QUADRINHOS

Conheça 5 MUTANTES PIROCINÉTICOS que são totalmente diferentes | PARTE 1

Mutantes pirocinéticos, assim como os psiônicos, são os mais comuns de se manifestarem na mutandade. Conheça 5 usuários diferentes de fogo.


Dentro do Universo Marvel, existem inúmeros personagens que são capazes de exercer a Manipulação sobre Elemento Fogo, dentre os mais famosos aqui podemos listar o Tocha Humana.

Mas não muito distante, no núcleo dos mutantes essa manifestação elemental não é muito divergente. Pelo contrário, mutantes pirocinéticos são mais comuns do que se imagina.

Acontece que conforme mais mutantes são criados, diferentes formas de se abordar tais poderes também são desenvolvidas, não por menos temos aqui no site explicações sobre diferentes mutantes Telepatas, Psiônicos (não-telepatas) e Manipuladores de Realidade.

A Pirocinese em sua vasta explicação dá ao usuário a habilidade de manifestar domínio sobre o elemento fogo. No entanto, essa manifestação muita das vezes acontece de forma distinta em alguns mutantes, por isso listamos 10 pirocinéticos capazes de feitos incríveis e diferentes.

Porém, iremos separar a lista em duas, para não tornar a leitura tão densa e cansativa. Conhecer sobre a natureza dos mutantes é algo incrivelmente divertido, então precisamos de sua total atenção aqui!

Confira abaixo a lista com os mutantes Jubileu, Boom-Boom, Magma, Oya e Solaris.


⊗ 10. JUBILEU | JUBILATION LEE

Jubileu possui como poder mutante a Manipulação Plasmática: Ignição, com isso ela consegue liberar rajadas fotônicas e liberar explosões plasmáticas como “fogos de artifício”. Na verdade, mais do que uma “piada de fim de ano”, as habilidades da personagem são poderosas, mas pouco exploradas pelos roteiristas.

Mais à frente, analisando a estrutura dos poderes da mutante, Emma Frost determinou que os poderes da Jubileu são de origem pirocinética, e não apenas fotocinética, isso porque sua habilidade real é a de causar a “ignição da matéria a nível molecular”, mas como acontece de forma tão rápida, a ignição aleatória de moléculas de gás no ambiente faz parecer que são fogos de artifício, e como gases queimam em colorações diferentes, acaba existindo essa diversidade de cores no uso de suas habilidades.

5 razões pelas quais Jubileu é subestimada

Ainda de acordo com Emma, essa foi apenas uma leitura superficial que a telepata conseguiu fazer, porque segundo ela a mente de Jubileu está em “constante ignição” dando a ela uma defesa psíquica natural.


A Rainha Branca até mesmo brinca com a possibilidade da Jubileu ser capaz de causar ignições nucleares maiores e explosões mais destrutivas. E bem, é isso mesmo que acontece em EXCALIBUR (2019) #10.

Apesar de sua ignição acontecer majoritariamente em escalas menores, quando Jubileu fica com raiva ela acaba acessando níveis escondidos e desconhecidos de poder. Quando seu filho Shogo é atacado e ferido pelas Sacerdotisas Brancas de Saturnyne, Jubileu fica tão enfurecida que começa a detonar diversas moléculas ao mesmo tempo só que em tamanhos maiores e expansivos, ao ponto de ser capaz de proporcionar um enorme incêndio florestal com a ignição destrutiva — e descontrolada — dos seus poderes, causando danos reais a uma floresta protegida com magia.

Vale lembrar que Jubileu é uma mutante de nível Alfa, dê a ela um bom roteirista e descubra as maravilhas que ela poderá fazer com seus poderes.


⊗ 9. BOOM-BOOM | TABITHA SMITH

Sendo conhecida popularmente como Boom-Boom — graças a X-Men: Evolution, mas tendo seu nome mutante oficialmente como sendo Dinamite —, Tabitha Smith é uma mutante de nível Alfa que tem como habilidade a capacidade de gerar esferas de energia plasmática (o estado superaquecido da matéria) que se detonam em tempo programado, o que fez Tabitha batizar suas habilidades de “bombas relógios”.

A ideia por trás das habilidades da Tabitha é que sua bomba relógio, feita puramente de plasma, se detona em uma energia concussiva (força) que se converte em chamas (calor).

