QUADRINHOS

Conheça a Magia Mutante e os Grimórios do Apocalipse

A Magia Mutante é um conceito abordado nas HQ da EXCALIBUR, introduzido por Apocalipse e os ensinamentos de seus Grimórios.

Assim como a Tecnologia Mutante e suas Sinergias que comentamos em outro artigo, a Magia Mutante foi um conceito dos primórdios das HQs dos X-Men que foi não só revitalizado nessa nova Era de Krakoa, como também recebeu uma nova roupagem.


⊗ INTRODUÇÃO A MAGIA MUTANTE

Como bem explicado por Apocalipse em EXCALIBUR, a Magia Mutante usa como base o conceito dos Circuitos (Sinergias), onde mais de dois mutantes se unificam a fim de gerar uma nova habilidade — ou expandir uma já existente.

No entanto, diferente dos Circuitos mutantes, a Magia Mutante mantém certas exigências em sua essência para sua total funcionalidade. Primeiramente, é necessário que haja quatro mutantes em sinergia, e a um motivo do porquê disso.

Diferente dos humanos que geralmente fazem círculos mágicos envolvendo cinco pontas de magia, os pentagramas — ou mais, a depender da potência do encantamento —, os mutantes em seu genoma mantém uma individualidade única graças ao Gene X, que quando próximo de outros mutantes libera uma energia ativa suscetível para conexões.


O Fera inclusive havia comentado no passado, que essa energia está localizada no cromossomo 23, onde geralmente o Gene X fica alinhado. Ele usa e libera uma exótica proteína que envia sinais químicos para outros genes — como uma transferência — a fim de fazer com que tais peculiaridades (os dons) mutantes sejam alterados, compartilhados ou aperfeiçoados.

Essa explicação basicamente define também porque durante os Protocolos de Ressurreição alguns mutantes voltam melhorados e com seus códigos genéticos corrigidos pelos Cinco, pois a energia mutante que flui naturalmente os força a se auto aperfeiçoar.


Desse modo, como o X é constituído de quatro pontas, a necessidade de se ter quatro mutantes então é necessária. O X também funciona como um espelho mágico invertido, refletindo o fluxo energético que os mutantes naturalmente produzem, dando a eles a capacidade de realizarem feitiços sem a necessidade de um grupo em sincronia.

Apesar de alguns mutantes usuários de magias não usarem o Gene X como catalisador, e sim os círculos de magia padrões dos humanos, tem se cogitado na hipótese do círculo ser abolido e a utilização do X como força de criação, por ter uma força de aproveitamento muito mais forte e natural. 

O X não tem acima, nem abaixo. É uma força reflexiva. É superior por si só e é condutor de sua própria grandeza.


⊗ PRIMEIRA EXECUÇÃO DA MAGIA MUTANTE

No passado, antes de ser chamado de magia por Apocalipse — e pelos escritores dessa Era — os Circuitos eram usados para explorar as capacidades dos mutantes e potencializar suas habilidades.

Provavelmente, naquela época a ideia de um Circuito mutante sequer era cogitado, ainda assim, o roteirista Dennis O’Neil e o editor chefe Stan Lee aplicaram o conceito que somente seria contextualizado 50 anos depois. 


Em FABULOSOS X-MEN #65 (1969), um dos primeiros Circuitos mutantes envolvendo a magia em si acontece. Xavier e os X-Men envolvem-se em uma luta contra uma espécie alienígena que absorve influência negativa de seres vivos, os Z’Nox, como forma de fortalecimento e começam a vencer em uma guerra intergaláctica. Charles percebe que algo precisava ser feito para derrotá-los, então faz uma rápida e vasta seleção de mentes repletas de compaixão, força de vontade e outras virtudes benevolentes entre os humanos, sem exceções.

Com toda essa energia mental sob sua mente, Xavier transfere para a Polaris, em uma Sinergia Mutante entre os dois. Lorna então descarrega toda essa energia como um transmissor diretamente na mente da Jean, que estava conectada com os mutantes necessários para tal Circuito. Exatamente quatro mutantes: Jean, Ciclope, Destrutor e Homem de Gelo.


