QUADRINHOS

Representatividade Importa! Conheça 13 mutantes LGBTQIA+ da Marvel

A Marvel Comics é frequentemente referida como “a casa das ideias”, mas a ideia de um super-herói LGBTQIA+ não aconteceu até a década de 1990, quase 30 anos após a primeira publicação da editora, apesar da mesma ser conhecida por ter um discurso mais liberal e as vezes até subversivo. Mas houve uma razão para isso.


A Autoridade do Código de Quadrinhos de 1954, um departamento de censura que policiava o conteúdo de quadrinhos, proibia explicitamente a “perversão sexual ou qualquer inferência ao mesmo”, que estudiosos afirmam ser “uma referência clara e preconceituosa à homossexualidade”. De lá pra cá muita coisa mudou, felizmente, e hoje a Marvel conta com uma diversidade de heróis habitantes do vale, sendo grande parte deles do universo X-Men. Confira a lista com os mutantes LGBTQIA+ da editora:

Estrela Polar

Jean-Paul Beaubier é um velocista voador e membro fundador da Tropa Alfa. Ele também foi o primeiro personagem a assumir sua homossexualidade na Marvel, em Tropa Alfa #106 (1992).

Estrela Polar quebrou barreiras novamente ao se casar com o parceiro de longa data Kyle Jinadu. O casamento deles em Surpreendetes X-Men #51 (2012) foi a festa mutante da década, uma cerimônia de super-heróis que (inacreditavelmente) aconteceu sem problemas.

Casamento de Estrela Polar e Kyle Jinadu

Homem de Gelo

O mais novo membro dos cinco X-Men originais do Professor Xavier, Bobby Drake, era considerado pelos colegas como o palhaço da turma. Mesmo com sua história tendo origem em Fabulosos X-Men #1 (1963), Drake levou décadas para abraçar seu eu verdadeiro. Desde então, o Homem de Gelo prosperou.

Sua sexualidade foi descoberta em Novíssimos X-men #40 (2014), por sua versão adolescente viajante do tempo, daí então o jovem Bobby foi confrontar sua versão mais velha, que acabou se assumindo também.

Homem de Gelo jovem confronta sua versão mais velha

No início, seus vastos poderes elementares eram mais simples e com o tempo Bobby ganhou maior domínio sobre suas habilidades, principalmente após ter assumido sua sexualidade, já que agora não tinha mais nada reprimido em si, chegando até a criar estruturas de gelo impenetráveis e bonecos de gelo com vida própria. Confirmando assim seu status de mutante ômega.

Karma

Xi’an “Shan” Coy Manh, nascida no Vietnã, superou um passado de violência para se tornar um membro dedicado dos Novos Mutantes e dos X-Men. Em seu primeiro encontro com o professor X, Karma era uma jovem brilhante, com muita responsabilidade. Sua principal preocupação foi criar seus dois irmãos mais novos, Leon e Nga.

Shan se assumiu lésbica nas HQs, já teve uma paixão platônica pro Kitty Pryde, no inicio isso aparecia de forma mais sutil, mas em Fabulosos X-Men #508 (2009) sua orientação foi mostrada de forma explícita.  

Seus poderes são de natureza psíquica, Karma pode assumir o controle da mente de outra pessoa, ou plantar-se em sua consciência ou corpo.


Mística e Sina

Embora muito difamada entre humanos e mutantes, a verdadeira natureza de Mística é tão ilusória quanto sua aparência. Durante sua história, a mutante nunca teve alianças claras. Mas uma figura que sempre esteve ao seu lado foi sua esposa e também mutante, Sina, uma precogitiva mutante cujos dons são uma bênção e uma maldição. Sina ajudou a criar Vampira ao lado de Mística, e essa família de três encontrou a felicidade, por mais passageira que tenha sido.

Dados seus poderes, a idade de Mística é desconhecida, embora agora seja confirmado que seu passado com Sina remonta ao século XIX (Histórias do Universo Marvel #2).

Rictor

O mutante Rictor, também conhecido como Julio Richter, embora tenha sido introduzido pela primeira vez como personagem coadjuvante em X-Factor (1986), só teve sua carreira de super-herói intensificada depois que ele se juntou à X-Force do Cable na edição #11.

Enquanto membro da agência de detetives mutantes do Homem Múltiplo, Rictor iniciou um relacionamento com seu colega de equipe e melhor amigo da X-Force, Shatterstar. Apesar de serem de dimensões diferentes, os dois tiveram um romance longo e duradouro em X-Factor (2005), começando com a edição #45. Hoje, as coisas desaceleraram entre os dois, já que Rictor está ocupado entre os reinos místicos de fadas e Krakoa em Excalibur (2019).

