QUADRINHOS

TESTEMUNHEM! Mutantes ômegas se unem para TERRAFORMAR planeta Marte

Em um dos feitos mais incríveis na história dos X-Men, mutantes ômegas das ilhas de Krakoa e Arakko se unem para terraformar o planeta Marte!


Jonathan Hickman quando começou a escrever as histórias dos X-Men, realizou diversas alterações no que seria o cânone dos mutantes.

Uma das mudanças mais bruscas realizadas por ele foi a correção da lista de mutantes ômegas, inserindo personagens que antes viviam na suspeita — como Tempestade e Magneto — e removendo muitos mutantes que só estavam ali para preencher uma lista.

Agradando ou não aos fãs, ficou estabelecido apenas 14 mutantes de nível ômega e no decorrer do seu run, a ideia de que os ômegas eram protegidos pela ilha nação de Krakoa também havia sido pregada — nas páginas de X-MEN 11.

Ao longo da AURORA DE X, fomos presenciando grandes feitos dos ômegas sendo operados ao longo do universo Marvel. Mas não sabíamos que tanto Hickman quanto Krakoa seriam ambiciosos ao ponto de terraformar um planeta apenas para mutantes.

ATENÇÃO, A PARTIR DAQUI O ARTIGO CONTERÁ SPOILERS DE PLANET-SIZE X-MEN!


⊗ OS PROBLEMAS DA MUTANDADE

A edição única de PLANET-SIZE X-MEN já começa com o plano de terraformar Marte em ação. Magneto lidera o time de mutantes ômegas tanto de Krakoa, quanto de Arakko. Mas para melhor ocorrência dos fatos, é importante contextualizar o porquê dessa performance dos ômegas e como eles foram selecionados.

Arakko é a mais nova Ilha nação de mutantes que apareceu na Terra após os eventos de X OF SWORDS. Sendo composta exclusivamente de mutantes com uma cultura mais hostil e ameaçadora, teoricamente eles apresentariam problemas de convívio com os humanos.

O próprio Capitão América foi alertar Ciclope do aumento populacional mutante que estava em crescente expansão através de satélites, e isso estava colocando todo o planeta em DEFCOM 1, em caso de ataques.


E como vimos nos relatos da edição #10 de CABLE, os Arakkoanos de fato estavam começando a ser um problema para o convívio humano-mutante que Krakoa tentava estabelecer.

Uma outra situação que reforçou a ideia dos mutantes colonizarem um planeta se dava também pela ausência de um espaço para a plantação e produção dos remédios comercializados por Krakoa.

A primeira edição de X-CORP, por exemplo, revela que os humanos reivindicaram perante a lei, o espaço de produção das Terras Selvagens que os mutantes usavam para fabricar os remédios.

Como a demanda estava alta, uma alternativa tinha que ser planejada. Magneto então se encarregou de priorizar esses dois problemas e oferecer uma única solução — e também apresentação — à primeira edição do Baile de Gala da Companhia do Inferno


⊗ A SELEÇÃO DOS ÔMEGAS

A partir dessa ideia Magneto partiu em tentar reunir o maior número de mutantes ômegas que ele poderia. Krakoa em si já oferecia 12 por si só, sendo eles:

  • Vulcano – Manipulação de Energia
  • Hope – Manipulação de Poder
  • Jean Grey – Telepatia
  • Ômega – Telepatia
  • Homem de Gelo – Manipulação de Temperatura (Negativa)
  • Tempestade – Manipulação Climática
  • Monarca – Manipulação de Realidade (Quântico)
  • Proteus – Manipulação de Realidade (Psiônico)
  • Magneto – Manipulação de Magnetismo
  • Exodus – Telecinese
  • Elixir – Biocinese
  • Legião – Manifestação de Poder

No entanto, Legião confirmou que não participaria de nenhuma ação por não confiar no Magneto e no Professor X. Erik também tentou se encontrar com o Mister M (Manipulação Molecular), que estava em uma das realidades do Extramundo, mas o mesmo rejeitou a proposta de preparar um novo mundo para mutantes.

Também tivemos uma mera menção ao Usina (Manipulação de Realidade “Universal”)Franklin Richards, que possivelmente faria parte do plano de terraformar Marte —, mas graças ao seu recente retcon, infelizmente ele foi deixado de lado. Sendo inclusive chamado de “Farsante” por Magneto, ao se lembrar exclusivamente da Feiticeira Escarlate — na época, ômega em Manipulação de Probabilidades.


Magneto buscou também o auxílio de alguns mutantes ômegas de Arakko. Isca, a Imbatível, ofereceu apoio e solicitou três mutantes ômegas do próprio conselho, o Grande Círculo Arakkoano, para participar da caminhada marciana de Magneto. Sendo eles:

  • Lactuca, a Conhecedora – Consciência Espacial
  • Sobunar, das Profundezas – Hidrocinese
  • Xilo, o Primeiro Defensor da Terra Rachada – Geocinese

Com os mutantes ômegas selecionados, o plano de terraformar Marte foi o seguinte:


⊗ A CAMINHADA PARA TERRAFORMAR MARTE 
O primeiro impacto para terraformar Marte para sempre.

