QUADRINHOS

RETROSPECTIVA 2020: O MELHOR e o PIOR dos X-Men nas HQs

O ano de 2020 deu andamento a fase de Krakoa dos X-Men. Muita coisa interessante aconteceu ao longo do ano e também algumas duvidosas. Relembre conosco o melhor e o pior de 2020 nas HQs.


⊗ O RETORNO DE MADELYNE PRYOR
HQs 2020 Madelyne

Voltou, mas já foi embora. Em março nós tivemos a estreia da primeira edição de Satânicos. A equipe é basicamente o Esquadrão Suicida dos X-Men. Os mutantes problema de Krakoa foram reunidos em um grupo para fazer missões perigosas e que exigem violência. A primeira missão da equipe foi destruir a fábrica de clones abandonada do Senhor Sinistro. No final, nós descobrimos que uma antiga vilã – e também clone – retornou e está morando no local: Madelyne Pryor, a Rainha dos Duendes.

Ao chegarem no local, os Satânicos tem que enfrentar clones dos Carrascos originais, que estão sendo controlados pela magia de Madelyne. A Rainha dos Duendes está em busca de vingança! A vilã descobriu a existência de Krakoa, um lar para todos os mutantes, e ficou com raiva por não ter sido convidada. Ela conta que retornou há alguns anos e ninguém se importou.


Madelyne pretende sacrificar Destrutor, seu antigo amante, em um ritual de invocação a demônios. Mas o seu plano é impedido por Greycrow, que atira nela. Alex se liberta e a pega no colo, a segurando no momento de sua morte. A vilã diz as suas últimas palavras: “Eu só queria que todos soubessem que eu sou uma garota de verdade“. De volta a Krakoa, Destrutor, que ainda se sente ligado a ela, pede para que a tragam de volta, mas Ciclope diz que o Conselho Silencioso foi contra, por ela ser um clone de Jean Grey. Isso gerou uma discussão entre o público sobre Madelyne ser ou não um indivíduo.


⊗ FAMÍLIA DO APOCALIPSE
Guerra, Pestilência, Morte e Fome. Os quatro Cavaleiros do Apocalipse originais.

Apocalipse é um dos personagens que mais teve transformações e desenvolvimento na atual fase. Nós conhecíamos En Sabah Nur apenas como um vilão que acredita na ideia da sobrevivência do mais forte. Porém, nós descobrimos que ele é muito mais do que isso. No passado, ele teve uma esposa e filhos. Eles viviam em Okkara, um próspero lar para mutantes. Porém, tudo ruiu quando as forças de Amenth, uma dimensão obscura, tentaram conquistar o nosso mundo.

A vitória de Amenth causaria a destruição da vida na Terra. Os mutantes da ilha lutaram contra o exército das forças obscuras, mas não eram fortes o bastante. Como última medida, a esposa de Apocalipse e seus filhos se sacrificaram para selar o portal e prender o exército de volta em Amenth. Como consequência, não apenas eles ficaram presos em outra dimensão, como também o restante dos mutantes. Isso fez com que a ilha se dividisse em duas partes, Krakoa e Arakko. A primeira ficou no nosso mundo e a segunda em Amenth.


Apocalipse passou milênios em busca de mutantes que fossem fortes o bastante para conseguir trazer a sua família de volta. Isso, inclusive, é o que acaba gerando o evento de X of Swords.

Os filhos de En Sabah Nur são os 4 Cavaleiros do Apocalipse originais. Guerra controla o fogo, Fome deteriora a matéria, Pestilência libera toxinas e Morte mata quem olha em seus olhos. Já sua esposa, Gênese, controla as forças da vida.

⊗ EMPYRE
retrospectiva HQs Feiticeira Escarlate

Como você deve saber, a relação da Feiticeira Escarlate com os mutantes é conturbada. Ela é considerada uma das inimigas de Krakoa por conta do Dia M, evento em que a maioria dos mutantes perderam os poderes quando ela pronunciou três palavras: “Chega de mutantes“.