A primeira manifestação de seu poder aconteceu justamente em sua escola, com 13 anos de idade, ao ver o seu crush no refeitório do local, acabou sentindo as palpitações de seu coração e cronometrando a pulsação — involuntariamente para se acalmar — soltou uma vasta explosão que detonou o teto do lugar.

Como ela sempre foi uma jovem travessa, o que gerava um certo atrito com seus pais, quando se descobriu mutante ela passou a ser abusada constantemente por seu pai, que buscava — na força — tornar a filha “normal” de volta. Os constantes abusos fizeram Tabitha abandonar sua casa e procurar apoio com outros mutantes — sem antes detonar o local.

E foi justamente se virando nas ruas que ela aprendeu a lidar com seus poderes. As explosões liberadas pela Dinamite normalmente são em baixa escala, seja para pregar peças nas pessoas, causar distrações ou assustar.


Normalmente ela controla o tempo de explosão para 3 segundos, o que dá a ela uma vantagem de arremessar ou se distanciar da explosão. O problema é que as detonações de bombas relógios maiores acabam sendo bem destrutivas e instáveis, pois quanto maior a quantidade de energia que ela libera, menor é o tempo da detonação que ela consegue gerenciar.

Nesses casos, Boom-Boom encontrou um meio termo que é gerar bombas de detonação do tamanho de bolas de basquete, pois em combate ela consegue causar danos reais e manter seu controle sobre suas detonações. Ela também consegue gerar detonações para alterar sua própria trajetória e “saltar” ou “se jogar” em alta velocidade para diferentes direções.

Em Sinergia Mutante com a Khora, do Coração Incandescente, Boom-Boom conseguiu criar uma gigante bomba de detonação

Aí você deve estar se perguntando: Como ela manipula o fogo aqui? Bem, é que após acontecer a detonação da matéria plasmática, Boom-Boom consegue controlar a partir das chamas da detonação diversas explosões menores em cadeia, conseguindo então gerar detonações a partir das chamas produzidas. Algo semelhante a isso acontece em MY HERO ACADEMIA, com o personagem Katsuki Bakugo, o Kaccham — ou, spoilers do mangá, Dynamight.

Assim como Jubileu, a manipulação do elemento fogo fica implícita e reclusa somente nas detonações geradas por ela, como vimos recentemente em X-TERMINATORS, de Leah Williams.


⊗ 8. MAGMA | AMARA AQUILA

Sendo outra mutante do grupo Alfa, Magma — ou Amara Aquila —, é uma mutante que nasceu no coração da Floresta Amazônica, dentro do território brasileiro na alcunha de um país fictício chamado de Nova Roma, que na época era controlado por Selene.

Seus poderes se manifestaram justamente em uma tentativa de assassinato contra ela, em que Selene empurrou a menina em um poço de magma ativo. Porém, ao invés de morrer, seus poderes de Manipulação Geotérmica despertaram.

Pela natureza de seus poderes, Magma ganhou a habilidade sobre dois elementos, a pirocinese e a geocinese, o que significa que ela é capaz de manipular fogo e terra.

Como dito, a mutante consegue controlar o movimento do manto terrestre (o magma que fica sob a terra) e as placas tectônicas, sendo inclusive capaz de gerar terremotos.

Para usar os seus poderes geotérmicos com força total, Magma assume uma forma onde todo o seu corpo aparece coberto por lava incandescente, emitindo uma luz e calor intenso — algo entre os 600 °C e os 1250 °C. Como era de se esperar, ela também consegue suportar temperaturas extremas e tem imunidade aos gases vulcânicos.


Além disso, Amara ainda possui poderes regenerativos, mas para usá-los ela precisa estar em contato com o solo. Caso sofra feridas profundas em seu corpo, ao assumir a forma de lava todos os cortes são instantaneamente suturados e cicatrizados, e com o magma ela consegue reconstruir tecidos ou membros perdidos.

Vale lembrar que existe uma ligação entre o poder de Magma e suas emoções. Assim, quando está muito irritada ou emocionalmente abalada, a mutante pode perder temporariamente o controle de seus poderes. Porém, a jovem tem um domínio magistral sobre suas emoções e consegue tirar grandes feitos disso, controlando erupções vulcânicas com maestria.

Uma observação interessante é quem na nação de Krakoa existem inúmeros vulcões que podem ser controlados pela Magma. Durante invasões, ela costuma ser uma das principais defesas naturais da ilha por controlar diversos vulcões simultaneamente.