Usando os capacetes de contenção do Forge, os mutantes ômegas deram início ao plano. O primeiro movimento partiu do Magneto. Para terraformar Marte eles tiveram que causar um grande impacto ao planeta com uma enorme quantidade de ferro. Erik então reuniu diversos meteoros com uma grande quantidade de ferro em sua composição e o jogou fortemente contra o planeta vermelho.

Por conter metais pesados em sua atmosfera, o impacto fez com que tudo que estivesse na superfície fosse ao chão

O próximo movimento veio de Vulcano. O núcleo do planeta precisava ser aquecido rapidamente e de forma total, então o caçula da família Summers liberou o seu fogo, começando então a cirurgia interna. Todo o ferro deveria ser aquecido e comprimido, por intensas horas e com uma enorme quantidade de poder, por isso Hope o auxiliou, amplificando ainda mais o alcance energético de Gabriel.


Com Vulcano mantendo o calor de Marte na temperatura alta, Proteus começou a modificar a realidade inteira da paisagem do planeta junto com Hope, mimetizando e amplificando a sinergia, reestruturando as moléculas rochosas (formando vulcões, por exemplo) e deixando prontas para o estágio seguinte.

A próxima manifestação planetária partiu do próprio Homem de Gelo. Bobby levou Marte a sua primeira “Era do Gelo” congelando todo o planeta e lhe causando um choque térmico total, organizando toda a temperatura ideal para uma manipulação climática, além de permitir a existência de um bioma ártico no planeta.

Agora Marte precisava de água. E para isso Hope e Monarca acompanharam Sobunar. Apesar de ser um hidrocinético, no corpo de Sobunar existe uma grande variedade de ecossistemas oceânicos correndo por suas veias. Com a ajuda de Hope e Monarca amplificando os poderes dele, Sobunar foi capaz de criar um oceano gigantesco que mais tarde se dividiria em diversos outros, com um ecossistema feroz — como os Arakkoanos — ainda em estágio evolutivo.


E aqui entra o papel da Tempestade. Na Terra, Ororo poderia manipular a seu bel-prazer todo clima do planeta pois ele já existia. Em Marte, Tempestade teve que terraformar do zero a condição climática correta para deixar próspero para o surgimento e sobrevivência de vida inteligente.

Com uma tempestade de raios carregados de aditivos químicos, Ororo moldou toda a superfície do planeta vermelho, levando ventos cósmicos ao redor do globo e deixando o clima preparado para o primeiro processo de regeneração celular marciana.

Marte antigamente foi capaz de manter vida sob sua superfície. Magneto gostaria que ela continuasse ali, e para isso Elixir começou o seu processo de aceleração celular para trazer à tona qualquer forma de vida que um dia existiu em Marte, seja de fauna ou flora.

Xilo, nosso geocinético de Arakko, entrou em ação junto com Elixir. Ele além de manipular todo o solo como bem desejar, alterou a estrutura molecular para o mesmo se tornar fértil e primitivo, para que as formas de vida geradas por Elixir — assim como os Arakkoanos — pudessem sobreviver e mais tarde sobressair.

Com os níveis de oxigênio do planeta estáveis, já era possível respirar sem o uso dos capacetes de contenção criados por Forge. O planeta estava terraformado e pronto para receber seus habitantes, o próximo passo é a infraestrutura e a repopulação de Marte.

Vale mencionar que Bobby e Xilo foram os únicos que não precisaram usar o capacete do Forge. Em sua forma de gelo orgânico Homem de Gelo consegue sobreviver a qualquer ambiente, e a biologia do corpo de Xilo o possibilitava de filtrar oxigênio através de qualquer formação rochosa.


⊗ O REMANEJAMENTO DE ARAKKO

O Planeta Vermelho estava pronto para receber seus mutantes. Para isso seria necessário levar toda a ilha de Arakko inteiramente para Marte, isso só foi possível com a ajuda de três ômegas; Jean Grey, Exodus e Lactuca.

Inicialmente Exodus reverteu o Portal Externo que antes levava Krakoa à Arakko em Amenth, para Krakoa à Marte — portais iguais haviam sido replicados por Monarca no Planeta Vermelho.

Com o poder de saber onde todas as coisas estão e de como chegar lá, Jean Grey entrou na mente de Lactuca e a guiou para levá-los à Marte, enquanto Exodus com sua telecinese carregava toda a ilha — e seus habitantes — pelo Portal Externo criado um dia por Apocalipse.

O “estilingue” criado pela sinergia (ou Tecnologia Mutante) dos poderes de Lactuca, Jean Grey e Exodus foi perfeito, colocando Arakko no ponto certo demarcado por Monarca.


