QUADRINHOS

Jonathan Hickman comenta sobre o retcon do Franklin Richards

Franklin Richards, o ex-mutante de nível ômega, sofreu um retcon em recentes eventos de Quarteto Fantástico em que Hickman não gostou.


Se o nome Jonathan Hickman para você parece não fazer tanto sentido, ele é nada mais que o atual escritor de todo o run dos X-Men. Hickman é praticamente o nome da vez na Marvel, onde após assumir as histórias dos mutantes conseguiu deixar quase todos os títulos no topo das mais vendidas e sendo altamente elogiado pela crítica. No entanto, apesar de ser o responsável pelo desenvolvimento dos mutantes pelos próximos anos, Hickman não tem todo o poder criativo sobre certos personagens, que é o caso do Franklin Richards.

MUTANTE-OMEGA-E-BANIDO-DE-KRAKOA

Mesmo sendo um mutante — ou ao menos quando era — Franklin também era um membro do Quarteto Fantástico. Seu núcleo de histórias era dividido; tanto que logo no início, em DINASTIA X, um dos primeiros encontros entre as duas equipes nos mostra Ciclope falando que Franklin também tinha morada em Krakoa, e caso ele quisesse, o garoto tinha total direito de reivindicar sua nacionalidade krakoana, algo que de imediato a família Richards não gostou.

Mais tarde vieram os eventos de X-MEN + QUARTETO FANTÁSTICO, onde vemos a culminação do momento mencionado lá em DINASTIA X com os membros do Quarteto Fantástico e os X-Men disputando a atenção de Franklin. Sendo que ao final do evento, os Richards aceitaram a ideia de Franklin visitar Krakoa periodicamente, e isso acabou sendo mostrado em algumas edições de Quarteto Fantástico. No entanto em edições mais tarde todo esse desenvolvimento é jogado pra cima com a revelação de que Franklin não era um mutante, e que ele estava sendo alvo de um retcon, uma mudança de status.



⊗ HICKMAN TINHA PLANOS PARA O FRANKLIN
MUTANTE-OMEGA-E-BANIDO-DE-KRAKOA-4

Quando perguntado pelo AIPT Comics sobre esse eventos e o caso Franklin Richards, Hickman foi bem claro ao dizer que isso é comum de acontecer. Não dá para se ter controle de tudo que acontece em uma empresa como a Marvel, com diversas histórias acontecendo ao mesmo tempo e com a aparição de diferentes personagens a cada edição. No entanto, apesar de ter colocado panos quentes sobre o Marvel Office, Hickman claramente demonstrou ter ficado incomodado com a mudança de status do personagem.

HICKMAN: Bem, parte do problema de falar sobre essas coisas publicamente — e essa é uma das (menores) razões que eu simplesmente não faço muito mais – é porque realmente não serve a ninguém saber como a salsicha é feita.

Quando eu estava escrevendo o run de Vingadores, constantemente era surpreendido. Eu sabia pra onde eu gostaria de conduzir meus personagens, mas nem todo mundo trabalha assim, e eu acho natural ter a expectativa de que todos trabalhem assim com os seus, porque é assim que eu trabalho. Mas por exemplo, nada disso muda o fato de que um dia acordei e tive que lidar com personagens como o Velho Steve Rogers, ou o Superior Homem-Aranha, ou o Thor Indigno, ou até mesmo com Homem de Ferro a um bilhão de milhas de distância da Terra nos Guardiões.

Estas são apenas as complicações que ocorrem naturalmente ao escrever os principais títulos na Marvel. Agora, obviamente, não teríamos estabelecido algumas tramas que fizemos em Dinastia X e em Potências de X ou ter construído a X-Men + Quarteto Fantástico se não estivéssemos planejando desenvolver essas coisas – e quem sabe, ainda poderíamos – mas a verdade é que a história de Dan evoluiu.

O ponto aqui é, Dan é o escritor do Quarteto Fantástico. Ele pode escrever o título. E eu o apoio da mesma forma que apoiaria Leah na dela ou Zeb na dele, e assim por diante. Velocidade e volume tornam o trabalho bastante difícil, e nenhum de nós têm tempo ou energia de sobra em disputas territoriais sem sentido.

E no final do dia, estamos falando de personagens que existem há mais de 50 anos. Meu palpite? Vai ficar tudo bem.


O escritor citado por Hickman é Dan Slott, que em outros momentos conflituosos foi pego sendo atacado por fãs dos X-Men em sua página no Twitter após o lançamento da edição #26 de Quarteto Fantástico, onde ocorreu o retcon. O escritor tem uma série de polêmicas envolvendo retcons que você pode conferir na matéria abaixo.

ESCRITOR-X-MEN-E-FRANKLIN-RICHARDS-QUARTETO-FANTASTICO

Claramente em sua entrevista é possível perceber que houve uma frustração com toda essa história do Franklin, mas que provavelmente deve ser resolvido em alguma história futura. De qualquer forma, Hickman falou muitas coisas legais sobre o futuro dos X-Men que iremos abordar em outras matérias. Aliás, não só ele como o próprio Jordan D. White — o editor chefe dos X-Men — falou muita coisa interessante sobre os nossos queridos mutantes e seus futuros.



Mas e vocês caros leitores, o que acharam da declaração do Hickman? Ele teve razão em seu depoimento? Comente abaixo o que você achou sobre toda essa confusão.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!

FONTE: AIPT Comics