QUADRINHOS

O pior X-Man de Todos os Tempos ganha atualização digna em Krakoa

E o sonho de nação mutante brilhou sobre o jovem X-Man, que ganhou um aumento considerável de poder após ressuscitar em Krakoa!


Caso você não saiba quem é o Pior X-Man de Todos os Tempos, vale a pena dar uma lida em nosso artigo explicando a trágica vida do jovem Bailey Hoskins, o Garoto Explosivo.

Mas em suma, o Garoto Explosivo teve sua vida contada em uma minissérie chamada o Pior X-Man de Todos os Tempos, que se passava longe da realidade principal da Marvel Prime.

história pior x-man de todos

Nessa realidade tivemos um vislumbre rápido de qual seria o poder de Bailey, que é um mutante Fragocinético — também chamado de Manipulação Explosiva — que dá ao usuário a capacidade ou potência mental para controlar as partículas para alcançar a destruição de um objecto ou de um ser vivo.

No caso do Bailey, ele podia se explodir, apenas uma única vez, e morrer no processo. Trágico, não? Tendo essa mutação, fica bem óbvio pensar na razão do Garoto Explosivo ter sido classificado pela própria Marvel como o “Pior X-Man de Todos os Tempos”.


⊗ O PIOR X-MAN AGORA EM KRAKOA

Corta para o universo da Marvel Prime, e na tie-in EMPYRE: X-MEN, HQ que mostra a Feiticeira Escarlate tentando ressuscitar os mutantes de Genosha e transformando-os em Zumbis no processo, tivemos a revelação de que o Garoto Explosivo foi uma das vítimas de Cassandra Nova naquele dia, pois o jovem mutante foi um dos ressuscitados como Zumbi.

Porém, em Krakoa, graças aos Protocolos de Ressurreição, o jovem Bailey Hoskins foi um dos mutantes contemplados pela sinergia dos Cinco de Krakoa. E nessa tie-in tivemos o emocionante encontro do jovem Bailey vivo e de sua versão magicamente zumbificada.

Algumas divergências entre o Bailey da realidade atual e o da realidade alternativa, é que nessa realidade os pais do Bailey estão vivos, e ele tinha sido mandado para Genosha para que pudesse ser protegido por outros mutantes, já que sua mutação não o favorecia.


Em Krakoa ele pode se desenvolver melhor e aprender mais sobre sua mutação. Que, usando os Protocolos de Ressurreição, poderiam ser usados de formas específicas para algumas missões, já que agora ele poderia voltar.

No caso, Fera planejou usar o jovem Bailey para detonar um core orgânico que havia sido colocado em Genosha pelos alienígenas Cotati durante o crossover da EMPYRE, e assim, impedir a invasão na Terra. Ele até mesmo ganhou uma mochila propulsora para melhorar sua locomoção e assim causar o melhor OHK (One Hit Kill) que ele puder.

Mas ao invés do Garoto Explosivo completar sua missão, quem realizou tal tarefa foi sua versão zumbificada, que ao se sensibilizar com sua nova vida, se sentiu motivado em se sacrificar pelo bem dos mutantes de Krakoa, e assim salvar o dia.


⊗ UMA DRÁSTICA MUDANÇA

Em X DE ESPADAS, o Garoto Explosivo foi um dos mutantes que se voluntariou para a missão — suicida — de entrar na dimensão de Amenth e salvar os mutantes convocados para o confronto. A invasão havia sido organizada por Jean Grey e Ciclope, e Bailey estava lá como um X-Man honorário.

Infelizmente o mutante morreu em Amenth pelas mãos da ômega em Tychocinese, Isca a Invencível, e isso significa uma morte definitiva nos termos krakoanos, pois morrer em Amenth faz com que você seja ressuscitado como uma versão amalgamada de todas as suas variantes, ou seja, você não é mais você. Vimos exemplos disso com o Pedreira, com o Gorgon e recentemente com o Gambit.

Durante esses mais de dois anos de história na Era de Krakoa, vimos que algumas mudanças significativas estão acontecendo com os cidadãos krakoanos. Naturalmente, como explicado em EXCALIBUR pelo Apocalipse, mutantes estão se tornando X-Eternos por viverem em comunhão em Krakoa, causando um aumento expansivo de poder.


Outro fator importante é que ao passar pelos Protocolos de Ressurreição, alguns mutantes recebem melhorias genéticas pela sinergia dos Cinco, o caso mais notório até então foi o do Sincro, que ganhou o equivalente a 4% de correção genética e mudou drasticamente a forma em que seus poderes funcionam.

Mas talvez a mudança mais definitiva venha pela morte no Extramundo. Amenth é um dos reinos demoníacos do Extramundo, e como citamos, morrer em uma diferente realidade muda o mutante como um todo.


⊗ KRAKOA NÃO É PARA AMADORES

O Garoto Explosivo experimentou essas três diferentes mudanças ao longo de sua trajetória. E mesmo que não tenha sido aprofundado, em X-MEN UNLIMITED COMICS #40 pudemos ver um novo Bailey.

Durante sua breve passagem na HQ, Bailey ainda usa sua mochila a jato, porém seus poderes estão drasticamente evoluídos. Antes com a habilidade de se explodir, agora o Garoto Explosivo consegue liberar rajadas ignitivas de suas mãos, como dois canhões de fótons. E agora ele não precisa mais explodir ao usar seus poderes!

Na missão, Bailey ao lado de diversos outros mutantes Fragocinéticos como Dinamite (Boom-Boom), Míssil e Câmara, buscavam impedir o avanço do caótico Eany de chegar em Krakoa. Comentamos brevemente sobre o Eany na link abaixo, confira!

Como foi uma aparição rápida, fica difícil identificar quais outras mudanças o Garoto Explosivo recebeu, ficaremos na espera de algum escritor decidir usar o personagem novamente futuramente.



Mas e então caros, o que vocês acham dessas mudanças de poderes acontecendo em Krakoa? Quais outros mutantes caberiam nessa evolução social?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!