FILMES

Confira um ranking da pior até a melhor cena pós-créditos dos filmes

Anos antes do MCU virar referência em cenas pós créditos, a franquia X-Men já havia entregue esse recurso aos fãs. Surgindo pela primeira vez em 2006 com X-Men: O Confronto Final, as cenas pós créditos passaram a ser algo constante na franquia. Ao todo, os filmes dos mutantes possuem 10 cenas pós créditos (sendo uma que acabou deletada), algumas muito boas, outras ruins. Pensando nisso, o Universo X-Men montou um ranking da pior até a melhor cena pós créditos dos filmes dos X-Men.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 10. Stryker caminhando – X-Men Origens: Wolverine

Durante o filme, William Stryker assassina seu superior, Munson, após o general dizer que removerá o vilão do projeto anti mutante. Em uma cena de meio de créditos, William Stryker segue a ordem da Raposa Prateada e continua caminhando. Contudo, ele é detido para interrogatório por alguns policiais, devido ao assassinato de Munsun.

A cena dá a entender que Stryker foi parado devido a intervenção de terceiros, também tem a intenção de mostrar que o vilão ainda pode ser uma ameaça no futuro. No entanto, não acrescenta em nada na história e ainda conta com o fato de que Stryker para de andar sozinho, não é uma boa cena.

Infelizmente, o único vídeo da cena existente no youtube não permite a reprodução fora da plataforma, assim, caso você queira conferir, basta clicar aqui.


⊗ 9. Wolverine no Japão – X-Men Origens: Wolverine (deletada)

Wolverine está em um bar no Japão bebendo doses de uísque. Depois de pedir outra dose, a atendente japonesa pergunta se ele é americano. Wolverine responde: “Canadense … eu acho.” Ela então pergunta se ele está bebendo para esquecer e ele responde: “Não. Estou bebendo para lembrar. “

Essa cena não é ruim, dá um indício de uma das histórias mais clássicas do mutante (Eu, Wolverine) poderia ser adaptada. Acontece que essa cena pós créditos foi deletada, por isso não fica com uma posição melhor na lista. Ainda assim, ela é boa suficiente para ficar acima da cena que ficou na posição anterior.


⊗ 8. Bolivar Trask na prisão – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido Edição Vampira

A Edição Vampira além de contar com a cena pós créditos original, também ganhou uma cena de meio de créditos adicional. O final mostra uma breve cena do vilão do filme, Bolivar Trask, trancado na cela que era de Magneto no Pentágono, quando ele recebe uma bandeja de comida.

A cena tem o objetivo de mostrar que Trask está vivo e que também pode ser um vilão utilizado no futuro. Porém, não há muitas explicações do porquê Bolivar ficaria confinado na mesma cela de Magneto, uma específica para conter o mutante. É compreensível que ela só tenha sido adicionada na versão estendida do filme.


⊗ 7. Deadpool quebrando a quarta parede – X-Men Origens: Wolverine

Wolverine e Dentes de Sabre uniram forças para derrotar a “Arma XI” no final do filme. Na cena pós créditos, aparece o braço do vilão, que recolhe lentamente a lâmina implantada nele. Em seguida, sua mão busca algo, a cabeça de Wade, nela vemos que sua boca não está mais costurada. Deadpool então abre seus olhos, olha diretamente para a câmera e diz ao público “Shh”, como se pedindo para não revelarmos que ele está vivo.

Embora X-Men: Origens Wolverine no geral seja um filme ruim, essa é uma boa cena pós créditos. Há quem diga inclusive, que essa é uma das únicas boas cenas do longa. Ainda assim, mesmo compreendendo o que a produção tentou fazer, esse segue sendo um Deadpool ruim, sua lâmina implantada não foi esquecida, fazê-lo ficar quieto é desnecessário. Levando em conta que essa é uma cena para “consertar” erros que sequer deveriam existir, ela fica com a oitava posição.