Dentro desse Circuito, Jean Grey compartilha os pensamentos em forma de energia para o Destrutor, que recebe toda aquela agitação mental e o converte em energia cósmica, transmitindo para crânio de Ciclope, que naturalmente consegue absorver energia (mesmo em grande escala, como a desse evento). O calor emitido daquela absorção era intenso, então o Homem de Gelo entra com suas habilidades para resfriar qualquer forma de calor que tentava expelir do Ciclope.

Ciclope então com todo o poder necessário acumulado, libera pelos seus olhos toda a energia benevolente de milhares de vidas em um único disparo de energia psiônica pura aglomerada em partículas cósmicas, que, naturalmente, sobre os Z’Nox, se torna avassalador, quase como o calor de uma fornalha intensa e constante, destruindo gradativamente a consciência de todos eles, salvando então o Universo da anunciada invasão.


⊗ CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Vampira sendo apresentada como o centro de uma Comunhão, atuando como catalisadora/conduíte. Perceba o X como um quincôncio tendo a Vampira como o quinto elemento.

O exemplo anterior da primeira execução de uma Magia Mutante acontece sob contextos idênticos levantados por Apocalipse durante as edições da EXCALIBUR. Circuitos Mutantes naturalmente executam os poderes para criar um novo ou amplificar um mais forte, a Magia Mutante por outro lado, usa a energia do poder mutante como munição para o fluxo mágico e sua feitiçaria, e não a habilidade em si.

Como comentamos no início do artigo, para evocar a energia de uma Magia Mutante perfeita é necessário a presença de quatro mutantes. Eles devem estar posicionados em forma de um quincôncio (em Latim: Quincunx), sendo esta a disposição geométrica de cinco elementos em que quatro deles formam um quadrilátero, normalmente um quadrado, e o quinto elemento está centrado no cruzamento das diagonais.

Nota-se aqui que um quinto elemento é necessário. Não para participar do Circuito, mas para dar voz/movimento/domínio/execução sobre o que está sendo manipulado.

Essa formação com Cinco mutantes em um Circuito Mágico recebe o nome de Convenção, e a energia emanada de sua união ou o nível de poder ali presente não são a verdadeira força dos mutantes, pois eles não se fortalecem na unidade, mutantes são mais fortes juntos! E dessa união surge então o termo Comunhão. Mutantes quando em Comunhão ficam em perfeita sincronia com a Convenção. Em DINASTIA X #5 nos é informado que os Cinco quando em Comunhão esbanjam júbilo de alegria ao usar suas habilidades — Conferir imagem 3.


⊗ EXEMPLOS DE MAGIA MUTANTE

Um exemplo interessante a ser mencionado também acontece em FABULOSOS X-MEN #447 de Chris Claremont. Nesta edição a equipe dos X-Men está lidando com mais inimigos espaciais, dessa vez um chamado Fúria. Rachel Grey-Summers então no auge do seu poder abre uma Singularidade a fim de levar seus inimigos para longe. Apesar de tamanho do poder, Rachel não consegue manter por muito tempo a Singularidade aberta. Então de forma tímida, os membros ali se unificam e realizam uma Magia Mutante.

Sábia atuando como catalisadora, assume o papel no centro da Comunhão. Toda a energia flui por ela. Tempestade então libera a energia. Não uma energia qualquer, mas aquela encontrada em todos os seres vivos e que modelou as formas de vida do planeta Terra. O Bishop assume o papel de absorver e amplificar essa energia, deixando que flua pelo corpo da Sábia até a Rachel. E o Wolverine com seu fator de cura compartilha a energia da sua regeneração do Fator de Cura com a Rachel, impedindo que ela morra no processo.

