AURORA DE X: 5 mutantes que estão merecendo um melhor roteiro nas histórias
Desde que o início da AURORA DE X, é perceptível que alguns mutantes ficaram menos interessantes que no antigo run. Pensando nisso listamos 5 mutantes que estão merecendo um melhor roteiro!
Estamos chegando talvez em um dos ápices da AURORA DE X através do lançamento de X OF SWORDS, o primeiro crossover dos mutantes nessa nova era. E apesar de muitos personagens terem sido desenvolvidos no decorrer dessa saga, muitos outros que mesmo estando em posições importantes em Krakoa ou terem um maior tempo de histórias, se quer tiveram um aprofundamento ou um trabalho de roteiro digno de um personagem dos X-Men.
Pensando nisso, decidimos reunir 5 mutantes que, ao nosso ver e de alguns leitores que estão acompanhando a nova saga, sentiram que tal personagem deveria ser tratado com um roteiro muito melhor do que o que à hoje. Vamos a lista!
⊗ GORGON
Gorgon já teve uma longa carreira como vilão e como um dos líderes da Mão, um dos membros dos Vingadores Sombrios e um dos agentes da Hydra com o maior nível de importância possível. Ele também foi um dos vilões dos mutantes que receberam anistia internacional e foi recebido em Krakoa como um dos Capitães de Guerra – um dos quatro mutantes responsáveis pela proteção da ilha – e ele, principalmente, pela segurança dos membros do Conselho Silencioso krakoano.
Desde então, após ter recebido um cargo importante como esse, ele não fez absolutamente nada. E como se não bastasse, comparado aos outros Capitães (Ciclope, Magia e Bishop), ele foi um dos personagens que quase não apareceram dentre os vários títulos ainda em produção.
Pra não dizer muito, ele apareceu como um dos parceiros de combate do Ciclope a frustrar um ataque ao Professor X, Magneto e Apocalipse. E mais recente ainda, escoltou Apocalipse até uma de suas antigas pirâmides para pegar a sua espada de volta. Fora isso, nada mais!
Felizmente Gorgon foi um dos guerreiros convocados como Campeões de Krakoa, mas em termos de importância ele é o personagem que está em maior desvantagem, visto que não tivemos muito dele para se quer nos importarmos com o espadachim e o risco dele não voltar mais a aparecer é grande, visto as consequências de morrer em Amenth. É muito estranho que um personagem interessante como ele seja deixado de lado em pleno início de um combate.
⊗ CÂMARA
Câmera é um mutante que realmente nunca teve um roteiro interessante desde o seu tempo com a GERAÇÃO X. Ele se recuperou de vários traumas ao longo dos anos e quando os fãs descobriram que ele estava se juntando ao título dos NOVOS MUTANTES nessa fase atual, muitos ficaram felizes a possibilidade dele ganhar uma história mais aprofundada.
Entrar como um membro de uma das primeiras equipes de mutantes deveria ser uma ótima oportunidade para desenvolvê-lo melhor como personagem… Bom, esse é o problema, deveria.
Como membro do time dos Novos Mutantes, Câmara não fez absolutamente nada de interessante e a única chance que ele teve de brilhar com seu poder – quando a equipe foi atacada por um esquadrão da morte dos Shi’Ar – ele se quer entrou na luta para ajudar os outros membros da equipe e saiu com o Mondo – outro personagem que merecia uma atenção melhor – para beber no saguão da nave espacial. Um cameo de luxo para um personagem que poderia ter ganhado muito mais que uma taça de gin.
⊗ EXODUS
Exodus é atualmente um dos mutantes mais poderosos de Krakoa, dotado com uma mutação de nível ômega que lhe concedeu uma das telecineses mais ofensivas entre os mutantes, fora uma telepatia bem cirúrgica. Além de todo o seu peso como personagem, ele também foi nomeado como um dos membros do Conselho Silencioso de Krakoa, dando a ele uma importância ainda maior.
E embora seja um grande mérito para um personagem tão interessante como ele, isso é praticamente tudo o que ele fez até agora… Exceto se você coloca como importância o seu “trabalho extra” como Ministro da Educação Infantil ou as várias discussões – muito boas por sinal – entre ele e o Sr. Sinistro nas reuniões do Conselho ao longo dos títulos.
Paris é um mutante poderoso o suficiente para sair em missões com qualquer uma das muitas equipes da ilha, além de poder ter um desenvolvimento melhor agora como personagem nas histórias – afinal fazia um bom tempo em que ele não era mencionado – mas tudo o que ele fez até agora foi sentar-se nas reuniões do Conselho e votar em decisões para a nação.
É até desrespeitoso para um personagem tão importante como o Paris se submeter a tais atributos que deram a ele durante essa AURORA DE X. Ele com o peso do mutante que é, verdadeiramente merecia um roteiro muito mais interessante daquele que existe hoje, e não apenas contar história para crianças, discutir burocracias – de moda e política – ou elogiar o seu antigo líder Magneto nas horas extras.
