QUADRINHOS

RUMOR: Estaria a Marvel preparando o retorno de Feiticeira Escarlate e Mercúrio como mutantes?

Ao que parece a Marvel está planejando o retorno da Feiticeira Escarlate e do Mercúrio como mutantes nos quadrinhos, tudo se trata apenas de um rumor que tem ganhado um reforço conforme o fim de Wandavision.




Para quem não se recorda, em 2015 a Marvel Comics alterou a origem dos gêmeos Maximoff, isso porque na época a Marvel não tinha o direito de uso de origens dos personagens e da palavra mutante para representar a espécie da mutandade dos quadrinhos também no cinema. Então pensando em um uso geral, tiraram todo o histórico deles como mutantes e os inseriram como humanos aprimorados pelo Alto Evolucionário — você pode consultar isso no link acima —, se assemelhando assim com a versão apresentada nos filmes pela Marvel Studios, onde Wanda e Pietro são tratados como aprimorados com seus poderes oriundos da joia do mente. Vale lembrar também que a Marvel Studios não poderia usar os codinomes Feiticeira Escarlate e Mercúrio em seus filmes, tanto que até o devido momento, a Wanda não recebeu um codinome de Feiticeira Escarlate, o que pode mudar em sua série solo com o Visão, Wandavision.

No entanto, a Marvel Comics estava preparando em 2019 uma HQ protagonizada por Dr. Destino chamada Darkhold: Alpha (Tomo Negro como a tradução Panini sugere), onde ele descobria segredos escondidos sobre seu passado e como isso influenciaria em todo o futuro da magia na Marvel, e a Wanda teria o papel de impedir que isso acontecesse.


Confira a sinopse da HQ:

“Por centenas de anos, estudiosos e heróis procuraram o texto completo do Tomo Negro – também conhecido como o Livro Maldito, escrito por um dos Lordes Demoníacos Antigos da Terra, o Chthon . Agora um dos maiores magos do Multiverso o encontrou — e ele foi encontrado por Chthon. Para salvar todos eles, a Feiticeira Escarlate deve reunir os maiores heróis do mundo… E liberar sua escuridão interior.“

Para quem não se recorda ou não conhece sobre o Tomo Negro, ele também é chamado de “Livro dos Pecados”/”Livro dos Condenados”/”Livro Maldito”, é um livro que descreve a funcionalidade de toda a Magia do Caos, sendo oriundo da Dimensão Escarlate e tendo como criador e também como um dos lordes demoníacos, o deus Chthon. Apesar de hoje a Dimensão Escarlate estar sob o domínio do Cyttorak, o mesmo que escolhe avatares na Terra para usarem o seu poder como Fanáticos, os manipuladores de caos conseguem usar o poder da dimensão em interferência do Cyttorak.


Antes a capa com o Dr. Destino, agora a capa com a Feiticeira Escarlate (ao fundo podemos ver o Magneto e talvez a Rachel?)

O livro em si revela ao seu leitor coisas sobre ele mesmo que não sabia, além de dar ao seu portador a habilidade de conjurar a energia do caos e abrir fendas dimensionais usando dessa mesma fonte. Acontece que a Marvel Comics cancelou a estreia dessa HQ, por conta da pandemia do Coronavírus que começou a ficar mais intensa no mesmo período em que a HQ seria lançada. E por alguma razão, substituíram o Dr. Destino pela Wanda, além disso mudaram um pouco a história que seria contada. Agora, a nova sinopse diz o seguinte: Dr. Destino encontrará o livro e involuntariamente também abrirá o selo que aprisionou o Chthon no passado, então caberá a Wanda e mais 5 heróis enfrentarem esse ser antigo. Mas antes, para entrar na dimensão de Chthon e combatê-lo, os heróis precisam ler o Livro Maldito, e rever toda a insanidade sobre seus passados que também pode deixa-los loucos.