⊗ 7. OYA | IDIE OKONKWO

Idie Okonkwo — sendo pronunciado Ih-Dee-Yeh —, é uma adolescente nigeriana que teve seu poder despertado após o Dia M, sendo uma das “Cinco Luzes da Esperança”.

A jovem cresceu em um ambiente religioso de seu vilarejo, e quando passou a manifestar suas habilidades, acreditou que estava sendo amaldiçoada por Deus por estar se tornando uma bruxa. Essa mentalidade fez com que Idie odiasse suas habilidades mutantes de início, o que dificultou até mesmo de entender e controlar seus poderes.

Sendo outra mutante Alfa dessa lista, Idie tem como mutação a Manipulação Térmica: Conversão, podendo alterar a temperatura ambiente para uma contrária a daquele momento. Essa conversão concedeu a ela a manipulação sobre dois elementos, a pirocinese e a criocinese, podendo manipular o fogo e o gelo normalmente.


#XCURIOSIDADE: O Homem de Gelo possui a versão Ômega dessa habilidade da Idie, já que Bobby possui como poder a Manipulação Térmica: Temperatura Negativa, focando mais na manipulação de gelo, água e gases. Porém o próprio Bobby consegue gerar calor, ao retirar a temperatura negativa do ambiente, de objetos ou seres vivos e forçando então a temperatura positiva de se manifestar de forma devastadora: chamas.

Em treinamento com o Dr. Nêmesis, ele percebeu que Idie controla essas duas instâncias de habilidades de forma psiônica. Quando está em um ambiente quente, ela manifesta friagem. E de forma igual, quando está em um ambiente frio, ela manifesta calor.

E a partir desse treinamento passou a controlar com maior cuidado como gerenciar sua habilidade para manifestar chamas ou gelo como bem entender. Citamos o Bakugo de MY HERO ACADEMIA, porém no anime também existe um personagem que consegue fazer a mesma coisa que a Idie, que é o Shoto Todoroki, podendo manifestar chamas e gelo simultaneamente.

Seu nome mutante Oya, é um nome em yorubá que se refere a Deusa das Tempestades na cultura africana, sendo chamada na América Latina também por Yansã ou Iansã. Ela escolheu esse nome após entender que suas habilidades não eram bruxaria ou maldição, e sim um dom, um presente.


⊗ 6. SOLARIS | SHIRO YOSHIDA

Shiro Yoshida, também chamado de Solaris, é um mutante japonês e com a habilidade de Manipular a Energia Solar. Essa manipulação se abrange tanto em absorver quanto a disparar a energia produzida por seu corpo.

Os poderes mutantes de Shiro permitem que ele manipule também a radiação e outras matérias radioativas para processar um tipo de matéria ionizada (geralmente o ar) através de um processo bioquímico convertendo a energia absorvida em plasma, o estado superaquecido da matéria.

Plasma é o estado em que a matéria que compõe o sol existe; É daqui, portanto, o porquê do Solaris muitas vezes se auto refere como “arauto do fogo solar“.

Essa Emanação Plasmática produzida por seu corpo é utilizada tanto para defesa como para ataque — e também voo. Shiro consegue criar escudos de plasma que impedem diferentes tipos de ataques desferidos contra ele.

Seu corpo também emula uma aura de plasma que derrete qualquer projétil que seja arremessado contra ele. Shiro muitas das vezes pode escolher quando ele libera fogo, plasma ou ondas de calor, se alinhando de acordo ao desafio.


É graças a essa mesma onda de calor que ele consegue voar em altíssimas velocidades, ao superaquecer as correntes de ar que como resposta o empurra para a direção que ele redireciona o calor.

Solaris foi um dos personagens presentes no mais novo time dos X-Men. E ganhou bastante destaque na mais recente Era de Krakoa exercendo a força de um segundo Sol.

Uma curiosidade interessante, é que sua mãe foi uma das vítimas da radiação da bomba de Hiroshima, o que implica que seus poderes mutantes sofreram uma interferência em absorver radiação justamente pelos danos radiativos que sua mãe sofrera. Uma outra curiosidade é que a meia-irmã de Shiro, Leyu Yashida, a Solar, possui habilidades iguais ao do irmão.



E então caros leitores, o que acharam da nossa lista? Vale lembrar que essa foi a PRIMEIRA PARTE, a segura será lançada em breve em nosso site. Quais mutantes vocês acham que vão aparecer na outra metade da lista?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!