Percebe que no processo um catalisador novamente foi utilizado? No primeiro exemplo citado tivemos a Jean Grey, dessa vez foi a Sábia. Conforme demais exemplos, é notório a presença de um mutante capaz de segurar todo o fluxo dessa energia.


⊗ A EX MAGICA EM EXCALIBUR

Ex Magica é o termo mutante para “Magia Mutante”, ela é explicada e teorizada pelo Apocalipse, que transmutou todo o seu conhecimento sobre a Magia Mutante em diversos Grimórios de estudos. Algumas páginas desses Grimórios aparecem nas páginas de informação da EXCALIBUR como uma forma de contextualizar o leitor sobre o que vem acontecendo.

Com a despedida do Apocalipse de Krakoa, seus ensinamentos e Grimórios foram passados para o Rictor, que assumiu não só o título de Rei dos Druidas como também vem praticando sozinho e em Comunhão a Ex Magia


Por falar nisso, o momento mais importante em EXCALIBUR sobre a Ex Magica acontece na edição #16, que é quando nos é explicado como funciona a Convenção e a Comunhão entre mutantes. Betsy estava desaparecida após os eventos de X OF SWORDS, e para isso, a equipe da Excalibur junto com a Gloriana partiu para a dimensão do Extramundo.

Naturalmente, poderes mutantes se tornam mais expressivos no Extramundo, dessa forma, Rictor após perceber a agitação energética da Gloriana compreende o que deve ser feito.

Atuando como a base vibracional da Comunhão, Rictor assume o papel de compreender a energia que estava sendo invocada com aquele feitiço. Gambit então adentra não com a sua energia cinética, mas sim com a energia mutante. Jubileu libera a energia incandescente para atrair a atenção do alvo, e compartilha a energia com os outros membros, e por fim mas não menos importante, temos a Vampira assumindo o papel de Catalisadora da Comunhão, transformando tudo aquilo em energia mutante. 

Rictor percebendo que o feitiço de localização interdimensional estava concluído, toda a Tropa dos Capitães Britânia é invocada para tentar encontrar o paradeiro da verdadeira Betsy.


⊗ DOUTOR ESTRANHO, SANCTUS SACRUM E A EX MAGICA

Em VINGADORES SELVAGENS #00, o Doutor Estranho vai até Krakoa em busca de Magia. Antes de encontrar sua antiga aprendiz, ele se esbarra com o Jovem Cable que o alerta sobre os humanos não serem permitidos na ilha. Doutor Estranho então o recorda que assim como ele lidar com danos colaterais temporais, Stephen lida com os danos da realidade.

O Jovem Cable então diz que Krakoa consegue enfrentar qualquer tipo de inimigo, inclusive os mágicos. E é quando o Doutor Estranho deixa a entender que o fluxo mágico dos mutantes tem crescido desde que eles passaram a viver em Comunhão.


Isso é um dado interessante, pois até a Ex Magica vem chamando a atenção do Estranho. Mas não apenas isso, após a morte do Pedreira no Extramundo, Polaris se sentido culpada pela morte do amigo, usa os restos mortais do mutante para criar um lugar sagrado em Krakoa, o Sanctus Sacrum. Porém, caso você for bom de memória perceberá que os “Sanctum Sanctorum” são os locais onde o Feiticeiro Supremo vive e protege dos ataques ou invasões.

A semelhança entre os nomes e a ideia de expansão da Magia Mutante talvez sejam uma alerta de que no futuro Krakoa terá seus próprios métodos para o ensino de Ex Magica para mutantes, aumentando ainda mais o poder bélico e defensivo da ilha, usando o Sanctus Sacrum como um lugar espiritual e de forte competência mágica.



Pautando novamente, é bom lembrar que os Circuitos/Tecnologias Mutantes, as Sinergias e a Magia Mutante em si apresentam diferenças únicas e até mesmo utilidades diferentes. Sabendo disso, consegue listar outros momentos nas histórias dos X-Men onde uma Ex Magica foi utilizada? Comente abaixo na sessão dos comentários!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que agora todos os dias teremos vídeos para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!