⊗ JEAN GREY
Jean Grey é uma personagem que passou anos sumida dos quadrinhos. Mesmo que a jovem Jean Grey estivesse ali para ocupar o seu espaço e nos dar um vislumbre do que a Jean um dia foi, ainda não era o suficiente. Mas após os eventos da RESSURREIÇÃO DA FÊNIX e da X-MEN: EQUIPE VERMELHA, a verdadeira Jean Grey que esteve sumida por tantos anos voltou a ativa em sua melhor forma possível, como uma verdadeira líder mutante oferecendo um nova ideologia totalmente diferente das quais tínhamos visto nos últimos anos.
Durante esses dois últimos runs, a Jean era tratada na Marvel da mesma forma como a DC trata o Superman: como uma personagem extremamente poderosa mais humilde em suas decisões, precisa e decidida como líder mas um verdadeiro bálsamo de tranquilidade, sabedoria e respeito com o próximo. Era a personagem, que a tanto tempo não tínhamos visto desde a era dos NOVOS X-MEN. Mas quando Jean Grey apareceu em DINASTIA X & POTÊNCIAS DE X, e logo depois ao longo da AURORA DE X, muitos fãs da ruiva – e até mesmo não fãs – perceberam tamanho retrocesso na personagem, a colocando como uma qualquer – sabemos que ela não é assim.
Mesmo Jean Grey sendo colocada como uma dos membros do Conselho Silencioso krakoano ou aparecendo ao longo de vários títulos, a personagem tinha um roteiro totalmente vazio e desinteressante de acompanhar, uma personagem apática e totalmente diferentes dos dois últimos runs que apresentava a Jean que tanto conhecíamos. E como se não bastasse tamanho desrespeito com ela, ainda é colocada vestindo o uniforme e o título de Garota Marvel, referenciando diretamente a uma época onde ela era inexperiente e totalmente despreparada para o combate.
Segundo Jonathan Hickman, o criador de todo esse novo run dos mutantes, o fato da Jean Grey voltar a usar esse uniforme e codinome tem um profundo significado para a personagem e que em algum momento isso será colocado em check. Verdade ou não, acontece que esse momento está demorando demais de chegar. Apesar de quê, em um futuro próximo a ruiva já foi desenhada vestindo o seu uniforme da EQUIPE VERMELHA usando as cores do uniforme tradicional da Fênix – amarelo e verde. Então talvez de fato estejamos no ponta pé do auge da Jean nessa nova saga? Ficaremos no aguardo!
⊗ TEMPESTADE
Tempestade é outra personagem extremamente icônica dos X-Men, que também é de nível ômega – graças a nova classificação mutante – e também faz parte do Conselho Silencioso, e também faz parte do grupo de personagens que urgentemente precisam de uma nova motivação e roteiro para a personagem.
Pra falarmos a verdade, há anos a Marvel não sabe o que fazer com a Ororo. Sabemos que ela é uma mutante poderosa, decidida, guerreira, gentil, com um enorme senso de justiça e ética e uma das maiores líderes dos mutantes, mas a própria empresa se quer parece saber isso. Nos últimos anos a Deusa do Clima tem sido colocada em papéis de destaque, mas ela nenhum run dos mutantes ela de fato se destacou. Pra falar a verdade, os últimos títulos em que a personagem mais se destacou foi justamente naqueles em que outros escritores montaram o roteiro da personagem: SHURI e em PANTERA NEGRA.
Recentemente, durante a edição GIANT-SIZE: TEMPESTADE e #13 de CARRASCOS (que é um dos capítulos de X OF SWORDS), Ororo teve um dos melhores roteiros até então, escrito por nada mais, nada menos que Vita Ayala – profissional esse que ficará responsável pelas próximas histórias dos NOVOS MUTANTES – ao partir em uma missão onde ela tinha que obter a Tormenta dos Céus, espada essa que foi convocada, junto com a própria Tempestade, para a guerra que acontecerá em X OF SWORDS. Talvez isso signifique uma mudança de paradigmas? Talvez. Fato é que a Ororo precisa urgentemente de um novo propósito.
Durante a AURORA DE X o papel da Tempestade ficou resumido basicamente em ser a babá da Kate Pryde – que estava tendo problemas em CARRASCOS – ou de ser a oradora responsável por apresentar a comunidade de Krakoa os mutantes que eram ressuscitados pelos Cinco. Não mais que isso, tinha também o mesmo papel que a Jean e o Exodus de aprovar ou não decisões no Conselho. Para uma personagem como Tempestade, que há anos já mostrou o seu valor, é nada mais que vergonhoso do que ver ela executando tais papéis.
Hickman e outros editores chefes dessa nova fase já falaram que após X OF SWORDS a Tempestade passará a executar um papel muito maior nos X-Men. Mas assim como Jean, esse momento até então parece longe demais em visto do atual roteiro da Deusa!
Mas e vocês caros leitores, quais outros personagens dos X-Men vocês acham que estão precisando de um nova visão no roteiro para se adequar ao que de fato eles são? Deixe nos comentários possíveis mutantes que estão merecendo uma maior importância e faremos uma parte dois dessa lista.
- CONTINUE LENDO: 4 mutantes com mutações secundárias que você não sabia
E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!