OUTROS

ESPECIAL HALLOWEEN: 5 filmes que inspiraram Novos Mutantes

Novos Mutantes é o primeiro filme da franquia X-Men a apostar no terror. Aproveitando a estreia do filme neste mês e o Halloween, nós montamos uma lista com cinco de filmes de terror que influenciaram Novos Mutantes para você assistir nesta data, tenha você já assistido ao filme ou não. Confira:


⊗ A HORA DO PESADELO 3: GUERREIROS DOS SONHOS (1987)

Não é difícil entender como A Hora do Pesadelo influenciou Novos Mutantes. Ambos os filmes têm como centro da história pesadelos se tornando realidade, com a diferença de que um ocorre parcialmente no mundo dos sonhos e outro no mundo real. Embora essa narrativa possa ser encontrada em todos os filmes da franquia, é no terceiro que o diretor Josh Boone bebeu de maior influência.

Com direção de Chuck Russel, a história se passa anos após o primeiro longa. Nancy Thompson (Heather Langenkamp), uma das sobreviventes dos ataques de Freddy Krueger, tornou-se uma especialista em sonhos que trata jovens em uma clínica e os ajuda a se protegerem dos seus pesadelos.


Assim como ocorre nos outros episódios da franquia, esse também se destaca pela estética e pela criatividade no modo como o qual os pesadelos são construídos. Algo interessante é que o diretor Josh Boone assistiu ao filme junto com o elenco de Novos Mutantes.

⊗ UMA NOITE ALUCINANTE – A MORTE DO DEMÔNIO (1981)

A Morte do Demônio é um grande clássico do terror e um dos primeiros projetos do diretor Sam Raimi – sim, o mesmo da trilogia do Homem-Aranha, nos anos 2000, e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. O longa também foi uma grande inspiração para Novos Mutantes e o elenco assistiu junto com o diretor Josh Boone.

Cinco jovens decidem passar um final de semana em uma cabana nos bosques do Tennessee. Lá, eles encontram um livro misterioso, chamado de O Livro dos Mortos (ou Necronomicon Ex Mortis), encarnado com pele humana e escrito com sangue. Os jovens também encontram uma fita que foi gravada pelo dono da cabana, um arqueólogo, com a tradução de algumas passagens do livro. Como era de se esperar, já que estamos falando de um filme de terror, esse é o começo da tragédia! Ao ser reproduzida, a fita desperta os espíritos adormecidos que habitam o bosque. A partir daí, os protagonistas tem experiências estranhas e começam a ser possuídos um por um.


É bem fácil enxergar o motivo do sucesso do filme. Com um orçamento pequeno (U$ 350 mil), o diretor conseguiu entregar uma estética chamativa e criativa, que surpreende a quem assiste, fazendo com que se tornasse um ícone trash. É claro que por essa abordagem o filme também brinca muito com o humor e provavelmente não vai arrancar grandes sustos de quem o assiste. Ainda assim, é uma boa experiência. Vale lembrar que A Morte do Demônio ganhou um remake em 2013, pelo diretor Fede Alvarez, que apostou mais no terror.

⊗ O ILUMINADO (1980)

Com direção de Stanley Kubrick e baseado na obra de Stephen King, O Iluminado revolucionou o cinema de terror. O filme acompanha a vida da família de Jack (Jack Nicholson), um ex-alcoólatra, no Hotel Overlook, um prédio assombrado por espíritos. Eles se mudam para o hotel após Jack conseguir um emprego como zelador. O filho do casal, Daniel (Danny Lloyd), é sensitivo e consegue ver o passado assustador do hotel. Aos poucos, Jack, influenciado pelo lugar. começa a perder a sua sanidade mental e se torna um perigo para a sua família.


Embora o filme seja um clássico atualmente, não foi reconhecido na sua estreia. O longa recebeu grandes críticas de Stephen King, que detestou a adaptação. Além disso, foi indicado ao Framboesa de Ouro, nas categorias de Pior Atriz e Pior Diretor, dá para acreditar? Com o passar do tempo, o público e a crítica acabaram revendo o seu posicionamento e observaram o impacto gerado pelo longa, fazendo com que ele seja visto como uma obra essencial do terror e do cinema como um todo. Já o escritor Stephen King, mantém a sua opinião.

⊗ ARRASTE-ME PARA O INFERNO (2007)

O longa foi mais uma passagem do diretor Sam Raimi pelo cinema de horror. Na história, Christine (Alison Lohman), uma analista de crédito nega a extensão da hipoteca da senhora Ganush (Lorna Raver), uma bruxa. A idosa amaldiçoa a jovem, convocando um demônio para lhe buscar em três dias. Com medo de queimar no inferno por seus erros, Christine corre contra o tempo para se livrar da maldição.


É válido pontuar que o filme, embora contenha alguns momentos de sustos, não chega a ser tão assustador, sendo muito mais uma experiência divertida, mas ainda assim imperdível. A mitologia criada pelo longa prende a curiosidade e faz com que o público fique afoito para saber o que irá acontecer.

Blu Hunt, que interpreta Dani Moonstar em Novos Mutantes, revelou que assistiu ao filme como uma referência de atuação feminina em um filme de terror.

⊗ A BRUXA (2015)

A Bruxa é um dos filmes mais marcantes do gênero de terror nos últimos anos. O filme acompanha uma família puritana na Nova Inglaterra, em 1630, que foi isolada de sua comunidade. Não sabendo lidar com o isolamento, problemas na colheita e com o sumiço do filho mais novo, a família atribui todos os azares de suas vidas à influência do demônio e de seus mensageiros, as bruxas.


O filme mostra o impacto que o fanatismo religioso pode gerar e em como ele aos poucos vai destruindo a família, que vai perdendo a sua sanidade. O terror, predominantemente psicológico, se evidencia à medida que os personagens perdem a razão.

Com direção de Robert Eggers, o longa apresenta Anya Taylor-Joy como a protagonista. A entrega da atriz no papel fez com que ela chamasse a atenção do diretor Josh Boone e fosse um dos primeiros nomes considerados para Novos Mutantes.

Você já assistiu todos os filmes da lista?