QUADRINHOS

O complexo histórico dos mutantes e a magia

Cada vez mais os mutantes tem se mostrado exímios feiticeiros e praticantes de magia. Hoje falaremos um pouco desse complexo e seu histórico.


Nos quadrinhos dos X-Men, acima de muitos aspectos, eles eram basicamente sobre ciências – seja biológica ou política. Desde o início, ao contrário da maioria dos quadrinhos clássicos de sua época, os queridos mutantes da Marvel sempre foram mais sci-fi do que sua parcela normal de super-heróis. Isso começou inicialmente com o Professor X – um geneticista, robótico, engenheiro, historiador, arqueólogo, filantropo e psicólogo de renome mundial. Defensor de inúmeras teses e projetos de pesquisa como a sua dissecação sobre o genoma mutante, o gene x.

O Professor-X e os X-Men eram os melhores em campo – além do Quarteto Fantástico – quando a ciência entrava em pauta para ser um utensílio para salvar o dia. Mas o que acontece quando os uns e zeros se transformam em maldições, demônios, amuletos e deuses? Pois foi assim que os vilões “paranormais” começaram a surgir.

Depois que Chris Claremont assumiu o controle da franquia em 1975, os X-Men começaram a ser desafiados por mais do que apenas Magneto, a Irmandade, Sentinelas, humanos preconceituosos e típicos vilões rotineiros da semana. Fanático estreou bem antes – talvez até tenha sido o primeiro. Seus poderes são oriundos da Joia Cytorakk, um artefato místico que concede poderes ao usuário após fazer um pacto com o deus do caos, o Cytorakk.


⊗ AS PRIMEIRAS REVELAÇÕES

Quando Claremont se estabeleceu na franquia, ele continuou à apresentar uma infinidade de aliados e vilões com histórico no misticismo. Tempestade – uma personagem introduzida por ele na Segunda Gênese – costuma ser chamada de “Bruxa do Tempo”. Embora ela não esteja usando magia quando manipula os elementos, afinal seu poder mutante é a manipulação climática, Ororo é evidentemente descendente de uma antiga linhagem de feiticeiras da tribo de sua mãe.

Sua mãe era da realeza queniana com ancestrais que funcionavam como uma classe de curandeiras da tribo. A herança mágica de Tempestade é evidenciada por seus misteriosos olhos azuis e seu cabelo totalmente alvo – ao contrário da crença popular, essas características não são traços de sua mutação. Ao que se sugere segundo a FABULOSOS X-MEN ANUAL (2006), os traços mágicos na Ororo são ainda mais fortes do que se esperava, apesar dela nunca ter tido de fato um desenvolvimento nessa área.

A influência do sobrenatural na franquia pode ser observada, sem dúvida, na história do Urso Místico de 1983 em NOVOS MUTANTES. A equipe mal havia se reunido antes de terem que enfrentar um espírito maligno. A entidade atormentou os pesadelos de Dani antes de se materializar como no mundo real e quase matar tanto ela quanto sua equipe.

O Urso Místico não seria o último encontro de Dani com o sobrenatural. Ela e o resto dos Novos Mutantes mais tarde seriam convocados em Asgard, onde ela se tornou uma das Valquírias de Odin – uma serva da morte. Uma das principais razões pelas quais Dani sobreviveu o suficiente para reivindicar esse papel foi devido a sua companheira de equipe, Illyana Rasputin – Magia.


É difícil haver qualquer mutante no histórico dos X-Men que seja mais influenciado pela magia do que a personagem que usa o mesmo nome – talvez no passado a Feiticeira Escarlate, quando ainda era considerada mutante. A capacidade de Illyana de criar portais espaço-temporais combinada com uma alma anormalmente pura à tornou um alvo principal para as forças das trevas do feiticeiro Belasco e o reino do Limbo – que mais tarde se tornara um dos reinos demoníacos mais frequentes nas histórias dos X-Men.