Ao longo dos anos, Wanda tentou se redimir. Em Empyre nós descobrimos que anos atrás ela tentou ressuscitar os mutantes que foram mortos em Genosha por Cassandra Nova. Contrariando o Doutor Estranho, ela realiza o encantamento, que acaba gerando um exército de mutantes zumbis. Durante muito tempo ninguém soube disso, mas eles acabaram representando uma ameaça a Krakoa, já que são zumbis com Gene X e portanto podem atravessar os portais. Por sorte, tudo foi resolvido no final. Mas a redenção de Wanda ainda não aconteceu. Saiba mais.


⊗ DUELOS DE X OF SWORDS E O CASAMENTO DE BEI E CIFRA
retrospectiva HQs

O grande evento das HQs em 2020 foi a saga X of Swords (10 de Espadas, em tradução livre). Em resumo: Apocalipse abriu um portal permanente para o Extramundo para resgatar a sua família, mas isso não agradou em nada a Lady Opal Lune Saturnyne, que não gostou de ter o seu reino invadido. Mas a confusão não acaba por aí. A família de Apocalipse também não ficou contente com suas ações. Eles estavam cheios de ódio por terem passado milênios presos em uma dimensão infernal e querem se vingar de En Sabah Nur por não terem sido resgatados mais cedo.

A Lady Opal Lune Saturnyne então propõe – impõe – um torneio entre o povo de Krakoa e Arakko, com cada nação tendo representantes escolhidos por ela para duelar. Os guerreiros de cada lugar tiveram que decifrar profecias da bruxa e irem atrás de 10 espadas para o duelo.


O anúncio gerou muita expectativa entre os leitores, que esperavam um grande combate, mas o final acabou não sendo exatamente isso. Uma grande batalha de espadas até a morte? Não. Os duelos foram desafios aleatórios coordenados e manipulados por Saturnyne. Tivemos momentos como corridas, queda de braços, batalha de bebida, e até mesmo Wolverine perdendo um duelo em que matou seu adversário, com a justificativa de que era “um duelo até a morte” e quem morreu foi o oponente. Mas o ponto alto certamente foi o casamento entre Cifra (Krakoa) e Bei (Arakko) como uma das etapas do duelo. Pelo menos a cerimônia contou como um ponto para cada time. Quer entender melhor? Clica aqui.

⊗ ELIZABETH BRADDOCK
HQs Elizabeth Braddock

Elizabeth Braddock teve um recomeço na Aurora de X ao se tornar a nova Capitã Britânia. A heroína, que antes era conhecida como Psylocke, teve a oportunidade de abraçar um patamar e se reconectar melhor com sua história. Só que isso obviamente não agradou a todos e Saturnyne foi uma das que mais demonstrou desgosto com isso.

A majestrix do Extramundo conspirou contra a mutante durante X of Swords, gerando inclusive sua “morte” em combate, ao ser transformada em vidro. O motivo para isso é simples. Saturnyne não gosta de Betsy como Capitã Britânia e queria o retorno de Brian, por também ter interesse amoroso nele. Ao final do confronto, nós descobrimos a real motivação da bruxa no confronto: o retorno da Tropa dos Capitães Britânia. E ela conseguiu, mas não como queria. Como resultado, tivemos uma tropa inteira formada por versões alternativas da personagem. Saturnyne utilizou Betsy, transformada em cacos, para realizar o encantamento. Embora a nova tropa seja formada por versões alternativas, a Betsy que nós conhecemos continua desaparecida.


⊗ JEAN GREY DEIXA O CONSELHO DE KRAKOA

Os confrontos em X of Swords não foram favoráveis para o time de Krakoa. Cable, desesperado, envia uma mensagem telepática para Jean Grey, alertando sobre as manipulações de Saturnyne e sobre a destruição que aconteceria caso eles perdessem o duelo. Jean e Ciclope decidem reunir um exército mutante para ajudar no confronto.

