praticante de rituais místicos envolvendo runas antigas e autor de um vasto grimório contendo anos de pesquisa mística, o mutante hoje representa mais um caso de personagem dos X-Men que está a anos praticando feitiçárias.

Todo o seu vasto conhecimento e poder místico foi revelado nas histórias recentes da EXCALIBUR. Foi graças as suas pesquisas que ele descobriu o potencial dos mutantes X-Eternos e foi a partir dele também que iniciou o Rictor em uma jornada mística de se tornar um ser místico das florestas, um Druida, chegando a se tornar um poderoso Rei Druida — com seu gigantesco poder de geocinese.

Fato é que a revelação do Apocalipse ser um praticante de feitiçaria antiga ainda é recente, e poderá nos render ótimos momentos no futuro para serem listados. En Sabah Nur também foi o responsável por identificar a “magia mutante”, um núcleo de energia único que todos os mutantes carregam em seu Gene X e podem, com treinamento, se tornarem usuários da magia mutante. Atualmente, Rictor é o único usuário dessa modalidade em Krakoa.


⊗ MADELYNE PRIOR

Madelyne “Maddie” Prior é sem duvidas uma das personagens que mais sofreram nas histórias dos mutantes. Ela, que na verdade é um clone perfeito da Jean Grey — uma criação do Sr. Sinistro —, foi “instruída” geneticamente pelo próprio a seguir uma vida de romance com o líder dos X-Men, Scott Summers. Scott que na época havia perdido a Jean, passou a se relacionar com a Maddie não só pela aparência dela como também por sua carisma. Eles se casaram, e juntos estavam esperando um filho, o Nathan — futuramente conhecido como Cable.

Quando Jean Grey voltou, Scott abandonou sua vida de casado e pai para voltar a ter um romance com Grey. Se sentido traída, largada com um filho, sendo taxada de louca, sendo presa — e posteriormente descobriu que era uma mera duplicata fabricada —, destruíram não só o espirito de Maddie como também sua mente, tornando-a instável e vingativa. Desacreditada, Madelyne decidiu se submeter a corrupção do demônio N’Astirh após querer poder suficiente para se livrar daqueles que a machucaram. Ela além de obter fortes poderes místicos e se tornar uma profunda praticante de magia obscura, adotou também o nome de Rainha dos Duendes, podendo controlar hordas de demônios do Limbo.

Maddie ficou tão perturbada, que decidiu usar várias crianças — inclusive o seu filho — como sacrifícios para abrir um portal eterno entre a Terra e o Limbo. Ela foi detida pelos X-Men e posteriormente morta. Em recentes edições de SATÂNICOS, a Rainha dos Duendes voltou à ativa e pretendia usar mutantes para conjurar um novo portal demoníaco, simplesmente porque não havia sido convidada pra viver em Krakoa. Ela foi detida e assassinada sem antes revelar a sua maior motivação para fazer tudo o que fez: ela só queria ser ouvida e compreendida como uma mulher de verdade, e não uma boneca, uma cópia que merece ser descartada.

Atualmente Maddie se tornou uma habitante de Krakoa e ganhou anistia mutante, e está em uma jornada de redenção ao lado da Magia, Karma e Miragem nas terras demoníacas do Limbo.


⊗ RICTOR

Rictor é um mutante geocinético que foi iniciado pelo Apocalipse no que foi denominado como sendo a “magia mutante”. Como explicamos alguns parágrafos acima, o Gene X por si só carrega uma carga energética muito poderosa e singular. E através de estudos, En Sabah Nur reconheceu o potencial mágico que havia no x.

Ainda temos poucas informações sobre como funciona a magia mutante, porém assim como nós, Rictor aos poucos tem se desenvolvido nesta modalidade única do misticismo que só mutantes podem praticar.

Um dos grandes potenciais que a magia mutante permite é a criação das sinergias mutantes, que é nada mais que unir a energia mutante para criar habilidades novas e diferentes.

Sendo o primeiro mutante a aprender esse tipo de magia, Rictor se prontificou, ao lado de Magia, a ensinar aos mutantes a arte da feitiçaria. Vale lembrar aqui que uma das recentes problemáticas dos krakoanos tem sido justamente ataques mágicos, ou seja, mesmo em potencial, Krakoa ainda é suscetível a ataques de bruxas e feiticeiros.