O rumor parte do princípio da mudança de protagonista; Antes seria uma HQ solo do Dr. Destino com a parceria da Feiticeira Escarlate e alguns outros heróis de apoio, agora é uma HQ solo da Wanda, tendo o Dr. Destino como o catalizador e também com heróis de apoio (onde até mesmo Magneto e Prestígio/Rachel parecem estar envolvidos), onde todos eles em si tem um histórico sombrio envolvido por trás. Outra coisa que reforça essa preparação de terreno da Marvel seria o uso do Tomo Negro/Darkhold. Ele já foi usado também na terceira temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D como parte da trama, então a sua aparição em si é “recente”, mas não é do feito da Marvel usar muitas referências a Magia do Caos (seu criador, fonte primária de origem do poder e um artefato antigo que dá ao portador a capacidade de rever sua identidade) e atribuir elas a Wanda, que até então é a única usuária majoritária desse tipo de poder mágico no Universo Marvel.

Chthon no corpo do Mercúrio em Fabulosos Vingadores, usando-o como um canal para acessar a magia do caos.

Antes de ser sofrido o retcon em 2015, a origem dos gêmeos Maximoff era tida como mutantes, e a Wanda era a única dos dois que usava a magia do caos porque o próprio Chthon conseguiu fugir mesmo ferido de sua prisão, tocou o bebê, queria seria a Wanda, canalizando a energia do caos aos poderes de probabilidade que futuramente o bebê teria. Durante Fabulosos Vingadores (2014) o Mercúrio foi possuído pelo Chthon, onde ele deixou claro a compatibilidade do Pietro com a magia do caos ao usá-lo como um catalizador de caos pelo mundo, mas foi em Mercúrio: Sem Rendição (2019), que a Marvel atribuiu a habilidade de aceleração do Mercúrio como um condutor de energia do caos, onde diferente da Wanda, a energia do caos era transmitida por suas células em uma velocidade tão alta, que lhe atribuía a habilidade de acelerar o seu corpo mediante o espaço ao seu redor. Ou seja, temos a deixa de que ambos os irmãos são afetados pela magia do caos, cada um a sua maneira. E agora teremos uma história sobre a magia de caos e como ela pode mudar muitas coisas aos seus usuários… Suspeito, não?



Mercúrio: Sem Rendição


Com a nova série da Wanda e do filme do Dr. Estranho 2 onde já foi revelado que terá a participação da Wanda e tudo o que acontecer em Wandavision terão consequências diretas no filme do Estranho, a Feiticeira Escarlate ganhará muito destaque na próxima fase da Marvel Studios; ao mesmo tempo os mutantes serão aos poucos inseridos no MCU, uma reformulação transformando os gêmeos como mutantes novamente não seria um susto, até porque dos retcons produzidos pela Marvel, boa parte dos leitores dos quadrinhos odiaram essa mudança, sendo sentida até hoje com a ausência desses personagens interagindo com o Magneto (antigo pai dos gêmeos) e com outros mutantes agora em Krakoa, logo seria mais uma reparação ao passado dos personagens em si, do que uma mudança oportunista como aconteceu em 2015.


E como se não fosse o bastante, no mais recente episódio de WandaVision — episódio #7 —, ao que tudo indica o Darkhold fez sua aparição de fato no MCU. Por mais que o livro já tenha aparecido em algumas séries da antiga Marvel TV, Kevin Feige não é muito de utilizar o material dessas séries nos filmes não, então é bem provável que o MCU tenha apresentado a sua própria versão do Darkhold em WandaVision.


Outra situação curiosa, é que a própria Marvel Comics começou a inserir diversos elementos dos gêmeos Maximoff nas histórias dos X-Men. Mais recentemente, Fera até mesmo pediu para a Feiticeira Escarlate atravessar um dos portais de Krakoa, algo que só um mutante consegue, no entanto esse evento ainda não aconteceu. Outra situação curiosa foi o próprio Magneto dizendo que queria sair pra conversar com Pietro e Wanda, que ele estava sentido falta dos gêmeos. Além é claro, do próprio Pietro querendo entrar em contato com a Wanda. Confira abaixo:



Darkhold: Alpha havia sido cancelada, mas curiosamente voltou a entrar em pré-venda essa semana na Amazonclique aqui para comprar —, com lançamento previsto para 21 de Dezembro de 2021. Vocês acreditam que a Marvel Comics farão dos gêmeos Maximoff mutantes novamente? Ou acreditam que o rumor não tem fundamentos? Comente abaixo o que você acha desse novo possível retcon!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana teremos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!

Referências: CBR.com e The Hollywood Reporter