⊗ 6. Wade revela que o próximo filme terá o Cable – Deadpool

A cena é uma releitura da cena pós créditos de Curtindo a Vida Adoidado, onde Ferris Bueler avisa o público que o filme acabou e que eles devem ir para casa. Vestido com um roupão, Deadpool fala diretamente com o público em um corredor que se parece com o de Ferris Bueller. “Você ainda está aqui?” Diz ele. “Acabou. Vá para casa”. Em seguida ele diz: “Ah, você está esperando um teaser de Deadpool 2” e informa que eles não tem dinheiro para isso. No entanto, ele anuncia que haverá uma sequência e que Cable estaria envolvido, mas não sabia quem interpretaria, podendo ser Mel Gibson, Dolph Lundgren… ou até Keira Knightley.

O primeiro filme do Deadpool demorou 11 anos para sair do papel. Quando a 20th Century Fox deu sinal verde, liberou pouca verba para o projeto. Desse modo, a produção realmente não tinha dinheiro para cenas adicionais, Ryan Reynolds utilizou toda a sua criatividade para anunciar a sequência do filme de forma criativa. Mesmo que nada tenha sido mostrado, saber que Cable estaria em Deadpool 2 foi o suficiente.


⊗ 5. Referência ao Sr. Sinistro – X-Men: Apocalipse

Embora seja um incrível fanservice, a cena do Wolverine em X-Men: Apocalipse parece um pouco desconexa com o resto do filme. Afinal, o projeto Arma-X era algo que já havíamos visto em outros filmes. A cena pós créditos do longa no entanto, é amarrada nessa cena e é um prenúncio para o filme Logan (ou para Novos Mutantes).

A instalação abandonada da Arma X é infiltrada por uma equipe paramilitar que começa a recuperar todos os dados sobre a pesquisa de mutantes de Wlliam Stryker em nome de uma empresa chamada Essex Corporation. Essex é o sobrenome de Nathaniel Essex, o Sr. Sinistro, antigo vilão dos mutantes. Utilizar uma cena pós créditos para anunciar a presença de um vilão clássico é sempre algo bom. Infelizmente, Sinistro não é o vilão principal de Logan, mas em Novos Mutantes há a confirmação de que foi a empresa dele que causou os problemas de ambos os filmes.

Também não encontramos uma versão da cena pós créditos que pudesse ser assistida fora do Youtube, mas caso queira vê-la, você pode conferir Clicando aqui.


⊗ 4. Professor X vivo – X-Men: O Confronto Final

Em um momento de X-Men: O Confronto Final, o Professor X debate com seus alunos a ética de transferir a mente de um telepata para um corpo em coma. Esse diálogo era uma deixa para a cena pós créditos que “consertaria” a morte do personagem que aconteceu no próprio filme.

Na cena, nós vemos uma médica cuidando de um paciente que está em coma. Ela conversa com ele brevemente, pensando que não haveria resposta, mas a voz do Professor X responde dizendo “Olá Moira”. Assim descobrimos que Charles Xavier antes de ser assassinado por Jean Grey, transferiu sua mente para outro corpo.

Para quem assistiu o filme no cinema, uma cena pós créditos na franquia era algo inovador e dava a esperança de uma continuação para uma saga tão amada. Contudo, apesar de ser uma boa cena, ela levanta um questionamento nunca respondido. A mente de Xavier foi transferida para outro corpo, mas se o Gene X está presente no DNA, como é que o telepata permaneceu com os poderes?


⊗ 3. Deadpool matando a sua versão deturpada – Deadpool 2

Em Deadpool 2 Wade utiliza o dispositivo de viagem no tempo de Cable para fazer algumas alterações. O objetivo dele é salvar Vanessa que foi assassinada, mas ele aproveita para alterar algumas outras coisas. Essas alterações são feitas em uma cena hilária.

