QUADRINHOS

Conheça 5 mutantes com poderes totalmente subestimados pelos fãs

Dentro do universo dos mutantes, existem aqueles dotados com habilidades subestimadas pelos próprios fãs. Conheça 5 desses mutantes abaixo!


Ser um mutante no universo de quadrinhos da Marvel significa nascer com o gene x. O gene x nada mais é que uma evolução natural no DNA humano, que altera toda a estrutura molecular da pessoa atribuindo a ela características físicas distintas de um humano comum, ou se manifestando em forma de poderes e habilidades especiais. Geralmente o gene x é bastaste reativo no período da puberdade, junto com o aumento excessivo e da produção de hormônios, no entanto a caso de mutantes que conseguem manifestar habilidades ainda na infância.

E é comum muitas dessas habilidades mutantes não serem tão legais como levitar objetos com a mente ou manipular o clima, afinal, geralmente boa parte dos mutantes conseguem manifestar habilidades como ter um pescoço relativamente maior ou ser um post-it ambulante. No entanto, existem casos de mutantes que manifestação habilidades interessantes, mas que são mal vistas aos olhos dos fãs justamente por não ser o “padrão ideal” que muita gente já está acostumado em ver.

Pensando nisso, reunimos 5 mutantes conhecidos e famosos nas mídias dos X-Men, que possuem habilidades interessantes e poderosas, mas que são subestimados pelos fãs.


⊗ 5. JUBILEU
5 razões pelas quais Jubileu é subestimada

Sem dúvidas nenhuma quando se trata de mutantes com habilidades subestimadas, Jubileu de imediato é quase uma das primeiras mutantes a serem citadas pelos fãs. Quase semelhante a Cristal, Jubileu possui como poder mutante a Manipulação Plasmática, com isso ela consegue liberar rajadas fotônicas e liberar explosões plasmáticas como “fogos de artifício”. Na verdade, mas do que uma piada de fim de ano, os poderes da personagem são poderosos, mas pouco explorados pelos roteiristas.

Mais a frente, analisando a estrutura dos poderes da mutante, Emma Frost determinou que os poderes da Jubileu são de origem pirocinética, e não apenas fotocinética, isso porque sua habilidade real é a de causar a “detonação da matéria a nível molecular”, mas como acontece de forma tão rápida, a ignição aleatória de moléculas de gás no ambiente faz parecer que são fogos de artificio; E olha que tudo foi apenas uma leitura superficial que Emma conseguiu fazer, porque segundo ela a mente de Jubileu está em “constante detonação” dando a ela uma defensa psíquica natural. Emma até mesmo brinca com a possibilidade da Jubileu ser capaz de causar explosões nucleares maiores e detonações mais destrutivas. E bem, é isso mesmo que acontece em EXCALIBUR #10.

Apesar de ser reativo em escalas menores, quando Jubileu fica com raiva ela acaba acessando níveis escondidos e desconhecidos de poder. Quando seu filho Shogo é atacado e ferido pelas Sacerdotisas Brancas de Saturnyne, Jubileu fica tão enfurecida que começa a detonar diversas moléculas ao mesmo tempo que foi capaz de causar uma mini explosão nuclear no vilarejo e causar um enorme incêndio na floresta. Dê Jubileu a um bom roteirista e espera o estrago acontecer.


⊗ 4. CRISTAL

Alison Blaire, também conhecida como Cristal, é uma mutante cantora – e famosa – de nível alfa dotada com a capacidade de converter ondas sonoras em luz. A princípio, pode parecer um poder bem ruim para se ter, mas na verdade é um habilidade bastante poderosa se utilizada de maneira correta. E Alison bem sabe disso! Durante a edição #217 da UNCANNY X-MEN, Calisto intimida Cristal dizendo que seus poderes não são dignos de uma X-Men, e ela chateada procura se distanciar para clarear suas ideias. Na edição, Alison aprendeu melhor sobre como suas habilidades mutantes funcionam ao perceber que ela conseguia absorver microondas sonoras de rádio distantes a um raio quase que de 5km de distância para recarregar seus corpo e lhe conceder maior vigor físico. Ela também aprende a transformar batimentos cardíacos em explosões de laser e ruídos de carros em hologramas.