⊗ SELENE GALLIO

Selene assim como Apocalipse é uma das mutantes conhecidas por fazer parte dos X-Eternos, um seleto grupo de mutantes extremamente poderosos e antigos. Ela já revelou ter mais de 20 mil anos e potencialmente já foi chamada de “a primeira mutante”. Ela é conhecida por ser uma poderosa bruxa psíquica e de poderes capazes de manipular sombras. Além de ter poderes mutantes que a categorizaram como uma vampira — aos usar a energia vital de outros seres vivos para se manter jovem, viva e saudável por tantos anos.

Sendo muitas vezes referenciada como a Sacerdotisa Negra da Nova Roma ou até mesmo como Rainha Negra — por ter pertencido ao Clube Inferno. Selene viveu em uma era onde o misticismo reinava, aprendeu diversos encantos e conjuramentos mágicos que só se fortaleceram com a experiência e o tempo. Naturalmente, os X-Eternos são conhecidos por serem imortais, e ela usava dessa informação para absorver seus colegas em quase todas as vidas, aprimorando ainda mais suas habilidades.

Um dos seus momentos mais perversos como vilã, está ligado diretamente aos eventos conhecidos como Necrosha, quando ela tentou ascender à divindade absorvendo milhões de almas provenientes dos mutantes massacrados durante o atentado de Cassandra Nova em Genosha. Apesar de sempre ter sido considerada uma vilã, ela foi uma das personagens que se submeteu à anistia de Krakoa e ficou encarregada — junto com o Sangria — de avaliar os níveis de poder e consumo psíquico dos mutantes com habilidades vampíricas da ilha — assim como a própria Krakoa. Ela inclusive foi uma das mutantes a se levantar pra defender Krakoa de um horda de zumbis causada pela Feiticeira Escarlate em EMPYRE e de proteger Krakoa da ameaça dos seus ex-colegas X-Eternos, durante os eventos da EXCALIBUR.


⊗ MAGIA
MAGIA-E-SUA-ESPADA-DA-ALMA-4.jpg

Diversos mutantes ao longo das histórias dos X-Men cresceram profundamente como personagem, mas nenhum deles alcançou um status quo tão rápido como a Magia. Para quem não se recorda do passado da russa, Illyana quando pequena havia sido sequestrada pelo feiticeiro Belasco, já que a garotinha tinha uma alma pura o suficiente para um sacrifício. No entanto, com a ajuda de uma Tempestade de outra realidade, a pequena Floquinho de Neve foi capaz de dominar magias diferentes das quais estava habituada no Limbo e usou sua própria alma como um catalizador para a conjuração de uma lâmina, a Espada da Alma.

Ela que é potencialmente uma das teleportadoras mais poderosas da Marvel, podendo viajar facialmente pelo tempo e espaço, é dotada também de um imenso poder mágico após ter sido treinada no Limbo pelo Belasco, pelo Dr. Estranho (do passado) e pela Tempestade (alternativa) como citamos antes. Isso lhe concedeu um leque absurdo de poderes que ficam ainda maiores quando utilizados com a sua arma mística, a Espada da Alma, que, mais do que uma lâmina, é o seu “cajado” catalizador de feitiços e amplificador místico.

A Magia cresceu tanto na Marvel, que diversas histórias atuais tem usado a mutante como plano de fundo de algum acontecimento eventual da Casa das Ideias. Ela é uma das favoritas a se tornar a Feiticeira Suprema no futuro — e em diversos futuros, ela já chegou a se tornar. Como se não bastasse tamanho poder, Magia chegou absorver a dimensão demoníaca do Limbo — da qual ela é a regente — para dentro de si, obtendo um alcance mágico ainda mais poderoso. Ela mesmo não sendo uma mutante ômega, é claramente uma das mutantes mais fortes presentes hoje na ilha de Krakoa — e não por menos foi nomeada como a Capitã de Guerra dentre os Capitães de Krakoa.



Mas e você, caro leitor, sentiu falta de algum outro mutante que seja praticamente de magia? A realidade é que tem diversos outros que mesmo que não sejam praticantes, tenham uma certa facilidade e potencial mágico a se desenvolver no futuro. Deixe nos comentários se você gostaria de ver uma lista mais completa no futuro.

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!