FILMES

Fênix Negra e Novos Mutantes serão cancelados? Entenda!

2018 parecia ser um bom ano para os fãs de X-Men, não teríamos apenas um ou dois filmes dos mutantes no cinema, teríamos três, algo nunca visto até então. Entretanto, apenas um dos três filmes chegou aos cinemas: Deadpool 2. No começo do ano fomos surpreendidos com a notícia de que Novos Mutantes e X-Men: Fênix Negra seriam adiados para 2019 por conta de refilmagens. Novos Mutantes estrearia em abril deste ano, mas teve a sua data de estreia alterada para agosto do próximo ano. O filme, porém, chegou a ganhar o seu primeiro trailer ano passado. Fênix Negra, entretanto, passou de novembro deste ano para fevereiro do próximo e até o momento não possui nenhum trailer, tendo apenas algumas poucas fotos liberadas em revistas.

Por conta da fusão entre Disney e Fox, e também por conta das refilmagens e da ausência dos filmes na San Diego Comic Con deste ano, muitos fãs começaram a ficar apreensivo com o futuro que os longas poderiam ter. O cancelamento passou a ser um medo frequente para alguns e uma ânsia para os que desejam um reboot da franquia na Marvel.

Recentemente começou a circular na internet rumores de que os filmes Novos Mutantes e X-Men: Fênix Negra seriam cancelados. Esses rumores têm origem em um usuário do fórum Superhero Hype Forums. Diferente de outros fóruns, esse possui moderadores, o que permitiria considerar o usuário uma fonte confiável. Abaixo você confere os rumores e em seguida os nossos comentários sobre.

a31

Segundo esses rumores, os dois filmes teriam sido considerados piores que o reboot do Quarteto Fantástico de 2015. No caso de Novos Mutantes, o usuário afirma um conflito de visão entre Josh Boone  e a Fox. O diretor teria idealizado um filme de terror com mutantes, algo que o estúdio não teria gostado e exigido refilmagens para que o filme parecesse mais heroico.

A ideia original do diretor era de que o filme começasse com os jovens tentando escapar de uma base militar. A cena contaria com a participação das Sentinelas. Entretanto, foi descartada mais tarde, porque o estúdio considerou muito caro de se fazer. O rumor afirma que o diretor não tinha interesse em histórias em quadrinhos e apenas queria fazer um filme de terror com super-heróis. O Urso Místico originalmente seria o antagonista principal, mas tido o seu papel cortado, aparecendo apenas em uma única cena de ação.

O filme não teria sido muito bem recebido nas sessões teste e as refilmagens serviriam para deixar o filme mais fiel ao material dos quadrinhos. A fonte afirma também que as refilmagens acrescentariam a personagem X-23 (Dafne Keen) no longa.

Já sobre X-Men: Fênix Negra, teria sido dito que o filme é “o pior spinoff de todos os tempos“. Psylocke (Olivia Munn) não aparece no filme. A fonte também afirma que “os atores estavam atuando como se estivessem gravando vídeos pelo celular“.

A fonte também revelou outras informações sobre o planejamento da franquia: Gambit de Channing Tatum não vai acontecer. Senhor Sinistro nunca foi parte de Novos Mutantes. A Marvel Studios já possui planos não oficiais para alguns personagens como  Surfista Prateado e Galactus. O filme da X-Force seria lançado pela Disney com o título Deadpool 3: X-Force e contaria com a participação do elenco de Novos Mutantes, menos Anya Taylor-Joy (Magia), que teria problemas com algum outro membro do elenco. O filme dos Eternos ajudaria a introduzir os mutantes no MCU (Marvel Cinematic Universe).

Agora, vamos decifrar essas informações com base em algumas notícias oficiais que temos a respeito dos filmes.

a24

O jornalista Jeremy Conrad havia comentado no início do ano que as refilmagens de Novos Mutantes iriam deixar o filme “mais X-Men“. Segundo ele, o longa antes era “puro terror” e com as refilmagens seria reconhecido como um filme dos X-Men. (clique aqui).

