Conheça 5 curiosidades sobre o corpo da Capitã Britânia (Ex-Psylocke)
Betsy Braddock, outrora Psylocke, agora Capitã Britânia, esconde algumas das curiosidades interessantes em seu corpo que vale a pena destacar!
Na década de 70, a britânica Betsy Braddock foi introduzida nas HQs dos mutantes como sendo uma mutante telepata. Ela não teve nenhum treinamento em combate quando já foi introduzida de vez na equipe de mutantes da equipe. Sendo posteriormente sequestrada pelo Mojo e tendo sua mente realocada no corpo da japonesa Kwannon. Sem memória, agora dotada de habilidades de combate, e emergindo uma poderosa lâmina de energia psiônica assumiu o codinome de Lady Mandarim e passou a ser usada por inimigos da máfia japonesa.
Em um breve confronto com o Wolverine, Betsy conseguiu recuperar sua memória ao se ver na mente de Logan. Ela então voltou para os X-Men e assumiu novamente o codinome Psylocke, se tornando uma das personagens mais famosas da década de 90 — estando nas equipes mais famosas até hoje. Em 2017, durante a minissérie CAÇADA AO WOLVERINE: MISTÉRIO EM MADRIPOOR, Betsy conseguiu reconstruir o seu corpo britânico; e logo no início da nova fase de Jonathan Hickman, ela assumiu o manto da Capitã Britânia nas histórias da EXCALIBUR após ter sido submetida ao teste do Amuleto da Verdade.
A mutante certamente tem dos desenvolvimentos mais complexos dos quadrinhos, repleto de plottwists e curiosidades ao longo do seu corpo. Reunimos 5 características importantes de serem pontuadas. Confira abaixo!
⊗ 5. O CABELO ROXO/LILÁS DA CAPITÃ BRITÂNIA
Quando Betsy Braddock apareceu pela primeira vez, ela exibia cabelos loiros. Betsy é irmã gêmea do Capitão Britânia original — Brian Braddock — e ele é loiro também. Mais tarde nos é revelado que ela os pintava de lilás por gostar da cor. Quando Betsy foi realocada no corpo da Kwannon, a japonesa tinha cabelos escuros. No entanto mais tarde Betsy manteve a prática de pintar o cabelo, dessa vez com um roxo mais vibrante.
Quando ela estava recuperando o seu corpo durante a CAÇADA DO WOLVERINE: MISTÉRIO EM MADRIPOOR, é possível ver Betsy reaparecendo em diversos visuais ao longo do tempo, exibindo cabelos loiros, mas também os pintados nas cores lilás e roxo. Ao perceber que ela poderia refazer todo o seu corpo, molécula por molécula, ela decidiu deixa-los na cor lilás — original da sua primeira edição. Desde então os cabelos da Capitã Britânia se mantiveram nessa cor, sendo agora a cor original de seu cabelo.
⊗ 4. OS OLHOS BIÔNICOS COLOCADOS PELO MOJO
Quando Betsy precisou substituir o seu irmão como Capitã Britânia em 1986, ela enfrentou o arqui-inimigo dele conhecido como Slaymaster. Usando suas garras, ele rasgou o rosto de Betsy e arrancou seus olhos, estando prestes de morrer pelo inimigo, seu irmão Brian retorna e a salva. Betsy passou alguns meses como uma mulher cega, mas que usava sua telepatia para poder enxergar vendo através dos olhos de todos próximo dela.
No entanto, em NOVOS MUTANTES ANUAL #2, Betsy foi raptada pelo Mojo em seu Mojoverse, e implantou olhos biônicos na mutante. Além de servir como câmeras para Mojo observar os X-Men, seus olhos biônicos lhe dava benefícios como visão raio x, visão térmica e uma visão microscopia e macroscópica. Ela mais tarde teve seu corpo trocado com Kwannon, então a mutante japonesa acabou ficando no corpo de Betsy assumindo o manto de Revanche — e com os olhos biônicos. Kwannon também acabou sendo morta eventualmente, e quando retornou a vida, voltou com novos olhos orgânicos.
⊗ 3. A MARCA DA AURORA RUBRA
Durante as edições da FABULOSOS X-MEN #328 à #330, Betsy Braddock ficou em um estado comatoso após ser gravemente ferida em um confronto contra o Dentes de Sabre. Wolverine temendo que a ninja não recuperasse seus ferimentos de forma natural, buscou uma alternativa um tanto quanto ousada, buscar o auxílio do Lorde Demoníaco Tar, regente da dimensão obscura da Aurora Rubra. Logan, Warren, Doutor Estranho e o guia da dimensão furando à fundo em busca do regente.