⊗ A FUNDAÇÃO DA DEMOCRÁCIA E DA PAZ ENTRE MUTANTES

Novas bases em Marte foram fundadas para prevalecer a paz entre todos os mutantes. Ao redor do maior lago do planeta, o Lago Hellas, foi fundado o Anel Diplomático, um local onde tanto Arakkoanos como Krakoanos discutiriam as melhores decisões para os mutantes. O Palácio Outono seria a nova morada da Tempestade, onde ela assumiria o posto de Regente do Sol.


Seria um local onde a palavra seria pregada antes da espada ser fincada. Sob aquele local, as leis eram iguais para todos, fora do Anel Diplomático o novo planeta terraformado seguia as leis de Arakko. 

Xilo criou também um vale onde serviria como um memorial, o berço dos “primeiros” mutantes. Com grandes estátuas dos primeiros fundadores da mutandade, Apocalipse e sua esposa Gênesis. Aquele local seria um lembrete de que a paz sempre reinou sobre todos os mutantes, e que de agora em diante há de prevalecer. Nenhuma batalha seria travada ali, pois seria cultuado como um local sagrado para os mutantes onde Arakko e Krakoa juntos permanecerão como aliados.


⊗ AS DEFESAS, AS LOCAÇÕES E AS INFRAESTRUTURAS

Por fim, mas não menos importante, a parte agora da comodidade dos Arakkoanos. Os mutantes de Marte precisavam de sua primeira forma de defesa estabelecida, então uma segunda base da ESPADA tinha que ser pensada.


Quentin Quire, o Ômega, planejou toda a estrutura da estação. Jean Grey então implantou essa ideia na mente do Monarca, e o mesmo deu à luz — literalmente — a gigantesca base de operações intergaláctica.

Usando sua poderosa telecinese alfa, Jean Grey ergueu toda a estrutura e a arremessou em altíssima velocidade para o Magneto, que estava fora do planeta reforçando o campo magnético do mesmo e esperando a base para colocá-lo em órbita, sendo um grande feito para a telecinese da Jean.

Em um circuito mutante entre Hope, Jean Grey, Ômega, Elixir e Monarca, eles foram capazes de criar a cidade que seria a capital de Arakko, Port Prometheus. Com Jean e Quentin criando e absorvendo as ideias um dos outros, Elixir curando o corpo do Monarca, Jaime recriado do zero a estrutura de todas essas ideias enquanto Hope mantinha tudo em sinergia.


⊗ A FESTA E CONSEQUÊNCIAS
“O planeta está vivo novamente…”

A edição termina com os mutantes de Krakoa — e seus convidados — visitando a mais nova benfeitoria mutante, a composição final do planeta Marte terraformado e colonizado por mutantes, agora rebatizado como Planeta Arakko.

É deixado algumas pontas soltas de humanos com inveja do maior feito da história da mutandade, ao conquistar um planeta que há anos os humanos tentaram conquistar, como a carta de preocupação da NASA e alguns políticos globais furiosos.

Claro que essa irritação será pincelada e explorada em outras HQs; no entanto, tudo termina em um verdadeiro clima de festas, com fogos de artificio estourando no Planeta Arakko enquanto a mutandade comemora.

É verdadeiramente lindo e gratificante ver uma edição inteira de mutantes ômegas tendo o papel de terraformar Marte em Arakko. É um potencial gigantesco de poderes explorados da melhor forma possível. Ver ômegas usando seus poderes para tal é de fato uma constatação do quão longe esse run de Hickman quer chegar.

Vale pontuar que durante o run de Hickman para a HQ dos Vingadores (2013), o Ex-Nihilo havia começado a terraformar Marte, mas apenas uma pequena área — algo em torno de 7% a 10%. Inclusive, os mutantes já haviam deixado um portal krakoano no planeta para o uso do local como colônia em DINASTIA X. Mas com a constatação que Ex-Nihilo estava morto, o planeta ficou livre novamente para ser conquistado.

É importante dizer também que apenas a ilha de Arakko e seus habitantes foram morar no Planeta Arakko. A conexão com a Terra ainda existe e os mutantes krakoanos serão permitidos de transitar entre ambos os planetas — Terra e Arakko. Os krakoanos permanecerão na Terra.

A edição foi toda roteirizada por Gerry Duggan, desenhada brilhantemente por Pepe Larraz e colorida de forma vívida por Marte Gracia. A mesma equipe será a responsável por nos reintroduzir a mais nova reformulação da equipe dos X-Men. E se essa foi a preview, podemos esperar então grandes momentos.



Mas e vocês, caros leitores, o que acharam dos mutantes serem usados para terraformar o Planeta Vermelho? Gostaria de ver mutantes conquistando outros planetas? Comente abaixo o que você achou da edição única de PLANET-SIZE X-MEN!

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!