RUMOR: Estaria a Marvel preparando o retorno de Feiticeira Escarlate e Mercúrio como mutantes?



Ao que parece a Marvel está planejando o retorno da Feiticeira Escarlate e do Mercúrio como mutantes nos quadrinhos, tudo se trata apenas de um rumor que tem ganhado um reforço forte conforme a estreia da série, Wandavision se aproximado.




Mas para quem não se recorda, em 2015 a Marvel Comics alterou a origem dos gêmeos Maximoff, isso porque na época eles não haviam o direito de uso dos personagens e da palavra mutante para representar a raça da mutandade dos quadrinhos no cinema. Então pensando em um uso geral, tiraram todo o histórico deles como mutantes e os inseriram como humanos aprimorados pelo Alto Evolucionário – você pode consultar isso no link acima, se assemelhando assim com a versão apresentada nos filmes pela Marvel Studios, onde Wanda e Pietro são tratados como aprimorados com seus poderes oriundos da joia do mente. Vale lembrar também que a Marvel Studios não poderia usar os codinomes Feiticeira Escarlate e Mercúrio em seus filmes, tanto que até o devido momento, a Wanda não recebeu um codinome como Vingadora, o que pode mudar em sua série solo, Wandavision.

No entanto, a Marvel Comics estava preparando em 2019 uma HQ protagonizada por Dr. Destino chamada Darkhold: Alpha (Tomo Negro como a tradução Panini sugere), onde ele descobria segredos escondidos sobre seu passado e como isso influenciaria em todo o futuro da magia na Marvel e a Wanda teria o papel de impedir que isso acontecesse.


Confira a sinopse da HQ:

“Por centenas de anos, estudiosos e heróis procuraram o texto completo do Tomo Negro – também conhecido como o Livro Maldito, escrito por um dos Lordes Demoníacos Antigos da Terra, o Chthon . Agora um dos maiores magos do Multiverso o encontrou – e ele foi encontrado por Chthon. Para salvar todos eles, a Feiticeira Escarlate deve reunir os maiores heróis do mundo… E liberar sua escuridão interior.“

Para quem não se recorda ou não conhece sobre o Tomo Negro, ele também é chamado de “Livro dos Pecados”/”Livro dos Condenados”/”Livro Maldito”, é um livro que descreve a funcionalidade de toda a Magia do Caos, sendo oriundo da Dimensão Escarlate e tendo como criador e também como um dos lordes demoníacos, o deus Chthon. Apesar de hoje a Dimensão Escarlate estar sob o domínio do Cyttorak, o mesmo que escolhe avatares na Terra para usarem o seu poder como Fanáticos.


Antes a capa com o Dr. Destino, agora a capa com a Feiticeira Escarlate (ao fundo podemos ver o Magneto e talvez a Rachel?)

O livro em si revela ao seu leitor coisas sobre ele mesmo que não sabia, além de dar ao seu portador a habilidade de conjurar a energia do caos e abrir fendas dimensionais usando dessa mesma fonte. Acontece que a Marvel Comics cancelou a estreia dessa HQ, por conta da pandemia do Coronavírus que começou a ficar mais intensa no mesmo período em que a HQ seria lançada. E por alguma razão, substituíram o Dr. Destino pela Wanda, além disso mudaram um pouco a história que seria contada. Agora o Dr. Destino encontrará o livro e involuntariamente também abrirá o selo que aprisionou o Chthon no passado, então caberá a Wanda e mais 5 heróis: Homem de Ferro, Vespa, Raio Negro, Blade e o Homem Aranha enfrentarem esse ser antigo. Mas antes, para entrar na dimensão de Chthon e combatê-lo, os heróis precisam ler o Livro Maldito, e rever toda a insanidade sobre seus passados que também os deixarão loucos.




O rumor parte do princípio da mudança de protagonista; Antes seria uma HQ solo do Dr. Destino com a parceria da Feiticeira Escarlate e alguns outros heróis de apoio, agora é uma HQ solo da Wanda, tendo o Dr. Destino como o catalizador e também com heróis de apoio (onde até mesmo Magneto e Prestígio/Rachel parecem estar envolvidos), onde todos eles em si tem um histórico sombrio envolvido por trás. Outra coisa que reforça essa preparação de terreno da Marvel seria o uso do Tomo Negro. Ele já foi usado também na terceira temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D como parte da trama então a sua aparição em si é recente, mas não é do feito da Marvel usar muitas referências a Magia do Caos (seu criador, fonte primária de origem do poder e um artefato antigo que dá ao portador a capacidade de rever sua identidade) e atribuir elas a Wanda, que até então é a única usuária majoritária desse tipo de poder mágico no Universo Marvel.

Chthon no corpo do Mercúrio em Fabulosos Vingadores, usando-o como um canal para acessar a magia do caos.

Antes de ser sofrido o retcon em 2015, a origem dos gêmeos Maximoff era tida como mutantes, e a Wanda era a única dos dois que usava a magia do caos porque um dos demônios da Dimensão Escarlate conseguiu fugir mesmo ferido de sua prisão, e apareceu ao lado de Magda Maximoff –  Mãe dos Gêmeos, onde ele antes de desaparecer em energia, tocou em um dos lados da barriga dela, canalizando a energia do caos aos poderes de probabilidade que futuramente o bebê teria. Durante Fabulosos Vingadores (2014) o Mercúrio foi possuído pelo Chthon, onde ele deixou claro a compatibilidade do Pietro com a magia do caos ao usa-lo como um catalizador de caos pelo mundo, mas foi em Mercúrio: Sem Rendição (2019), que a Marvel atribuiu a habilidade de aceleração do Mercúrio como um condutor de energia do caos, onde diferente da Wanda, a energia do caos era transmitida pelo seu corpo em uma velocidade tão alta, que lhe atribuía a habilidade de acelerar o seu corpo mediante o espaço ao seu redor. Ou seja, tens a deixa de que ambos os irmãos são afetados pela magia do caos, cada um a sua maneira. E agora teremos uma história sobre a magia de caos e como ela pode mudar muitas coisas aos seus usuários… Suspeito, não?



Com a nova série da Wanda e do filme do Dr. Estranho 2 onde já foi revelado que terá a participação da Wanda e tudo o que acontecer em Wandavision terão consequências diretas no filme do Estranho, a Feiticeira Escarlate ganhará muito destaque na próxima fase da Marvel Studios; ao mesmo os mutantes serão aos poucos inseridos no MCU, uma reformulação transformando os gêmeos como mutantes novamente não seria um susto, até porque dos retcons produzidos pela Marvel, boa parte dos leitores dos quadrinhos odiaram essa mudança, sendo sentida até hoje com a ausência desses personagens interagindo com o Magneto (antigo pai dos gêmeos) e com outros mutantes agora em Krakoa, logo seria mais uma reparação ao passado dos personagens em si, do que uma mudança oportunista como aconteceu em 2015.


Darkhold: Alpha não tem data de lançamento marcada ainda, mas está prevista para ser lançada ainda esse ano, exatamente no mesmo mês de estreia de Wandavision, provavelmente para pegar o bônus em cima da popularidade da personagem. Vocês acreditam que a Marvel Comics farão dos gêmeos Maximoff mutantes novamente? Ou acreditam que o rumor não tem fundamentos? Comente abaixo o que você acha desse novo possível retcon!

Referências: CBR.com e The Hollywood Reporter