Guia definitivo para entender a Era Krakoa dos X-Men
Em 2019 o mundo dos mutantes mudou para sempre. Jonathan Hickman assumiu a Linha X na Marvel deu início a Era Krakoa. Para quem tá chegando agora e não faz ideia do que se trata. Um grande resumo é que agora quase todos os mutantes vivem juntos em um país, que se chama Krakoa. A nação possui um sistema de leis próprio, economia complexa, protocolos de ressurreição, etc.
É tanto conceito novo pra entender que pode ficar confuso. Por isso nós do Universo X-Men criamos esse guia de introdução para novos leitores e que também pode servir de consulta em caso de dúvidas. Ele será sempre atualizado a medida que novos conceitos forem surgindo.
⊗ KRAKOA
Começamos pelo começo. Krakoa, a nação mutante, é um lugar onde todos os mutantes do planeta podem encontrar um lar para viver. Não importa se era considerado herói ou vilão no passado, a ilha está de portas abertas para receber a todos e oferecer um recomeço longe das perseguições e do preconceito.
Professor X, Magneto e Moira MacTaggert (falamos mais dela depois) foram os grandes idealizadores do país e responsáveis por organizar tudo. O telepata e o Mestre do Magnetismo convocaram mutantes para se mudarem para lá e também apresentaram Krakoa para o mundo inteiro conhecer.
⊗ UMA ILHA VIVA
Krakoa não é uma ilha qualquer. É um ser vivo e consciente. No passado, foi uma grande inimiga dos X-Men, mas hoje em dia vive em harmonia com os mutantes, principalmente por conta da ajuda de Cifra, que serve como tradutor e expõe as vontades da ilha para o Conselho.
Krakoa precisa de energia vital para sobreviver. Todos os habitantes do país cedem um pouco da sua energia para a ilha e ela, em troca, produz toda a comida necessária. Ou seja, uma grande relação de mutualismo.
Vale lembrar também que a ilha não é exatamente só uma ilha. O domínio de Krakoa se estende por vários lugares do planeta e também pela Lua e em Marte (que agora é Planeta Arakko). Basicamente, onde tiver portais, Krakoa pode expandir suas raízes.
⊗ PORTAIS DE KRAKOA
Krakoa produz flores que se transformam em portais para a ilha ao serem plantadas. Esse portais estão espalhados por todo o globo terrestre. É através deles que mutantes viajam para Krakoa ou saem de Krakoa para qualquer lugar. Definitivamente, o meio de transporte mais econômico do mundo.
Os portais reconhecem qualquer mutante, mas humanos comuns não podem atravessá-los, a não ser que tenham sido convidados por lideranças ou moradores de Krakoa. A única exceção é Kate Pryde, que por algum motivo não consegue passar através dos portais e precisa viajar de barco para a ilha. Isso até mesmo gerou dúvidas sobre ela ser ou não mutante de fato.
⊗ AS VIDAS DE MOIRA MACTAGGERT
Por muito tempo, Moira foi uma das principais aliadas humanas da causa mutante e parceira dos X-Men. Porém, durante o começo dessa era descobrimos que ela, na verdade, é uma mutante. O seu poder é reencarnar. E sempre que morre, ela reinicia a linha do tempo a partir do seu nascimento e começa uma nova vida, mantendo as memórias de tudo o que viveu antes.
Atualmente ela está em sua décima vida. Durante suas nove vidas anteriores, Moira sempre viu os mutantes perdendo para os humanos ou para as máquinas. Ela tentou se unir com o Professor X, com Magneto e até mesmo com Apocalipse, mas tudo sempre acabava do mesmo jeito. Porém, nessa vida ela tentou fazer algo diferente. Ao invés de escolher um lado, ela tentou unir todo mundo. Afinal, talvez juntos fossem mais fortes. E é assim que nasce a ideia de Krakoa. Para entender melhor cada uma das vidas, temos uma matéria específica.
- SAIBA MAIS: Entenda as 10 vidas de Moira MacTaggert
⊗ ORCHIS
No começo da nova era nós fomos apresentados a ORCHIS. Se trata de uma empresa financiada por várias instituições e grupos de pesquisa que tem como objetivo encontrar meios para impedir a expansão mutante. Um dos principais projetos da companhia é a criação do Nimrod, uma sentinela que consegue se adaptar aos poderes dos mutantes e quase impossível de ser derrotada.
A base do grupo fica no espaço e é lá que estão construindo o Molde Mestre para fabricar vários Nimrod. Ao longo dessa fase, o Professor X montou várias missões para destruir o molde mestre, a base da ORCHIS e impedir a criação de Nimrod. Porém, eles acabaram falhando e a grande máquina de destruição mutante acabou sendo ativada.
Nós descobrimos mais pra frente que a Sentinela Ômega, uma ciborgue e antiga aliada dos mutantes, foi a criadora da companhia. Ela é uma viajante do tempo e veio de um futuro onde Krakoa deu certo e os mutantes venceram os humanos e às máquinas. O plano dela era ativar Nimrod mais cedo, derrotar os mutantes e garantir a sobrevivência dos humanos-máquinas.
⊗ ECONOMIA DE KRAKOA
Todo país é movido pela economia e não é diferente com Krakoa. O principal produto econômico do país são três tipos de remédios produzidos a partir das plantas que nascem na ilha. Um dos remédios prolonga a vida humana em cinco anos, o segundo é um antibiótico universal que cura diversas doenças, enquanto o último cura doenças mentais.
Eles são usados como moeda de troca para que Krakoa seja reconhecida como uma nação independente pelos outros países e só são comercializados como nações que reconheceram a ilha mutante.