Além de salvar Vanessa, ele impede a morte de Peter e o “expulsa” da X-Force para que o homem fique vivo. O mutante também aproveita sua capacidade de quebrar a quarta parede para voltar até os anos 80, e matar sua versão apresentada em X-Men Origens: Wolverine. Por fim, ele assassina Ryan Reynolds (interprete do Deadpool), que havia acabado de aceitar participar do filme Lanterna Verde.

Essa capacidade de brincar com os erros cometidos pela franquia e pelo próprio ator, tornam essa uma das melhores cenas do filme inteiro.


⊗ 2. Professor X e Magneto aparecem – Wolverine Imortal

Em X-Men: O Confronto Final o Professor X morreu e Magneto tomou a cura. X-Men Origens: Wolverine parecia que tinha enterrado a franquia X no cinema. Com a chegada de X-Men: Primeira Classe, a franquia foi revitalizada, mas os fãs acreditaram que o elenco original não voltaria mais. E então veio a cena pós créditos de Wolverine Imortal.

A cena acontece dois anos após os acontecimentos do filme, onde o mutante lutou contra o Samurai de Prata no Japão. Logan retorna aos Estados Unidos e é abordado no aeroporto por Magneto, que o avisa sobre uma nova ameaça grave para a raça mutante. Sabendo que Wolverine não acreditaria, surge o Professor X, que Logan anteriormente pensava estar morto. Para o espanto do Carcaju, Charles confirma o que Magneto disse. Esse é um prelúdio para X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Poder rever o Professor X vivo e Magneto com seus poderes recuperados é algo incrível. A aura de Patrick Stewart e Ian McKellen juntos é algo indescritível, não a toa acreditamos que essa é a segunda melhor cena pós créditos da franquia. Inclusive entendemos completamente quem diz que ela é a melhor.


⊗ 1. En Sabah Nur – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é um sucesso tanto de crítica quanto de público. O longa é considerado por muitos fãs o melhor filme dos X-Men já produzido. Dessa forma, não é de se surpreender que até sua cena pós créditos seja incrível e de certa forma, assustadora e hipnotizante.

Ela começa com o coro de uma multidão que grita o nome humano do mutante Apocalipse, En Sabah Nur. Logo vemos ele utilizando telecinese para criar uma das pirâmides do Egito, enquanto seus súditos o exaltam. Ao fundo, conforme a cena passa é possível ver os 4 cavaleiros do Apocalipse.

A cena traz um vilão poderoso, um visual condizente, uma aura majestosa, ao som de uma trilha sonora impecável. Esqueçamos da decepção que foi X-Men: Apocalipse, pensando somente no que Dias de um Futuro Esquecido apresentou, a sequência parecia ainda mais grandiosa. É uma excelente cena pós créditos, prenunciando um filme que infelizmente não entrega nem de perto o prometido.


Menção Honrosa
⊗ Deadpool e o Bebê Hitler – Deadpool 2 (deletada)

Deadpool pede ajuda para Míssil Adolescente Megassônico, para que ela conserte o dispositivo de viagem no tempo de Cable. Ele quer fazer as diversas alterações que citamos acima. Mas há uma versão deletada, onde uma das alterações é bastante polêmica.

Na cena deletada presente nos extras de Deadpool 2, Wade viaja no tempo para o ano de 1889, na Áustria. Lá ele encontra Hitler ainda bebê e passa algum tempo considerando se deve ou não matar a criança. No final das contas, ele decide não fazê-lo, apenas trocando a fralda do bebê. Ainda assim, ele promete voltar com o amigo Cable, dizendo que o mutante já era acostumado a matar crianças.

Segundo rumores, essa segunda parte onde ele troca as fraldas do bebê e faz uma piada, foi adicionada devido a reação negativa do publico nas sessões de exibição teste. Ainda assim, mesmo sendo engraçada, a cena ficou apenas nos extras, não é uma pós créditos oficial.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com ela? Você já havia visto todas essas cenas?