Entretanto, segundo outras fontes, o adiamento ocorreu por um motivo completamente diferente. As reações do público nas sessões teste indicavam que o filme não era tão assustador quanto o primeiro trailer prometia. A Fox não teria ficado totalmente segura com a ideia de um filme de terror com heróis e teria interferido nas ideias de Josh Boone. Porém, com o sucesso do filme IT: A Coisa no último ano, o estúdio teria ficado mais confiante e exigido refilmagens, dando total liberdade para a visão do diretor (clique aqui).

Ainda foi revelado na época que em uma das ideias originais do filme ele se ligaria com a cena pós crédito de X-Men: Apocalipse (2016), que mostra a empresa Essex Corporation e por isso o filme teria a participação do vilão Nathaniel Essex, o Senhor Sinistro. O ator Jon Hamm interpretaria o personagem. (saiba mais). O alienígena Warlock também aparecia nos roteiros iniciais, mas foi retirado por conta do orçamento.

Outras informações revelavam que o ator Antonio Banderas entraria nas refilmagens como um vilão não especificado (clique aqui).

Em abril deste ano, meses após o anúncio das refilmagens, o ator Charlie Heaton (Míssil) deu uma entrevista onde reafirma que Novos Mutantes será o primeiro filme de terror do gênero de heróis. Dando a entender que os planos não mudaram (clique aqui).

Há um mês, o cantor Marilyn Manson lançou clipe para a sua regravação da música “Cry Little Sister“, conhecida por ser trilha sonora do filme Garotos Perdidos (1988). A nova versão da música foi divulgada pelo cantor como sendo para Novos Mutantes (clique aqui para ouvir). Isso indica que ainda estão trabalhando no filme.

a23

Diferente de Novos Mutantes, as sessões teste de X-Men: Fênix Negra tiveram recepção positiva, segundo notícias da época (clique aqui). O filme, inclusive, recebeu elogios de Chris Claremont, o autor da Saga da Fênix Negra nos quadrinhos (clique aqui).

As refilmagens teriam como objetivo mudanças no terceiro ato do filme.  A expectativa é de que elas custassem menos de 10 milhões e que se iniciassem entre o verão e o outono americanos. (clique aqui).

As refilmagens chegaram a ser marcadas para o final de  julho, com a duração de quatro semanas. (clique aqui). Entretanto, o ator James McAvoy (Professor X) e a atriz Jessica Chastain (vilão do filme) entraram para o elenco da continuação de IT: A Coisa, que teve a suas filmagens iniciadas recentemente. Isso deve fazer com que as refilmagens se iniciem um pouco mais tarde. Do mesmo modo, as refilmagens não poderiam ter acontecido mais cedo, devido ao fato da atriz Sophie Turner (Jean Grey) estar nas filmagens de Game of Thrones e o ator Evan Peters (Mercúrio) estar ocupado com as gravações de American Horror Story.

Sophie Turner comentou recentemente que as refilmagens do filme devem começar em breve (clique aqui). Por fim, recentemente foram divulgadas imagens de brinquedos do filme que teriam sido feitos para o Cinépolis (clique aqui), o que indicaria que o marketing do filme ainda está sendo planejado.

[LEIA: Tudo o que sabemos sobre X-Men: Fênix Negra] 

A Fox possui o histórico de começar a divulgar trailers quando faltam seis ou sete meses para a estreia de seus filmes. X-Men: Apocalipse teve o seu primeiro trailer divulgado em dezembro de 2015 e estreou em maio de 2016Logan teve o seu primeiro trailer divulgado em outubro de 2016 e estreou em março de 2017. Novos Mutantes teve o seu primeiro trailer divulgado em outubro de 2017, quando ainda estava marcado para estrear em abril deste ano. Isso pode explicar os motivos de ainda não termos visto um trailer de Fênix Negra. A única exceção a esse padrão é Deadpool.

Esses rumores apontavam para o fato da Disney não estar satisfeita com os filmes. Segundo notícias recentes, a decisão final na negociação entre Fox e Disney deve ser anunciada amanhã. Fique de olho no Universo X-Men para saber sobre as próximas notícias!

FONTES: CBM e CBK