O casal solicita uma reunião com o Conselho Silencioso para pedir autorização. Os membros foram contra a interferência, mas por insistência, sugeriram que apenas Ciclope fosse. Eles negam. Shaw então sugere que Jean abandone a sua vaga caso decida ir. Mesmo com a consequência, ela decide ir mesmo assim.

Atualmente, Jean Grey e Ciclope se preparam para uma nova formação dos X-Men


⊗ A VINGANÇA DE KATE PRYDE

Kate Pryde, a líder dos Carrascos, foi assassinada por Sebastian Shaw, como parte de um plano para colocar seu filho Shinobi na vaga dela na Companhia Clube do Inferno e no Conselho Silencioso de Krakoa. Os mutantes de Krakoa contam com um sistema de ressurreição, então a morte é reversível. Porém, por algum motivo, Os Cinco não estavam conseguindo trazê-la de volta. Kate é a única mutante até o momento que não é capaz de entrar na ilha através dos portais. Isso, juntamente com a falha na ressurreição, fez com que os leitores acreditassem que ela talvez não fosse realmente uma mutante. Emma Frost exigiu mais uma tentativa de ressurreição, que foi bem sucedida. Para entender melhor essa situação, clique aqui.


Lockheed estava com Kate no momento de sua morte. O dragão foi arremessado ao mar por Shaw, mas conseguiu sobreviver. De volta à Krakoa, Emma leu a sua mente e descobriu o que aconteceu. Juntas, ela e Kate planejaram uma vingança, que teve que esperar por conta dos confrontos de X of Swords.

As duas foram atrás de Shaw e depois de darem uma surra e arrancarem um dos seus olhos, o envenenaram. Emma diz que se ele morrer, irá para a fila de ressurreição e que garantirá que demore para ser trazido de volta, mas que caso sobreviva, passará algum tempo preso em seu corpo, sem poder falar. Dessa forma, Shaw se torna uma espécie de fantoche das duas.


⊗ FRANKLIN RICHARDS NÃO É MAIS MUTANTE

Franklin Richards é filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível e também um dos mutantes ômega, ou melhor, era. A fase de Jonathan Hickman plantou as sementes para que Franklin finalmente abraçasse o seu lado mutante. Ao longo de mais de um ano, vimos Ciclope confrontar o Quarteto Fantástico sobre o lugar do garoto ser em Krakoa, vimos Reed Richards tentar retirar seus poderes, até que finalmente Franklin escolheu o seu lado mutante, abraçou a cultura mutante e até mesmo passou a usar um uniforme dos X-Men.

Tudo ia bem, até que descobrimos que ele na realidade não é um mutante. Os poderes do garoto são de origem cósmica e quando criança ele desejou tanto ser especial que alterou a sua estrutura genética ao ponto de aparentar ter o Gene X, mas na realidade nunca teve – saiba mais.

Jonathan Hickman revelou tinha mais planos para Franklin e que não gostou disso. A mudança foi feita por Dan Slot, atual responsável pelas histórias do Quarteto Fantástico, sem ele saber – clique aqui.


BÔNUS: O VESTIDO DE JEAN GREY

Uma das maiores reclamações feitas pelos leitores desde o início da Era Hickman em Dinastia X e Potências de X é o fato de Jean Grey voltar a usar como uniforme o vestido verde da época em que era uma adolescente. Os fãs argumentam que o traje não combina com uma mulher adulta, é feio e também alegam que a intenção de um uniforme é ser um traje de combate e que não faz sentido uma heroína lutar com o seu corpo desprotegido.

Os fãs torcem pelo momento em que ela trocará de uniforme. Um momento de esperança veio com Giant Size X-Men: Jean Grey e Emma Frost. A HQ traz a heroína com uma nova versão do uniforme de X-Men: Equipe Vermelha, nas cores verde e amarelo. Entretanto, o novo uniforme só foi utilizado ali.

Mais uma esperança surgiu no final do ano, com Jean Grey utilizando o uniforme da X-Factor na prévia de X-Men #17, que será publicada em janeiro de 2021 – saiba mais.


E você? Lembra de mais algum item que merece destaque? Conte para a gente!