Ao chegar por lá, Wolverine distraiu o guardião do poder místico para que o Doutor Estranho e o Warren pudessem realizar o feitiço. Usando a alma de Betsy contida no amor de Warren, Estranho foi capaz de canalizar a energia da Aurora Rubra da dimensão à Terra, causando não só a cura da mutante como também um aumento considerável de poder.
Quando Psylocke acordou, ela ganhara uma marca vermelha sobre seu olho esquerda, a marca por ter sido tocada pela Aurora Rubra. Com essa nova fonte de poder, Betsy desenvolveu a habilidade de viajar pelas sombras, se tornando então mais um dentre os vários leques de poderes da mutante. Mas o poder não durou muito tempo. Psylocke acabou enfrentando o Rei das Sombras aprisionando-o na dimensão da Aurora Rubra usando sua telepatia — incapacitando-a de usar. Jean Grey então forçou uma mutação secundária na X-Man, lhe dando uma tecinese para substituir o uso da telepatia.
No entanto Betsy mal tinha treinado suas novas habilidades psíquicas quando acabou tendo que enfrentar o inimigo conhecido como Vargas e sendo morto por ele. Quando seu irmão de nível ômega, Monarca, com a incrível habilidade de manipular a realidade a nível quântico soube da morte da irmã, ele a ressuscitou usando seus poderes perdendo então seu poder da Aurora Rubra.
⊗ 2. OS CONSTRUTORS PSIÔNICOS
Quando Kwannon apareceu nas histórias da Marcel ela demonstrou possuir um poder empático capaz de neutralizar o inimigo. Quando Betsy foi parar no corpo de Kwannon ela manifestou uma lâmina psiônica em sua primeira aparição ao enfrentar o Wolverine. Anos mais tarde quando Psylocke foi ressuscitada por seu irmão, ela voltou tanto com sua telepatia e sua telecinese — desbloqueada por Jean Grey.
No entanto ao manifestar sua adaga psiônica, ela se mostrou muito mais forte do que antes, porque agora ela estava sendo amplificada também por sua telecinese, formando um poderoso poder de energia psiônica. Se antes ela podia neutralizar a mente de um inimigo, agora com a telecinese aplicada ela também conseguiria cortar qualquer objeto que for.
Com o tempo, Betsy passou a desenvolver outros tipos de armas psiônicas com o mesmo efeito que sua lâmina tinha, como por exemplo maças, machados, bestas, chicotes, arcos, garras, escudos e diversos outros tipos de construtors. Psylocke certamente se tornou mestre neste tipo de habilidade psíquica, instruindo até mesmo a jovem Jean Grey e Kid Ômega, para manifestarem suas próprias armas. Atualmente como Capitã Britânia, Betsy mantém como armas psiônicas oficiais uma espada e o seu escudo.
⊗ 1. A MAGIA BRADDOCK E SEU GENE X
Os Braddock são certamente dentre os humanos, um grupo notável. No cerne de sua família os Braddock são seres mágicos, responsáveis pelo controle e proteção do reino de Extramundo e da Grã-Bretanha em si. Até então em sua penúltima geração, composta pelos irmãos James (Jaime), Brian e Elizabeth (Betsy) Braddock, todos eles de alguma se mostraram notórios com a magia de suas famílias. Dois deles em exclusivo se destacam por serem mutantes: Monarca, o mutante ômega alterador de realidade — e atual rei de Avalon — e Betsy, uma poderosa mutante psíquica e portadora do Amuleto da Verdade — poder este que faz dela a Capitã Britânia.
Logo, a fisionomia Braddock é claramente poderosa, e isso revelou em seus próprios mutantes. O que nos resta saber agora é, se com o atual firmamento da magia mutante, como o gene x deles — já empoderado em magia — evoluirá sob a descoberta dessa nova modalidade na mutandade. E Betsy atuando como Capitã Britânia detem ainda um incrível poder mágico sob sua disponibilidade.
Mas e vocês caros leitores, o que acharam de conhecer mais sobre a Capitã Britânia Betsy Braddock? Comente abaixo outras características ou curiosidades do seu corpo que deixamos passar.
E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!