Illyana mantém no seu histórico o fato de ter sido sequestrada, torturada, se tornado uma prodígio em artes sombrias e da luz, além de ter tido sua alma usada para criar uma arma mística – a Espada da Alma. Na verdade, a Magia atualmente nos títulos dos X-Men nem é a original. Depois que Illyana morreu como uma das vítimas do vírus Legado, o lorde demônio Belasco usou um pedaço contaminado de sua alma – e que não havia sido usado para a conjuração de sua Espada da Alma – para ressuscitá-la.


⊗ O HISTÓRICO DE FEITICEIROS

Inferno foi o primeiro grande encontro da franquia X-Men com o ocultismo. Toda a cidade de Nova York foi invadida pelo Limbo. Os Novos Mutantes lutaram com S’ym para resgatar bebês mutantes usados para manter o portal aberto e a alma de Magia. Enquanto os X-Men foram atrás de Madelyn Pryor e N’Astirh para recuperar Nathan, o futuro Cable.

Madelyn – a mulher com quem Ciclope se casou depois que ele acreditou que Jean esta morta, e é também seu clone – depois de sofrer um sério histórico de traumas, incluindo ser abandonada pelo marido, rejeitada pelos amigos e presa, ela se viu seduzida e corrompida pelo demônio N’Astirh, onde mais tarde assumiu o codinome de Rainha dos Duendes, uma mestre em invocação. Além de ter poderes psiônicos aos níveis de Jean, ela dominava as hordas demoníacas do Limbo.

Selene Gallio é outra inimiga sobrenatural que os jovens mutantes enfrentaram no início. Nascida há quase 20.000 anos, ela existiu em uma época dominada pelo misticismo. Ela não é apenas uma mutante que destrói vidas – mas uma feiticeira poderosa que se alimenta de almas. No evento de crossover dos X-Men, Necrosha, ela tentou ascender ao status quo de divindade absorvendo milhões de almas provenientes dos mutantes abatidos de Genosha.

Mas o misticismo não entra apenas como um catalizador de desastres e tristezas para os X-Men. Eles ganharam vários aliados para ajudá-los a lutar contra o reino sobrenatural. Claro, Magia voltaria e se juntaria a seus companheiros – embora constantemente em guerra com sua personalidade sombria como Filha do Inferno.


⊗ AQUELES COM POTENCIAL MÁGICO NO SANGUE

Forge, um homem da ciência e aliado de longa data do X-Men, foi criado para ser um Xamã da tribo de nativo-americanos da etnia cheyenne. Em pelo menos duas ocasiões, ele foi fundamental para virar a maré contra ameaças sobrenaturais. Meggan, uma mutante metamorfa elemental, e eventualmente a esposa de Brian Braddock, o ex-Capitão Britânia, pode ver distúrbios mágicos e manipular os quatro elementos por meio de uma aptidão mágica natural.

Como Capitão Britânia, os poderes de Brian estão diretamente ligados à magia. Sendo o protetor do Extramundo, ele é dotado de um conjunto de habilidades, incluindo força sobrenatural, velocidade, sentidos sensoaris amplificados, vôo e uma variedade de poderes extras. No entanto, Brian não seria o único membro de sua família com capacidade mágica.

Depois de ser corrompido pela feiticeira Morgana Le Fay, ele passou o manto do Capitão Britnânia para sua irmã gêmea, Betsy Braddock, mais conhecida como Psylocke. Como seu irmão, ela possui um talento místico natural, graças à ancestralidade em comum em sua família. Betsy também foi afetada pelas artes místicas de outras maneiras. Depois de renascer através do Cerco Perilous, ela foi misticamente ligada e misturada com Kwannon – o que resultou nas duas compartilhando suas almas e, finalmente, trocando de corpos. Esse era o status quo até ser desfeito anos depois por outro ato místico.

Depois que ela quase foi morta por Dentes de Sabre, os X-Men – auxiliados pelo Doutor Estranho – usaram a dimensão da Aurora Rubra para salvar sua vida. Além de deixar uma marca vermelha em seu rosto, também permitiu que ela viajasse pelas sombras. O governante daquela dimensão também tentou reivindicá-la como sua rainha, mas acabou sendo impedido.


