QUADRINHOS

Conheça os Seis, os Protocolos de Sinergias e as Tecnologias Mutantes

A Era de Krakoa introduziu novos conceitos para os mutantes, mas também resgatou aplicações como os Protocolos de Tecnologias e as Sinergias.

Quando Jonathan Hickman começou a escrever os X-Men em DINASTIA X & POTÊNCIAS DE X, ele introduziu diversos conceitos interessantes para os mutantes, assim como aproveitou de alguns outros esquecidos para serem reavaliados e introduzi-los corretamente durante essa Era de Krakoa.

A Classificação Ômega e os Protocolos de Ressurreição foram alguns desses conceitos introduzidos e reaproveitados. Assim como a ideia do que seriam as sinergias mutantes e suas tecnologias em si.

Com a introdução da E.S.P.A.D.A. de Al Ewing durante a AURORA DE X, o conceito de Tecnologia Mutante foi inserido para dar nome a algo que já conhecíamos: a capacidade de usar as habilidades mutantes para melhorar ou utilizar uma habilidade não suportada por apenas um mutante.


⊗ AS TECNOLOGIAS MUTANTES E SUAS SINERGIAS
Os Cinco e os Protocolos de Ressurreição.

Também conhecido como Sinergias ou Circuitos, a Tecnologia Mutante se tornou um termo genérico no qual seus poderes complementares são sincronizados entre si para atingirem um objetivo específico. Apesar da explicação ser recente, o conceito antes foi “criado” inicialmente pelo Colossus e Wolverine.

O Arremesso Especial é uma tática de combate onde dois mutantes da modalidade de curta distância, unificam suas habilidades para criar um ataque efetivo de longo alcance, que naturalmente não seria possível caso tentassem sozinhos.


Contudo, o melhor exemplo de tecnologia mutante hoje é compreendido pelos Cinco — ou Quinteto, pela Panini —, um circuito de cinco mutantes onde juntos conseguem ressuscitar mutantes através dos Protocolos de Ressurreição.

Embora a plena ressurreição exija uma “etapa secundária” de cirurgia telepática, podendo ser realizada por um telepata de nível Alfa ou superior talentoso de suas capacidades com acesso aos recursos do Cérebro para restaurar o backup do mutante que retorna dos mortos.

Tendo isso em mente, considerando os Protocolos de Ressurreição como um estágio evolutivo natural do Arremesso Especial, a pergunta do que mais os mutantes poderiam fazer e alcançar foi levantada. E bem, a introdução da E.S.P.A.D.A. mutante em sua edição #1 responde isso com a introdução dos Seis — ou Sexteto, pela tradução Panini.


⊗ OS SEIS | TRANSLOCAÇÃO

Os Seis na verdade são um circuito de 11 mutantes usando os Protocolos de Sinergias com suas habilidades em conjunto para atingir o equivalente a um Portal Omnidimensional e acessar seus recursos em áreas desoladas e remotas, apesar do circuito em si também ser dividido em duas etapas.

A primeira etapa é a Translocação. Juntos, seis mutantes teletransportadores — de médio e longo alcance — usam suas habilidades em sinergia focando em um local para executar a ação de criar um portal omnidimensional — um portal de máximo alcance, equivalente ao poder ômega — eles são uma espécie de âncora para o líder do esquadrão, o Guia.


Os Seis | Translocação: Vanisher, Lila Cheney, Dobra, Amelia Voght, Blink e Teleporter

O Guia é ninguém menos que o Dobra, o mutante com a habilidade de conversar com o universo. Em seu esquadrão de teletransportadores se encontram:

  • Blink – Capacidade de criar cristais energizados que quando estourados criam um portal dimensional de médio alcance;
  • Lila Cheney – Teleportadora Intergaláctica de longo alcance. Lila tem uma facilidade natural de se teletransportar para locais de longo alcance da Via Láctea ao criar um campo de táquion que converte matéria em partículas mais rápidas que a luz, se deslocando então pelos seus portais, mas ela não consegue executar com maestria portais mais curtos;
  • Teleporter – Ele possui a habilidade psiônica de acessar a energia ancestral do seu povo em conjunto com suas habilidades mutantes de teletransporte para criar portais de longo alcance, seja para locais da Terra ou de alguma outra. Sua consciência também pode ser teletransportada para o passado ou futuro para observação;
  • Vanisher – Sendo um teleportador de “expresso rápido” (assim como o Noturno), Vanisher passa por diversas dimensões até chegar ao seu destino. Ele é um mutante que inclusive consegue teletransportar apenas partes do seu corpo para outros locais selecionados por ele. Vanisher é tido como um teleportador de longo alcance;
  • Amelia Voght – Possuir como poder a Transubstanciação, a habilidade de transformar ela e outras pessoas e objetos em vapor. Seu vapor também consegue acessar e se movimentar pelo Plano Astral, fazendo ela se teletransportar para qualquer lugar do planeta Terra. Amelia é uma teleportadora de médio alcance;

⊗ OS SEIS | RECUPERAÇÃO
Os Seis | Recuperação: Taki, Khora do Coração Ardente, Armadura, Dobra, Zoiúdo e Risque,

Com suas sinergias ativas, o esquadrão de Translocação transfere a energia do teletransporte entre eles para o Guia através de uma sinergia com o Controle. Vale citar que outros mutantes teleportadores poderiam substituir algum membro da Translocação. O Guia e o Controle são membros da segunda etapa dos Seis, a Recuperação.