Com seu corpo energizado, ela acabou mais tarde se envolvendo em um combate com o próprio Fanático – que se revelou ser um grande fã da artista – onde ela quase o conseguiu vencer ao usar todo o seu poder para ficar mais rápido que ele e ao tentar cega-lo com diferentes tipos de transformação de luzes afim de deixá-lo em estado catatônico. Mas graças a natureza dos poderes do Cain, ela acabou não conseguindo. Apesar de quê, em uma revanche mais tarde, ela consegue causar um estrago real no antigo vilão. O vilão Garra Sônica uma vez já tentou matar a cantora usando seu repulsor sonoro contra a Cristal, mas Alison absorveu tanto poder sonoro que acabou absorvendo o próprio vilão em si – que era inteiramente composto de ondas sonoras – ficando com tanto poder acumulado que chamou até mesmo a atenção do Galactus, achando que uma estrela anã que havia se originado na Terra como vimos em sua revista solo CRISTAL, na edição #10.

Com suas habilidades, Alison já foi capaz não só de voar usando seus poderes, como também de aumentar sua força física – e vigor – além de liberar fortes rajadas fotônicas. Quando foi capturada pelos homens do Projeto: PEGASUS, os cientistas da corporação determinaram que não havia um limite real para o quanto de energia luminosa ela podia gerar, isso porque seu corpo não sabe como parar de produzir. No entanto, conforme ela vai estocando quantidades enormes de energia, seu corpo começa a sentir uma forte dor física. Foi assim mesmo que ela absorveu uma rajada sonora do Raio Negro em INUMANOS VS X-MEN #01 e jogou de volta nele em forma de uma poderosa rajada fotônica. Ou quando desintegrou o rosto da Revanche em UNCANNY X-MEN #547 ao absorver o som de vidros quebrados e trovões causados pela Tempestade como um catalizador para o seu poder. Sem dúvidas nenhuma é uma habilidade muito versátil para ser usada de formas muito criativas, e os fãs deveriam repensar direito ao classificar seu poder como inútil.


⊗ 3. CIFRA

Douglas “Doug” Ramsay, é um dos membros tardios dos Novos Mutantes com a incrível habilidade de decifrar qualquer linguagem e compreender o estar sendo dito. Para qualquer não-fã dos mutantes, pode parece um poder incrivelmente sem graça, mas muitos fãs sabem do verdadeiro potencial que o jovem Cifra esconde. Com suas habilidades Doug foi capaz de aprender e absorver diversas linguagens, é naturalmente um gênio da computação e um curioso nativo. Quanto mais complexo a linguagem, mais rápido ele tenta desvendar seu significado.

Além da linguagem de computação, ele foi foi capaz de compreender caminhos de energia, padrões de sinais, ler gráficos, decifrar feitiços e interpretar ondas sonoras e climáticas. Seu poder funciona a nível universal, sendo capaz de compreender qualquer coisa que possa estar diante de si, seja de outra galáxia, seja de outro povo, seja na natureza. Por anos Cifra foi considerado um mutante não-combatente, inclusive morreu em um ataque onde a ausência de perícia de combate foi mortal a ele – que aliás, foi morto justamente porque os fãs não gostavam de suas habilidades. Quando foi ressuscitado por Selene, Cifra voltou diferente. Sua habilidade de decifração estava mais apta e cirúrgica. Não só sendo capaz de usar suas habilidades comuns, Doug agora conseguia observar a trajetória de objetos, reconhecer padrões de movimentos de pessoas, identificar e assimilar diferentes tipos de lutas, além de conseguir desviar de qualquer projétil arremessado contra ele.

Ele naturalmente havia se tornado um mutante bem temido de ser enfrentado justamente pela natureza dos seus poderes. Além de todos os seus upgrades, a habilidade do Cifra concede a ele a capacidade natural de criar laços entre os seres que ele aprende a se comunicar. O exemplo mais prático disso é com seu amigo e parceiro, o Warlock. Da raça das Falanges, Warlock é um alienígena também considerado mutante, pela natureza incomum de sentir empatia por seres vivos. Sendo parceiro do Doug, os dois aprenderam a se desenvolver em uma relação quase que simbiótica, onde o mutante conseguia entender e aperfeiçoar as habilidades tecnomorfas do Warlock. É sem dúvidas nenhuma uma habilidade totalmente única e sem quaisquer resquício de falhas. É somente uma pena ser subestimada pelas fãs.