Os fãs mais antigos devem lembrar do Clube do Inferno. Ele se tornou a Companhia do Inferno e é responsável pela distribuição dos medicamentos pelo mundo. A empresa também financia o resgate de mutantes nos países com políticas anti-mutantes. Inicialmente, Emma Frost, Sebastian Shaw, Shinobi Shaw e Kate Pryde chefiavam a companhia. Recentemente, Sebastian cedeu o seu posto para Lourdes Chantel e Emma cedeu o seu para as Irmãs Cuckoos.
⊗ CONSELHO SILENCIOSO
É o governo de Krakoa. É responsável por criar as leis da ilha e garantir que sejam cumpridas. Existem três leis fundamentais: faça mais mutantes, não mate humanos e respeite Krakoa como terra sagrada.
O Conselho é formado por 12 mutantes, inicialmente escolhidos pelo Professor X e pelo Magneto com base nos seus feitos em prol da mutantade e nos benefícios que trariam para o país. Caso algum mutante deseje deixar o seu posto, sua vaga fica aberta até que algum membro do grupo sugira alguém para ocupar o lugar. O candidato precisa passar pela aprovação da maioria.
Atualmente fazem parte do Conselho: Colossus, Emma Frost, Êxodus, Kate Pryde, Magneto, Mística, Noturno, Professor X, Sebastian Shaw, Senhor Sinistro, Sina e Tempestade.
⊗ PROTOCOLOS DE RESSURREIÇÃO
Os mutantes não morrem mais para sempre. A mutandade descobriu um jeito de contornar a morte e renascer: os Protocolos de Ressurreição. Basicamente, funciona da seguinte forma: o Senhor Sinistro coleta o DNA de todo mundo e o Professor X cria backups semanais das memórias de todos mutantes no Cérebro.
Mas quem cuida mesmo do processo é um grupo de mutantes conhecidos como Os Cinco. A dinâmica funciona da seguinte forma. Ovos cria um ovo e insere o DNA do mutante morto nele. Proteus altera a realidade e transforma os ovos em um casulo perfeito para desenvolver vida, como um útero. Elixir é responsável por ativar o DNA e fazer as células se replicarem e formarem um novo corpo. Tempus envelhece esse corpo para que tenha a idade do mutante que morreu. Hope, uma mutante nível ômega, serve como uma bateria, e aumenta o poder dos seus colegas.
No final do processo, o Professor X transfere as memórias para o novo corpo e a ressurreição é concluída.
⊗ MUTANTES NÍVEL ÔMEGA
Mutantes nível ômega são os mutantes mais poderosos conhecidos. O limite do seu poder é desconhecido e não é superado por nenhum outro ser. São considerados um dos bens mais preciosos da nação krakoana. A maioria assume funções importantes na ilha. Alguns estão no Conselho Silencioso e outros nos Protocolos de Ressurreição. Ainda tem aqueles que fazem parte de alguma equipe.
Atualmente, 13 mutantes de Krakoa recebem esse título: Jean Grey (telepatia), Elixir (biocinese), Êxodus (telecinese), Homem de Gelo (manipulação de temperatura), Hope (manipulação de poder), Kid Ômega (telepatia), Legião (manifestação de poder), Magneto (magnetismo), Mister M (manipulação de matéria), Monarca (manipulação de realidade quântica), Proteus (manipulação de realidade à nível psiônico), Tempestade (manipulação climática) e Vulcano (manipulação de energia).
Inicialmente, Franklin Richards, o filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível, também era considerado um mutante ômega de manipulação de realidade, porém foi revelado que ele não era realmente mutante – entenda essa confusão aqui.
- SAIBA MAIS: Conheça os mutantes nível ômega de Krakoa
⊗ X-MEN
Os X-Men deixaram de existir como equipe quando essa era começou. Mas vários eventos fizeram com que Ciclope e Jean Grey vissem a necessidade de Krakoa ter um time oficial de heróis e recriaram os X-Men. Uma grande diferença é que os membros do grupo dessa vez são decididos por voto popular, pelos próprios cidadãos de Krakoa. A eleição acontece no Hellfire Gala, um evento que comemora o aniversário da nação.
Algo interessante é que os leitores também podem votar para escolher um integrante. Os membros atuais da equipe são: Ciclope, Jean Grey, Vampira, Solaris, Sincro, Wolverine (Laura) e Polaris, que foi escolhida pelo público.
⊗ ARAKKO
Lembra que Krakoa é uma ilha viva? Bem, não é a única. Krakoa possui uma irmã chamada Arakko. Mas inicialmente elas eram uma só: Okkara. Essa ilha primordial abrigou uma das primeiras tribos de mutantes. O local foi bem próspero até a invasão de Amenth, que acabou resultando na separação das ilhas, no aprisionamento de Arakko e milhares de mutantes em uma dimensão infernal. Apocalipse vivia em Okkara e foi o único que não foi aprisionado. Se quiser entender melhor essa história, clique aqui.
Ele passou milhares de anos tentando reunir um exército poderoso para resgatar os outros mutantes e também sua família. Durante o evento de X of Swords, Arakko e seus mutante finalmente retornaram. Porém, o choque cultural com o novo mundo foi grande demais e eles acabaram não se adaptando.
Por isso, durante a terraformação de Marte, Arakko e milhares de mutantes se mudaram para o planeta vermelho, que agora se chama Planeta Arakko – saiba mais.
E aí, caro mutante, o que você tem achado de Krakoa? Conta pra gente nos comentários!