QUADRINHOS

Valeria Richards constrói portal omnidimensional baseado nos portais de Krakoa

Valeria Richards – filha do casal Richards do Quarteto Fantástico e irmã do mutante ômega Franklin Richards – tem usado sua inteligência para unificar diferentes tipos de portais!


Logo no início do ALVORECER DO X, quando o editor sênior da Marvel responsável pelas histórias dos X-Men, Jordan D. White, disse que a atual fase dos mutantes nos quadrinhos ressoaria por anos ao longo de toda a Marvel Comics, ele não estava brincando. Já tivemos várias histórias fora do núcleo dos X-Men convergindo diretamente com o enredo de Krakoa, a atual nação mutante.

E não podia ser por menos! Krakoa é de fato um dos maiores avanços dos mutantes nos quadrinhos e sua existência é a base para muitos conceitos que tem surgido e que ainda virão ao longo das histórias. Dessa vez, o núcleo afetado foi o do Quarteto Fantástico, mais especificamente, a filha do Sr. Fantástico e da Mulher Invisível, Valeria Richards!

Valeria já foi listada como uma das gênias da atual Marvel. Apesar de ter ficado em quinto lugar, ela em inúmeros momentos já se mostrou até mesmo mais inteligente do que o seu pai. Em QUARTETO FANTÁSTICO #25, temos Val construindo um portal – ou como ela mesmo chamou: um projetor de ondas omniversal – de escala global usando tecnologias de diversas outras espécies que usam portais como via de transporte.


⊗ AS INSPIRAÇÕES DA BRAINSTORM

Apesar da tecnologia ter sido baseada nas aberturas dimensionais do Grieves e em equipamentos Kree, a estrutura foi pensada pra funcionar com base em biomateria, assim como os portais krakoanos funcionam. Vale lembrar que essa HQ vem depois de X-MEN + QUARTETO FANTÁSTICO, logo, Valeria já teve tempo suficiente para analisar, categorizar e determinar a fonte de alimentação dos portais de Krakoa.

A apresentação da construção de seu portal ocorreu no início da HQ, mas Val só foi pontuar sua criação ao final da mesma, quando usou o seu projetor de ondas omniversal para converter toda a energia pura e massiva do Container Zero (que iria explodir em Nova York em forma de energia cósmica pura) em um portal omnidimensional capaz de viajar para qualquer lugar, de qualquer galáxia ou dimensão.


Vale citar que o Container Zero estava sendo escondido por Reed, ele não queria que mais ninguém soubesse que uma fonte de poder como aquela existia na Terra. A sua assinatura cósmica se assemelha a origem dos poderes do próprio Franklin Richards, que perdeu as suas habilidades após ter tido o gene x eliminado pelo próprio pai, nessa mesma edição. O que se sugere, é que o Richards tenha convertido o poder do filho em uma forma de energia cósmica pura, fora do corpo do garoto, mas isso são só teorias.

Os portais de Krakoa funcionam com base em terraformação. A flor krakoana é plantada, se adapta ao local, cresce, e então um portal é formado. Esse portal se interconecta diretamente com os tramites de portais de Krakoa. E apesar deles funcionarem à longas distâncias do espaço, não conseguem produzir energia suficiente para viagens interdimensionais.

Ao que tudo indica, a porta omnidimensional recebeu o nome de Portal Eterno justamente porque permanecerá aberto para sempre e servirá como uma verdadeira passagem ao multiverso – semelhante ao que a que a Cidadela de Saturnyne representa no Extramundo.


⊗ VALERIA CONSTRÓI PORTAIS MELHOR QUE APOCALIPSE

Vale citar também que Apocalipse criou um portal X-Eterno (EXCALIBUR #12) que tinha a mesma funcionalidade do portal omnidimensional criado por Valeria, mas a criação de En Sabah Nur era obsoleta e rústica, já que ele usou sacrifício de mutantes para abrir um portal dimensional ao Extramundo usando a tecnologia krakoana. O portal foi destruído por Saturnyne em X OF SWORDS #2.

Outro ponto também importante é que como o portal omnidimensional não poderá ser fechado, sua estrutura deverá ser vigiada constantemente, dia e noite. Afinal, eles consertaram um problema causando um novo problema, deixando uma janela sempre aberta para qualquer ameaça atravessar.

Valeria no passado já foi teorizada como mutante, já que sua inteligência é muito mais ampla e cirúrgica – mais até que a do Reed. Mas mesmo assim, a Marvel nunca confirmou de fato se a Val era ou não uma mutante, mas é tradicionalmente aceitável dizer que não, visto que já se passaram tantos anos em que eles poderiam ter abordado esse assunto e não fizeram.



Mas e então caros leitores, o que estão achando dos mutantes e de Krakoa influenciar outros personagens ao longo do Universo Marvel? Gostariam de ver maiores interações e inspirações como as que Valeria demonstrou com os portais? Deixe seu comentário ai!

E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!