  • O Controle, Taki | Tekeshi Matsuya – Tecnopata de alto nível com adaptabilidade necessária para alinhar e ajustar circuitos mutantes em operação;
  • A Força, inicialmente ocupado por Fabian Cortez, agora substituído pela mutante Arakki’ Khora, do Coração Ardente – possui uma fornalha ardente em seu tórax que a torna rápida, forte, ágil e mortal. No entanto, consegue estender a energia de sua fornalha para outros seres aumentando não só suas habilidades naturais, mas também acelerando a regeneração de suas energias vitais e fortalecendo seus corpos;
  • O Escudo, Armadura | Hisaki Ichiki – Uma mutante psiônica, gera um exoesqueleto poderoso e resistente que, uma vez alinhado com a Força e o Controle, se estende para todo o Circuito;
  • O Guia, Dobra | Eden Fesi – Um viajante espacial com a habilidade de conversar com o universo. Com as sinergias da Translocação, Eden consegue emular as capacidades do poder de um ômega em teletransporte e acessar qualquer lugar da omnidimensão;
  • O Olho, Zoiúdo | Peter Quinn – Mutante dotado com uma visão de amplo espectro/telescópico/microscópico/espectroscópico. Capaz de discernir partículas de kirbon  e ter uma visão de onde ir ou o que recuperar;
  • A Fundação, Risque | Gloria Muñoz – Gera campos implosivos de gravidade que condensam a matéria prima da fonte primária usando campos de kirbon de alta densidade encontrados na Sala Branca Incandescente.

O objetivo dos Seis é muito simples. Com suas sinergias ativadas e sincronizadas pelo Controle, o Circuito do Primeiro Estágio — a Translocação — atua como uma âncora para o Guia, permitindo-lhe translocar o Circuito do Segundo Estágio para fazer seu trabalho de Recuperação.


⊗ O ASSALTO A SALA BRANCA INCANDESCENTE E O SOL

A Recuperação então chega a plataforma de saltos omnidimensionais para poder acessar o Coração Cósmico, a Sala Branca Incandescente, também conhecido como o local da criação, o lar da Entidade Fênix e local de descanso de seus Avatares mais queridos pela Entidade. 

Dentro da Sala Branca Incandescente a Força energiza o Escudo, que eventualmente protege os Seis de qualquer radiação eventual do lugar. A Força então amplifica o Olho, que detecta tudo, até as chamas mais íntimas da criação.


O Guia então pede “permissão ao universo” para tocar nas chamas, enquanto que a Fundação comprime toda a energia substancial que reside ali com seus campos gravitacionais de força para compactar as chamas em um material mais denso e palpável. Com a permissão efetivada, o Mysterium — também batizado de Sol — é conquistado. Com o Sol em mãos, os membros restantes da Translocação que são âncora do Dobra, usam novamente seus poderes para guiá-lo pelo caminho de volta.

O Sol é um metal de extrema densidade quando frio, mas muito maleável como o adamantium ou vibranium. Possui alta resistência a radiação, ao calor — como o da própria estrela Sol — ou a baixas temperaturas. É um alto condutor de eletricidade com eficácia de 100% e consegue amplificar naturalmente habilidades mágicas além de rico em propriedades magnéticas

O objetivo dos mutantes com o Mysterium é fazer com que a nova economia intergalática seja com base na contribuição dos mutantes, colocando eles no centro de qualquer conversão econômica. Mas com as diversas possibilidades do Mysterium, outras grandes conquistas podem ser alcançadas.


⊗ AS SINERGIAS DOS MUTANTES
Sinergia entre Jean Grey, Sabia e Black Tom Cassidy para criar um vírus biológico com base em dados cibernéticos.

As sinergias de mutantes é algo que tem sido trabalhado com fervor durante essa nova fase. Os autores das HQs da mutandade tem apresentando diferentes tipos de variações de poderes e constantes formas de apresentar as habilidades mutantes.

Com Krakoa sendo uma ilha viva mutante, a sua biologia se comunica com facilidade com qualquer tipo de tecnologia vinculada, tornando fácil a criação de qualquer tipo de biotecnologia oriunda da própria Krakoa através de sua matéria prima, desde: trajes, capacetes, portais, remédios, armas, moradias ou habitats completos.


Sinergia entre Ciclope e Magia

Tecnopatas como Taki e Forge vem mostrando uma vasta expansão no que se diz respeito à imersão a essa nova modalidade com suas habilidades. Sinergias completas como a de Jean Grey, Sabia e Black Tom Cassidy — como vimos na X-FORCE #8 — nos mostra quão criativos são essas combinações para prevenir pragas biológicas, por exemplo.

A própria NOVOS MUTANTES #15 nos mostra os professores mutantes ensinando as crianças da ilha a desde cedo trabalharem suas habilidades em sinergias, para potencializar os trabalhos em equipe e as variações de poderes que podem aprender, seja para qual evento for.


Novos Mutantes #15

A Tecnologia Mutante e as Sinergias permitiram também que mutantes alcançassem o que foi descrito pelo Apocalipse como Magia Mutante. Que, apesar de trazer fundamentos da sinergia, são um tipo de circuito mutante bem diferente do que foi apresentado. Mas falaremos disso em outro artigo.

De qualquer forma, assaltar a Sala Branca Incandescente soa quase como uma ação imprudente, que pode causar danos cósmicos para o Universo e consequências para os mutantes. Veremos as consequências dessa ação futuramente.



Mas e então caros leitores, o que acham dessa contextualizam de conceitos antigos dos mutantes? É algo interessante de se ver nas histórias dos X-Men?

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que agora todos os dias teremos vídeos para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!