QUADRINHOS

Madelyne é ômega? Quadrinho da Marvel gera polêmica entre os fãs

A Marvel Comics gerou muitos debates entre os fãs, na última semana, com a segunda edição de X-MEN SOMBRIOS, por sugerir que Madelyne Pryor, um clone de Jean Grey, faz parte da lista de mutantes nível ômega.


X-MEN SOMBRIOS #1 mostrou que a equipe x liderada por Madelyne Pryor terá que lidar com… Bem, com outra versão de Madelyne, que está sob o controle da Orquídea, a organização antimutante que se tornou a maior antagonista de Krakoa nos últimos anos.

O segundo capítulo da revista explicou melhor quem é a antagonista. Se trata de uma variante de outro universo da Rainha dos Duendes, que tentou invadir o Universo 616 anos atrás e foi banida para as profundezas do Limbo. Ela foi se corrompendo cada vez mais enquanto esteve presa, se tornando uma entidade completamente demoníaca, que em pouco lembra sua versão humana. Foi nesse estado que foi encontrada e resgatada pela Orquídea.

A polêmica teve início porque foi dito no gibi que muitos membros da organização estão desconfortáveis e receosos com as consequências de aprisionar uma feiticeira demoníaca que também possui habilidades mutantes de nível ômega.


Madelyne Pryor mutante nível ômega
⊗ O QUE SÃO MUTANTES ÔMEGAS ?
mutante ômega madelyne

A classificação de mutante nível ômega surgiu nos quadrinhos nos anos 80 e sempre foi usada para classificar os mutantes mais poderosos conhecidos. Porém, por muito tempo, não havia uma definição muito clara de quais seriam os critérios para avaliar se o poder de um personagem seria ou não de nível ômega.

Muitos mutantes receberam esse título ao longo dos anos. No entanto, em 2019, com o início da Era Krakoana, foi estabelecida uma explicação oficial e mais objetiva para a classificação. A partir disso, mutantes ômegas passaram a ser os indivíduos mais poderosos conhecidos na sua categoria de poder, com habilidades que não são superadas por nenhum outro ser não-mutante e nem por tecnologia. Porém, é possível que exista mais de um mutante ômega em uma mesma categoria.


Na época, muitos personagens perderam esse título e foi estabelecida uma lista oficial com 14 mutantes ômega (leia aqui). Desde então, as únicas mudanças foram que Franklyn Richards deixou de integrar a classificação, por descobrirem que ele não era realmente um mutante (saiba mais), e conhecemos alguns dos mutantes ômega de Arakko, uma civilização mutante que estava aprisionada em outra dimensão.

⊗ MADELYNE É UMA MUTANTE NÍVEL ÔMEGA?
ômega mutante madelyne pryor jean grey

Quando a lista oficial foi definida, os clones que já existiam dos personagens ômega estavam mortos. E na época, uma das políticas de Krakoa era a de não ressuscitar clones. Então, eles foram completamente ignorados da discussão.

Agora, Madelyne está de volta em ação, assim como Joseph, um clone de Magneto, outro mutante ômega. Então os fãs começaram a ter dúvidas se deviam ou não considerar clones como parte da lista.

Deixando a discussão, por enquanto, somente em torno de Madelyne, muita coisa foi levantada nas discussões dos fãs. Enquanto alguns afirmam que faz sentido ela ser considerada ômega, por ter o mesmo DNA de Jean Grey, outros apontam que ela sempre foi considerada um clone imperfeito, portanto, mais fraco. Ainda tem aqueles que apontam que essa imperfeição se devia ao fato de o Senhor Sinistro não ter conseguido criar um clone com vida. Madelyne originalmente só ganhou vida quando foi tocada pela Força Fênix, que acreditou que ela era Jean Grey.


Então, qual é a resposta final? Por enquanto, parece que Steve Foxe, o roteirista da revista, não quer tocar nesse vespeiro. Ele fez um comentário sobre o assunto no seu perfil no X (antigo Twitter).

“Livros precisam falar por si próprios, mas eu encorajo os leitores a não levarem a frase tão a sério. Não teria como a Orquídea ter conhecimento total sobre o que significa ser um mutante nível ômega, e essa “Maddie” é de outro universo, onde as coisas funcionam diferente.”


E aí, caro mutante, você acha que clone de ômega também é ômega? Conta pra gente nos comentários!