Shatterstar beija Rictor em X-Factor

Ele é capaz de produzir ondas, especificamente, sísmicas. Capaz de controlar as vibrações do núcleo da Terra, ele pode criar terremotos de qualquer magnitude. E o seu poder continua a crescer!

Shatterstar

Antes de ingressar na equipe X-Factor de 2005, Shatterstar, “Gaveedra-Seven”, era um renegado geneticamente modificado do Mojoworld, treinado para ser um gladiador de arena! Juntamente com um fator de cura e percepção extra-sensorial, Shatterstar pode abrir portais entre dimensões.

Sua primeira aparição foi em Novos Mutantes #100 (1983), uma participação que levaria ao seu recrutamento em X-Force (1991). Mas só foi durante o a fase X-Factor de 2005 que a sexualidade como um mutante foi revelada, no relacionamento mencionado anteriormente com seu melhor amigo e também mutante, Rictor.

Gaveedra é um mutante pansexual.


Bling!

Roxanne Washington é Bling! Uma X-Man em treinamento, sua pele de diamante garante durabilidade e força sobre-humana, mas seu maior poder pode ser sua sede de conhecimento! A heroína apareceu pela primeira vez em uma edição de 2005 dos X-Men como aluna do instituto. Filha de lendas do hip-hop, Roxanne não é estranha aos holofotes, apesar de preferir muito viver fora da sombra da fama.

Enquanto ela é membro da equipe de treinamento, seu status bissexual é revelado quando ela se apaixona por colegas do sexo feminino e por um instrutor.

Daken

Teve sua primeira aparição em Wolverine: Origens # 10 (2007). Ele é o filho mutante de Wolverine e possui habilidades semelhantes ao pai (por exemplo, fator de cura, garras retráteis). Foi membro dos Vingadores Sombrios sob o codinome Wolverine.

O mutante é bi e sempre foi retratado como tal. Em Vingadores Sombrios #7 (2009), ele diz que “sempre gostou de jogar para os dois times”. Daken pode manipular feromônios e freqüentemente seduz homens e mulheres para promover seus próprios objetivos. 

Christian Frost
Homem de Gelo e Christian Frost, que atualmente são um casal.

Christian Frost é o único filho homem da família Frost, com suas irmãs Emma Frost, Adrienne Frost e Cordelia Frost. De sua família, ele era o mais próximo de Emma.

Christian era o único membro da família que não queria ter nada a ver com os negócios da família. No entanto, quando seu pai, Winston Frost, descobriu que Christian era gay, ele ameaçou deserdá-lo se não abandonasse seu namorado, Dante Ortega , e voltasse para casa. Christian desafiou seu pai e deixou a família, permanecendo apenas em contato com Emma.

Christian é capaz de extrair e materializar a energia do plano astral e projetá-la como explosões psíquicas da energia. Atualmente, ele tem um relacionamento com o Homem de Gelo, na HQ dos Marauders (2019).

Shade

Darnell Wade nasceu no Brooklyn e cresceu em vários lares adotivos. Sendo passado de uma casa para outra, Darnell se confortou ao ler sobre os muitos super-heróis de Nova York . Em seus 20 e poucos anos, enquanto trabalhava em uma loja de roupas de segunda mão, Darnell começou a brilhar como Shade , uma drag queen inspirada nos super-heróis de Nova York. Sua primeira aparição foi durante o segundo volume da revista do Homem de Gelo (2018), na parada do orgulho mutante.

Darnell é um mutante com a capacidade de teletransportar a si e aos outros através da Dimensão Darkforce.


Anole

Victor Borkowski havia nascido em Fairbury, Illinois, pequena cidade nos EUA, onde vivia normalmente, mesmo com suas escamas verdes, até o período em que um sentimento anti-mutante se expandiu na cidade e afetou o jovem.

Anole foi convocado para fazer parte do Esquadrão Alfa, onde Estrela Polar era o tutor, no qual ficou muito próximo de Anole por causa de sua homossexualidade. Ele também ajudou o Homem de Gelo em sua saída do armário.

Deadpool

Seu nome verdadeiro é Wade Wilson, um mercenário canadense marcado por ser falastrão e violento. Foi criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza e apareceu pela primeira vez em 1991, como um vilão em Novos Mutantes #98.

O personagem é tido como pansexual, característica que só veio ganhar na última década por alguns autores que escreveram o personagem. Em diversas cenas Wade flerta com vários personagens de diversas sexualidade e gênero.

Fonte: Marvel