QUADRINHOS

Saiba quais X-Men originais já cederam ao “lado sombrio da força”

Com exceção do Homem de Gelo, todos os X-Men originais acabaram passando por momentos de vilania nas suas histórias nos quadrinhos. Então, resta saber: qual deles cometeu os piores atos?

Os X-Men são uma das equipes de super-heróis mais populares do mundo. Comprometidos a proteger um mundo que os odeia e teme, os X-Men são tradicionalmente uma força para o bem. Mesmo assim, dos cinco membros originais, quatro, em algum momento ou outro, agiram de maneiras que não eram heroicas – e o mesmo pode ser dito do mentor Professor X.


Confira a seguir a lista do CBR dos atos não tão heróicos que foram cometidos pelos membros fundadores dos X-Men:

⊗ Jean Grey / Fênix Negra

Talvez a ocasião mais conhecida em que um dos X-Men foi para o lado sombrio tenha acontecido na Saga da Fênix Negra de Chris Claremont e John Byrne, apresentada em Os Fabulosos X-Men de 1980.

Reverenciada e reconhecida como uma das melhores sagas de quadrinhos de todos os tempos, a Saga da Fênix Negra conta a história de corrupção de Jean Grey pela entidade cósmica conhecida como Força Fênix. Consumida pela sede de poder, ela causa a destruição de um sistema solar, matando bilhões de seres vivos no processo. A história foi retratada duas vezes no cinema e também em X-Men: A Série Animada, dos anos 90, Wolverine e os X-Men e X-Men Anime.


⊗ Anjo/Arcanjo

Quase tão popular quanto a metamorfose de Jean Grey em Fênix é a transformação de Warren Worthington III, também conhecido como Anjo, em Morte – o Cavaleiro do Apocalipse de pele azul.

Desanimado com a perda de suas asas nas mãos de Arpão e dos Carrascos originais em “Massacre de Mutantes”, Anjo é capturado por Apocalipse e transformado em sua contraparte vilanesca. Morte estreou durante “A Queda dos Mutantes”, na X-Factor de Walter e Louise Simonson, na qual lutou contra seus ex-colegas de equipe, sob a influência de Apocalipse.

Mais tarde, ele conseguiu se libertar do Apocalipse e reconciliar suas duas personas para desenvolver uma nova identidade para si mesmo: o Arcanjo. Esta história também foi adaptada na série animada de TV e no filme X-Men: Apocalipse (2016).


⊗ Ciclope / Fênix Negra

Scott Summers, também conhecido como Ciclope, foi o primeiro mutante que Charles Xavier recrutou e um de seus alunos mais leais. No entanto, quando a raça mutante estava à beira da extinção, Ciclope encontrou na Força Fênix a última esperança para a mutandade. A presença da Força Fênix na Terra e a sua posse pelos mutantes acabou dando origem a um confronto entre os X-Men e os Vingadores.

Ciclope absorveu o poder da Fênix, atacando sua colega de equipe Emma Frost pela posse dele. Essa ação foi suficiente para transformar Ciclope na Fênix Negra. Corrompido por esse poder colossal, ele assassinou o seu ex-mentor, o Professor X


⊗ Fera

O primeiro vislumbre de uma versão sombria de Hank McCoy, também conhecida como Fera Negro, foi visto na Era do Apocalipse. Essa versão alternativa do personagem era um cientista louco e assustador que realizou experiências brutais por conta própria e com pouca consideração pela dor e trauma que infligia nas suas cobaias.

A versão do Fera do universo regular fez movimentos para se tornar mais parecido com a sua contraparte da Era de Apocalipse em Alvorecer do X (Dawn of X), tanto que a S.H.I.E.L.D. se referiu a ele como um dos mutantes mais perigosos vivos por causa de sua propensão a fazer o que bem entender, sem considerar as consequências.

Essa atitude foi vista mais recentemente nas páginas de Benjamin Percy, com a X-Force, onde Fera involuntariamente criou uma espécie de “sentinelas de plantas” enquanto tentava lobotomizar a força um ativista anti-mutante.


⊗ Professor X / Massacre

Professor X é o mentor e fundador dos X-Men, mas ele tem muitos segredos sombrios. Depois que Xavier limpou a mente de Magneto após o mestre do magnetismo arrancar o adamantium de Wolverine, a natureza sombria de Xavier se combinou com a de Magneto para formar Massacre – um ser tão poderoso que foi necessário unir o poder dos Vingadores e do Quarteto Fantástico para derrotá-lo.

O Professor X embarcou recentemente em outro caminho sombrio em Dinastia X e em Potências de X, em que o professor leva os X-Men a formar sua própria nação mutante na ilha de Krakoa. Depois de convidar vários vilões de alto nível para se juntarem à nação, Xavier lhes oferece um assento na mesa do governo e, desde então, se envolveu em táticas questionáveis, provocando a ira de humanos e super-humanos.


Fonte: CBR