⊗ 2. MÍSSIL

Samuel “Sam” Guthrie, como um dos muitos mutantes de sua família, é dotado com a capacidade de se tornar invulnerável enquanto entra em propulsão. Lendo essa descrição de fato não dá pra se entender o do porque o mutante se encontra nessa lista, mas a resposta é bem óbvia: os fãs dos mutantes nunca deram valor de fato para o rapaz do Kentuchy. Inicialmente, os poderes do Sam era um tortura pra ele mesmo, onde ao acionar sua propulsão ele perdia totalmente o seu senso de direção. Algo curioso sobre ele, é que desde as primeiras edições Sam possuía um tipo de campo de inercia que crescia conforme suas habilidades estivem ativas, impedindo que ele se machucasse gravemente ou até mesmo melhorando sua habilidade de regeneração.

É incrível entender o quanto o personagem evoluiu desde as suas primeiras edições aos dias de hoje. O Míssil, como é chamado, já se mostrou um mutante extremamente poderoso – sendo até mesmo mais tarde categorizado como um dos possíveis X-Eternos perdidos, mediante suas habilidades curativas e invulneráveis – o Pureza, posto esse que descobrimos em X OF SWORDS pertencer ao lendário guerreiro de Okkara, Espada Branca.

Com seus poderes, Sam se tornou uma verdadeira ogiva humana impenetrável e destrutiva. Seu campo de invulnerabilidade hoje é compartilhado com outros membros do seu grupo – caso ele queira os proteger de impactos -, além de possuir o forte senso de direção enquanto está em propulsão. Além disso, enquanto tiver com seus poderes ativos Sam é virtualmente imortal, sendo incapaz até mesmo de sentir frio ou calor. Esmagadora já chegou a jogar um prédio sobre ele e ele apenas sentiu mais atração por ela – hoje são casados e tem um filho. Apesar de usar óculos de proteção, ele mesmo já assumiu que não precisa, afinal, seu campo de inércia protege naturalmente seu corpo por completo, ele apenas usa por estilo. Ele é um dos mutantes mais experientes em combates e que já integrou diversas equipes da Marvel. Sem dúvidas nenhuma, como qualquer Guthrie, não deve ser subestimado.


⊗ 1. ARCANJO

Talvez o personagem mais subestimado pelos fãs, Warren foi um dos fundadores do X-Men, ao lado de seus companheiros Ciclope, Garota Marvel, Fera e Homem de Gelo. Dotado com a capacidade de voar, incialmente Anjo, conseguiu asas de penas quando entrou na puberdade. Apesar de visualmente seu corpo ter lhe concedido apenas asas, na verdade toda a estrutura óssea de Warren foi modificada. Seus ossos passaram a ter 1/3 do peso que tinha, e suas asas conseguia erguer até 10x mais o seu próprio peso.

Além de toda a sua estrutura óssea, Warren também desenvolveu uma habilidade secundária que permitia que seu sangue curasse feridos. Mais tarde foi descoberto que o motivo disso é que o Anjo vinha de uma antiga linhagem de mutantes anjos, conhecidos como Cheyarafins. Além de habilidades curativas, suas asas emanava uma espécie de aura celestial que tranquilizava a todos que estivessem presentes. Quando perdeu suas asas pelas mãos dos Carrascos do Sr. Sinistro, Warren desolado aceitou ser transformado por Apocalipse que o transformou no mutante alado Morte, possuindo agora asas tecnorgânicas.

ARCANJO-AINDA-SE-IMPORTA-COM-APOCALIPSE-

Como Morte, Warren passou a atirar penas em formato de lâminas, capaz de atravessar outros ligas de metais e concreto, ganhou uma “contra habilidade” ao seu poder natural de cura, que era a produção de toxinas. Além de possuir a incrível capacidade de infestar inimigos com um espectro tóxico ao bater suas asas. Suas asas passaram a ser retráteis e mais resistentes, podendo até mesmo o proteger de intensos impactos. Quando entrou em contato com uma Semente Celestial, Warren ganhou também a habilidade de ressuscitar os mortos e a de controlar energia em forma de construtors, como espadas ou bastões. Certamente foi uma enorme evolução para um personagem tão mal interpretado por muitos fãs.



Mas e vocês caros leitores, o que acharam da nossa lista? Quais outros mutantes vocês acham que tem habilidades subestimadas pelos fãs? Deixe nos comentários aqueles que vocês conhecem!

E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!