⊗ O QUE SE DESCOBRIRIAM

O misticismo afetaria alguns personagens mais a fundo, seja de forma exponencial ou sútil. Apocalipse, um conhecido vilão dos X-Men por utilizar muito a tecnologia dos Celestiais e ter um leque de habilidades, recentemente abraçou (ou re-abraçou) o ocultismo para servir como um feiticeiro em Krakoa. Um fato pouco conhecido sobre o X-Men Colossus, irmão de Magia, é sua resistência a ataques místicos enquanto estiver em sua forma de aço orgânico graças a experimentos místicos que seus antepassados sofreram. Ele também já serviu como um dos Fanáticos do Cytorakk.

Fada, uma das personagens mais jovens da franquia, não apenas se parece fisicamente com uma fada como nas lendas, mas também possui alguma habilidade mágicas latentes desde muito nova, afinal, sua mãe é de fato um fada. Enquanto estava no Limbo ao lado dos outros X-Men, Magia (como Filha do Inferno) tentou usar uma parte da alma pura de Fada para criar a Espada da Alma, o procedimento foi impedido logo no início e o resultado foi a criação de uma Adaga da Alma (uma versão menor da espada). Mais tarde, ela também aprendeu feitiços de teletransporte por Illyana e inclusive já se cadastrou como uma das futuras aprendizes de magia do Dr. Estranho.

Sangria, um mutante com habilidades vampíricas semelhante a Selene e irmão da Monet, sofreu muito antes de se beneficiar de sua experiência com o misticismo. A necessidade de um aparelho de respiração se deve ao fato de ser atormentado por seres extradimensionais – habitantes de um reino pelo qual ele viaja magicamente enquanto caçava outros mutantes. Ele também pode se fundir magicamente com seus irmãos – apesar de mais tarde isso ter sido revelado como um elo familiar que eles dividem.

E até mesmo mutantes que se quer se envolveram com os X-Men, como a garotinha dos Fugitivos do século 17 capaz de se comunicar e manipular plantas (e seres vivos em geral), a Klara Prast, descobrira que sua capacidade empática estava ligado muito mais a uma linhagem de antigos druidas do que uma dependência do seu gene x. Por falar em druidas, o próprio Rictor se descobriu um ser mágico durante as páginas da EXCALIBUR, quando encontrou outros da espécie que confirmaram que seu dom mutante ia muito além do que um mero usuário de geocinese, onde seu elo com a terra era muito mais forte e que merecia ser destacado com maior atenção.

Temos outros exemplos de mutantes como o Homem de Gelo que já foi usado por Loki como um catalizador para abrir um portal para Jotunheim, a terra dos Gigantes de Gelo. E até mesmo sua versão do futuro, sob o alter-ego de Mago de Gelo, dizendo que seus poderes tinha uma aptidão mágica que mais tarde Bobby descobriria. Além de mutantes envolvidos com linguagem e conhecimento como Fera, a Sapna e o Cifra usando seus poderes mutantes para facilitar seus aprendizados e introduzi-los ao ocultismo. Sendo os dois primeiros praticantes aptos – e possíveis ameaças de prévios (e diferentes) futuros distópicos.



Enfim, apesar dos mutantes terem inicialmente se aventurado nas ciências políticas e biológicas, fica registrado no histórico também diversos mutantes que de alguma forma se atrelaram a magia quase que de forma natural. E é compreensível para alguns estranharem essa aproximação. Muitos fãs gostam das histórias pelos motivos já citados, outros gostam pela representatividade existente e alguns apenas pelos poderes. Mas é importante entendermos que tudo isso faz parte da identidade do que é ser um mutante, e o misticismo também está presente.

Mas e vocês caros leitores, o que acharam dessa aventura pelo o histórico no misticismo dos X-Men? Quais outros personagens que vocês se recordam que já demonstraram certo nível de potencial mágico? Gostam quando os mutantes caminham por esses caminhos? Deixa nos comentários suas observações.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!

FONTE: BIC